Marcadores

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

A CIA DOS ESTADOS UNIDOS SOB SUSPEIÇÃO

      Parece que no âmbito político/jurídico brasileiro a coisa se iniciará nesse novo ano, com nuances pesadas, haja vista que uma matéria divulgada por alguns na internet, mostra um ex-funcionário público de relevância nos Estados Unidos, fazer considerações importantes a um podcast considerável naquele país, sobre questões pra lá de cabulosas, que envolvem segredos a respeito de muita coisa. Inclusive em eleições brasileiras, cujos resultados, segundo o citado, houve ação da CIA, dos Estados Unidos, no andamento da eleição de nosso país.

       O nome do ex-funcionário americano é Mike Ben. E ele, corajosamente em suas explações ao podcast, faz acusações super pesadas ao que se pode chamar de deep state, pela complexidade existente em situações como essas neste podcast que é um dos mais importantes dos Estados Unidos e comandado por um jornalista chamado Joe Rogan.

        O vídeo mostrado está, inclusive, com legendas. Do início ao fim, facilitando o entendimento de pessoas até leigas. Isso facilita quaisquer entendimentos necessários aos temas expostos. E é bem explicitado, explicado e esclarecido de modo simples.

         É inegável que este conteúdo é explosivo. Pode muito bem render situações graves que colocarão, até mesmo, o ministro Alexandre de Morais na berlinda, haja vista que o autor o cita nominalmente durante a explanação. Como também enumera uma série de circunstâncias graves que estão ligadas ao mesmo assunto.

          Seria bom que o nosso Congresso Nacional soubesse desse vídeo, o que nem é difícil ocorrer, pois o mesmo rola livremente no Youtube, para quem o quiser ver. E tem uma atuante importante nisso que é a Juíza Ludmila Lins Grilo, que o expõe em seu canal "TV INJUSTIÇA", também de fácil acesso naquela mesma plataforma.

          Enfim, a matéria e seu conteúdo estão lá expostos. E, pelo seu conteúdo, não é coisa de passar despercebida a ninguém. Principalmente aos que querem um país limpo, isento e ileso de tanta sujeira, como anda ocorrendo nesses últimos cinco anos nele.

UM ANO TERMINA, MAS UM OUTRO COMEÇA.

      Ufa! E alcançamos o último dia do ano de 2024. Não foi mole, até pelo contrário. E claro que todos pediremos um Novo Ano de venturas. Mas será que acontecerá? Só Deus sabe, diz o povão.

     É certo que a humanidade, com o tempo que passa, se adapta a eles, a tudo. Até porque não existe outra alternativa. Este é o único mundo em que vivemos. Também a vida de cada um de nós. Ela é única.

     Mas não custa desejar as mesmas coisas de sempre. Alguns até repetirão os gestos de antes. É tanta coisa. E mesmo que a cada ano tudo se repita e não se consiga, há um sentimento interior que nos carrega. A esperança.

     Engraçado é que existe uma antítese nessa situação, porque um autor disse: "a esperança é a última que morre"; já um outro: "quem vive de esperança morre de fome". E seja lá quem esteja com a razão, o jeito é viver. E do melhor modo que se puder. Afinal, ninguém escolheu nascer. Nem onde e nem quando; muito menos em que família. Isso é o mistério da vida. E todos nós o temos em si.

      Mas que consigamos vencer todas as nossas dificuldades. Mas primeiro, não criando nenhuma delas. Nem para nós, bem como para com o próximo. O mundo só não é melhor porque procuramos, quase sempre, puxar a brasa para a nossa sardinha. E isso atrapalha a todos. Por que não puxar o fardo todos juntos? E sempre na mesma direção para que não tenhamos tanta resistência. Talvez isso resolva grande parte das dificuldades da própria humanidade. Já pensou nisso?

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

ACREDITANDO SEMPRE EM COISAS POSITIVAS

      Senho hoje o penúltimo dia do ano, é natural que grande parte das pessoas já esteja se preparando para amanhã, 31. E toda a manutenção é válida. Mas parece que ninguém observa que isso acontece em cada ano nessa época.

     Também é muito natural que as repetições se deem nesse sentido, mesmo que muitas das expectativas e perspectivas traçadas, não tenham se realizado e nem se concretizado no fim do ano anterior. Restou apenas a esperança para um novo ano.

      Entretanto, bom seria se nos preocupássemos com o que pretendemos traçar para o futuro. Do jeito que vamos, parece até que tudo é escolhido muito mal, tantas são as situações complexas com as quais nos deparamos em nosso cotidiano. São muitas as pendengas. E elas costumam trazer apenas contrariedades. Até sofrimentos.

       Quem sabe se dessa vez acertamos em cheio em nossas pretensões e desejos de uma vida e um mundo melhor. Tomara. Porque a coisa está quase que descontrolada. O mundo anda atravessando, talvez, uma das piores situações neste exato tempo. A preocupar as guerras nele. E a do Oriente Médio está avançando assustadoramente, fazendo muitos acreditarem que uma Terceira Guerra Mundial já esteja ao alcance de todos.

        Assim sendo, é um verdadeiro paradoxo, haja vista que o desejo da tranquilidade não se realiza, dando vez a momentos pesados, doidos e doloridos mundo afora. Pelo jeito ainda não se encontrou a modlidade certa de sucesso pleno. A humanidade anda assustada.

        E já que muito se fala na tão famosa AI, inteligência artificial, é de se esperar que ela acerte em cheio, mas de forma totalmente positiva, em nossas futuras expectativas e também nas perspectivas de paz entre todos. Tomara, mesmo!

        Mas aí o ser humano terá que abandonar um famoso exercício que processa diuturnamente em suas vidas que é o de puxar a brasa para a sua sardinha. Quem sabe se a solução não esteja exatamente nisso e aí?



sábado, 28 de dezembro de 2024

PERDOAR OU NÃO?

      Nuns dias tão atribulados, confusos, pesados e desagradáveis em que vivemos, o jeito é, às vezes, buscar saídas pelas tangentes. Deixar de abordar coisas e fatos tão pesados e desagradáveis. Pelo menos, nessas vezes, faz-se um bem explendoroso a quem o busca.

    Das confusões, traumas e conflitos entre muitos, talvez até todos, nesta vida, na França criou-se um programa chamado "Y'a que la verité qui compte", o que seria dizer "A verdade é que conta ("ou importa")". Então, nesse programa, se apresentam pessoas com crises existenciais, atritos em família, bem como coisas parecidas.

    Contudo, tal programa mostra o quanto é conturbado nosso cotidiano. Também os litígios que possuímos com os semelhantes. A família talvez seja o ambiente mais nocivo de muitos. Coisa inexplicável e confusa. Porque deveria funciuonar totalmente ao contrário disso.

    Nesse aspecto, alguém criou uma afirmação que diz "família: criação maravilhosa de Deus". Será mesmo? Então por que tanta divergência, tanta intriga e desacerto? Não pode, de jeito algum, ser coisa de Deus, haja vista que se parte D'Ele, só poderia haver harmonia e entendimento.

     No programa a maioria dos temas tem a ver com desarmonia familiar. Entre pai e mãe, pais e filhos, irmãos, bem como entre outros parentes e também entre amigos. Tenta mostrar uma possível reaproximação entre os participantes. Só que nem sempre o desfecho é feliz.

     Isso é até possível de se entender. Porque há mágoas que não se consegue esquecer. Nem apagar. Nisso, tem a ver uma situação interessante. É quando aquele que busca perdão do outro, tendo praticado horrores por tanto tempo, causando-lhe sofrimentos e prejuízos, possa quere livrar-se desse peso, através de um simples perdão. Isso é muito bom em teoria. Mas na prática, não.

     E nem é difícil explicar. Porque aquele que pede o perdão, não pode querer que uma simples palavra possa apagar toda a ruindade praticada ao outro. Assim, entende que com  uma simples perdoada, fique livre de tudo aquilo que fez durante tanto tempo, limpando-se das cargas que deve carregar para sempre na vida. Há que entender que esta é uma dívida eterna e que talvez, perdoando-se a si próprio, mas mundando totalmente de atitudes e atos, possa livrar-se de todos os pecados em vida, doravante.

     Enfim, quiséssemos que a humanidade buscasse relevar todas aquelas atitudes que contém insensatez, arrogância, prepotência, mentiras, falsidades, maldades e covardias, bem como outras afins, livrando o mundo de tanta negatividade e más ações, que só fazem mal à ela própria

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

FECHANDO QUESTÃO

      Não há quem possa suportar tanta abordagem sobre um determinado assunto ou matéria, que fique satisfeito com o que acontece no país diuturnamente. Com isso as repetiçoes e repetecos sobre o mesmo assunto proliferam de modo livre nele.

      E essa que segue tem o propósito de cortar tal sequência de mesmo assunto, com certeza. Mas, de certa forma, já está assustando ver-se tantos absurdos acontecerem  em nossa nação, sem que as coisas se enquadrem dentro da normalidade, também na legalidade, haja vista que agentes públicos jurídicos não vêm observando até mesmo a nossa Lei Maior, a Constituição Federal, passando por cima delas em muitas das vezes.

       A internet consegue dominar o curso de quase tudo que mostra, através do que chamam de logaritmo, onde controlam as escolhas dos internautas nela. Assim ela pode, inclusive, manipular certas situações. E neste andar, é que quando alguém a acessa através de seu computador, terá o retorno das escolhas que fez anteriormente em suas navegações. Por isso essa sequência de identificações com o que se quer navegar.

        Sendo assim, sempre se terá compatibilidade de assuntos e tendências, onde estes se identificarão imediatamente com os nossos acessos e escolhas. Por isso, talvez, é que numa navegação no Youtube, por exemplo, sempre aparecerão matérias que se coadunam com elas.

        Mesmo assim, é de assustar o tanto de manifestações contrárias às atitudes do ministro Alexandre de Morais nesses últimos cinco anos, pelo menos. Há pessoas com pleno conhecimento de leis e assuntos anexos, bem como jornalistas renomados e outros que não podem ser desconsiderados, pelas condutas sérias que sempre carregam em suas rotinas.

        Nisso, é de se indagar sempre, até quando acontecerão esses absurdos? Quando é que se voltará a respeitar a Constituição Federal e as demais leis do país? Isso é o mínimo que a população brasileira quer, espera e conta de todos, especialmente de seus agentes públicos.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

CUMPRA-SE A LEI !

       Não é algo agradável, satisfatório ou natural, assistir-se as notícias que envolvem violências, crimes, barbaridades mil, que andam acontecendo em nosso Brasil. Já passou da hora e do momento de se dar um basta nisso. Talvez se a imprensa mostrasse a pura realidade do que acontece, sem esconder muita coisa, a consciência popular se manifestasse no país.

      Discussões sobre pena de morte são muitas e variadas. Uns se colocam contra ela e outros a favor. E não se chega à conclusão de quem é que está certo. Talvez porque muitos não se deem conta do que é sofrer uma violência atroz, só a percebendo na íntegra, quando esta a afeta diretamente ou a alguns dos seus.

      Em se tratando de Brasil, o grau de permissividade já alcançou patamares alarmantes e exagerados. E, até aqui, não chegou ninguém para buscar soluções para tanto revertério. Até muito pelo contrário. A cada dia mais se observa indiferença à violência existente em nossas vidas.

      Por isso, que ninguém pense que tal problema se resolverá de forma fácil. Não há como. As penalidades devem alcançar rigores extremos. Até mesmo com o estabelecimento da pena de morte no país.

      E não adianta tentar tapar o sol com a peneira. Essa é uma ida sem volta. Já passou da hora de se dar um basta nisso, repita-se, dentro de um padrão já conhecido que é o de: CUMPRA-SE A LEI!

E O IMBRÓGLIO VAI RENDENDO...

      A recém prisão do Ex-Deputado Federal Daniel Silveira ainda continua rendendo assunto, especulações e até protestos por parte de muitos. Isso porque essa situação não está sendo explicada como merece, haja vista que as alegações para essa prisão não estão sendo consideradas legais pelos mesmos.

     Discussões pra lá e pra cá, mostram apenas um super rigor das autoridades, com fatos ainda inexplicados, colocando em dúvidas suas posições. E o pessoal não brinca com relação à irregularidades. Principalmente as perpetradas por autoridades nesse país.

     Dentre algumas reclamações feitas, uma delas mostra que há, sim, pura perseguição ao preso. E desde o início desse imbróglio. E muitas da irregularidades deste procedimento já foram mostradas por gente que entende desse assunto com profundidade. A gravidade disso está nos atos anti constitucionais do ministro em penalizar o Ex-Deputado, mesmo esse possuindo imunidade, enquanto no exercício do cargo que ocupou, de Deputado Federal.

     Não resta dúvida que tal situação é esdrúxula, não tendo acontecido no país até aqui.  E, segundo alguns desses entendidos em leis, o desrespeito à elas foi claro por conta dos atos do ministro. E isso ainda pode dar muita confusão no país.

     E enquanto não houver intervenção de outras autoridades, no caso o Senado Federal, as irregularidades, além de aumentarem, se juntam a muitas já cometidas. E o país fica a mercê desses absurdos. Só não se sabe até quando.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

DANIEL SILVEIRA VOLTA À CADEIA

       No dia de ontem, 24 de Dezembro, em pleno Natal, a população brasileira ficou sabendo de mais um ato do ministro Alexandre de Morais, determinando a volta de Daniel Silveira, ex-Deputado Federal, à cadeia, mesmo após ter sido libertado um ou dois dias antes, por contrariar as normas de sua liberdade condicional.

      O preso havia se dirigido a uma consulta médica de urgência, ultrapassando o horário de permissão de se movimentar em seu espaço limitado de ações. É espantoso como esta situação foi descoberta pelos agentes policiais, que intervieram rápido contra a possível falha do preso.

       A situação que envolve o Ex-Deputado é muito complicada, porque o mesmo viu seus direitos confiscados por aquele ministro, mesmo possuindo a condição de congressista, e a lei o apoiava naquelas circunstâncias. Mas o ministro passou por cima da lei, tendo, inclusive, neutralizado uma graça concedida pelo Ex-Presidente Bolsonaro ao preso.

       Segundo alguns especialistas em leis e nesse tipo de situação, como o Jurista Ives Gandra Martins, há um abuso de poder daquele ministro. E não é só ele quem o afirma. Vários outros já o fizeram, dentre esses, o Ex-Procurador Sebasitão Araújo, que é um ferrenho crítico daquele ministro.

       E mais uma vez viu-se novo abuso de autoridade do ministro. E isso anda rendendo nos meios sociais, e também jurídicos, do país. Não se sabe onde parará esse tipo de coisa por parte daquele. A situação, a cada dia que passa, vai ficando cada vez mais insustentável.

       Nisso, há entendimentos que fatores quase externos à ela se manifestem, buscando encontrar uma solução para a mesma. Todos sabemos que o Congresso Nacional, especialmente o Senado, possui alternativas para intervenção nesses tipos de situações. Por que não o fazem, é o grande mistério que envolve tal questão.

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

OS NATAIS DE OUTRORA E OS DA ATUALIDADE

       Ufa! Já é Natal!

      Em outros tempos, um dia como de hoje era muito diferente do que é. A começar pelo sentimentalismo que existia naquelas épocas. Mesmo que se saiba que coisas ruins sempre aconteceram. Mas eram em quantidades ínfimas ao que ocorre atualmente.

      Se alguém se propuser a acompanhar o noticiário atual, em qualquer dos veículos de informação, concluirá que nos dias atuais só acontecem coisas ruins. Crimes e tragédias de todos os tipos, tirando a esperança de muitos. Talvez de todos.

      Isso deve-se atribuir ao progresso, à passagem dos tempos, que carregam nuances totalmente diferentes do outrora. A pureza, a leveza, de almas, parece até ter se abolido nas pessoas. Há um indiferença natural nelas. Quase ninguém se preocupa com seu semelhante. Mesmo que aja campanha nesse sentido. Fazer o quê?

      Até mesmo as crianças desses tempos já não sentem as mesmas coisas que as outras daqueles tempos. Se incumbiram de tirar suas inocências. Acreditar em Papai Noel, hoje, é um verdadeiro sacrilégio, uma idiotice das maiores. Criança hoje carrega sentimentos pesados. É onde se vê o desrespeito aos mais velhos. Isso sem contar as agressões que eles sofrem. E na própria família.

       Também há o consumismo desenfreado, fazendo com que todos se voltem apenas para o mercantilismo. E as lojas e comerciantes adoram isso. Ninguém liga mais para o sentimentalismo de um presente. Este tem que ser caro e pomposo. Se não, é uma condição de desprezo.

       E a família? Coitada! Esta desmoronou-se por completo. Aquela mesa, com tudo farto e variado de uma noite de Natal já não existe quase mais. Se estiverem em suas casas no Dia de Natal, todos estarão com seus aparelhos celulares em mãos, trocando mensagens ou conversando através do whatsaap. Isso, sim, é importante e interessante. A conversa ao vivo em em pessoa já ficou para segundo plano. Coisa de quem é antigo.

        Afinal, fazer o quê? Estes tempos são a atualidade. É o que anda valendo. E a tendência, com passar dos tempos e dos anos, o ser humano isolar-se de vez, portar-se como um ser frio e insensível. Isso se o mundo não acabar antes. É uma questão de tempo. Quem viver, verá!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

A PONTE CAIU !

       É lastimável saber de um acidente envolvendo uma ponte que liga dois estados do Brasil, o Tocantins e o Maranhão, Assim o contato entre duas regiões geográficas fica cortado, dificultando as relações entre elas, o que trará, com certeza, prejuízos a muita gente daquelas regiões.

      Como não é corriqueiro este tipo de ocorrência, o Governo Federal terá que se apresentar para saber o que houve, responsbilizando os autores dessa negligência absurda. Num caso como esse é comum as instalações expressarem seus defeitos com antecedência. Mas parece que em nosso país não se sabe tomar conta das possíveis e prováveis deficiências, de forma antecipada, que devem ter se apresentado antes do ocorrido.

      Felizmente não é todo dia que ocorre um acontecimento desse. Mas para quem é atento às coisas, é muito comum se verificar deteriorações nos muitos logradouros que existem no país e que envolvem pontes e viadutos.

      Por certo, nestes próximos dias e tempos, haverá por parte da área pública uma observação mais atenta a esses tipos de lugares. E sabemos que são atrav´s de obras que sugem grande parte das maracutaias que nos atingem. E rola muita grana nesses processos. Óbvio que os oportunistas aproveitarão esta ocorrência para tentarem lucrarem em muitas outras, doravante.

      E como não poderia ser diferente, alguns acontecimentos trágicos também se deram e envolveram pessoas. A princípio contam quase uma dezena delas, entre mortos e desaparecidos. São dores que alcançam várias famílias. Parece que entre essas pessoas há duas crianças envolvidas e desaparecidas.

sábado, 21 de dezembro de 2024

CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA RASGADA

        As repercussões sobre a liberdade condicional do Ex-Deputado Daniel Silveira, foram excessivas sob todos os aspectos. Há uma enorme contrariedade sob sua prisão, porém mais ainda sobre as punições que recebeu pelos crimes alegados por Alexandre de Morais.

      Não se precisa ser especialista em leis para saber que alguma coisa nesses teores fugiram à essência da legalidade. E as penas de alguns dos condenados pelo movimento de 8 de janeiro de 2023, deixa isso muito escancarado. Pessoas primárias, donas  de casa e até senhorinhas idosas, receberam penas de 17 anos de prisão.

      Também o reparo que fazem à condenação do Ex-Deputado tem a ver com o Art. 53 da Constituição Federal, que concede imunidade parlamentar a qualquer congressista, são invioláveis, por QUAISQUER opiniões, palavras e votos. E este caso se agrava devido à recepção por parte do Ex-Deputado, da graça presidencial que lhe foi concedida e posteriormente cassada pelo ministro.

       Não resta mais nenhuma dúvida de que algo estarrecer esteja acontecendo neste país. Desde o  momento que  a fidelidade constitucional seja quebrada, e por parte daqueles que a devem preservar, defender e cumprir, é de se esperar que o país está entrando em queda constitucional, onde os direitos do cidadão já não são respeitados.

       Infelizmente a culpa dessas aberrações se pode atribuir ao Congresso Nacional. Especialmente pelo Senado Federal, que é o responsável pelo equilíbrio legal da constitucionalidade brasileira que, nestes casos, foram violadas. E isso revelado e garantido por pessoas totalmente abalizadas e avalizadas para emitir tais conceituações.

       E voltando ao início, a liberdade concedida ao Ex-Deputado anda fugindo daquilo ao qual no direito que ele possui, por já ter cumprido tempo legal para receber o direito à condicional. Mas, ao contrário disso, anda recebendo punições rígidas, mesmo que já tenha obtido tais direitos.

       Daí que a única conclusão a que se chega é a de que a CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA foi  rasgada.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

QUEM SE ATREVE?

     O Brasil já foi considerado um montão de coisas. Mas parece que nenhuma delas aconteceu. Assim, vamos seguindo em frente, no mesmo patamar de antes. O das incertezas.

     Um país com dimensões continentais, com solos férteis, sistema aquífero explêndido, clima altamente favorável, a ponto de permitir-lhe culturas diversas e em mais de uma vez plantado, como feijão, milho, dentre outros produtos. Coisa que o restante do mundo não possui.

     Gente? Sim, temos bastante. Já passam de duzentas mil. Mas é aí que entra a problemática da vez. Por que é que não emplaca e se desenvolve a contento? Por que seu povo não é abnegado. Não é voltado para um desenvolvimento pleno, absoluto. Possui uma visão curta do que seja isso.

      Politicamente ele, o país, é um completo caos. Este é um âmbito onde vigoram atitudes das mais variadas. A pior delas é a desonestidade, sendo que nele é onde se encontram os maiores absurdos que existem no país. Um solo fértil de oportunismo e malandragens.

      E por que é assim? Oras, vá lá observar suas eleições. São eleitos os piores elementos que existem no país, na maior parte das vezes. E foi por isso que o Lula em 1993, bradou aos quatro cantos dele: "existem 300 picaretas no Congresso Nacional!". Mas ninguém se interessou em saber dos outros 299. Mesmo que nessa época ele não fosse mais um congressista.

       Mas durma-se com um barulho desse. Este mesmo personagem agora é o atual presidente da república. Com resultados pífios em sua gestão, deficits homéricos nas contas do país, já por dois anos seguidos. E valores altíssimos e absurdos. E ninguém toma conta disso.

       Então, o que se esperar dessas situações. Até já andam falando em impedimento desse presidente. Motivos já sobram. Só estão faltando os atos e ações para tanto e para tal. Quem se atreve?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

É O CAOS ABSOLUTO. TALVEZ DEFINITIVO.

      Não é à toa que o governo brasileiro tem tentado anular a performance das mídias sociais neste país. É através delas que estamos tomando a real consciência da completa desarrumação sofrida por ele de poucas décadas para cá. E tudo se mostra de modo aterrador para quem as assiste, bem como toma a coragem de segui-las.

      São matérias abrangentes. Alcançam vários dos âmbitos brasileiros, sendo que a fonte maior talvez esteja na família e em sua constituição, que se viu desmontada de poucas décadas para cá. E daí, enveredou-se para muitos seguimentos da sociedade. O escolar, por exemplo, é um dos que adquiriram um aspecto negativo profundo.

       Pelo andar da carruagem, é bem provável que não mais se conseguirá reverter tal quadro. A situação alcançou patamares insuportáveis, bem como inatingíveis, pelo que se vê. Isso implica dizer que as soluções, se houverem, deverão ser drásticas e até violentas, haja vista o descalabro do cotidiano atual.

      Parece até que a própria população escolheu seguir o modo mais fácil. O caminho da arbitrariedade, leia-se criminalidade. Os acontecimentos diários no país, que ficamos sabendo nas rádios, televisões, jornais e internet, mostram o verdadeiro horror em que tudo se transformou. É tanta coisa ruim que chega a desesperar.

      E não adianta querer passar pano nessas situações. Elas estão escancaradas para quem o quiser ver. De forma nítida, clara e fácil. É só atentar para os acontecimentos diários em nosso cotidiano.

      

UMA MOEDA DE VALOR MUITO BAIXO

       Certas situações que acontecem em nosso país, o Brasil, sempre nos remeterão ao ano de 1962, num episódio acontecido em Paris, envolvendo um de nossos embaixadores ali instalado, que fez uma afirmação pra lá de contundente, de que o Brasil não era um país sério. 

       E essa afirmação, erroneamente, foi atribuída ao Presidente Francês da época, Charles De Gaulle. Mas isso, tempos depois, foi esclarecido, atribuindo-se a verdadeira afirmação ao nosso embaixador. Mas diuturnamente somos brindados com muitas outras faltas de seriedades.

       No momento o país atravessa diversas crises. E uma que já incomoda é a econômica/financeira, haja vista que nossa moeda tem sofrido desvalorizações seguidas, transformando-a de forma negativa em moeda desvalorizada.

       Costumeiramente o dólar serve como referência para tal desvalorização. Mas quando uma moeda se desvaloriza, é em função de muita outras. Não há para onde correr. E em nosso vizinho, a Argentina, anda ocorrendo o oposto disso. A moeda deles tem se valorizado de forma surpreendente, se comparada a tempos recentes passados.

       Mas para quem como esse autor, é leigo neste tipo de assunto, não custa lembrar que até 1994 o país mudou muitas vezes de moeda, sendo que neste ano, no dia 1º de Julho, estabeleceu a moeda chamada Real, que anda em vigor até os dias atuais.

       E o que surpreendeu naquela data foi que de uma noite para um dia, esta nova moeda foi equiparada ao dólar, par a par. Ou seja: desta data em diante o dólar valeria um real, que foi a moeda estabelecida na data. Mas com um detalhe: até o dia anterior a isto, o dólar valia 2.750 vezes, o nosso dinheiro, o cruzeiro.

       Por esses dias, o dólar deu um salto com relação à nossa moeda. Em 31 de Janeiro de 2022, o dólar valia R$5,35. Mas hoje anda valendo, no mínimo, R$6,30, o que anda desesperando a muitos. Mas será que com o histórico que possuímos em relação às desvalorizações de nossa moeda em relação ao dólar, pode-se sentir tanta preocupação assim?

       Com a palavra aqueles que entendem desse assunto. Mas que o povão quer e precisa é aprender, muito, sobre desvalorizações cambiais.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

UM ESPANTO !

       Os tempo atuais em que estamos vivendo, nos apresenta nuances diversas e variadas. A primeira delas é a facilidade de comunicação entre todos. A internet, e mais ainda o celular, incumbiram-se disso. Então, basta ter coragem e vontade, e mais nada,

      Aqueles mais estuturados buscaram agir pelos blogs e canais. E o Youtube nos mostra a enorme quantidade deles. Uns bons e outros nem tanto. Mas isso se pode explicar razoavelmente através do seguinte: não basta apenas possuir cultura, educação e alfabetização. O elemento a que isso se propuser, deve possuir também uma bagagem de vida. Porque não basta apenas teorizar sobre o que quiser mostrar.

       E é nesse último ponto que esbarramos com relação aos que estão aí tentando vender seus peixes. Apesar de possuírem boas dicções, verbalizações e certos conhecimentos, eles não possuem a famosa bagagem de vida. Não passaram por certas circunstâncias e até os podemos observar que grande parte deles nem trabalharam em algum lugar.

       Dessa forma ficarão devendo em relação àqueles que possuem situações diferentes. E a idade tem muito a ver com isso. Sendo muito jovem, perderão com facilidade para os que possuem mais idade e vivências. Isso é quase que automático.

      Entretanto, o que mais se vê nesses nossos dias são discussões inusitadas e sem base. Querer ir contra a naturalidade da vida é perder tempo ou querer agredir ao próximo. Não há como se fugir disso.

      Mas hoje em dia tudo é diferente de outrora. E não é à toa que se criaram certos artifícios. O das fake news é um deles. Também os compromissos com a seriedade e a verdade são frequentemente colocados de lado. Mas estão todos aí, no mesmo barco, buscando tal qual um peixe na superfície, respirar o ar que lhe está faltando de forma momentânea.

      Um outro aspecto importante desses dias modernos, é a situação dos vexames passados. Hoje, quase ninguém liga pra isso. Em tempos idos ainda se ficava com a cara vermelha de vergonha. Mas, atualmente, nem isso. São as famosas caras limpas, caras-de-pau, e similares. E essa juventude ainda leva tudo na sacanagem, morrendo de rir. De tudo e todos. Até de si próprios. 

      Um espanto!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

A ALTA DE LULA E SUA REPERCUSSÃO

       Por fim a alta médica de Lula foi definida e decretada. Com isso as histórias se iniciaram de forma acelerada. Para o lado do bem e do mal. Muito tititi. Muito meme, explorações e que tais. E aja paciência para se aturar tudo isso.

      A história do "sócia" voltou à tona. E foi um disse me disse terrível. Haja inventividade. Rolou de tudo. Apenas alguma coisa pode se tirar daí. Mas é lógico que, como diz a sabedoria popular, de toda mentira se tira alguma verdade.

      Assim é que essa história não deve ter terminado, porque as alegações que apareceram a respeito da gravidade dessas operações celebrais que Lula passou, dão a entender que não é mesmo uma situação fácil. Mas seu retorno, do modo como foi feito, dá a entender um certo grau de encenação em tais gravidades.

      Mas como nesse país sempre faltou seriedade em quase tudo, desta vez não pode ser mesmo diferente. Entretanto uma coisa pode ficar definida. A saúde de Lula não é e nem está boa, a ponto de incentivar a alguém uma performance natural ou normal.Talvez esteja aí a possibilidade de se buscar encobrir uma situação mais complexa o envolvendo.

      E como sempre se afirma, só o tempo dirá e mostrará as verdades que, por ventura, foram encobertas durante esse período passado. E com relação à torcida a favor ou contra o doente, deve ser considerada. Porque ele está numa posição de causar todas as sensações de coisa boa ou mal, simultaneamente. 

      Por fim, o Brasil sempre passou por muitas instabilidades. Tanto políticas quanto sociais. E esse momento não chega a assustar mais a ninguém. Será só mais uma vez. E pronto!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

TUDO É SÓ EXPECTATIVAS

       O momento atual que estamos vivendo no país é de uma tensão insuportável. Se enumerados em lista, esta alcançará um tamanho descomunal. E insidirá sobre vários temas. Um mais complexo que o outro. Não dá nem para ordena-los por importância. Todos o são.

      Peguemos o exemplo das prisões de militares. Quando é que se viu isso fora de seu âmbito próprio? Até atualmente, nunca! Mas em curto período, vimos militares graduados serem presos pela justiça brasileira. Mesmo que de uma forma distorcida, segundo alguns entendidos desse assunto o colocam.

      Alguém aí imaginaria um General de Quatro Estrelas, mesmo que já na reserva, fosse ser preso? E já não é apenas uma unidade. É mais de uma. Sem que a gloriosa Forças Armadas se manifestasse, mantendo uma omissão assustante.

      Os tempos são outros. E o que é que o restante do país, junto com sua população, pode esperar? O rol de manifestantes contra tais tipos de coisas cresce diariamente. Nesses últimos dias, no Senado Federal, o Senador Marcos Rogério fez um pronunciamento pesadíssimo sobre esse estado de coisas. E com muita veemência.

      É evidente que existe uma espera criteriosa por parte de muita gente. Após o encerramento dos inquéritos, onde estão milhares de suspeitos/acusados, se aguardará suas sentenças. Então, daí é que se poderá ver o que acontecerá no país. Só não se espere boas coisas.

      Mas o que espantou mesmo muita gente foi esta prisão do General Braga Neto. Afinal, sendo ele um dos suspeitos, mas o inquérito já se encontrava fechado, aguardando sua próxima definição. Portanto, a prisão está fora da lógica. Mas ultimamente, isto é o que não está se respeitando no país.

      Não há outro jeito. É aguardar o desfecho final.

sábado, 14 de dezembro de 2024

O TEMOR DE UM REPETECO DE UM PASSADO RECENTE

        

         É natural que se faça uso repetitivo de certas matérias em alguns dos espaços usados por quem costuma escrever sobre o dia a dia do viver. O cotidiano. Assim é que retornaremos a falar da situação clínica de Lula, mas também acrescentar certos fatos aos que se escreveu anteriormente.

         A situação  dele está mexendo com a cabeça de alguns. Talvez até de muitos. Isto porque há uma certa impressão que o caso não é assim como o tentam mostrar, que o presidente está em plena recuperação e que seu estado de saúde já é bom, passando otimismo para o povo.

        Esta manobra está sendo praticada por seus auxiliares mais próximos, bem como por parte da equipe médica, que fornece o estágio último da saúde do presidente. Mas muitos andam cobrando um vídeo, ou também uma simples foto, onde aparece o presidente em situação quase regular, digamos. Mas isso, pelo menos até agora, não aconteceu.

        Tudo isso gera especulações. E estas já passam do natural, permitindo que outras mais cabulosas se apresentem, tumultuando mais ainda a atual situação presidencial. E caso não se consiga contornar esse tipo de problema, é sinal que as coisas não são e nem estão correndo como tentam apresentar. Ou esconder.

         Numa suposição trágica, suponhamos que aconteça algo inesperado. Como é que aquelas pessoas se comportarão após tentarem encobrir uma gravidade maior na saúde do presidente? Isso já aconteceu no país em 1985, na situação com o eleito Presidente Tancredo Neves, história já muito conhecida de todos.

         É óbvio que a única condição que todos temos é a de aguardar os desfechos de todos esses acontecimentos. Preferencialmente não causando sensacionalismos, tampouco alarmes desnecessários na população. Mas que é e será um exercício muito trabalhoso, não tenhamos nenhuma dúvida disso.

        Tomara que não tenhamos que assistir um repeteco de um filme visto por todos em passado recente.

QUASE TUDO MUDOU E ANDA MUDANDO. E VOCÊ, PERCEBEU?

      As mudanças, na vida e no mundo.

     Será que todos as perceberam, ou as percebem? Notam as múltiplas diferenças e novidades que surgiram durante os tempos? Claro que não. Apenas os que já possuem mais idade que outros o conseguem. Mesmo assim com uma concetração diferenciada, com um instinto ligado e atento.

     Interessante é perceber que essas mesmas mudanças, com o decorrer dos tempos, têm acelerado seu processo. A cada dia que passa vão surgindo mais delas. Em quantidades, tipos e modos, modificando o dia a dia das pessoas. Isso está fazendo com que muita gente não as consiga acompanhar com presteza. Isso gera dificuldades.

     O âmbito que mais mudou e avançou está no tecnológico. A eletricidade, junto com a eletrônica e mais a informática, revolucionaram tudo no mundo. Hoje em dia todos estamos presos a isso. Basicamente para tudo o que faremos na vida. E isto também anda causando um verdadeiro aprisionamento das pessoas. Vide a situação dos celulares. Na vida e no mundo.

     Chama a atenção certos fatos. Um deles, já dito, do aprisionamento, também tem a ver com os custos. Hoje está se pagando até para cuspir, de tanto compromissos que firmamos. E sem o perceber. Porque se quermos ter quase tudo à nossa disposição, é necessário assumir compromissos financeiros. Enfim, pagar contas o tempo todo.

     Mas o principal ainda está por dizer e mostrar. Já não se vive de modo sereno e tranquilo como antes. Há um sobressalto enorme em todos. E paradoxalmente alguns conseguem se esconder no uso do celular. Em seus múltiplos aplicativos. E ficam ali sem se darem conta de coisa alguma, afastando-se das movimentações em seu  entorno.

     Um outro aspecto que se deve apegar é que adquirimos outras destrezas. Anteriormente tínhamos muitas delas mais trabalhosas, digamos. Eram necessários vários usos de processos e ferramentais. Hoje em dia há a tecla do "enter". Que dá o comando final de qualquer operação tecnológica a que nos propusemos. De certa forma, mais fácil e leve que antes.

     Mas é necessário se perceber algo mais profundo. Parece que nos submeteram a um processo de profundo viciamento. Quase que uma doença crônica e contagiosa. E a bem da verdade, pelo que se tem observado, já os estamos todos contagiados. Há quem diga, por exemplo, que "nem vive mais sem um celular". Um verdadeiro espanto, isso!


*Em tempo: faltou dizer sobre as mudanças acontecidas nas famílias e entre seus entes queridos. Por que é que existe tanto idoso solitário? A juventude nem imagine que dentro de alguns anos, que passam até rápido e imperceptivelmente. E logo serão mais um deles. É de lembrar a história da vodka Orloff, em seu comercial: 'EU SOU VOCÊ AMANHA!"

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

INDAGAÇÕES NECESSÁRIAS

       É impossível não ceder-se àquilo que a sabedoria prega e difunde. Assim é que teremos que dar tempo ao tempo, aguardar muitos desfechos de situações que aconteceram e acontecem em nosso país e também mundo afora.

      A que se refere ao estado físico de Lula, que os médicos garantem serem muito graves, contudo com informações que tentam mostrar que a situação está totalmente sobre controle, há que se preocupar com ideias paralelas diferentes no tocante à serenidade daquelas situações.

      Infelizmente em nossa nação não se costuma aplicar seriedade em grande parte das ocorrências que se dão nele. E esta fama de falta de seriedade vêm de longa data, e até do exterior. Na França, por volta de 1962. Mas está história já é bem conhecida.

      Para leigos, como este autor, a coisa fica muito complicada. Porque não se sabe ao certo o quê prevê a legislação, no caso de uma doença grave de um presidente da república. Se durante esta, ele é obrigado ou não se afastar de suas funções. Mas se sabe muito bem como funciona a política em nossa nação.

      Daí que teremos que possuir bastante paciência para ver como reage Lula, se recuperando ou não da doença. E também não corrermos riscos de ver um vice-presidente sem quase nenhuma credibilidade, assumir o cargo presidencial, sem que hajam reversões no andamento dessas situações.

      Todas essas inseguranças não são exclusivas do nosso país. Lá fora, as guerras continuam. Tanto a do Oriente Médio quanto a que corre na Europa, entre Rússia e Croácia, que já atravessou mais de ano nessas lutas. É de espantar que, neste caso, uma potência mundial esbarre em dificuldades para por fim, logo, a um confronto desse, contra uma nação de menor porte.

       Já na luta no Oriente Médio, ela a cada dia vai se esparramando para quase que todos os lados. Já são muitos os envolvidos, com resultados catastróficos para todos os lados, também. Nisso, haja paciência e tolerância para ver acabar todas essas confusões. Mas, ao final, temos certezas que os danos serão infinitos e irreversíveis. E mútuos.

       Nisso, caberia uma ou mais indagações. A primeira é: será que vale a pena tanto confronto? A que resultados se chegou? Qual lado saiu vencedor? E quais foram tais resultados dessas vitórias? Quem souber, puder ou quiser responder, esteja à vontade para fazê-lo.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

LULA E SEUS 'SÓSIAS'

      Das muitas situações conflituosas e desesperadoras pelas quais passam os brasileiros, uma delas são as mentiras que correm no cotidiano da cidadania tupiniquim. Uma das mais recentes, acredita-se, é a existência de "sósias" de Lula. E até reforçam a ideia de serem várias, o que torna a história totalmente inverossímil.

     Mesmo assim, na atual situação pela qual o país atravessa, alguns insistem em acreditar na possibilidade de se colocar um "sósia" no lugar de Lula, agora doente grave, impossibilitado de gerir a nação.

     Neste caso específico envolvendo Lula, por ele possuir peculiaridades exclusivas e de difíceis cópias, fica insustentável tal possibilidade. Uma coisa de louco, mesmo. E que torna tudo uma história sem pé e cabeça. Mesmo que alguém ou alguns se proponham a promovê-las, a quaisquer custos.

     Mas convenhamos, seria muito difícil aturar-se mais de um Lula no país. Se um já anda causando problemas em demasia, imagine mais um, dois ou três deles? Seria o fim da picada.

      Assim, quem gosta de mistérios e algo semelhante, que siga nessa linha.

SITUAÇÕES QUE TODOS QUEREM SABER

       Quando se é criança ou jovem, quase sempre desejamos, logo, alcançar a idade adulta. E isso se dá, ao final, quando vamos galgando os anos de vida que tenhamos nela.

      Mas será, mesmo, que esta faíxa adulta de idade é melhor que as anteriores? Talvez essa seja uma indagação sem resposta, porque é uma coisa de uma relatividade profunda.

      Então, com o passar dos anos, alcançamos a idade adulta. E mais alguns anos depois, a idade avançada, a terceira idade, que é elogiada por muitos, apesar de certos pesares.

      Contudo, a vida adulta nos traz coisas boas e más. simultaneamente. Uma delas é a alta responsabilidade no viver, diferentemente das faixas anteriores de vida, onde nem se tem a percepção deste fato, a responsabilidade.

      Uma das coisas mais pesadas em se viver consiste na pseudo dignidade. Sim, pelo que se vê em nossos cotidianos, falta muita coisa nisso, a começar pelo respeito. O descumprimento de leis, normas, regulamentos e afins, é quase que uma constante. Não fosse assim, neste país, e não teríamos por volta de quase cem milhões de processos correndo nas justiças dele.

      Mas no âmbito público/político, é onde, talvez, incorram absurdos a perder de vista, sem que, até agora, tenham conseguido, pelo menos, diminuí-los. Até muito pelo contrário.

      A administração pública do país é caótica. Ninguém se entende. E em seus vários âmbitos, cria-se as dificuldades para vender-se as facilidades. Isso é secular em nossa nação.

      É interessante perceber o seguinte: as confusões, são fabricadas, exatamente com a função de desnortear o cidadão. E isso é que ajuda os absurdos acontecerem e se instalarem no país. E por mais que busquemos enfrentá-los e diminuí-los, mais eles crescem, facilitando a vida dos que optam por viver perigosamente nele. A arbitrariedade torna tudo muito mais prático e fácil por quem a pratica. Vida que segue.

      Atualmente há uma confrontação quase que coletiva no âmbito público/político. Uma série de coisas erradas acontecem no momento. E simultaneamente. Inclusive o desrespeito à nossa própria Constituição Federal. Então, só cabe uma indagação a respeito: onde é que tudo isso parará?

      Mas, a reboque, cabem outras. Quando e como? Quem souber, puder ou quiser, que o responda; Os agradecimentos de todos são antecipados.

"PRECAUÇÃO E CALDO DE GALINHA, NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM".

       Pronto! Estabeleceu-se a discussão! Também a confusão. Se o Lula deve passar seu cargo ao vice, Geraldo Alckmin, ou continuar como está? Sem condições de gerir coisa alguma em função de seu grave problema de saúde, que o impede de tomar certas decisões.

      É óbvio que esta não é só dele. Isso inclui seu partido, o PT, que não quererá largar a "corôa", de jeito algum, para não dar chance a outro de tomar decisões importantes na gestão presidencial atual.

      Estas ocorrências, mesmo não sendo casuais, incide uma atenção pra lá de redobrada, porque inclui situações importantíssimas. Afinal, tem a ver com o poder total do país. E Alckmin não possui a menor confiança de petistas, bem como de quase a totalidade da população do país, haja vista seu comportamento moral duvidoso, onde até antes de ser o vice-presidente, era um ferrenho crítico do Lula, acusando-o de coisas gravíssimas.

      E tudo isso acaba causando preocupações ilimitadas, porque já tivemos um caso parecido com o falecido Tancredo Neves, que teve grave problemas de saúde antes mesmo de assumir o cargo presidencial, em 1985, que o levou à morte, dando vez ao vice-presidente, José Sarney, o que causou muita confusão naquela época.

      Não dá para esquecer, para quem viveu aquele período, a farsa montada pelos acessores de Tancredo Neves , também de seus médicos, onde o fotografaram num sofá, cercado de seus acompanhantes, buscando passar trranquilidade à população com relação à sua recuperação. E poucos dias após isso, foi anunciada sua morte.

      Sem a intenção de gerar expectativas e sensacionalismos, devemos nos precaver com a repetição daquela situação no caso da atual, incluindo Lula. Sua situação não é tranquila, como muitos o desejam colocar. Mas em se tratando de âmbito público/político brasileiro, devemos esperar mil e uma nuances explorativas.

       É óbvio que em acontecendo o pior com ele, tudo mudará no país. E teremos mais um vice-presidente de alta suspeição. Bem como com um histórico moral duvidoso, como ele já mostrou até aqui.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A DOENÇA DE LULA E AS EXPECTATIVAS CRIADAS

       E todos foram pegos de surpresa com esse agravamento da saúde de Lula nestes últimos dias. É reflexo da queda em casa há cerca de dois meses atrás, onde bateu a cabeça, na parte traseira, adquirindo uma lesão grave.

      Ontem, foi tratado com urg}ência de novo. A contusão complicou-se nesses últimos dias, levando-o de volta ao hospital em São Paulo. Claro que uma situação como essa traz especulações diversas.

     E mesmo com a seriedade de sua saúde, ele não se afastou do governo. Sendo assim, Alckmin continua em seu posto de vice-presidente. Mesmo que o atual fique ausente do poder por alguns dias, nenhuma medida sofrerá alteração até aqui.

     Óbvio que muita expectativa foi criada com essa doença de Lula. Tomara que não se repita a história que envolveu o Presidente Tancredo Neves, que ficou vários dias internado, sendo mostrado numa foto cercado de auxiliares e doutores, mas poucos dias após morreu. Ele só se elegeu, mas quem governou o país em seu mandato foi seu vice, José Sarney.

      Daí que é aguardar o desfecho dessa situação.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ORIENTE MÉDIO: CÍRCULO VICIOSO

       É bem capaz de podermos conceituar de forma abragente, talvez definitiva, o exercício da pseudo inteligência humana, tão propalada por todos durante todo esse tempo passado. Contudo, conforme um programa humorístico famoso, "cabe controvérsias". Porque as ações humanas no mundo, e a cada dia que passa, distorcem plenamente essa história de perpetuação.

      As situações que ocorrem no Oriente Médio, já há milhares de anos, onde o bom senso e o discernimento passam longe de suas ações, mostram muito bem que a inteligência humana está falha quase que ao extremo, ali. Será possível que aquela gente ainda não tenha percebido seus equívocos?

      Aquela região é paradoxal. Possui riquezas quase infindáveis em seus subsolos. Contudo a pobreza que existe aí também, faz com que existam povos em situações de infelicidades muito grandes. É muito sofrimento. E se a situação fosse tratada de modo racional, a riqueza existente ali poderia exterminar tal pobreza local.

      As guerras promovidas entre as nações dali são quase que corriqueiras. Não sabem eles que isto só traz destruição e sofrimento aos seus povos? É claro que eles sabem. Contudo, a sede do poder os faz querer supremacia entre eles. Mas, como já vimos, tudo isso é passageiro. Seus poderes não são absolutos, tampouco resistentes.

       Os imbróglios que aconteceram na Síria durante esses últimos dias, onde uma dinastia de muitos anos foi derrubada, mas o pessoal que assume o poder neste instante, pode vir a transformar-se numa gestão até pior que a que os antecede. É como se tudo isso fosse um círculo vicioso.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

UMA PAZ ABALADA SEMPRE

      Parece que nem tudo está sob influência dos tempos natalinos atuais. Em algumas áreas do mundo algo está fugindo ao controle da paz e da harmonia. Mas isso quase sempre foi assim e não há como evitar.

     Os imbróglios humanos são férteis e diversos. O poder sempre faz com que muitos se percam por aí. E é assim que vemos acontecer. Principalmente em nações que optaram por regimes pesados. Principalmente o de ditadura.

     Então, por esses dias, estamos assistindo verdadeiras contendas pelo poder. Exatamente na Síria, onde o regime de Bashar al-Assad, depois de treze anos de confusões, foi vencido pelos rebeldes no país.

     Com isso, há muitas expectativas por parte de muitos. Os terroristas que lograram êxito em colocar aquele ditador para fora, podem entrar em confronto com outro grupo terrorista, fazendo recrudescer a violência no Oriente Médio.

     A paz é um fator que não faz parte daquela região. Os povos há milhares de anos se confrontam, por uma série de motivos. Até mesmo o religioso. Mas também está voltado para o lado financeiro/econômico, porque há o petroleo no meio deles. Tambem uma região rica em águas, as Colinas de Golan, estão sempre em disputa entre eles.

     Enfim, talvez nunca se chegue à paz total naquela região. 

sábado, 7 de dezembro de 2024

O NATAL E SEU ASPECTO HARMONIOSO

       Estando já no mês de Dezembro, último do ano, considerado um mês de festas pela presença das comemorações do Natal, mesmo assim, como diria um prsonagem famoso de um programa de humor global, "cabe controvérsias!"

       Uma delas é a exploração dessa data, no âmbito da merchandising, comercializações. E que sejam. Mas isso não pode tirar de todos a alegria, a fantasia e as festas que acontecem nessa época. Mesmo sabendo-se que ela tem referência ao religioso, porque comemora o nascimento de Jesus Cristo.

       E aqueles que não entendem isso, buscando reprovar tais comorações, estão exagerando em ações de negação a tudo. É claro que muita gente nem se lembra de Jesus no Natal. Mas isso não tira a importância da data. Os espíritos das pessoas, mesmo voltando-se apenas para uma comemoração festiva, não é suficiente para se renegar o Natal dos dias atuais.

       É importante notar que em tempo de Natal, tudo fica mais leve. A afetividade e a solidariedade se sobressaem de forma quase que estupenda. E isso deve ser valorizado, sim. Talvez as pesquisas possam comprovar que nesse período a violência urbana diminua, com certeza.

       Também a sanha de consumo, de esbanjamento, devam ser desconsiderados. Pelo menos nessa vez. E a indústria e o comércio sofrem profundo aquecimento em suas atividades. Isso gera muitas situações positivas. Desde ganhos financeiros mas também o aumento da alegria entre todos.

       É importante saber que tudo tem o seu exato momento. E com a religião não é e nem pode ser diferente. Apenas que não misturemos as coisas. Principalmente da forma radical que é expressada por alguns. E num mundo tão avesso ao que estamos submetidos, uma festa como a do Natal é fundamental em todos os sentidos. Que a harmonia reine entre cristãos e pagãos. É o que importa.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A OPÇÃO DE VIVER PERIGOSAMENTE

      Cada um de nós, humanos, possuímos peculiaridades. Isso faz com que ajamos de certo modo quase que exclusivo. Mas no geral todos parecem agirem em conjunto, haja vista que muitos dos nossos procedimentos se assemelham. 

        Pegando o mote do explanado anteriormente, onde abordou-se sobre o Natal, dizem ser esse período até milagroso, pelas nuances que possui e expressam. E é bom acreditar que seja mesmo assim, porque o mundo, do jeito que está, anda precisando, não de um, mas de muitos milagres.

      Quando se vê um filme de Natal, é para se observar o andamento da história que rola nele. É quase que uma regra que os temas neles desenvolvidos, mesmo que alguns classifiquem como fantasia ou algo parecido, aquilo ali nada mais é do que a cruel e viva existência humana. A dita ficção é só da boca pra fora.

      Nisso, até poder-se-ia tomar como lição para cada um de nós, porque passamos ou passaremos por algo parecido ou semelhante em nosssas vidas nessa nossa existência. É quase que um fator automático.

      Mas quem disse que observamos isso? De jeito algum. A solução de um problema, grave ou não, que acontece com alguém, não terá a mesma solução que ocorreu nesse caso. Foge-se totalmente da regra, se é que ela exista mesmo. Mas, vida que segue...

      Quisera que a humanidade obecesse as regras que lhes são impostas pela vida. Tudo seria diferente. Talvez uma mesmice só, sem sobressaltos ou sofrimentos. Mas o humano, ao final, não nasceu para a mesmice. Ele gosta, mesmo, é de viver perigosamente. Eis a questão.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

MUDANDO DE ASSUNTO...

      Infelizmente cheguei ao universo literário como um diletante. E já em idade avançada, o que coloca um autor em desvantagem em relação àqueles que se iniciam ainda jovens. Talvez por isso tenha enveredado por uma área pesada, as das crônicas quase diárias que exercito.

       Também escolhi um tema pesado, o da política. No mínimo dos acontecimentos do cotidiano comum, que são naturalmente desagradáveis. E também são os menos escolhidos pelos leitores para suas leituras quase diárias, digamos.

      Assuntos, temas, é o que não faltam. Mas o costume acaba por nos levar para um lado quase único. E é interessante isso porque em vez de variar as abordagens, fixamos os teores de uma forma quase única. 

     Talvez se buscasse exercitar mais esse lado de literato diletante, pudesse criar histórias. Mas isso requer de seu autor uma fluidez e uma mentalização variada, porque criar história, mesmo avulsa, não é fácil. Mas há àqules que o fazem com uma desenvoltura invejável.

     Essa exata temporada em que estamos, o mês do Natal, seria pródigo em textos leves, alegres e felizes. Entretanto não é fácil trafegar por esse itinerário. Mas este mês é o mês da alegria, porque o Natal está no ar, como costumam dizer.

     O mês do Natal é simultaneamente alegre e triste, porque vemos acontecerem episódios assim, que envolvem crianças felizes mas que também envolvem as tristes. E estas últimas marcam os corações que querem que tudo seja maravilhoso.

      Não sei como ou por quê, tornei-me um aficcionado em filmes natalinos. E atualmente, por esses dias, há dois canais (141 e 157, na Claro TV) na televisão a cabo, que decidiram expor quase que o dia inteiro, filmes natalinos. E quase sempre, à noite, os assisto com um enorme prazer.

      É interessante perceber nessas modalidades de filmes que eles são, ao mesmo tempo, e simultaneamente, de drama, comédia, amor e aventura, porque narram aquilo que acontece com as pessoas mundo afora. A vantagem é que eles, quase que totalmente, acabam com o final feliz.

      Assim foi que acostumando-me a assisti-los, peguei a mania de capturá-los e guardá-los em HDs externos. E já passei de 500 deles armazenados, que vejo quando me dão vontade. Mas, com certeza, existem milhares deles no universo cinematogrático/televisivo. Sendo que Estados Unidos e Canadá dominam esse mesmo universo.

      Num outro espaço que possuo, já dissertei muitas vezes sobre isso e histórias de natal. Inclusive relatei fatos de minha infância/juventude, nestes períodos de vida. E uma coisa que me causa tremendo desgosto é ver alguém dizer para uma criança que Papai Noel não existe. Um fim de picada, isso.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

VIDA QUE SEGUE...

       Pegando carona no texto anterior deste espaço, onde foi colocado a respeito de bons ventos que andam soprando no país nesses últimos dias, mesmo assim não está sendo bastante para estimular nosso otimismo, no geral.

      A gravidade que assola o país de décadas para cá, fez um estrago enorme. Na vida, na esperança e na expectativa de todos os brasileiros. É muita desfaçatez à nossa disposição. E ela está exposta e escancarada nos três âmbitos da administração pública.

      E nem há como tentar buscar em qual deles a coisa está pior. As irregularidades, nesses aspectos, chegam a espantar. Principalmente àqueles que torcem por um país melhor, mais digno, mais justo. Coisa que está difícil de perceber.

      Nisso, a competição entre todos recrudesce, aumenta a disputa. Em ser íntegro ou cafajeste, parecendo que este último anda levando vantagem sobre o primeiro. Coisa triste, convenhamos.

      Mas, vida que segue... Outrora, em tempos idos, tudo era bem diferente. a relatividade era contrária a que está exposta nesses tempos atuais. E quando se diz relatividade. A relação entre bons e maus era muito favorável ao primeiro termo. Mas nesses dias atuais, virou tudo ao contrário.

      Terrível mesmo é ver que a própria população já se acostumou com essa relação absurda. Talvez não tenhamos mais volta aos tempos bons. É como dizem: faz parte! Mas vida que segue...novamente. Isso só está se realizando pelas muitas práticas nocivas que o brasileiro aprendeu a realizar nesses últimos tempos.

      É óbvio que existem muitas pessoas íntegras e probas no país. E elas continuam abnegadas aos seus procedimentos. Só não se sabe até quando isso durará.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

OS BONS VENTOS COMEÇAM A SOPRAR NO PAÍS

       No mundo e na vida, tudo muda a todo instante. É mais ou menos aquela velha história da montanha russa. Uma hora se está por cima; em outra, por baixo. Mas no atual momento em que estamos, parece que os ventos estão a favor daqueles que querem as leis em progresso e destaque. E assim, estamos assistindo certas mudanças nesse tempos atuais.

      Ontem, por exemplo, o ministro Tofolli extingiu a ação que rolava contra a família Mantovani. Aquela que foi acusada de agredir o ministro Morais e família em Roma, algum tempo atrás. Já estão livres dessas acusações.

      Mas será que isso basta? Claro que não. Há que haver uma justiça plena nessa história. Aquele que acusou e reprimiu tal família, tem que arcar com os ônus disso. Deve ser responsabilizado por, pelo menos, difamação e injúria, haja vista que a mesma passou por situações de alto teor de desrespeito.

      Têm que haver uma hora para que as verdades de tudo apareçam. E de forma simples e direta. Chega de fabricação de mentiras e narrativas. Também de acusações infundadas, como ocorre, na maioria das vezes, ao Ex-Presidente Bolsonaro, que está invicto, pelo menos até aqui, de todas as que lhe foram atribuídas.

      Parece que a eleição do candidato Trump, nos Estados Unidos, começam a gerar os primeiros efeitos e passos na mudança que ele promete realizar em seu país e no mundo. E já está agindo dentro desse padrão.

      O Brasil, mesmo sendo ainda um país dito em desenvolvimento, o que representa o uso de um eufemismo, haja vista que ele ainda está num plano de subdesenvolvimento, esta pode ser a hora da virada. Torçamos para isso.

     

A VIOLÊNCIA JÁ TOMOU CONTA DE TUDO

       Nesse nosso cotidiano atual, o que podemos verificar é que, parece, as autoridades não se estão apercebendo do nível de alto risco em que chegamos. No Rio de Janeiro, por exemplo, a violência já chegou ao extremo. A população está verdadeiramente acuada e até desesperada com tudo o que convive diariamente na cidade. Mas esta situação não é só local, ela é abrangente. E já se espalhou país afora.

      Mas a falta de percepção não se limita só a esta situação. As autoridades se encontram num processo de aceitação do absurdo, porque estão demorando muito a tomarem as rédeas dessas situações. O crime já impera de forma geral.

      Enfim, é uma tremenda vergonha possuir as autoridades que estão no poder nesse instante. Elas são pagas pela população para tomarem conta daquilo necessário em matéria de segurança pública, por exemplo. Entretanto algo anda faltando nessa função.

      Sendo assim, o povo não tem a quem recorrer mais. Fica à deriva em matéria de expectativa de solução de uma situação grave. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A LEI: MAS ONDE É QUE ELA ESTÁ?

       Há que se prometer fugir da sequência dos assuntos sobre inconstitucionalidades, invenções, distorções e afins, por parte da atual justiça brasileira, perpetradas por agentes públicos brasileiros, principalmentenas nas pessoas dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, especialmente na do ministro Alexandre de Morais, o autor de quase todas essas idiossincrasias jurídicas praticadas por ele.

      Numa explanação suscinta, específica e direta, uma Juíza, Ludmila Lins Grillo, enumera uma sequência de ações indevidas e impróprias por quatro níveis de âmbitos em julgamentos de indiciamentos jurídicos.

      Nisso, ela aponta uma sequência de ações ilegais por parte dos vários agentes envolvidos em processo assim, caracterizando, segundo ela, crimes de ações no desempenho profissional desse pessoal. E segue explicando detalhadamente onde estão as falhas nesse processo judicial.

      Sabe-se muito bem que não é só esta juíza que denuncia as falhas e/ou exageros daqueles agentes judiciários. Outros, também, o fizeram e ainda fazem. Um deles, o Jurista renomado, Ives Gandra Martins. Mas ainda se pode usar o nome do Ex-Procurador aposentado Sebastião Coelho, que seguem as mesmas linhas de entendimento daquela juíza.

       Mas aí é onde a porca torce o rabo. Por que é que pessoas com tanto embasamento em leis fazem praticamente uma grave denúncia de imoralidades jurídicas de agentes judiciários brasileiros e nada acontece? Será que já não existem mais no Brasil as leis que antes vigoraram? Bem como outros agentes jurídicos capazes de identificarem tanta lambança?

       Sabe-se muito bem que o Congresso Nacional, na câmara do Senado, é o contra-peso nessas situações e existe para pôr fim à tanta ação incorreta dos ministros do STF. E por que, até agora, não intervieram nesse processo? Dão a ideia de que também estão incorrendo em crimes.

       Sendo assim, a população do país fica extarrecida com tanta indiferença, talvez incapacidade, daqueles que deveriam reequilibrar as ações deficientes daques outros agentes públicos brasileiros, buscando efetivar o funcionamento da Justiça nacional.


*Em tempo: caso queiram, os leitores podem acessar o seguinte link da Juíza:

TV Injustiça - YouTube

sábado, 30 de novembro de 2024

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOMENTO QUE A NAÇÃO ATRAVESSA

       Parece que teremos que enfrentar dias pesados, doravante. Talvez nem demore a acontecer, porque muitos já andam prevendo isso, com explanações até convencíveis, convenhamos.

     Mas tudo isso acaba por emaranhar pensamentos da maioria da população brasileira, tantas são as afirmações da existência atual do caos. É só acompanhar os diversos e muitos fatos que estamos vivendo. E o instrumento usado por muitos desses é a internet, veículo muito criticado pelos que estão no pode nesses atuais tempos.

     É óbvio que nela, a internet, é onde se pode tomar conhecimento de muitos fatos que não aparecem na imprensa tradicional. Talvez isso é que contrarie aqueles que estão querendo subverter a vida nesse país. Mas há que se tomar cuidado, sim, aos que intencionam gerar outros tipos de caos. Aí mora o perigo.

     Mas, afinal, como é que se pode acreditar em certas coisas que nos dizem? Principalmente partindo do pessoal esquerdista. O que é que houve de tão profundo, que fez o Brasil dar uma verdadeira cambalhota institucional, onde a lei praticamente foi zerada, prevalecendo as ações malignas de alguns?

     Como pode alguém pretender que vivamos sob regimes diferentes daquele que estávamos vivendo? Mesmo que se diga estarmos numa democracia, mas as coisas que estamos vendo andam passando longe disso. A começar pelas palavras, gestos e ações do próprio Presidente da República, Lula, que vive a falar nela, mas age como se estivesse já num outro sistema de vida, o socialismo ou o comunismo. É só no que ele fala.

     Nesses últimos dias, recebeu o Presidente da China em nosso país e notícias corridas por aí, dão conta da venda de terras ricas na região amazônica. Vendidas por ele, Lula, sem que o Congresso Nacional tivesse ou tenha conhecimento de tal manobra. Se isso for mesmo verídico, onde é que iremos parar? Perder-se-á a nossa soberania?

      O Congresso Nacional, também por esses dias, tem se movido para fazer valer sua força, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, manifestando-se contrariamente a alguns atos do Supremo Tribunal Federal, STF, mormente à disposição deste tomar frente em assuntos pertinentes ao primeiro. São bons ventos.

      O Brasil, um país extraordinário, com suas posses e poderes, geográficos, climáticos e afins, teria tudo para chegar ao primeiro lugar de importância no mundo. Mas para que isso ocorra, tem que buscar seguir a mesma linha das outras nações vitoriosas. E o trabalhar com afinco é uma delas. Daí que, é só começar... 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O JEITO É AGUARDAR OS DESDOBRAMENTOS

       Pelo acontecido ontem no plenário do Supremo Tribunal Federal, STF, quando dois dos ministros, André Mendonça e Alexandrede Morais, discordaram entre si, realizando uma discussão intensa, com relação ao processo dos imbróglios do 8 de Janeiro de 2023.

      Ali ficou demonstrada a incapacidade do ministro Alexandre em perceber seus próprios excessos, e fazendo reparos ao colega por isso. Não deixa margem que nada mudará até se chegar ao desfecho desses imbróglios.

      Mas olhando-se de um modo positivo, é bom marcar que isso possa ser o início da derrocada daquele ministro, que conseguiu, não se sabe como, convencer seus pares de segui-lo na intenção de penalizar a todos, sem distinção. Mesmo que não haja conteúdo que prove a culpa de grande parte dos réus.

      E o que iniciou-se enviezado, por certo nunca se alinhará. E ainda conta com o auxílio de uma imprensa totalmente marrom, grande parte delas,que fica buscando apagar esse incêndio, mas usando gasolina para tal. 

      Paralelamente a isso, essa mesma imprensa já antecipou a condenação do Ex-Presidente. Já o dão como condenado. Mesmo antes do julgamento. E anda espalhando que o mesmo fugirá do país antes de ser preso. E mesmo que ontem ele tenha afirmado que enfrentará o ministro Alexandre e a quem mais se interponha entre ele e a Lei.

      Tudo isso, ao final, não passa de uma situação esdrúxula, onde as verdades continuam escamoteadas por intenções malignas e muitos, que se recusam a ceder e ver que tudo não anda passando de meras narrativas, bem como de invenções e suposições.

      O jeito é esperar. Que tudo se ajeite da melhor forma possível e o país, bem como sua população, não venha apassar por situações de angústias e sofrimentos. Assim, aguardaremos tais desdobramentos.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

ÓH COITADO!!!

      Uma questão interessante é a que indaga quem gostaria de estar na pele do ministro Alexandre de Morais, após ele gerar todas essas confusões que gerou nesses últimos cinco ou seis anos? É quase certo que a resposta disso seria unânime: ninguém.

      Imaginemos, por exemplo, qual dos desfechos que teria esse caso que envolve o Ex-Presidente Bolsonaro? Se indiciado, condenado e preso, ele tem noção do que pode acontecer a seguir? Segundo o Deputado Nícolas Ferreira, o país parará em apoio ao réu. Isso causará, ou causaria, uma situação insustentável no país.

      Mas também imaginemos do desfecho não dar em coisa alguma, depois do estardalhaço criado por esse mesmo ministro? Com que cara ele enfrentará a opinião pública e a população quase toda?

      Convenhamos, são situações pra lá de complexas. Ninguém de bom senso e equilíbrio gostaria de tornar-se alvo da coletividade. Não de uma forma como esta que foi criada. Amparada em narrativas, invenções, especulações e que tais. A ponto de muita gente já estar fazendo gracejo dessa situação. Virou quase que um meme.

      Aí, aqueles mais velhos, os septuagenários, por exemplo, diriam: "já não se faz mais ministro como no velho tempo". E isso, claro, é prontamente abonado pela situação vexatória criada por aquele ministro. 

      Paciência. Este é o único barro que tínhamos, temos e/ou teremos para o trabalho. Sem alternativas. E reforçando: coitado de quem está numa situação como essa.

*Em tempo: Faltou registrar as muitas situações vexatórias, inconstitucionais e irregulares do ministro. Isso apontado por gente especializada, abalizada desse assunto. Juristas, Ex-Procuradores, Advogados e Jornalistas sérios e corretos. Pra quê mais que isso?

*Em tempo dois: pior é ver gente passar por cima dessas situações. Subestimar a posição, a capacidade  e o conhecimento daqueles que se defrontam com o ministro nessas circunstâncias. 


quarta-feira, 27 de novembro de 2024

É, SIM, MUITA CONFUSÃO E DESRESPEITOS.

      Caramba! A cada dia que passa a confusão vai aumentando. Um dia está bom para um lado, noutro para o lado adversário. Virou uma verdadeira brincadeira, isso.

     E  o tempo vai passando. E as incertezas também aumentando. Isto porque não se consegue visualizar plenamente quem são os heróis da situação. Mas uma coisa é certa. Apesar dos contrários, é inegável que os esquerdistas não possuem a menor credibilidade nesses processos.

     Triste é ver uma instituição como o Supremo Tribunal Federal, STF, sofrer tantas críticas de muitos. E esses não são formados de pessoas leigas em leis, não. Até pelo contrário. A começar pelo honrado jurista, já um idoso, Ives Gandra Martins,  manifestar críticas diversas. Tanto ao ministro Alexandre de Morais, por suas idiossincrasias, em buscar desrespeitar a nossa própria Constituição Federal (e há mais de duzentos apontamentos disso), bem como ao referido órgão supremo.

      Ontem, por exemplo, no Congresso Nacional, muitos congressistas manifestaram ressalvas contra esses citados. Há um desrespeito específico do ministro em não acatar ao que predispõe a Constituição Federal no tocante à ação e manifestação de congressistas. E vários já estão recebendo penalidades dele.

       Por muito menos em 1964, as ações que se tomaram para reveter atos vis foi radical, a ponto de obrigar a população brasileira ficar 21 anos ressalvada de livre agir nesse período. Mas agora, o que se vê, e de um lado e do outro, são atos e ações desrespeitosas às leis do país, sem que haja a providência de algo ou alguém em pôr fim a isso.

       O jeito é ter paciência. Só não se sabe até onde. E torcer para que tudo isso acabe bem, sem transtornos ou sofrimentos à população do país. O resto, vem a reboque.

CRÔNICA FUTURA

terça-feira, 26 de novembro de 2024

INSUSTENTABILIDADES POLÍTICAS E SOCIAIS

     Quarta-feira, 26 de Novembro de 2024.

     O rumor já alcançou seu limite. É isso que dá a entender esses imbróglios que envolvem o Ex-Presidente Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal, STF, mas com destaque na pessoa do ministro Alexandre de Morais.

     Após serem definidos pelos menos três possibilidades de acusação e condenação do Ex-Presidente, a situação recrudesceu de modo intenso. Mas as reações entre todos são distintas e diversas. Parte pela condenação e a outra pela absolvição, ou arquivamento desses processos. As torcidas continuam.

     Entretanto, do que se tem visto e percebido, essas acusações não possuem lastros convictos e consistentes para penalizar o acusado. E isso tornou-se público através de muitas manifestações daqueles que entendem desse riscado, que garantem a insustabilidade delas. E nesse rol há graúdos de especialistas.

     E numa manifestação por esses dias, o Deputado Nícolas Ferreira bradou da possibilidade do país parar, caso o ministro decida pela condenação do acusado, o Ex-Presidente. E é claro que ele sabe do que está falando, por que é muito próximo deste, percebendo as manifestações populares que recebe pelos muitos lugares em que vai, quase que diariamente país, afora.

     E este não se mantém parado e nem calado, sempre se manifestando através de entrevistas e lives que produz, afirmando ter a consciência tranquila e esperando que a justiça se faça nessas situações.

     E esta, que o país atravessa, não lhe é nada favorável. Também à sua população, que vê o crime avançar descomunalmente, sem ver providências do Estado em por fim neles. E em índices revelados recentemente no Rio de Janeiro, estes estão alcançando patamares nunca vistos. E isso também é o reflexo em toda a nação.

     Espanta uma situação. É quase que costumeiro surgirem na imprensa fatos envolvendo alguns dos ministros do STF. E por esses dias o ministros Tofolli está envolvido num deles. E de assunto cabeludo, diga-se.

     Chato mesmo é ver notícias no exterior citando as irregularidades perpetradas pelo STF. Isso relfete negativamente de uma forma avassaladora contra nossa nação. E repercute em seu interior, de forma mais avassaladora ainda.

     Enfim, um país onde a justiça anda recebendo críticas por seus desempenhos, fica difícil aos seus cidadãos terem em quem confiar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A EXPECTATIVA COM O DESFECHO DAS NARRATIVAS DO MINISTRO

      Maravilhosa é essa tal de sabedoria popular, que em seu bojo nos traz tanta coisa, assim como, ensinamentos, lógicas, entendimentos, desconstruções, enfim, um amontoado de lições sobre tudo e todos, simultaneamente,

     E dentre suas conceituações, algumas delas são marcantes. Como: "nada melhor do que um dia atrás do outro"; "quem conta um conto, aumenta um ponto". E é nessa última que embarcamos na conversa das tais de "fake news". Mesmo até que se desconsidere as mentiras também em seu bojo. Mas com o passar dos dias e dos tempos, quase tudo vem â tona, desbancando os mentirosos e cascateiros daz vezes.

     Essa assertiva tem a ver com a situação grotesca ao qual uns determinados figurões tupiniquins, buscaram enrascar o Ex-Presidente Bolsonaro nas tramas que criaram sobre ele, buscando desestabilizá-lo junto à população brasileira. E, até certo ponto o conseguiram, a ponto de o impedirem de se candidatar para as próximas eleições. Mas tudo isso, em breve, será cancelado.

     Os motivos? Oras, todas as narrativas criadas até hoje contra o citado, todas foram caindo por terra uma atrás da outra. Dá até pra lembrar uma brincadeira de crianças e jovens. A chamada "Batalha Naval", onde seus participantes palpitam sobre uma determinada ação de palpites, devendo atingir os alvos determinados. Se erram, é considerado como "tiro n'água", sem efeitos sérios na disputa.

      E é assim que se pode considerar toda essa quantidade de absurdos criada por Alexandre de Morais e seus companheiros. Não logrou êxito em nenhuma de suas denúncias e acusações contra o Ex-Presidente Bolsonaro. Já há, até mesmo na esquerda, quem não dá um só centavos para essas narrativas.

      Sendo assim, é que muita gente já está externando otimismo em querer saber como esse ministro escapará de tantas situações ridículas e falsas que criou. Mas também, por causa disso tudo, ele terá que se preocupar com o após da posse do Presidente Trump, lá nos Estados Unidos, haja vista que este já sabe das muitas mumunhas geradas pelo tal ministro brasileiro. Inclusive uma sobre um de seus futuros agentes, o Elon Musk. É pagar pra ver o que acontecerá.

O GENERAL MOURÃO ESCORREGOU NA MAIONESE

      É mais do que natural que o Brasil colocou-se num lugar que expressa um montão de absurdos e coisas ruins. Esse pretenso domínio que o ministro Alexandre de Morais pensa ter alcançado, e tem feito coisas que até o próprio diabo duvida, é uma fato pra lá de louco, isto sim.

    Quando se vê o General Mourão manifestar-se em uma das tribunas do Senado Federal, dizendo coisas óbvias, mas totalmente fora de seu próprio contexto, haja vista que afirmou estar o Supremo Tribunal Federal, STF, desrespeitando a própria Constituição Federal, CF, agindo por fora das tantas faladas quatro linhas que o Ex-Presidente Bolsonaro tanto defende, agindo até mesmo sobre os outros dois Poderes da República, o que é que se pode pensar disso?

     Quando até mesmo tece comentários duvidosos sobre as Forças Armadas do país, é de se supor que ele possua uma tremenda cara de pau. Porque se ele e seus pares, que assistiram até aqui as manobras do pessoal do STF, por que ainda não interferiram nessas situações. Que papel, afinal de contas, estão fazendo elas no país até aqui, a não ser fazerem vistas grossas para tantas arbitrariedades e inconstitucionalidades jurídicas?

     Isso é mesmo de espantar, ouvir um General, praticamente confessar em público suas  e de seus colegas de farda, omissões, juntamente com as tropas que representam. Qualquer leigo nesses assuntos, sabe muito bem qual o papel que as Forças Armadas deveriam ter nessas circunstâncias. Afinal de contas, isso está previsto em nossa Constituição Federal, desde 1988.

     Sendo assim, a população brasileira se encontra ao Deus dará; porque quem tem que resolver esses imbróglios, não o faz, deixando a coisa correr frouxa para um desfecho, quem sabe?, até sangrento e sofrido. É uma questão só de tempo. O que falta para tomarem as medidas necessárias contra quem anda desrespeitando e passando por cima de nossa Constituição Federal?

     Mas o pior mesmo é ter que aturar tantas invenções, tantas narrativas, tanta acusações infundadas, bem como ações perversas contra muitos brasileitos. Até quando que o povo e o país terão que esperar?

6 DE ABRIL, DIA DE MAIS UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR.

      Amanhã, Domingo, 6, haverá a possibilidade de se medir a temperatura das situações que andam avexando a nós brasileiros, com a realiza...