Marcadores

sábado, 11 de janeiro de 2025

A CALIFÓRNIA (LOS ANGELES) EM CHAMAS

       O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, passa por uma situação inusitada, bem como surpreendente, haja vista que ali se instalaram incêndios devastadores, que andam causando destruições e mortes de gente, de forma contundente.

     Até agora não se tem a identificação de onde e como se iniciaram tais incêndios. Mas a região de Los Angelis é a mais atingida. E esta é formada por propriedades de altos valores. Mas que, infelizmente, não surgiram condições de debelar-se tais chamas, e estas se espalharam pelas adjacências, com rapidez e de modo incontrolável.

     Nisso, entra discussões. Principalmente a respeito da responsabilidade dos fatos. Mas alguns especialistas em clima dão certas explicações que não chegam a atender a curiosidade alheia da forma como tal incêncio iniciou-se, bem como espalhou-se por quase toda aquela região.

     Dentro dessas discussões, sugere-se que uma região próxima dali, possa fornecer fontes de águas, através de mecanimos criados para as seus deslocamentos, abastecendo as regiões onde os incêncios costumam acontecer a cada ano. Mas, até agora, não se chegou ao entendimento para tal.

     É interessante ressaltar que tanto os Estados Unidos (país), como o Estado da Califórnia, são regiões de altas capacidades. Financeiras, econômicas e políticas. Entretanto nada disso é suficiente para livrar essa região dos incêndios anuais que atravessam. É como se houvesse uma condição de incompetência geral dos responsáveis por esses tipos de ações.

     E segundo especialistas desses assuntos, a parte política é exatamente a que mais traz estragos a essas questões. E as discordâncias entre democratas e republicanos, pelo menos até agora, não conseguiram entrar em acordo para debelar toda essa confusão formada por incêncios absurdos e inaceitáveis.

     Enquanto isso, as populações destas regiões são prejudicadas. Há perdas gerais. Propriedades, automóveis, bem como quase tudo que existe nesses locais, são incendiados sem contemplações. Tudo isso auxiliado por fortes ventos, que deslocam as faíscas, espalhando todo o fogo que se vê estabelecido nessas regiões. Também a ausência de chuvas auxilia a combustão dos focos de incêndios.

     Um fator que desperta curiosidade é que nesta época, naquelas regiões, o clima é de inverno pesado. E são de possíveis chuvas, sendo que nas montanhas ao redor da cidade de Los Angelis, é comum a formação de neve, nelas. Até existem estudos visando o desvio de águas da região de Santa Ana, Califórnia. Se dará certo ou não, isto é outra história.

Nenhum comentário:

UMA ENTREVISTA MARCANTE

     A proposta de se criar conteúdos, sejam eles quais forem, às vezes esbarra em certas contingências, que nem sempre podem ser controláve...