Marcadores

sexta-feira, 4 de julho de 2025

OS SUJINHOS

     Não existe nesse mundo e nem nessa vida, alguém que possa curar dores d'almas. Seja lá se for padre, pastor, pai ou mãe de santo, rabino, enfim, qualquer membro de alguma religião existentes mundo afora.

    Explicando melhor, dores na alma são as que são produzidas por seres vis, infames e covardes, que buscam fazer mal a um ou a todos os semelhantes nesse planeta. Geralmente esses tipos estão ligados à política, bem como gestão pública, e também a qualquer outra atividade ligada à humanidade que desenvolvam ações nefastas, criminosas e afins. Seres que só criam males.

    E é assim que estamos vivendo. E convivendo com esses tipos. E suas ações vão avançando avassaladoramente, ferindo, destruindo e matando pessoas, a cada dia mais. É um processo ao qual não estamos conseguindo vencer. Ou derrotar.

    Esses seres do mal estão ao nosso redor. Também presente no cotidiano de vida. E se fazem passar por gente decente e capaz. Só que não! Não passam, nem perto disso. Mas exercem cargo de importância. Há presidente, ministros, políticos de todo nível e esferas. Nos aparecem com risinhos de cachorros cagando na chuva, como dizia minha falecida mãe, já falecida, quando se referia à gente que não presta.

    Interessante é saber que, apesar de existir uma lei chamada de "ficha limpa", mesmo assim eles infestam o contingente de homens públicos no país. Tudo isso com a maior cara limpa e sem manifestar um pingo de vergonha na cara.

    Indagações sobre isso são muitas. Até em demasia. Mas, talvez, tenhamos que buscar saber como é que este país chegou a esse ponto? Quem souber, quiser ou puder responder, que o faça. Todos agradecemos antecipadamente.

*Em tempo: até deveríamos classificar esse tipo de gente como "os sujinhos". Cairia muito bem tal pecha.

BRASIL, PAÍS DE SONO ETERNO.

      Talvez seja pouco percebido por muitos, desculpando-se pelo trocadilho, o que ocorre verdadeiramente neste país, o Brasil.

       Atualmente, podemos observar que, no mínimo, estamos vivendo em dois mundos distintos, com relação ao âmbito informativo, as imprensas. A população deve muito bem perceber tal distinção, haja vista que a imprensa dita tradicional abandonou a essência do jornalismo, passando a fazer parte do sistema que anda procurando aprisionar o povão em clausuras informativas, limitando seus acessos à verdade plena.

       Mas a internet, com seus canais políticos, bem como as redes sociais, estão se incumbindo de jogar as verdades que este mesmo povão precisa saber e tomar conhecimento delas. E o andam fazendo com muita objetividade. E isso é tanto, que já andam promovendo nas autoridades do país, um desconforto extremo, a ponto delas buscarem de todas as formas silenciá-las. Seja lá da forma que puderem. Principalmente praticando a censura.

       Contudo, o povão não deve distrair-se. Tem que buscar atenção em tudo e em todos. O degringolamento que alcançou um nível exagerado de absurdos no âmbito gestor do país, onde autoridades andam cometendo ações pra lá de reprováveis, já anda despertando, até mesmo, muita gente no exterior.

       E é interessante ressaltar e destacar que tudo o que se anda dizendo de Lula e do Supremo Tribunal Federal, STF, com alguns reflexos ao Congresso Nacional, talvez já seria passível de intervenções militares que a própria Constituição Federal prenuncia em seu bojo para tais tipos de ocorrências. Esta está sendo atingida e desrespeitada por esses, já tem um bom tempo.

       Até nem custa lembrar que tempos atrás o Jurista Ives Gandra Martins colocou esta hipótese no que andava percebendo nesse tempo, ressaltando isso como uma alternativa legal. E tudo está registrado na imprensa para quem o quiser ver e confirmar.

        Mas fala-se que o brasileiro é um povo pacato. E deve sê-lo até bastante, porque passar por tudo isso que passa, com os tantos abusos de gente infame, assistindo impassivelmente, mas não recorrendo aos seus direitos, é o que se pode considerar, demais!

        E pode-se remeter à uma parte da letra do nosso Hino Nacional onde ela diz: "gigante adormecido". E nos vêm uma curiosidade. Até quando?

quinta-feira, 3 de julho de 2025

UMA LUZ MENTAL QUE NUNCA SE ACENDE

       Um dos exercícios mais pesados e trabalhosos que se pode ter hoje é analisar a situação geral que atravessa o nosso país, o Brasil. Isso porque são tantas as nuances que o atingem, que é necessária uma concentração enorme para tal.

       É público e notório que historicamente ele sempre possuiu graves períodos de gestão. Muito pouco de tranquilidade se conseguiu adquirir durante todo esse tempo. Desde dissabores, confusões, disputas, golpes, dentre outros vários imbróglios.

       Daí que viveu-se, vive-se e, quase que com certeza, viver-se-á dentro dessas mesmas perspectivas. Isso porque aqueles que sobem ao poder, não se preocupam em buscar o desenvolvimento da nação, bem como a de seu próprio povo. E até ao contrário, o empurram para o atraso e a dependência crônica aos penduricalhos de benemerências, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem.

       Pelo jeito não há nenhum estudo específico que consiga explicar tanto desequilíbrio. A ponto de deixar passar todas as mazelas que nos atingirão desde muito tempo, até agora. E atualmente, com a falida condução gestora do governo Lula, parece que alcançaremos o caos em breve, se é que já não o alcançamos.

       E até quando a população brasileira continuará mantendo essa cegueira, essa ignorância, bem como essa postura de estupidez que manifesta? E expressa? Isso já é demais. O tempo passa e não surge a devida consciência dos desarranjos existentes no país. E, olha, que a situação piora a cada dia e tempo. Mesmo assim não se adquire a sabedoria necessária para tal livramento.

       E num ponto específico, como é que um povo pode-se deixar enganar por alguém tão desonesto e mentiroso. Também incapaz e inapto. A ponto de colocar o país sob focos e visões, principalmente as externas, transformando-nos em verdadeiros párias-cidadãos. Povo sem nenhum valor. E sem que haja reações para mudanças necessárias a isso.

       Será que teremos que esperar passar mais outros tantos séculos?

QUEM AVISA, AMIGO É.

      Está mais do que dito que o brasileiro não tem memória. Daí que nem mesmo revê sua história. Pelo menos a grande parte dela. Principalmente a do período que costumavam chamar de "anos de chumbo", onde os militares interferiram no país, tomando o poder, sendo que isto foi para atender aos pedidos da maior parte da população, naquela época, que corria o risco de ver o Brasil dominado por comunistas, gente subversiva, verdadeiramente criminosa. E tudo isto totalmente registrado em nossos anais.

      E durante vinte e hum anos fomos governados por eles, que garantiram a democracia em sua plenitude, mesmo que alguns argumentem de terem sofrido tortura, como isso tivesse sido uma regra daquele regime, quando todos sabem que não. Apenas uns quadros disso participaram. Mas também os atingidos, mesmo que de forma errada, não eram cidadãos do bem, e sim criminosos perigosos.

      Acontece que daqueles tempos para os dias de hoje, estamos vendo as ações daqueles mesmos criminosos de antes, agora escamoteados de suas verdadeiras verves, se passando até por "democratas", como eles mesmos o afirmam em alto e bom som. Estão por aí alcançando espaços, oprimindo os bons cidadãos, mas escancaradamente a serviço daquele mesmo comunismo de antes. E é só observar certos elementos que até estão na gestão pública brasileira. E o Lula é o principal deles.

       Até 1985 não se admitia o comunismo nesse país. Mesmo que se soubesse que alguns, talvez até muitos, o fossem, um tanto que não declaradamente. Mas não conseguiam ocupar espaços que os pudessem garantir avanço nesse mister criminoso. Mas com a abertura política de 1985, foram perdoados por uma anistia, permitindo que eles retomassem suas posições anteriores. E o preço disso o estamos pagando atualmente.

        E nesses últimos dois ou três dias, estamos assistindo comportamentos agressivos de alguns desses, a ponto de se ouvir falar por um graduado da justiça que o século XXI, será "dominado/governado" pela justiça nesse país, porque nos anteriores os domínios foram do legislativo e do executivo, respectivamente . Não necessariamente nessa ordem.

        Paralelamente a isso tudo, vimos o Ex-Presidente Bolsonaro, na manifestação do último Domingo na Avenida Paulista, declarar abertamente que seu temor com essa ação persecutória do ministro Alexandre, um dos componentes do atual regime de exceção, é sofrer morte por parte disso. E, assim, desperta atenção de muitos, a partir de então.

        E ontem, através de um vídeo, o Ex-Procurador de Justiça, Sebastião Coelho, desperta muito mais a atenção de todos para tal situação. E ainda completa dizendo que caso uma coisa como essa aconteça ao Ex-Presidente, "o país vai ferver". E tomara que acreditemos nisso, já tomando iniciativas para rebater tal acontecimento. Não há que se ter medo de gente covarde e traiçoeira. Há, sim, que enfrentá-los, da melhor forma que se puder. Se haverá custo pesado nisso, com certeza valerá a pena pagá-lo.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

OS VENTOS ANDAM MUDANDO SUA DIREÇÃO NESTE PAÍS.

     Até agora, pelo menos, ainda não se realizou as expectativas de muitos em ver os Estados Unidos colocarem em prática efetiva as tão esperadas sanções contra aqueles que intentam contra as liberdades coletivas, causando até uma certa inquietação nos que isso aguardam.

     É esta uma questão até certo ponto paradoxal, haja vista que lá também aconteceram coisas desse mesmo tipo, onde os democratas, quando no poder, geraram situações pesadas contra muitos daqueles com os quais não combinavam em questões políticas. E também cometeram gestos altamente reprováveis, o que agora está sendo descoberto e noticiado.

     Tudo isso é altamente confuso. Por que existem pessoas que, mesmo sabendo dos horrores das linhas socialistas e comunistas no mundo, mesmo assim associam-se à elas, comungando com esses maus instintos? Ao final, uma coisa como essa deve ser classificada como puro desequilíbrio mental. Coisa patológica.

     Também são fatos tristes e vergonhosos as ações de autoridades constituídas num país, fugirem à essência da lei, como anda acontecendo em nosso país nesses últimos anos. Ainda bem que a tal de imprensa marrom, a dita tradicional, já começa a perceber a furada em que se meteram, ao apoiar esse tipo de coisas. As primeiras lambanças de Lula e sua gente já estão sendo apontadas. Sem nenhum medo, pelo que se vê.

     Ainda bem que isso anda acontecendo. E como diz a sabedoria popular, "antes tarde, do que nunca". Provavelmente tudo isso anda a acontecer pelos ventos do norte que andam nos chegando, provenientes daquelas possíveis sanções que acontecerão em breve. Ufa!!!

     Mas é inegável que isso só acontece pelo excelente trabalho realizado por aqueles que estão na internet, nas redes sociais, usando canais políticos e outras páginas, para tornarem público tudo aquilo que tenta subverter os direitos de um povo, tentando oprimi-lo de qualquer jeito ou modo. Ao final, a justiça se fará.

terça-feira, 1 de julho de 2025

MUNDO ATUAL

      Já disseram por aí que "a internet deu voz aos idiotas". E sendo assim, é claro que muita sandice está exposta nela durante o dia e o tempo todo. Claro que alguns não podem ser classificados como tal, haja vista que existem bons trabalhos e boas exposições nela. Daí que cabe a cada um de nós promover a filtragem dessas idiotices. Sabemos que é um trabalho hercúleo. Mas é o preço que se tem a pagar.

     Para aqueles que hoje em dia estão nas faixas da terceira idade, é mais simples apontar as diferenças e os absurdos com os quais nos deparamos nesse presente. E não é fácil isso. É sofrido e doloroso absorver tanta mudança. Principalmente nos teores da moralidade.

     Mas o mundo deu uma tremenda de uma cambalhota. Mudou tudo de roldão. E de uma só vez, a ponto de poder-se observar os desnorteios de quase todos nele. É, sim, uma coisa de doido. E nem dá para citá-los, tantos que eles são.

     Não dá para correr disso. 

segunda-feira, 30 de junho de 2025

NÃO HÁ COMO ESMORECER. PRINCIPALMENTE POR AGORA.

      Mais uma vez pôde-se verificar o quanto que a canalhice anda procedendo neste país. Certas reportagens sobre as manifestações na Paulista, ontem, inclusive com algumas imagens mostradas, onde se via pouca gente nela, mas que na verdade era um embuste e um engodo de seus autores. Talvez buscando confundir as ideias do pessoal da direita neste país. Também do povão, em geral. E já até estamos acostumados com isso.

       Alguns até entenderam que desta vez o tom empregado pelos que discursaram nelas foi até suave, mais concentrado em manter a coerência do que foi falado antes, nas manifestações que antecederam essa última. Porque o que havia a ser dita já o fora.

       Óbvio que há a necessidade de tomarmos muito cuidado. Com tudo e com todos, haja vista que estamos lidando com profissionais de crimes, e não amadores, como muitos pensam. Gente que não tem limites para suas ações nefastas, perigosas e sem limites.

        Outrora tivemos personagens sérios e compenetrados naquilo em que serviam. Principalmente no âmbito jurídico. Mas, agora, tudo é e está diferente. Onde havia a exigência de conduta ilibada para ser um represente da Casa Alta Jurídica brasileira, hoje se está vendo o contrário. Alguns de seus membros são acusados e mostrados em envolvimentos desonestos e criminosos.

         Assim é que podemos observar certas movimentações no exterior, principalmente nos Estados Unidos, onde o Congresso Nacional de lá anda pesquisando e juntando grande quantidade dessas ações nefastas daqueles membros, já estando em curso algumas sanções que atingirão, pelo menos, dois ou três desses personagens. Coisas graves.

         Felizmente para o povo brasileiro isto está acontecendo, porque se fosse deixar tais medidas por conta de nós, mesmos, isso nem daria em nada, com certeza. Infelizmente o nosso Congresso Nacional não anda nos representando em quase nada, naquilo que todos contam e esperam. E até mesmo as nossas Forças Armadas andam indiferentes aos últimos acontecimentos nesses âmbitos.

         E urge a necessidade de se aumentar o contingente de resistência que existe no momento. Quanto mais aderirem a isso, colocar-se-á obstáculos àqueles que intentam contra a nossa democracia. Também às nossas liberdades, bem como o direito de manifestação livre, sem nenhuma repressão. Pelo menos a ilegal, como a que anda nos submetendo, atualmente.

          Há que se destacar que os que andam praticando esses arbítrios, também usam terminologias nossas, como o de democracia e liberdades. Mas, no caso deles, pode-se considerar puros engodos e embustes. Portanto, que tenhamos o cérebro sempre firme, com olhos bem abertos, para não sucumbirmos às artimanhas deles. Daí que não custa lembrar da sabedoria popular que diz, num de seus ditados: "cachorro mordido de cobra, tem medo até de linguiça".

     

sábado, 28 de junho de 2025

29 DE JUNHO: MAIS UM DIA DE REPÚDIO AO DESRESPEITO À CIDADANIA

       Amanhã, 29, está marcada mais uma manifestação popular que contará com a presença do Ex-Presidente Bolsonaro, seus companheiros, simpatizantes e afins, buscando mostrar toda a indignação que possuem com relação às barbáries que estamos vivendo nesses últimos seis ou sete anos, tirando a paz que vigorou no país até então. Ela, como as anteriores, acontecerá na Avenida Paulista, no centro da capital do Estado de São Paulo.

       Seria bom que grande parte da população emendasse esse evento, esticando-o para muitas das cidades brasileiras. Para fazer valer a força democrática que ainda pulsa no coração dela, intencionando coloca-se totalmente contra as últimas atitudes do Supremo Tribunal Federal, STF, que praticamente homologou o que muitos já afiançavam, com relação à uma ditadura da toga, também determinando a censura à internet, oprimindo de vez a todos nós no país.

       Foi um ato de gente torpes e vis. Inaceitável sob todos os pontos de vistas. Mas, infelizmente, boa parte da população não tem a exata noção desse mal, aceitando-o como quase fosse a coisa mais natural do mundo. Mesmo que um certo contingente de abnegados tenham se manifestado contrariamente a isso.

       Tomara que grande parte de pessoas tome participação naquela manifestação. Pelo menos para mostrar que não se tem medo dessa gente que usurpou a lei e parte dos poderes da república, mesmo não possuindo, sequer, um voto em sua existência.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

PEDINDO O BONÉ!

     Sei não!

       Possivelmente este seja a última matéria desenvolvida nesse espaço pelo seu autor. É que com a votação, ontem, no Supremo Federal, STF, confrontando o que antes foi criado pelo Congresso Nacional com relação ao marco da internet, passando por cima de tal matéria constitucional, é de se supor que doravante iremos atravessar situações graves no país.

       De algum tempo para cá, foram criadas muitas situações de confronto entre muitos. A visão primeira é a de invasão por parte do STF sobre o Congresso Nacional, inclusive legislando por conta própria em algumas questões, fato que não está previsto, até mesmo, em nossa Constituição.

       Segundo especialistas desses assuntos, isso é INCONSTITUCIONAL, ferindo profundamente nossa legislação, principalmente quando parte de um órgão responsável pela legalidade judicial no Brasil. Enfim, isso é o que chama-se de inconcebível.

       Mas com muitos acontecimentos arbitrários por parte daquele tribunal, o que restará à população comum? Se não vê o Congresso Nacional tomar frente nisso, omitindo-se vergonhosamente, restaria ao próprio povo insurgir-se contra tanta lambança. Até mesmo as Forças Armadas deveria tomar pé nessa situação. Mas elas, também, estão indiferentes a tanto absurdo.

       Dessa forma, para um simples mortal, cidadão já setentão, não resta outra opção a não ser a de "pendurar as chuteiras", deixando para quem quiser buscar resolver esse imbróglio.

       Mesmo que esse autor não se retire desse espaço, consequentemente da internet, só desenvolverá temas que normalmente consideramos como "abobrinhas". E esta não é uma situação confortável para ele. Apesar que isso grassa internet afora, caindo no agrado da maior parte de quem nela navega.

       Enfim, é melhor pedir o boné!


*UMA DÚVIDA ATINGE ESTE AUTOR. DO JEITO QUE SE VÊ, LÊ, OUVE E VIVE, NÃO NECESSARIAMENTE NESSA ORDEM, EM TODO O ÂMBITO NACIONAL, GRANDE PARTE DESSES PERSONAGENS OFICIAIS BRASILEIROS TEM A POSTURA QUE SE ESPERA DELES?

quinta-feira, 26 de junho de 2025

UMA HISTÓRIA MAL CONTADA PRECISANDO DE ATUALIZAÇÃO

      Este episódio envolvendo os Estados Unidos e o Irã, com o primeiro promovendo um ataque às instalações atômicas do segundo, está conseguindo colocar minhocas na cabeça de muitos, no sentido da exatidão dessa operação, que é submetida por equipamentos de última geração, cujo grande parte do mundo não possui.

      Não há como aceitar as declarações do governo do Irã de que tal operação praticamente foi um fiasco, não atingindo suas instalações como foi declarado pelos Estados Unidos. Ou é blefe ou é falácia, haja vista que, mesmo que ainda não tenha sido mostrado o total resultado dessa operação, mas do que se sabe, através da imprensa, a coisa foi maciça e portentosa, não havendo possibilidade de erro algum.

      Infelizmente a humanidade é e está dividida. Entre o bem e o mal. Também entre o bom e o mau. Porque é inaceitável que dentro de um progresso altamente tecnológico, ainda há seres que se apegam às destruições grotescas e grosseiras. E criminosas contra um semelhante.

      É sabido por quase todos que o radicalismo, mas também o fundamentalismo religioso, estão sendo responsáveis por ações danosas e até sangrentas. E ainda usam a desculpa de que seu deus o autoriza. Daí que promovem crimes horrendos, onde a maldade prevalece com uma tremenda de uma frieza. Próprio de mentes doentias e desequilibradas.

       Tudo isso acaba por formar reações. E o resultado disso é o que assistimos nesses confrontos entre certos grupos e/ou países, como estamos vendo já há um bom tempo nesses tempos atuais. Então são milhares de mortes. De velhos, de crianças, de doentes e todo tipo de pessoa. Um fato totalmente desagradável e inaceitável, Sob todos os pontos de vistas.

       E uma pergunta que não quer calar e se faz em situações como essas: onde tudo isso parará? Será que é possível que ainda existam pessoas que exploram tais situações? Com quais intenções e proveitos? Talvez o próprio tempo nos dirá. Mas pode ser logo ou longo. Aguardemos.

A ÁGUA JÁ ESTÁ PULANDO PARA FORA DA PANELA NO FOGO.

      É interessante perceber que nestes tempos atuais, ditos modernos, as discussões que existem sobre todos os temas existentes mundo afora, anda causando transtornos em muita gente. E por várias razões. A primeira delas pode ser pelas explorações inadequadas de muitos deles. Também oportunistas e aproveitadoras. Em muitas das vezes sensacionalizam fatos além daquilo que seria aceitável. E muita confusão surge com isso.

      Talvez seja assim que se observa o poder público brasileiro intentar contra a liberdade de expressão. Tem até uma base. Mas nesse caso, também ocorre o aproveitamento de não permitir que muita coisa relativa a ele, governo, seja tornada pública. Principalmente através da internet e seus afins. E aí é onde está o problema.

       Entretanto, é bom observar que realmente há exageros demasiados nessas contingências. Existem também oportunismos e espertezas de alguns. Até de muitos. E isso não deve ser permitido. Tudo nessa vida tem um limite. E mesmo com a preocupação de não se ver controle sobre o que é necessário ser publicado, não se pode querer que haja limitações em muitos dos casos.

       Mas toda essa instrumentalização moderna que facilita a comunicação no mundo, também está sendo usada de forma exagerada e distorcida em muitas de suas circunstâncias. Sendo assim, não se sabe onde isso parará.

       E sendo o humano classificado como um ser inteligente, isso nem deveria acontecer. Afinal, onde se coloca essa tal inteligência humana, que não percebe essas distorções criadas nos tempos atuais? Não era para acontecer certas coisas. Óbvio. Mas anda acontecendo. Infelizmente.

       Nisso, o mundo anda efervescente. Parecendo uma panela cheia de água sobre um fogo feroz. E seus conteúdos já andam pulando para fora dela. Daí que muita coisa ruim pode acontecer por isso. Será possível adivinhar o quê, por exemplo? Quem quiser, souber ou puder, que nos informe a todos. Os agradecimentos são imediatos e automáticos.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

SOCORRO!!!

      O preço que se paga em manter atualizações em nossas vidas, é altíssimo.

      Ficar antenado nesse cotidiano de vida acaba nos custando muito alto e caro. Nos traz desagrados, contratempos, decepções, incômodos, enfim... uma gama de sensações ruins. Dizem até que nos atrai negatividade. 

      Entretanto, como ficar livre disso? Isentar-se? Omitir-se? Buscar uma zona de conforto perene? Pode até ser que nos livre de muito. Mas também assim pagaremos preço altíssimo, repita-se. Será que teremos que passar a ser e viver como um misantropo?

      É uma decisão individual. Cada um que escolha. Mas o mundo não se alterará com uma ou outra delas. Tudo é do jeito que está aí e se nos apresenta. Talvez seja por isso o alto grau de tratamentos psicológicos, e até psiquiátricos, esteja tão alto em nosso dia a dia. Isso sem contar as mortes repentinas de alguns. Talvez muitos.

      Por parte desse autor, que já passa diante de um manicômio, pela calçada oposta a ele, bem como em passos rápidos e ligeiros, a partir desse século XXI em que estamos, especialmente de sua segunda década, a coisa degringolou-se de uma forma estupenda.

      Embaralhou-se quase todas as conceituações que haviam, a ponto de o que valia até então, já não vale mais. Nenhum centavo. Também criou-se outras novas. Destrambelhadas. A ponto de, como dizia o famoso Chacrinha, "não esclarecer nada, pelo contrário, tumultuar e complicar tudo". É esta a realidade que temos que enfrentar.

       Já não chegam as balas perdidas desse nosso viver. Também todos os desrespeitos a que nos submetemos. E, agora, as guerras mais frequentes no mundo. Temos que aturar os adeptos do "politicamente correto". Os que andam dominando o mundo, fazendo com que destruamos o atual vocabulário, substituindo-o pelo que essa gente criou, cria e ainda criará. 

        E quem nos acudirá?

MESMO COM INCERTEZAS A PAZ FOI TRAZIDA

      Após incertezas, eis que a paz se realizou nos confrontos entre Israel e Irã, com participação, ao final, dos Estados Unidos.

      Mas é claro que tal assunto ainda renderá por um bom tempo. Também se os resultados dos ataques por ambos os países conseguiram destruir as instalações onde se desenvolviam enriquecimento de urânio. E isto só poderá se confirmar com o tempo.

      Uma outra discussão ainda envolve esse assunto. É se o regime pesado que o Irã governa deve ser derrubado. Uns dizem que sim e outros que não. Mas já há mobilizações dentro do próprio Irã, no sentido de ver isto acontecer. Um dos membros da era Reza Pahlavi, o filho mais velho do último Xá do Irã, já se encontra quase que em campanha para isso acontecer.

      Óbvio que é outra discussão acalorada, mas que deve ser resolvida pela própria população daquele país. E pelo que se pode deduzir, esta deseja tal acontecimento, por motivos diversos. O primeiro deles é a violência que o atual regime os trata, com decisões e atos pesados e violentos.

       E com a decisão rápida procedida pelo Presidente Trump, que agiu entre aquelas partes para conseguir que os combates cessassem entre as partes, o mundo deve sentir-se mais confortado. Afinal, uma guerra só proporciona agonia, dor e sofrimento entre os que dela participam. Mas com pesados reflexos disso, entre todos, mundo afora.

       Mas este continuará focado nesses assuntos, bem como naquela região do Oriente Médio. Impressiona é que num planeta tão avançado tecnologicamente, ainda existam situações de guerras nele. E, de certa forma, isso é uma coisa que ninguém pode entender como natural. Até muito pelo contrário.

       Não se pode esquecer que a guerra entre Rússia e Ucrânia ainda não acabou. Mesmo com as enormes diferenças de porte entre um desses países e o outro, ainda assim os combates continuam. E as perdas e destruições seguem em frente, apresentando muito sofrimento, dor e prejuízos de todos os tipos aos participantes disso. Mas também com reflexos pelo restante do mundo.

terça-feira, 24 de junho de 2025

DIFÍCIL EXPLICAR. TAMBÉM DE ENTENDER.

      É de se imaginar que toda essa confusão gerada pelo ataque americano às instalações atômicas iranianas seja criada propositalmente para desnortear aqueles que insistem em querer seguir/apoiar um contingente perverso de seres frios e insensíveis, que vivem a aterrorizar o mundo, até mesmo querendo aplicar lições religiosas nele, com base num fundamentalismo, ou radicalismo religioso, como o empregam os seguidores do Islamismo. 

      Segundo os entendimentos religiosos mundo afora, se existir mais de um Deus, nesses casos, todos eles são contrários às ações criminosas de muitos em relação aos seus semelhantes. E isso é quase uma regra fundamental nesses aspectos.

      Mas, infelizmente, esses mesmos fundamentalistas radicais, fazem uso de seu deus para justificar e até autorizar atos criminosos contra a humanidade. E é assim que nos deparamos com essas ocorrências oriundas e ocorridas no Oriente Médio.

      Nem se precisa ser especialista em história geral/mundial para saber das problemáticas existentes nesses assuntos, os quais se sabe que desde o início da humanidade, essas rixas religiosas envolvendo os povos daqueles territórios, atravessam até milênios. E Israel carrega esse carma desde então.

      Como é possível que alguém carregue tanto ódio por milênios, contra aqueles que em tempos idos, foram seus adversários? E que tudo se aplique à divergências religiosas e de credos, se deixando levar por isso, mesmo sabendo que arcará com custos e preços, inclusive de suas próprias vidas. Mas que coloque, também, o próprio mundo em tais disputas.

      Seria de se imaginar, por exemplo, que o Irã seguisse os mesmos passos de Israel, desenvolvendo seu país aos mesmos níveis daquele, com o imenso potencial petrolífero que detém e produz, levando-o e a seu  povo aos patamares de Israel, por exemplo. Mas, não. Suas propostas são de terror e vingança. Também de guerras sangrentas que acabam por fazer-se destruir, como anda acontecendo neste momento com os ataques americanos e israelenses a seus territórios.

       Mas cabe ressaltar que não é o povo iraniano que busca essas coisas. Mas, sim, o seu regime atual, que derrubou o governo democrático que havia ali há cerca de dezenas de anos, dando lugar a todo esse horror que agora desafia o mundo, querendo impor ogivas nucleares para seus ataques covardes e irracionais.

*Em tempo: faltou registrar o apoio que Irã dá aos grupos terroristas existentes no Oriente Médio, que atacam semelhantes com uma frieza assassina revoltante.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

OS DIAS SEGUINTES...

       Pelo menos até agora as repercussões do ataque americano às instalações atômicas iranianas neste último dia 21, Sábado, não chegou a alcançar protestos tão veementes como se esperava. E mesmo que a Rússia se manifestasse contrariamente a isso, este país não pode sequer investir contra os americanos. Isto porque as ofensivas russas à Ucrânia não o permitem. O mesmo pode se aplicar à China com relação à Taiwan.

      Também se aguarda informações exatas sobre aquele ataque. Será que os Estados Unidos acertaram em cheio nesse ataque, destruindo quase por completo aquelas instalações? Há boatos de que o Irã conseguiu retirar de lá um conteúdo representativo de material radioativo, deslocando-o para outro esconderijo em algum lugar daquele país.

       Sendo assim, ainda resta alguma pendência para se chegar ao final de certas conclusões. Mesmo que com essas manobras os americanos conseguiram causar um dano muito grande e representativo nas propostas iranianas de criar as superbombas. E isso, de certa forma, já causa um certo alívio no mundo.

        Porém, faz-se necessário que muita gente consiga absorver o auto grau de nocividade que o Irã possui. O regime governamental que lá existe causa grande opressão a seu próprio povo. As autoridades agem com inteiro rigor à muita coisa que o próprio Ocidente aceita. Mas, lá, não é aceito de forma alguma. Cite-se a repressão feminina que lá é praticada. Dentre várias e muitas outras opressões. Físicas, mentais e circunstanciais.

         E nesse ínterim, a visita que duas embarcações de guerra iranianas fizeram ao Brasil alguns meses atrás, já são comentadas como a vinda ao nosso país para abastecimento de urânio àquele país. E isso já está sob ferrenha observação americana. O que pode, num futuro próximo, causar altos percalços ao Brasil.

         Infelizmente uma série de situações incidem em más interpretações de certos fatos e acontecimentos. Mesmo que estejam mostradas muitas verdades sobre tais. Mas vá entender a mente humana, de forma racional? Ainda estamos distantes da razão absoluta, seja lá o que isso queira dizer. Mas todos o sabem, com certeza.

domingo, 22 de junho de 2025

E O PIOR ACONTECEU

       Após um dia da decisão e ataque dos Estados Unidos às instalações iranianas, onde existem todo o conteúdo de material bélico atômico daquele país, ainda não se definiu o que acontecerá doravante. Lá e no mundo. Porque é uma circunstância pra lá de complexa, haja vista que incide sobre questões complicadas como essa atual que andamos vivenciando.

       Pra variar, sempre haverá o contra e o a favor delas. Os que defendem permanentemente a covardia, o desrespeito à condição e direitos humanos, enfim, tudo aquilo que contraria o bem existir mundial. Enquanto que, do outro lado, tenta-se manter a legalidade, o entendimento e o respeito à humanidade, dentro dos padrões criados por ela própria. Em defesa e manutenção de si mesma.

        Sabemos muito bem da complexidade existencial humana. Assim como das situações paradoxais que nele existem. E com o passar dos tempos e mesmo com o progresso tecnológico mundial, não se conseguiu equacionar e equilibrar certas ações, para eliminar aquelas nocivas à própria humanidade. Infelizmente.

        E como tal presente episódio é de grande profundidade, restará apenas a todos, aguardar seus desfechos neste futuro que virá. E torcer para que não haja desdobramentos desagradáveis, que possam colocar em risco à própria sobrevivência da humanidade neste planeta. É de se esperar que o bom senso atinja a todos e que se possa colher o melhor a favor de todos.

sábado, 21 de junho de 2025

TUDO POR UM TRIZ NO ORIENTE MÉDIO

      Até o início da noite do dia de hoje, Sábado, 5, não havia a intenção da publicação de nenhum material para este referido espaço. Contudo, com o passar do dia, bem como as notícias corridas nele, este autor resolveu arriscar-se a criar alguma coisa para leitura.

      O andar da carruagem anda deixando claro que a situação no Oriente Médio, se complicará em muito com a decisão dos americanos desviarem para aquelas posições, farto material bélico, que envolve aviões de guerra, bombas, esquadras de embarcações e também contingente humano, tentando resolver o imbróglio que se estabeleceu entre Israel e Irã, nesses últimos dias.

       Possivelmente terá que haver uma operação especial por parte dos americanos, em atacar certa região localizada no Irã, onde estão escondidas as fábricas das bombas atômicas que aquele país desenvolve com fins bélicos e nocivos. Ali também se encontra todo o aparato que beneficia o urânio enriquecido para uso dessas bombas. Mas o mundo todo não aceita essa circunstância.

        Naturalmente que uma ação de ataques dessa magnitude causarão incômodos à Rússia e à China, principalmente. Mas grandes outras potências não veem outra solução para o fim dessas. Como também é a última alternativa de entendimento entre os adversários. Sendo que o Irã não aceita essas condições de rendição. Daí que seja uma saída extremosa por parte de quem a produzir.

         Seria bom que essa ameaça iraniana não  passasse de um blefe. Um engodo para tentar valorizar-se militarmente. Mas, por certo, ninguém quererá acreditar nisso. Então, que o mundo se prepare para enfrentar situações pesadas e sofridas. E mesmo que essas rugas se deem em regiões distantes das outras, mesmo assim todos sofrerão os reflexos de um fato pesado como esse.

         A esperança final é que dentro de pouco tempo o líder do Irã reflita com mais profundidade e resolva ceder. Essa seria a melhor opção para esta grave situação mundial. A humanidade torce...

sexta-feira, 20 de junho de 2025

SÃO ENCRENCAS QUE NÃO ACABAM MAIS.

       O andamento do(s) inquérito(s) impetrado(s) pelo ministro Alexandre de Morais, que além de serem muitos, estão há mais de seis anos em andamento, sem que, até agora, tenham alcançado seus desfechos, mesmo possuindo muita gente acusada e processada neles. Exceto alguns poucos envolvidos no "8 de Janeiro de 2023".

      Até faz-nos lembrar de um samba muito famoso e conhecido há alguns anos atrás. O "samba do crioulo doido", composto por Sérgio Porto, o "Stanislaw Ponte Preta", cuja letra era coisa de sem nem cabeça, que confundia a todos os que o ouviam.

      O mesmo se pode aplicar à toda essa situação que abrange os inquéritos de Alexandre de Morais. E nos últimos dias viu-se muito bem essa comparação, pelas excessivas situações, até de constrangimentos, perpetradas por um dos réus/acusados, Tenente Coronel Cid. Um dos que mais envergonharam as Forças Armadas do País, com sua conduta covarde e trapalhona nesses últimos tempos.

       Mas a situação brasileira é muito mais confusa que esse tal samba. A começar pelo comportamento do brasileiro que continua se escondendo de tudo e de todos. Principalmente numa eleição geral, escolhendo sempre mal, colocando no Congresso, de quatro em quatro anos, muitos dos que o Lula em 1993, denominou de "300 picaretas". Isso é a coisa mais vergonhosa que se pode assistir.

      Porém essa tal vergonha não é restrita ao Congresso Nacional. Ela se estende pelos outros Poderes da República. Isso acaba por fechar um círculo de absurdos, onde o cidadão comum do país não sabe por onde se nortear em matéria de correção moral.

      E esse é o único barro que possuímos para obrar todo e qualquer projeto ou intenção, nos limitando bastante nesses exercícios, por razões óbvias. Enfim, não há como se obter esperança para alcançarmos quaisquer progressos. No país e/ou em nossas próprias vidas. Lamentoso.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

O CHICOTE MUDOU DE MÃOS

      Por enquanto ainda não se vê nessa imprensa dita tradicional as matérias que a internet anda mostrando para todos. Uma situação reversa a que o ministro está acostumado a realizar em seu dia a dia, como ministro de uma Casa Alta de Justiça no Brasil. 

    Ele possui elevado conceito, tendo até sido presidente dessa mesma Casa. Mas agora, a coisa virou. Ele passou a ser a vidraça da vez, com pedras em quantidades suficientes sendo atiradas sobre ele, transformando-o de autoridade a réu. E nesse rol de apedrejadores existe um contingente de pessoas muito sérias e honradas.

    Tudo inicou-se a partir do momento que ele começou a desrespeitar a própria Constituição Federal, CF. Seguiu além da conta, assumindo poderes extras que a própria lei não o permite. E logo ele, um agente jurídico dela. Passou a perseguir brasileiros, acusando-os até daquilo que não fizeram. É o caso de Filipe Martins.

    Com os acontecimentos do 8 de Janeiro de 2023, ele enveredou por caminhos equivocados, acusando e condenando pessoas que, algumas delas, nem chegaram a participar daquilo. Também fez uso de penas pesadas, excedendo suas dosimetrias, como por exemplo na condenação de uma simples cabelereira que ousou pichar a estátua da Justiça que se localiza defronte da sete do STF, em Brasília.

    Mas seus excessos ficaram por conta de uma perseguição desenfreada ao Ex-Presidente Bolsonaro, onde anda criando e gerando inquéritos que já passaram de seis anos de existência, sem que chegue ao seu desfecho. Mas que muitos já o acusam de já possuir a condenação deste perseguido.

    Também insurgiu-se contra alguns jornalistas, blogueiros e youtubers, por suas matérias críticas a tudo o que se imagina de errado acontecer no país. Mas também focada nesse mesmo ministro. E isso fez alguns abandonarem o Brasil, mesmo não possuindo sequer uma condenação. E ainda por cima tiveram seus bens bloqueados, assim como às suas redes sociais e respectivos canais e blogues.

     E foi a partir daí que começaram a surgir movimentações contra esse ministro. A princípio até foram consideradas como brincadeiras. Mas a coisa foi crescendo e juntando mais agentes protestantes de tais arbítrio. O que culminou com denúncias nos Estados Unidos, junto à Corte Maior de lá, que recebeu pleno e total apoio de muitos congressistas americanos.

     Agora, os primeiros resultados estão surgindo e as primeiras denúncias sobre o ministro Alexandre estão no topo da questão. E suas respectivas sanções já estão sendo apresentadas pelo Governo americano. Ele já tem prazo de 21dias para defender-se dessas acusações. Mas segundo consta, já terá dificuldades de adentrar àquele país, por impedimento legal e bloqueio de seu passaporte.

     Existem vários modos de ação contra esse ministro. Mas o mais importante tem base numa lei que lá existe. A lei Magnistky. Só que ela possui parâmetros que podem penalizar pessoas em qualquer lugar do mundo, desde que essas tenham ação contra aquele país, bem, como de algum de seus cidadãos. E foi nessa que eles enquadraram aquele ministro, por agir ilegalmente lá, com suas ações que não possuem tal direito.

     Agora, é deixar o tempo passar e ver o que acontecerá a esse ministro e a todos os que lhe auxiliaram nessas más ações, como a que sofreu Filipe Martins, ex-acessor do Ex-Presidente Bolsonaro, que foi preso ilegalmente e acusado de ter fugido para os Estados Unidos, sem que tenham sido provadas tal manobra.

     Tudo isso nos lembra um pequeno ditado popular que diz: "o chicote mudou de mãos".

     

quarta-feira, 18 de junho de 2025

O BRASIL COMPROMETIDO COM O IRÃ

       É incontestável que nesses últimos dias, principalmente pelos acirrados confrontos entre Israel e Irã, o mundo abalou-se bastante. Os ataques israelenses em terras iranianas mostrou que a coisa não está para brincadeira.

       Tudo isto se dá em virtude do alto risco do Irã já possuir, segundo afirmam, uma bomba atômica. E suas autoridades não estão fazendo mais questão de esconder esse fato, o que coloca boa parte do mundo, principalmente a região do Oriente Médio, sob enorme risco.

       Mas o que surpreendeu a muitos foi o fato de embarcações militares marítimas do Irã terem ancorado no Brasil algum tempo atrás. Na época foram muitas as indagações sobre isso. Mas nada foi explicado. Muito menos justificado. Só que agora ventilam hipóteses que dão conta de que essas embarcações vieram buscar material radiotivo no Brasil, haja vista que o Brasil, pelo menos há tempos atrás, trabalhou com enriquecimento de urânio. Mesmo com fins pacíficos, segundo consta e dizem.

       Em sendo isso verdadeiro, e se os Estados Unidos descobrem tal informação, torna isso uma situação insustentável junto aos americanos. E já com as posições favoráveis do Lula ao Irã, isso levará restrições americanas ao nosso país. O assunto é muito sério.

      Nisso, é ver-se uma enorme pactuação brasileira com um país altamente perigoso. Bem como repressivo. Contrário à política brasileira de outros tempos, que sempre lutou contra repressão, ditadura, comunismo e afins. Bem como uma forte omissão do Congresso Nacional, também de nossas próprias Forças Armadas que, até agora, não se manifestaram a esse respeito.

      É interessante ressaltar que já existe forte reação popular de parte do povo iraniano, estimulada por um dos membros da família de um Chá, que outrora governou aquele país, intencionando por agora ver a mudança do atual governo, responsáveis pela queda do governo anterior naquele país.

      Outrossim, é necessário que o povo brasileiro tome pé nesse risco quase que iminente, de represálias americanas ao nosso país, por esse envolvimento entre o Irã e o Brasil, desenvolvido e defendido pelo atual governo de Lula.

terça-feira, 17 de junho de 2025

SITUAÇÕES EXPECTANTES EM EXAGERO MUNDO AFORA

      Com o passar do tempo, a situação de todos nós vai se complicando. Tanto para os que estão antenados nos acontecimentos do cotidiano, como também daqueles que nem se importam com nada do que ocorre aos seus redores. Isso porque tudo vai se agravando. E de uma forma inesperada e inevitável, haja vista que muita coisa não depende de nós, apenas.

     Tanto no exterior quanto no Brasil, surgem novidades. Sendo que, no momento, os acontecimentos lá fora estão despertando mais atenção e interesse de todos. E, de certa forma, mesmo distantes, trazem preocupações. Diversas delas. E a primeira, na guerra entre Israel e Irã, com seus desdobramentos, podem acarretar o início de uma Terceira Guerra Mundial, segundo já estipulam especialistas dessas áreas.

      A única coisa que não queremos, e isso quase que unânime, é que o mundo, ou parte dele, se transforme num campo de guerra. O histórico disso já o temos e sabemos. Bem como os resultados disso. Mas, infelizmente, de uns poucos dias para cá tudo tem evoluído e crescido, assustando grande parte da humanidade.

      Já no Brasil, com as determinações últimas dos agentes jurídicos do Superior Tribunal Federal, STF, praticamente definiu-se o uso de pesadas restrições àqueles que usam a internet. E isso é, de verdade, um ataque às pessoas do país, criando-lhes dificuldades de conversas entre todos. Enfim, a decretação de uma ditadura.

     Entretanto, tudo ainda está um tanto quanto variando, no tocante àquilo que alguns desenvolvem na rede mundial. E é necessário raciocinar-se que, em envolvendo milhões de brasileiros, suponha-se que a maior parte deles infrinja tal determinação, será que haverá como puni-los? E em caso de prisões, onde se colocará tal contingente de infratores?

segunda-feira, 16 de junho de 2025

ONDE ANDA A RAZÃO?

       Atualmente dizem que a internet deu voz à ignorância e à estupidez. Que seja. Entretanto, possibilitou que muitos dos que não possuíam nenhuma possibilidade de comunicação num plano maior, o conseguisse. Ou melhor, o consegue. Diante disso, podemos tomar ciência de muitas outras coisas e fatos que não nos chegavam até então.

      Segundo consta, estão acontecendo no mundo, guerras além da conta. Bem acima das expectativas e perspectivas que gostaríamos que ocorressem. Mas duas delas, a de Rússia contra Ucrânia e, agora, Israel e Irã, andam tirando a tranquilidade do mundo. E já há quem afirme estarmos no início da Terceira Guerra Mundial.

      Com relação a estas duas, há muita discussões. Quem está com a razão? E a resposta não é tão fácil. Isto porque devemos admitir que só a existência de uma guerra seja o maior dos absurdos que podem trazer aos humanos e à humanidade, sofrimentos inaceitáveis e incompreensíveis. 

       E nestes últimos dias, a situação agravou-se de uma forma estupenda. Israel decidiu avançar sobre os iranianos, causando um tremendo choque em seu país, o Irã. Foi coisa pesada. E base de agressões deste estado sobre ele, bem como o alto risco que este país possui no desenvolvimentode material nuclear, mas não com fins pacíficos e sim bélicos. E o resultado final disso já o tivemos em 1945, no Japão.

       Talvez essa discussão nunca termine, haja vista que há um histórico muito antigo que envolve nações no Oriente Médio, oriundos desde os tempos bíblicos. E foram e são muitos deles, dificultando entendimentos de ambos os lados, bem como existir a possibilidade de uma paz definitiva entre essas partes.

        E mesmo que se tenham criado organizações pacifistas e similares no mundo, mesmo assim estas não conseguiram, não o conseguem, bem como não conseguirão resolver todos os embates/combates bélicos que são criados por nações mundo afora.

        Só o risco que termos que passar por mais uma guerra mundial, com uma alta tecnologia que a sustentaria, nos coloca em alto risco de assistirmos à destruição do planeta, bem como que eliminação total da população terrestre nessa história.

        Dos homens, neste caso, não se pode esperar coisa alguma nesse sentido.

sábado, 14 de junho de 2025

ESCOLHER ENTRE O REAL E O VIRTUAL

      O nosso país, o Brasil, atualmente se divide praticamente naquilo que chamaríamos de dois mundos. O real e o virtual.

     O primeiro deles, nós vivemos nele até algum tempo atrás, sendo que no segundo, esse passou a ser a existência nele, mais real que antes. E explica-se;

      Antes, admitia-se tudo como verdadeiro. Não havia essa tal de fake news, a dita mentira. E tudo ia até bem. Porém, com o passar do tempo, os espertalhões e ladinos, começaram a mudar esse estado de coisas. E primeiro cirou-se o famigerado "politicamente correto", uma verdadeira aberração. Usada por todos aqueles que desviam as essências da vida. Daí que o que era certo, passou a ser errado. E isto cresceu e evoluiu. A ponto daquele segundo segundo mundo passar a ser usado pelos contrários destes citados.

       Agora, se alguém quiser acreditar nas coisas, nos fatos e nos acontecimentos, devem buscar pelo ramo do virtual. E ele está sendo usado pela internet, bem como canais politizados de gente que ainda acredita na decência e na legalidade. 

       Nisso, formou-se um tremendo combate entre os primeiros e os segundos. E a luta é incessante e combativa. Mas, aos poucos, os segundos estão começando a disparar na frente daqueles. E isto não pode e nem poderá mudar, doravante. Mas o povão é que tem que escolher entre o certo e o errado, bem como os bons e os ruins. E para isso basta um pequeno esforço de concentração, pesquisa me escolha certa. Tudo depende e dependerá, sempre, daqueles que desejarem viver num país melhor do que o de antes e até atual.

       Sendo assim, é necessário derrubar a covardia, a desonestidade, o oportunismo e até as safadezas. Daí, a partir disso, nosso país se enquadrará naquilo que os cidadãos de bem o desejam. Sigamos pelo lado do paradoxal.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

"TEJE PRESO!"

     Após tanto ver, ler, ouvir e viver, não necessariamente nessa ordem,  o quê e onde um cidadão comum desse país chegará para buscar entendimento sobre tudo o que aparece nas imprensas e também na internet no Brasil de hoje?

     Depois da criação do termo "fake news", começaram discussões ilimitadas e grandiosas, buscando descobrir quem as cometiam mais. Se o povão ou a área governamental, incluindo-se os Três Poderes da República.

     Divertido é ver que tudo o que sai por aí divulgado, é rigorosamente acompanhado e fiscalizado. Não escapando nada e nem ninguém desse ato. Daí que se sabe, rigorosamente, quem mente mais. Se um lado ou outro.

     O problema, nesse caso, são os gestos de desfaçatez de quem o faz mais. Daí que perdurarão infinitamente as acusações recíprocas. Mas só um lado costuma ser penalizado. O outro costuma sair ileso e serelepe por aí.

     É óbvio que todas as pessoas muito antenadas nos fatos e ocorrências acontecidos, sabe muito bem quem é quem. E isso, diga-se de passagem, não é nenhum exercício meritoso de se executar. Então, fica tudo muito fácil no sentido de ver/saber quem está do lado errado.

     Entretanto, de um certo tempo para cá, tudo virou de cabeça para baixo. O que era certo, passou a não ser. Assim, esses agentes seguiram pela mesma linha. E a cada dia que passa, tudo se degringola muito mais.

     E agora, com um entendimento muito discutível, chegou-se ao extremo de censurar todo mundo. Principalmente os que possuem coragem para discordar de alguma coisa. E prometem agir com rigor contra esses.

     Então, se conclui que não haverá lugar onde alocar tanta gente "fora da lei". E pelo jeito, se andará com tornozeleira eletrônica nesse cotidiano de vida, de uma forma costumeira. Por quase todos os lugares do país. Será a coisa mais natural do mundo.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ

      Até a presente data deve estar sendo difícil para alguns, como esse articulista, absorver certas afirmações de que já estamos submetidos a uma ditadura. E o interessante é ver que esta fugiu totalmente aos estilos de todas as outras que se deram e/ou ainda são promovidas nesse mesmo presente.

      E no caso do Brasil, nosso país, tudo se deu de forma um tanto quanto surpreendente, haja vista que não houve uso de armas e nem de forças armadas, sendo ela implantada, praticamente, por canetas e togas, se isso fosse algo possível, até então. Mas se deu. E agora, a expectativa é a de quanto tempo durará e também como e quando conseguiremos nos livrar disso?

       Surpreende é ver e saber que o país, com isso, dá uma guinada de cento e oitenta graus em sua tragetória na busca de atender as vontades de seu povo em alcançar um patamar de felicidade e prosperidade. E, paralelamente a isso tudo, ainda estamos sob um governo federal muito abaixo dessas mesmas expectativas, e também perspectivas, com resultados econômicos, sociais e políticos, como também jurídicos, em estágio de queda surpreendente.

        E com a vitória dos agentes da lei no tocante às limitações de todos em liberdades, principalmente a de opinião, porque sensuraram a internet, doravante tudo ficará mais complicado para todos. E não houve, e pelo jeito não há, ninguém que pudesse interferir nesse processo lastimável.

        Infelizmente o país está mal de todo. E ainda há muita gente que não está conseguindo ver isso. Está se deixando levar por lábias mentirosas e fantasiosas. E mesmo que muitos destes também ficarão submetidos às muitas censuras que apoiaram e ainda estão apoiando. É aquilo que chamamos, e classificamos, dar um tiro no próprio pé. Simples assim.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

"UMA AGULHA NO PALHEIRO"

       Doravante, pessoal, é melhor mudar de assunto. Talvez até nem possamos abordar nenhum deles, porque ninguém está a fim de coisa alguma, no tocante a muitos deles. Principalmente se for um assunto sério, pesado. Quase desagradável. Ou todo, sabe-se lá.

      E mesmo que se desenvolva um qualquer, mais leve que seja, no desenrolar deste, se cairá para o desagradável. Não há, hoje em dia, um só assunto em que não se termine-o com negatividade. Na melhor (e na melhor, também) da hipótese se fala em pouca vergonha. A coisa está pesada. E a vida muito mais. A desonestidade tomou conta de quase todos e tudo.

      Em todos os âmbitos desse nosso cotidiano o horror tomou conta. Mas o pior, mesmo, é assistir-se à impunidade. E não se sabe onde tudo isso parará. Propriedades que mesmo antes, algum tempo atrás, décadas, digamos, eram consideradas abstratas, hoje já nem o são. Isto porque quase foram abolidas do comportamento humano nesses tempos atuais.

      E pensar que alguns séculos passados, um homem dava como garantia um dos fios de seu próprio bigode. Entretanto, atualmente assina-se um documento como garantia mas alguém não cumpre pelo seu lado do compromisso. Não é à toa que neste país já se aproxima de cem milhões os processos que correm em sua Justiça.

      Tudo caiu ao nível do chão, de tão rasteiro que a situação está. Moralidade, respeito, lisura, probidade, correção, honestidade, compromisso, dentre várias outras dessas propriedade de antes, não existem mais, praticamente. Enfim, a sociedade corrompeu-se por completo. E este, pelo visto, é um caminho sem volta.

       Interessante foi que tudo isso aconteceu sem que se tivesse dado fé. Talvez por ter acontecido de uma forma lenta, tornou-se praticamente invisível. E, pior, houve uma adaptação quase imediata de quase todos a este mecanismo. Dá até pra se lembrar de um ditado antigo e famoso, conhecido de quase todos: "é procurar uma agulha num palheiro". Caso alguém queira encontrar um desses agentes de outrora.

AS CARTAS VERDADEIRAS FORAM TODAS MOSTRADAS

       Não se sabe, ou não se pode, afirmar que, enfim, todas as cartas foram mostradas nessa mesa das audiências com os acusados de golpe do "8 de Janeiro de 2023", durante o tempo delas nos últimos dois ou três dias.

      Mesmo assim se pode possuir certas conclusões, sendo que a primeira delas é o fato de muitas inconsistências nos conteúdos alegados e apresentados pelos acusadores, que foram quase que totalmente desmontados com os depoimentos dos acusados nessas oportunidades.

      Desde o início da criação dessa história, a do "golpe", são nítidas as invenções de situações inexistentes. E algo não pode ser abandonado que são as invasões de instalações públicas no Planalto naquele dia, que deve ter sido coordenada por elementos esquerdistas infiltrados nos grupos de pessoas que buscavam soluções para as muitas irregularidades existentes no país. Existem vários vídeos soltos rolando pela internet para quem o quiser ver.

      Infelizmente o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Flávio Dino, na época minisrtro da justiça do governo Lula, afirmou para todos que muitos dos vídeos das câmeras dos locais das invasões, foram destruídos, danificados ou perdidos. Com isso não se pôde chegar à nenhuma conclusão mais objetiva dos acontecimentos.

      Daí que as invenções criadas por alguns, foram gerando certas situações que puderam comprometer os que hoje estão na condição de réus nesse processo. E mesmo que um a um deles, em seus depoimentos, mostraram  não possuir envolvimentos naquilo que os acusam, mesmo assim ainda estão sujeitos a sofrerem penalidades, que não possuem bases legais para tanto.

      Mas segundo especialistas nesses assuntos, o alvo quase único disso tudo é o Ex-Presidente Bolsonaro. Cuja situação atual é de inelegibilidade para a eleição de 2026, mas que somadas as perseguições que tem sofrido por parte do ministro Alexandre de Morais, ainda estará sujeito à condenação, perdendo, inclusive, sua própria liberdade como cidadão.

      Sabendo-se do enorme contingente de pessoas que estão em oposição a isto tudo o que anda acontecendo, é de se manter a esperança que tudo isso não venha a dar em nada, como um tiro n'água, que não consiga deter o futuro do Ex-Presidente, que tem o propósito de lançar-se candidato na próxima eleição, segundo ele mesmo, para por fim à bangunça que se estabeleceu no país após sua saída do governo no final de 2022.

      Infelizmente toda essa situação dividiu o país em duas partes. Uma delas, a que espera a penalização do ex-presidente, é a que deseja que o país continue num rumo de perdição, sob todos os ângulos e aspectos. Onde a indecência e a imoralidade estejam desesperadoras. Enquanto que o outro lado, os que torcem pelo Ex-Presidente, queiram que o país retorne o rumo de antes, durante su gestão, para que tenhamos um futuro de paz, harmonia e muitas vitórias do bem.

      Sendo assim, só resta aguardar esse desfecho. Aí saberemos se vimos a verdade vencer e prevalecer no país. Mas com o resultado totalmente justo.

terça-feira, 10 de junho de 2025

AGORA, É AGUARDAR E VER O QUE DARÁ.

   Há! Há! Há!... só gargalhando, mesmo! Depois de assistir-se à tanta sandice, na seção dos depoimentos dos acusados (réus) do movimento do "8 de Janeiro de 2023". Onde até pôde se ver um ministro Alexandre de Morais muito diferente daquilo que sempre foi em outras ocasiões. Manso e cordato, até risonho em alguns momentos, é de se indagar o que houve para ele ter mudado bastante, ultimamente? 

     Mas de uma coisa se pode ter certeza. Não se faz mais militar como antigamente. Sim, a figura do Tenente Coronel Cid nesse depoimento, pode ser considerada de vários modos. E a primeira delas é grotesca. De repente, chinfrim. Haja vista que de tanta insegurança manifestada, só envergonha as Forças Armadas, que até pouco tempo atrás era super considerada pela população brasileira. Infelizmente, hoje, já não é mais.

    E os modos do ministro Alexandre de Morais surpreenderam a muitos. Estava calmo, sereno, diferentemente de outros dias, tratando a todos até com cordialidade. Será que os ventos vindos do Norte, lá dos Estados Unidos, tiveram alguma razão para tal tipo de mudança? É de se acreditar que sim. Afinal, enfrentar os rigores da Lei Nagnutsky não é fácil.

    Mesmo com algumas mudanças no clima dessa situação, muitos ainda acreditam que o jogo é de cartas marcadas. E que o resultado já está definido previamente, onde todos os réus serão condenados. E estaremos todos de acordo com isso. Ou não. Porque no Supremo Tribunal Federal existe controvérsias. E os ministros Mendonça e Fux estão aí para comprovação. Se colocaram contra algumas coisas nesse julgamento.

     E assim as expectativas vão seguindo. O que pode acontecer com o resultado já previsto nesse julgamento? Será que a população brasileira o aceitará de modo simples. Ou reagirá? Seja lá do jeito que for. Porque é impossível manter indiferença e pouco caso com tantas irregularidades. E afirmadas e confirmadas por gente de alto teor jurídico no país. Um deles, o Jurista Ives Gandra Martins.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

O MUNDO ESTÁ QUE É SÓ CONFUSÃO E PROBLEMAS

      As preocupações poderiam apenas restringir-se ao nosso país, o Brasil. Mas não deve ser assim. Há muito mais coisa envolvendo a vida e ela se esparrama pelo planeta inteiro. O número de guerras que andam acontecendo mundo afora é algo muito mais preocupante do que se pode imaginar.

     Contudo, no varejo, também acontecem coisas que despertam atenção de um modo afiado. Esse episódio envolvendo o atentado contra o candidato Miguel Uribe, na Colômbia, que é o que se destaca na disputa às eleições desse país, é de espantar e supreender, por vários aspectos. 

     Esse atentado foi perpetrado por um garoto de 14 ou 15 anos, que atingiu a vítima pelas costas, acertando dois projéteis em sua cabeça e um outro na perna, deixando em condições físicas que inspiram cuidados extremos.

     Claro é que muitas indagações surgirão nesse episódio. E a primeira delas é como um garoto se propõe a executar tal gesto? Qual foi sua motivação? Porque, pelo que consta, uma pessoa neste estágio de vida ainda não possui o devido entendimento político para enveredar por esse caminho. E até nenhum outro sequer, pela falta de maturidade que isso deveria exigir.

     E sendo o atingido quem é, dá margem para muitas conjecturas. Uma delas é que ele faz parte do universo conservador político. Na Colômbia e no mundo. E muitos outros episódios e acontecimentos andam ocorrendo para dificultar o progresso dos candidatos nessa mesma linha de entendimento e ação.

    Nos Estados Unidos, mais exatamente na Califórnia, estão ocorrendo protestos com o máximo de violência. Todos perpetrados por pessoas de esquerda. Também na condição de estrangeiros, que estão sendo foco da gestão Trump, que pretende expatriar todo aquele que se encontra no país de forma irregular. Alguns até criminosa, como se pode verificar em alguns casos.

    O mundo está passando por ocorrências acima daquelas que se esperariam. Isto anda trazendo intranquilidades a quase todas as regiões da Terra. E nem se sabe onde isso parará, bem como cessará. E sendo assim, ainda haverá muita dor e sofrimento de muitos.

    Infelizmente, não se sabe, e nem se tem, a solução de todos esses problemas. Uma pena.

O MUNDO NÃO DÁ VOLTA. ELE CAPOTA!

      Com o passar do tempo, está cada dia mais difícil entender certas coisas que estão ocorrendo neste país. E essas classificações são muitas e diversas. Desde absurdas, mas também inaceitáveis, haja vista que estão atingindo pessoas com um mínimo de responsabilidade em crimes que lhes são atribuídos.

      Vários e vários especialistas em leis, têm se manifestado contrário a isso, também. E dentre esses se pode destacar três deles: o juristas Ives Gandra Martins e Manoel Gonçalves Ferreira Filho. Bem como o Ex-Desembargador Sebastião Coelho. Mas não são só estes, não. Existem muitos outros.

      Enquanto isso, corre nos Estados Unidos, um movimento que visa brecar ações inconstitucionais universais, bem como agressão e ofensas à liberdade de expressão. E esta movimentação acontece no Congresso Nacional Americano, onde seus congressistas buscam colocar em vigor a Lei Magnitsky. Lei esta que versa sobre tais circunstâncias.

      Com isso, vê-se agravar a situação de alguns brasileiros, estes que estejam envolvidos em leis e suas gestões, como ministros do Supremo Tribunal Federal. E um deles, o ministro Alexandre de Morais, atraiu para si todas as atenções daqueles congressistas. E estes já até definiram sanções ao mesmo. Isso já está trazendo dificuldades ao próprio, mesmo fora de nosso país, o Brasil. Seus reflexos serão imediatos e profundos.

      Também está ficando difícil analisar-se mais algumas coisas acontecidas no país. O próprio presidente da república, Lula, anda caindo muito nas pesquisas de aprovação à sua gestão, formando suspeitas que definem que isso não terminará bem. Sem contar os diversos fiascos que ele tem cometido quando de suas estadas no exterior, seja lá o que tenha ido fazer lá.

      Um outro tema interessante foi a saída de Elon Musk da gestão governamental americana. Mesmo que já se soubesse com antecedência que havia um contrato de cento e cinquenta dias, apenas, ele, retirando-se, atendia a tal clásula. E nem poderia ser de outro modo,haja vista que um empresário de seu porte não tem como atuar na vida pública por muito tempo. Isso atrapalha todas as suas movimentações no plano empresarial.

     Contudo, essa saída do empresário tem causado muita polêmica e exploração midiática. E já com certas ventilações graves. De um lado e de outro. E isso pode trazer turbulências ao governo Trump. Como também desgastes em sua gestão e política. É de se esperar que isso não represente perigo para aquele país.

      Sendo assim, têm-se que se submeter ao que muitos dizem com relação aomundo: "ele dá volta!". Mas, também, é possível que estabeleçamos uma outra condição: o mundo não dá volta, ele capota!". Porque são tantos os acontecimentos que não dá nem tempo de raciocínio.

sábado, 7 de junho de 2025

ENFIM, PARECE QUE O ACERTO DE CONTAS SE DARÁ

     É muito comum nos dias de hoje, ouvir-se dizer, de modo até jocoso, que "o Brasil não é para amadores". E por mais que se leve isso numa boa, também não se pode desconsiderar tal afirmação. Afinal temos atravessado nesses últimos tempos, muitas e diversas situações. Algumas simples. Mas também existem outras pesadíssimas. E são estas que acabam por tirar a serenidade de qualquer pessoa. Principalmente daquelas que levam a vida com seriedade, prestando atenção em todos e quaisquer acontecimentos.

     Desta forma, estamos sendo quase que forçados a "botar as barbas de molho", quando se diz que o perigo anda nos cercando. Aí, é tomat todos os cuidados possíveis para não ser pego de surpresas. Quase sempre desagradáveis. E seguir em frente.

     Mas as preocupações de quase todos não podem se limitar apenas ao nosso país, o Brasil. Afinal, após essa tal de globalização, dá a impressão que, mesmo no Brasil, consideremos o restante do mundo como nosso próprio quintal. Os acontecimentos e as circunstâncias, nos chegam e nos atingem coletiva e globalmente.

     A situação americana, por exemplo, nos desperta atenção. Principalmente com o rompimento entre o Presidente Trump e o empresário Elon Musk. Eles já não sentam à mesma mesa. Houve séria ruptura entre eles. E os motivos são graves. E nesse caso, dá para tecer certa comparação entre Trump e o Ex-Presidente Bolsonaro, na questão de traição de alguns que gravitam no poder que possuem. E este, talvez, seja o primeiro caso que atinja o presidente americano. Por certo ainda virão outros, da mesma forma como aconteceu com o nosso Ex-Presidente.

     Mas gravidade maior existe em nosso país. A contar da enorme pressão dos ministros do Superior Tribunal Federal, STF, que andam de todos os modos, dificultar a vida da população brasileira, buscando bloquear seus acessos e publicações na internet, em suas redes sociais e canais costumeiros, limitando seus teores, sejam lá quais e quantos forem.

     Entretanto, de algum tempo para cá, movimentações de brasileiros junto ao Congresso Nacional Americano, visam interferir nesse processo. Principalmente investindo pesado contra o ministro Alexandre de Morais que, segundo alguns, infringiu a própria legislação americana, tentando  punir empresas daquele país, bem como a alguns brasileiros que moram e vivem lá, com suas documentações rigorosamente em dia, e isto está dando panos pra manga ao citado ministro.

     As últimas notícias vindas lá dos Estados Unidos, dão conta de que aquele governo já toma medidas sérias, que sancionarão o ministro lá em terras americanas mas que logo a seguir ele será denunciado à Interpol, tendo sua vida totalmente prejudicada por isso.

     Surpreendente é o fato que acontece sobre essas notícias. Já há um forte contingente de brasileiros que torce para que essas sanções atinjam o ministro, e de forma profunda, como se estivessem cobrando dele as muitas escaramuças criadas em vidas alheias nestes últimos tempos, em julgamentos e penalidades perpetradas por ele em muitas das situações que envolveram o 8 de Janeiro de 2023.

      Sendo assim, as expectativas de muitos são extensas. Que torcem para que tudo termine a seu favor. Aguardemos, então.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

O GUINNESS BOOK NÃO MOSTRA O BRASIL EM ESSÊNCIA

      Se observado atenciosamente, existiria uma certa deficiência nas publicações anuais do famoso Guinness Book. Isto porque deixa de citar o Brasil em muitas das ocorrências que aqui se dão. Porque são tantos absurdos, que ocupariam muitas daquelas páginas. E tornaria nosso país bem mais conhecido mundialmente. Não pela geografia, mas sim pelos muitos fatos grotescos a que estamos submetidos diuturnamente. O Brasil é o país do absurdo e das inconsequências. Anuais e perenes.

      Tomemos por exemplo o Poder Judiciário. Principalmente nesses últimos tempos. E talvez não se tenha observado isso nesse mesmo período, haja vista que ele não sai do noticiário cotidiano. Mas com citações e informes pesados. De críticas e maledicências, segundo muitos.

      A impressão que se tem é a de que nunca antes nesse país  observou-se tantas críticas a vários dos componentes do Supremo Tribunal Federal, STF. E citações pesadíssimas, colocando em dúvida muitos aspectos que envolvem as pessoas citadas. 

      Críticas de atos, ações e desfechos perpetrados, por exemplo, pelo ministro Alexandre de Morais, onde mandou prender mais de milhar de pessoas, pelos atos do 8 de Janeiro de 2023, bem como aplicar penas em outros, cujo prazo excede ao bom censo, como também aos próprios crims atribuídos aos condenados.

       Também a liberação e soltura de criminosos perigosíssimos, envolvidos em tráfico, sequestro e outros horrores, cujas penas são em menores proporções daqueles já citados, são situações até constrangedoras, analisadas e apontadas por pessoas de altíssimo nível profissional no país.

        Uma outra ocorrência grave com relação a esse ministro, e até outros seus pares, são as sanções que uma lei nos Estados Unidos, a lei Magnitsky, pode trazer complicações a eles. Mesmo que seja uma lei americana, mas age sobre todo ou qualquer elemento que pratique ações jurídicas contra algum de seus cidadãos. Mesmo estando fora de suas juridições.

        E isso aconteceu recentemente. O ministro Alexandre de Morais penalizou empresas americanas, por entendimentos de má conduta na internet. Como também as multou, em volumes extremos financeiros. O que fere essa dita lei.

        Também existe outros equívocos do ministro quando tenta penalizar brasileiros que estão na América, em situações rigorosamentes corretas, buscando, até, extraditá-los de lá para o Brasil. Isso também fere profundamente essa mesma lei.

        Enfim, a situação desse ministro não é e não está nada boa. E ele sendo atingido por aquela lei lá nos Estados Unidos, fará com que tenha sua situação complicada a partir disso, porque não terá visto para entrar na América, terá seus cartões de crédito cancelados se de empresas americanas, bem como contas bancárias com essa mesma situação. Dizem que tornar-se-á um pária social universal.

        E como sempre acontece nesses últimos tempos, é mais uma situação a cair numa espera dolorosa. Para o atingido e para o país onde presta seus serviços. Aguardemos, então.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

SIMPLES QUESTÕES

       Caso surgissem indagações sobre personagens e situações no Brasil e fossem apresentadas à cada um de nós, como reagiríamos, no sentido de aprovar ou reprovar cada uma dessas?

       Ao autor desse conteúdo aqui exposto, as definições não seriam tão difíceis, por tudo aquilo já visto, lido, ouvido e vivido, não necessariamente nessa ordem. As respostas seriam rápidas, simples e fáceis.

       Tomemos como exemplo as que seguem, bem como as posições tomadas por ele:

1 - Qual a pessoa escolhida entre essas duas? Bolsonaro e Lula. O escolhido, sem sombra de dúvidas, é Bolsonaro. Sem ser necessária nenhuma explicação.

2 - Entre Paulo Guedes e Fernando Haddad? Disparadamente o primeiro seria escolhido. Também desnecessária qualquer explicação.

3 - Ives Gandra Martins e Alexandre de Morais? O primeiro é o escolhido absolutamente. Por razões técnicas e profissionais. Além da lisura que possui em sua vida de sempre.

4 - Entre a imprensa marrom existente e a mídia através da internet?  Claro que esta última é a escolhida. Também desnecessário comentário a respeito.

         É óbvio que este é apenas um teste teórico daquilo que o brasileiro deveria buscar em matéria de análise que o país precisa. Infelizmente, de algumas décadas para cá, tudo mudou. E para muito pior. Já quase não se tem em quem confiar, no sentido da correção moral. E os exemplos estão expostos, direto, através da imprensa, que mesmo amarronzada, é a que mostra, pelo menos, parte das mazelas que existem no país.

         Enfim, este é o único barro com o qual contamos e dispomos para nossas produções e construções. Fazer o quê?

quarta-feira, 4 de junho de 2025

AGRADECIMENTO ANTECIPADO

       Só não vê quem não quer! O Brasil atual é uma embarcação à deriva em meio a um mar revolto, já próximo da arrebentação, sem nenhum controle em seus equipamentos de direção. Ou seja, sem nenhum comando. Mas que tem em seu interior agentes perigosíssimos, mantendo tal situação, a ponto dela terminar num gravíssimo fim, de encontro com a margem pedregosa.

      É impressionante como a própria população não percebe tais circunstâncias, fazendo uma auto crítica sobre sua conduta de desleixo dela própria, principalmente no que tange continuar a não saber votar na hora e em candidatos certos, abastecendo o Congresso Nacional com as piores pessoas que estão por lá, gente pouco preocupada com o país, e que deixa de cumprir com suas próprias responsabilidades. Mas agem de uma forma interesseira, apenas em proveito próprio.

      Com isso, a coisa desandou. E aí se vê a ação de oportunistas, se apoderarem quase que do poder geral e central do país, assumindo atitudes que não lhes compete, como a de legislar em substituição ao verdadeiro poder legislativo. E estão decidindo tudo, mesmo levando o país para uma situação que alguns denominam como uma "ditadura da toga".

      Anda se permitindo que o Partido dos Trabalhadores, PT, tome frente em inciativas desastrosas, só visando a perseguição de agentes da direita no país. E fazem carga junto ao Supremo Tribunal Federal, STF, logrando êxito em verem aceitas todas as suas premissas junto a esse órgão. Uma conivência absurda, que anda causando uma verdadeira destruição do Brasil.

      E tudo isso anda ocorrendo com plena e total submissão do Congresso Nacional, bem como do Senado, em especial, permitindo que estas situações evoluam, já começando a chegar num ponto sem retorno. E nesse caso omisso, também pode-se observar o mesmo em relação às Forças Armadas, que existem para proteger o país, principalmente com o perigo da invasão ao nosso regime democrático, o que está sendo feito por Lula junto aos chineses e aos russos. E no maior descaramento.

      O mais estarrecedor disso tudo é descobrir como se permitiu que uma situação como essa se estabelecesse no país? Quem puder, quiser ou souber responder, que o faça. Agradece-se automaticamente. 

terça-feira, 3 de junho de 2025

O CAOS JÁ SE INSTALOU NO BRASIL. E JÁ TEM TEMPO, ISSO.

      Não como manter-se impassível com os andamentos dos acontecimentos existentes no Brasil, neste momento em que estamos vivendo. Só uma pessoa de mente curta e dura, talvez, o consiga. Porque um ser normal, com seus neurônios no lugar e sadios, deve incomodar-se com tudo o que está aí à diposição e amostra de todos.

     O grau de esculhambações a que chegou o país é coisa de assustar. Após a volta de Lula à presidência, é como seu próprio vice-presidente, Alckmin, afirmou: "voltou à cena do crime!". E isto representa verdade de tudo o que estamos passando e vivendo.

      E esta situação não é única. Os absurdos acontecem em todos os âmbitos dos Três Poderes. E é interessante dizer que nessas últimas décadas, não se teve sorte com os presidentes da câmera federal, bem como do senado. Entraram nelas pessoas com as vidas mais sujas do que um "pau de galinheiro". E mesmo com a existência de uma tal de "ficha limpa".

      Não ná nem como explicar uma coisa dessa. Mesmo que tenhamos uma certa explicação do ano de 1993, quando Lula afirmou diretamente "existir no Congresso Nacional, 300 "picaretas". Mas tudo passou discretamente até aqui. Não se buscou identificá-los.

      E esse último presidente da câmara, Hugo Motta, não passa nem perto daquilo que a população gostaria de ver no Congresso Nacional. Inclusive seu histórico ruim é uma coisa hereditária, haja vista que vários membros de sua família possuem lastro pesado de crimes.

      Mas como um elemento desse ainda consegue alcançar tal posto e patamar? Onde é que está a justiça brasileira que não o impediu? Daí que roeu a corda na promessa que fez a todos  em definir o processo da anistia aos envolvidos no acontecimento do dia 8 de Janeiro de 2023. Bem como quanto à iniciativa de impedimento do ministro Alexandre de Morais. Mas o mesmo se aplica ao Alcolumbre. 

      O certo é o seguinte: a situação do país, e seu povo, é desesperadora. E não existe possibilidade disso resolver-se, nem com auxílio divino, como muitos pedem e esperam.

É SUJEIRA QUE NÃO ACABA MAIS!

    O que é que se pode esperar de um país como o nosso, o Brasil, quando se vê que criminosos participam de situações que envolvem leis e justiças, estando esses envolvidos até o pescoço com crimes?

   No momento, por exemplo, vê-se ninguém menos do que Lindembergh Farias, o "Lindinho", apresentar ao Supremo Tribunal Federal, STF, pedidos de ações contra o Ex-Presidente Bolsonaro e seu filho, Eduardo, que este ógão os puna por algumas alternativas por ele indicadas, coisa estapafúrdia e sensacionalista. E sem a menor condição e direito de o fazer. Ele é um criminoso, com condenação na justiça do Rio de Janeiro, e não se sabe por que ainda se encontra em liberdade. Isso sem contar que ocupa ainda uma vaga no Congresso Nacional. Ele foi condenado à perda de direitos políticos por cinco anos.

    Também se soube da indicação do presidente do Senado, Alcolumbre, de outro caso, também envolvendo um senador, Omar Aziz, com ficha suja, e mesmo assim faz parte de uma casa eleitoral importante, mesmo possuindo condenações nas costas, por crimes diversos. Está sendo indicado para presidir a CPMI da "aposentão".

    Cai e sempre caiu muito bem uma letra de música que o Cazuza cantava, e dizia em seu teor: "que país é esse?, se referindo ao Brasil. Tudo isso é o suprassumo do absurdo. Uma verdadeira senvergonhice. Um verdadeiro escracho.

    Apenas essas duas situações já bastam para mostrar a que ponto chegou o Brasil. Existem muitas outras similares. E, claro, cansa. Pelo menos para aqueles que acompanham tais sujeiras, vendo-as aumentarem à cada dia, sem que tenhamos soluções para elas. Também, pelo que tudo indica, não se poder fazer nada sobre isso.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

BRINCADEIRAS? NUNCA HOUVE. OS PRIMEIROS RESULTADOS JÁ SE VEEM.

      Até agora a população brasileira demonstra não ter acordado para as graves ocorrências que estão por aí a nos surpreender. E isso será necessário acontecer, imperiosamente, haja vista que tudo é muito grave. Até gravíssimo. Porque anda colocando em risco as nossas liberdades. 

      A primeira delas é a da livre expressão. Podermos manifestar coisas que alguns não gostem ou não aprovem. Claro que respeitando as regras, as leis vigentes. Também poder fazer uso na internet, expondo nossas opiniões e conceitos.

      Mas, assim quase que de repente, surgem censores quase que imperialistas. A ponto de estarem sendo considerados como ditadores. Nesse caso, da toga, porque são agentes jurídicos do Supremo Tribunal Federal, STF. E estes, de um tempo para cá, envolveram-se na quase totalidade das ações que estão, ou estavam, espalhadas pelos Três Poderes da República. Tomaram para si todas as decisões.

      Claro que se pode ver, e constatar, uma tremenda omissão, que até se pode considerar covardia, do Senado Federal. Que é o contra peso nessas situações de desequilíbrios entre os demais poderes. Mas até agora mantiveram-se omissos e distantes disso.

      Então, foram necessárias ações de alguns brasileiros junto ao Congresso Nacional americano. E jornalistas, congressistas nacionais, e mais alguns profissionais, levaram ao conhecimento daqueles o que anda ocorrendo no Brasil desde certo tempo atrás. E juntaram provas. Muitas delas. Que acabaram despertando atenção. Daí o resultado que estamos assistindo, com possíveis e prováveis sanções a alguns agentes jurídicos, e também políticos brasileiros, que sofrerão sanções diversas, algumas delas oriundas de uma lei lá existente, a Lei Magnitsky.

       É assim que estamos vendo as coisas se aprofundarem. E seguirem adiante, cujos resultados, segundo alguns, começarão a serem colhidos mais à frente, com sanções pesadas a todos os que agiram ou praticaram ações contra quem sempre buscou seguir a lei. 

       Mas nesse caso, especificamente, a tal lei protege americanos em seu próprio território. E eles não podem, de jeito algum, serem ameçados por estrangeiros. Mesmo juízes ou similares. Eles são intocáveis lá, até que estejam fora da lei, claro. Mas não é caso dessa situação atual.

       Também se protege a estrangeiros que vivam na América, desde que totalmente legalizados, como é o caso de quatro brasileiros que saíram do país em decorrência à discordâncias de alguns aspectos legais, digamos. Dois deles, Paulo Figueiredo e Rodrigo Constantino, já possuem situação definitiva de estabilidade residencial. E os outros dois, Ludmila Lins Grillo e Allan dos Santos, ainda estão com suas situações em andamento. Mas ambos dentro da total legalidade naquele país.

        E foi esse pessoal que se incumbiu de denunciar o Brasil lá na América. E mesmo que inicialmente tivessem sofrido chacotas, agora tudo está muito claro. Lograram êxito nessas denúncias. E elas estão começando a acontecer por lá. E atingirão certos agentes jurídicos e políticos brasileirtos.É só uma questão de tempo.

        Infelizmente, com raras exceções, tais fatos não são contados através da imprensa dita normal, a amarronzada do país. Mas na internet, tudo vai sendo mostrado, denunciado e veiculado. Basta acessá-la para tomar conhecimento disso.

OS SUJINHOS

      Não existe nesse mundo e nem nessa vida, alguém que possa curar dores d'almas. Seja lá se for padre, pastor, pai ou mãe de santo, ...