Marcadores

sábado, 19 de abril de 2025

"E AGORA, JOSÉ?"

     "E agora, José?"

      Uma frase de um poema de Carlos Drumond de Andrade. Até virou música. E contém outras indagações. E apresenta algumas situações, querendo saber o que o José fará. Entretanto, pelo jeito, nem ele e nem ninguém fez. Tampouco o fará, se buscarmos trazer tudo isso para a atual situação que atravessamos nesse país.

      É quase que uma unanimidade junto à população que o crime se apoderou dos controles de nossa nação. Mas ninguém parece perceber que isto tem uma explicação. E qual é ela? Oras, retiraram um prisioneiro, um criminoso, da cadeia, colocando-o direto na cadeira presidencial. Sem nenhum constrangimento. E tudo isso homologado pelo Supremo Tribunal Federal, STF.

      O resultado não poderia ser outro. O crime dominou o poder. A ponto de praticar horrores nele. Daí que a violência urbana tomou conta das cidades. O próprio STF, na pessoa do ministro Fachin, proibiu a polícia adentrar às favelas. Principalmente as do Rio de Janeiro. E elas viraram paraíso para a bandidagem. Até escondendo criminosos de outros estados.

       E o reflexo disso deu-se recentemente no plano internacional, onde uma condenada peruana, Nadine Heredia, ex-primeira dama, por lavagem de dinheiro, foi transladada por avião brasileiro da FAB, para o nosso território. Por exclusiva decisão do presidente brasileiro, Lula, um ex-condenado e ex-presidiário. Seria cômico se não fosse trágico. Ou ao inverso. Dá no mesmo.

       Mesmo com protestos de muitos, isso não sofreu alteração. Pelo menos até agora. O que pode dar a impressão de submissão ao crime. E aos criminosos, por extensão. E nisso, cabem indagações. E a primeira delas é: onde está a justiça desse país? E seus representantes?

       O Brasil já anda atravessando diversos vexames fora dele. Está alcançando o fundo do poço no aspecto da legalidade e da justiça. Mas pelo jeito, isso não mudará. Pelo menos em pouco tempo. Possivelmente ainda teremos várias outras circunstâncias vergonhosas para enfrentar. E passar.

Nenhum comentário:

PARECE ATÉ PIADA!

        O show da Lady Gaga neste último Sábado, 3, é claro que tirou uma parte do foco do escândalo envolvendo aposentadorias de brasileiro...