É muito interessante assistir-se o que ocorre neste Brasil de agora. Sim, em pleno ano de 2025. Onde alguns insistem em dizer que estamos sob uma "ditadura da toga", seja lá o que isso queira dizer. Mas é de se pensar que muitos o saibam.
Não há nenhuma dúvida que o país se encontra numa situação meio sem pé nem cabeça. Muita confusão. Muitas discórdias. Muita disputas. Entretanto, um fato tem que ser ressaltado nisso. A democracia está correndo sério risco nestes tempos, haja vista que se vê, lê, ouve e vive sob situações de puro constrangimento.
Uma Corte Superior totalmente sob suspeições, onde seus componentes, pelo menos a maior parte deles, estão sob observações diversas, com seus nomes sendo envolvidos em alguma situação de desalento. Cadê o ítem da honorabilidade ilibada? Parece que não está sendo cumprida nesses casos.
Um Congresso Nacional que já teve uma classificação desonrada, partida do cidadão Lula da Silva, em 1993, quando afirmou existir lá, "300 picaretas". Mas que também sempre tem ocorrências suspeitas de muitos de seus componentes. E tudo exposto nessa imprensa amarronzada que existe no país.
Um governo que vive diariamente sendo acusado de tramoias, cambalachos, maracutaias e roubalheiras. Isso sem contar suas incompetências técnicas, com resultados pra lá de assustadores.
Por fim, uma população chifrim, relapsa e que se submete à situações de benemerências crônicas, buscando viver sob as asas do governo, mesmo recebendo, quase sempre, apenas migalhas financeiras e outras mazelas, onde é mal atendida em seus serviços públicos essenciais.
O aqui exposto não é uma visão pessimista. É apenas a realidade dos fatos aos quais estamos submetidos já há muitas décadas. E sem nenhuma perpectiva de mudar. Pode, sim, mudar para pior, pelo andamento da carruagem que está aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário