Os últimos acontecimentos envolvendo imbróglios entre Alexandre de Moraes e os Estados Unidos, estão despertando a atenção de muitos, agora, no Brasil. Já não se está levando em chacotas, como alguns dos ministros do Superior Tribunal Federal, STF, consideraram tal situação. E tudo está aumentando sobremaneira, atualmente.
Esta não é uma ocorrência trivial como muitos a podem considerar. Até muito pelo contrário. Porque os procedimentos irregulares de Alexandre de Morais invadiram o território americano, mas de forma abrangente. Daí as providências tomadas, tanto pelo Presidente Trump, quanto pelo Congresso Nacional de lá.
Mas existe nessa história a participação de alguns brasileiros, dentre jornalistas, exilados, congressistas e afins, que estimularam a atenção dos americanos em atentarem para as muitas ações criminosas e inconstitucionais daquele ministro. E agora a coisa parece ter degringolado para este.
Como já dito em outras matérias deste mesmo espaço, espanta é ela ter chegado onde chegou. Até aqui ninguém andava se dando conta daquelas arbitrariedades do ministro. Principalmente o Senado Federal brasileiro. Mas agora a coisa mudou. E quem tiver contas a ajustar com isso que se prepare para pagá-las.
Num outro aspecto é observar-se as condutas de alguns que levaram tudo isso quase numa plena brincadeira. Quanto equívoco. E agora terão que se ajustar ao poderio americano, principalmente na bandeira da liberdade de expressão, bem como em todas as liberdades possíveis, haja vista que eles, lá, não adotam nenhum tipo de repressão às pessoas de bem.
Agora, teremos muito o que acompanhar em matéria de verdadeira justiça. Isso já deveria ter acontecido em nosso país há muito tempo. Mas, parece que brasileiro acostumou-se com injustiças. Entretanto, os tempos mudaram e são outros. Ainda teremos tempos de reverter as coisas a favor do povão. E graças à interferência externa. Que deve ser considerada benvinda sob todos os aspectos.