Marcadores

quarta-feira, 30 de abril de 2025

AINDA HÁ ALTERNATIVA

       Não há como não deixar de voltar ao assunto envolvendo o estabelecimento da camisa vermelha como segundo uniforme da seleção brasileira. Mas antes, cabe uma informação. Esta já existe. E é a de cor azul, usada até em Copa do Mundo anterior, em 1958, deixa isso muito bem estabelecido.

      O que ocorre atualmente sobre isso são motivos para muitas especulações. E uma delas, provavelmente, tem a ver com esse atual governo, que não nega ser de linha comunista, como bem o afiançou o próprio presidente atual.

      Também já corre por fora muitas insinuações que tem a ver com pura corrupção. Uma delas é comprar o título da próxima copa, o que transformaria o Brasil em único vencedor de seis delas. E em se tratando desse atual governo, que possui sujeiras desde longa data, é verossímil tal hipótese.

       Entretanto, cabe algumas considerações a respeito. Sabe-se muito bem que o Brasil, a cada dia que passa, tem se aproximado com o sistema/regime comunista, onde o atual presidente da república tem verdadeira admiração por isso, sendo,inclusive, amigo de muitos dos ditadores no mundo, mantendo aproximações políticas/sociais e econômicas com a Rússia, a China, Cuba, A Venezuela, dentre outras mais.

       Mas parece que nossa população não presta atenção à nada disso. Até mesmo o Congresso Nacional. Mas também as Forças Armadas, que antes possuía determinação em proteger nossa nação, anda pra lá de desligada dessas coisas, daí não existindo mais possibilidades de reação a tal domínio.

       É claro que ainda existe uma alternativa a não ceder à essa transformação. O povo. Ele, sim, tem todas as prerrogativas para tal definição Resta saber se ele o quererá?

CADÊ A CONSCIENTIZAÇÃO POPULAR?

      Quando é que a conscientização se dará nesse povo brasileiro? Isso já deveria ter ocorrido pelos muitos dos absurdos que temos sofrido nessas últimas décadas e que, neste momento, parece ter chegado ao limite. Daí para frente, ou se revolta, ou então se aprisione a tudo e a todos, simultaneamente. Não há outra alternativa.

      Toda essa discussão que envolve a anistia aos acusados do  8 de janeiro de 2023, é quase que ridículo, haja vista as muitas nuances que se apresentam nela. Aquela movimentação passou longe do tal de "golpe". Foi uma arruaça quase que coletiva de um bando de ignorantes, mas que deve ter sido estimulada por agentes comunistas envolvidos nelas. E havia, com certeza.

       Onde já se viu, pessoas sem armas, portando bandeiras, bíblias e outros objetos inofensivos, mesmo que tenham depredado as instalações públicas, serem comparadas com terroristas ou subversivos periculosos? Estes estiveram presentes em 1964. E por manobras comunistas foram todos inocentados/anistiados em 1979. Gente que verdadeiramente matou, roubou, sequestrou, destruindo tanta coisa no país. Estes, sim, são criminosos, não os outros. Dois deles, por exemplo, viraram até presidentes da república. 

       Também há que se atentar para o histórico moral/político do atual presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, sua família tem enorme histórico de sujeiras envolvendo a coisa pública. Desde uma avó, pais, irmãos e etc... Também o presidente do senado federal, Alcolumbre, não deixa nada a desejar, nesse mesmo aspecto ao primeiro.

       Enfim, o país está atolado em sujeiras. Mas o povo, inocente, parece nem querer saber de nada. Daí continuar inerte. Fica comprometido com essas sujeiras, por omissão.


*Em tempo: a montagem e os responsáveis por esse tal de "golpe", localiza-se entre os que criaram essa tese. Ela foi muito bem estabelecida e desenvolvida por esses. E, pelo jeito, até agora, conseguem enganar ao povão.

terça-feira, 29 de abril de 2025

VERMELHIDÃO INFAME

       O Brasil é de uma resistência surpreendente ao que acontece em seu espaço. São escândalos dos mais diversos e variados que ocorrem nele. De todos os teores, cores, sabores e etc...

      Para quem possui um espaço para expressar situações, mesmo assim fica difícil estabelecer-se qual delas é prioritária. São tantas as nuances que acabam por tumultuar as mentes mais privilegiadas que possam estar nesse universo.

      A partir da ascensão ao poder em 2002, que conseguiu ficar nele até 2015, foram tantas as situações vergonhosas e vexatórias que o país passou e sofreu, deixando marcas profundas na infelicidade do mesmo. E os reflexos disso sofremos até nos dias atuais.

      Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Não é que em 2022, com muitas surpresas e espantos, eis que este partido voltou a governar o país. E sob a direção de um elemento com histórico criminal de profundidade. Inclusive com condenações e prisão determinadas. Era para se ter fechado o caixão desse partido.

       Só que não. Porque uma manobra suspeita e ardilosa, um ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, conseguiu arrumar um recurso de inutilizar toda aquela situação, anulando os procedimentos que houve até ali. Isso culminou com uma nova candidatura ao cargo presidencial e com certas suspeitas sobre isso, Lula voltou ao poder em 2022.

       Oras, coisa mais simples. Com o histórico criminoso desse partido e de seu líder, o que é que poderia se esperar disso? Simples. Aquilo que está acontecendo no país. O retorno da corrupção e da roubalheira. E haja escândalos para isso. Praticamente, todo mês acontece um deles.

        E  esse último, denunciado há poucos dias atrás, que traz o INSS como fundo e alvo, é de revoltar a todo mundo, sem excessão. Vilipendiar os ganhos da aposentadoria do povão, é algo pra lá de repugnante. Além de covarde.

        Se tivéssemos um Congresso Nacional limpo, isento de "300 picaretas" como bem afirmou Lula em 1993, e se instalaria uma Comissão Parlamentar de Inquérito, SPI, mas séria, sem comprometimento com nada e nem ninguém de desviar o foco da questão. Mas aí é esperar muito dos que não podem nos oferecer dignidade. Uma pena. E eles estão lá exatamente para isso. Só não o cumprem. Mas a culpa é do povão que os escolhe e os coloca onde estão.

         Mas como sempre acontece nesses casos e situações, surge um assunto para obscurecer o outro vergonhoso. Dessa vez é sobre a mudança na cor da camisa da seleção brasileira de futebol. Querem implantar uma delas na cor vermelha. Sim, a cor do PT, do comunismo, do socialismo. Enfim, a cor da senvergonhice.

         E que não nos espantemos. Tanto o esquecimento do escândalo do roubo nas aposentadorias, também a cor da camisa da seleção terá a vermelha como segunda alternativa e opção. É uma questão de tempo. É só aguardar a imundície acontecer.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

ONDE TUDO PARARÁ? E COMO?

      O episódio envolvendo a presença de uma oficial de justiça, que adentrou ao hospital onde o Ex-Presidente Bolsonaro está internado, com o agravante de ir até o interior da enfermaria do CTI para notificá-lo, mas com um documento de meses atrás, mostra quanta desfaçatez existe por parte do ministro Alexandre de Morais que, segundo a oficial, destacou-a para aquela empreitada.

      Oras, observa-se nessa circunstância diversas falhas. Até mesmo do próprio paciente, que naquela oportunidade deveria ter recusado assinar tal documento, por obviedade circunstancial. Mas a direção do hospital e também de familiares ou representante do paciente, não deveriam nem ter permitido a entrada daquela oficial de justiça.

      É claro que nessa oportunidade o Ex-Presidente viu a oportunidade de agravar a situação daqueles que o acusam. E permitindo a gravação em vídeo desse episódio, mostrou até para o mundo a cafajestice que ocorre no país no âmbito judicial/judiciário dele. Não se respeitou a lei, bem como as circunstâncias em que ele se encontrava, sob tratamento rigoroso de sua saúde. Onde anda correndo alto risco da própria vida.

       Daí que não há outra alternativa em se criar indagações sobre tudo isso. E a principal delas é onde está quem possa moralizar esse processo judicial? Não é possível que um só ministro possa monopolizar todas as decisões de um tribunal jurídico. E com o histórico de mazelas que já produziu, inclusive com uma pecha de "criminoso", como declara um Ex-Procurador de Justiça, Sebastião Coelho.

        Até quando, e onde, o Senado Federal se manterá distante dessas situações? E nos últimos dias temos assistido na imprensa certas exposições que mostram maus comprometimentos do presidente do senado, elvolvido com processos que correm no próprio STF. Alémdele, também o presidente da câmara federal, Hugo Motta, se vê emmaus lençóis, em ter sua família exposta à notícias sobre muitos crimes cometidos em seu Estado. Estes envolvem sua avó, sua mãe e seu pai.

         Como pode um país como o nosso ter sob seu comando político e judiciário, tanta gente comprometido com arbítrio e nada e nem ninguém agindo para por um fim nisso? Também há que se destacar a atual situação em que se encontra o país, tendo sido dividido, pelo menos em duas partes, onde uma está ao lado da legalidade e a outra em posição contrária a isso. 

         A propósito, ontem, pôde se ver matéria jornalística de um profissional da revista Piauí, mostrando certas situações vexatórias que envolvem o ministro Gilmar Mendes e seu filho, comprometidos com operações desairosas na Confederação Brasileira de Futebol, CBF. Haja mumunhas!

         E assim a vida segue. Como e onde terminarão estas mumunhas tupiniquins é a principal curiosidade coletiva que ora se apresenta?

sábado, 26 de abril de 2025

"DERROTAMOS A DIREITA POLÍTICA NO BRASIL"

      Definitivamente não há nenhuma possibilidade de se pensar diferente no que tange as graves situações que atravessa o nosso país. Parece que alcançou o fundo do poço ao que se refere legalidade, decência e correção, bem como desrespeito à própria constituição dele. Ela foi, e está sendo, vilipendiada ao extremo, e por agente público judiciário, que teria a obrigação de garantir o contrário do que anda acontecendo em nossa nação.

       As arbitrariedades são volumosas. De todos os tipos, modos e tamanhos. E surpreendentemente vê-se alguém surgir do nada, arvorando-se em o todo poderoso do pedaço, contando com a omissão, e às vezes conivência, de alguns de seus pares no Supremo Tribunal Federal.

       O "alguém" citado aqui é o ministro Alexandre de Morais. Mesmo sendo tratado do jeito como tem sido, onde os adjetivos desmoralizantes são muitos, partindo de gente que conhece do ofício de leis, onde chega-se ao ponto de classifica-lo como um "criminoso". E esta classificação parte de um Ex-Procurador aposentado, Sebastião Coelho. Dá a entender que existe muita coisa na justiça brasileira nesses últimos tempos. Mais ou menos de cinco a seis anos para trás.

       É pública sua luta persecutória contra o Ex-Presidente Bolsonaro, onde por várias vezes durante seu governo, buscou prejudicá-lo de todas as formas. A começar pelo cancelamento da indicação do Delegado Ramagem para a Polícia Federal, logo no início de governo dele. Mas existem outras ações inconstitucionais por ele perpetrada e devidamente anotada por um jonalismo sério como o da Revista Oeste.

       Daí por diante ele veio aumento suas ações contraditórias às leis. E o cume de todos os absurdos foi gerar um inquérito em 2018, que  o próprio ex-ministrao do STF, Marco Aurélio Mello nomeou como o "do fim do mundo", que se arrasta até os atuais dias. E o episódio do 8 de Janeiro de 2023, acabou por fecher o caixão daquelas arbitrariedades todas.

       Não se sabe de onde tirou a ideia de que o evento desse dia foi um golpe de estado. Mesmo que muitos já o disseram diferente. E gente que se situa ao lado do ministro. Onde acabou por condenar pessoas simples, desde donas de casa e deficiente físico, bem como uma simples cabeleireira que pichou com batom a estádua situada defronte do STF em Brasília, naquela mesma data.

       Dessa forma, a coisa desandou, fazendo com que manifestações intensas surgissem contra o ministro. Também no exterior, onde nos Estados Unidos há a formação de um grupo de legisladores de lá, definindo processo de punição a este ministro. E a coisa está avançando e se agravando para ele.

       Infelizmente o contra peso nessas situações todas por parte do Senado Federal não se deu, havendo total omissão daqueles componentes, bem como indiferença a uma situação pra lá de complexa e importante. Assim,   esta situação encontra-se indefinida e muito insegura por parte do que se possa fazer para neutralizar a dita potência daquele ministro.

       E ainda ontem, com a prisão do ex-presidente Collor, tudo se define dentro daquele velho padrão de usar "dois pesos e duas medidas", haja vista que algum tempo atrás quase todos os envolvidos/condenados na Lavajato, estão leves, livres e soltos, por determinação dos ministros do STF. O jogo é só um: acabar com a direita política nesse país.

       Enfim, a única indagação que cabe: quem e quando aparecerá alguém para salvar o Brasil dos criminosos que o assolam? E o dominam?

sexta-feira, 25 de abril de 2025

BRASIL: O QUE É QUE ELE É? PERGUNTE AO POVÃO

       Costumeiramente se pode observar nas imprensas (antiga e nova, a internet), exposições das autoridades tupiniquins em Pindorama (Brasil), a respeito das intenções de criar bloqueios à esta mesma internet, no caso às redes sociais, canais de youtubers e afins, visando restringir o espalhamento de notícias que eles classificam como falsas, as tais de 'fake news'.

       Mas será que alguém já parou para pensar sobre isso? Tudo não passa de sensacionalismo oficial, haja vista que a impressão que se tem é a de que a população não dá muita bola para o que corre, ou é veiculado, na internet. E o motivo é simples. As mazelas costumeiras e frequentas da área pública, a cada dia aumenta mais. São escândalos, fraudes, roubalheiras e afins.

       Dessa forma as autoridades tupiniquins nem deveriam se preocupar com a internet. O povão está se lichando para tudo de ruim daquilo que acontece no Brasil. Exceto o programa do BBB. Este, mesmo tendo sua audiência diminuída, mesmo assim atrai a atenção desse mesmo povão.

       Nesses últimos dias divulgou-se um escândalo ostensivo e grandioso, envolvendo as aposentadorias do brasileiro. E alcança bilhões, tais valores. Tem a ver com empréstimos consignados aos aposentados, ideia criada pelo próprio governo. Mas, pasmem, um dos cabeças dessas tramoias faz parte do próprio governo federal.

       Um dos envolvidos nesses escândalos é nada mais nada a menos que um irmão de Lula, o presidente. Seu nome é José Ferreira da Silva, mais conhecido como Frei Chico, que ocupa cargo no sindicato que está sendo investigado nesses escândalos, por parte da Polícia Federal, PF.

       Além do mais, quem se acostumou a acompanhar os fatos que se dão no país, através dessas imprensas, já nem se assusta, ou se espanta mais, com tantas notícias envolvendo falcatruas. É uma atrás da outra, ocupando espaço em demasia.

       Enfim, o que se buscou dizer nessa assertiva é que o povão é omisso e desinteressado nas ocorrências diárias do país. E já não basta não saber votar, elegendo, quase em todas as eleições, os "300 picaretas" que o Lula afirmou em 1993, existir no Congresso Nacional. Portanto, é o responsável direto por todas as sujeiras que existem neste país.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

PROVAR ARBITRARIEDADES, ATÉ QUE SE FAZ. MAS E AÍ?

      Já está mais do que cansativo assistir-se à tanta barbaridade jurídica neste país, envolvendo seus agentes públicos jurídicos. Eles não estão obedecendo as leis do país na maioria das vezes.

     Ontem houve um caso muito emblemático sobre isso. O Ex-Presidente Bolsonaro recebeu em plena enfermaria em que está internado num hospital em Brasília, uma oficial de justiça com uma notificação judicial. Fato este que não é permitido por lei.

     O próprio hospital deveria obedecer isso. Entretanto, não o fez. Mas o Ex-Presidente, arguto e astuto como é, fez questão que gravassem tal episódio. É mais uma oportunidade de registrar arbítrios oficiais.

      O que espanta é o próprio agente público, neste caso a oficial em questão, desconhecer o fato da proibição de uma intimação em pleno hospital. Mas dizem que omtemor desses auxiliares é grande aos desmando do ministro Alexandre de Morais.

      Apenas, depois de tudo o que já ocorreu neste país, e ainda anda ocorrendo, é de se indagar: quando é que essas arbitrariedades findarão? Também, quando é que aqueles que podem mudar esse estado de coisas, agirão?


*ASSISTA AO VÍDEO REFERENTE   https://youtu.be/NAR7yiuYDIA?si...

JOGOS DE SORTE OU DE AZAR?

      Por muitas vezes e muitos tempos discutiu-se no país sobre a liberação escancarada de jogos nele. E de tantas confusões formadas, não se chegou à nenhuma conclusão sobre tal assunto. Pelo que consta, o jogo do bicho continua proibido em terras tupiniquins. Contudo, ultimamente, tem surgido inúmeros outros jogos.Um deles é o de apostas eletrônicas.

      E isso virou uma tremenda festa. Até despertou certo interesse em autoridades em função de pessoas que recebem auxílios financeiros públicos, bem como parte de aposentados, voltarem-se para tais apostas, angariando dívidas a perder de vista, tendo suas vidas financeiras quebradas.

      E assim, de tantas que são estas tais de bets, apostas, sem qualquer exagero podemos nivelar o Brasil como uma Las Vegas da vida. Ou seja, somos um verdadeiro cassino. E até oficial.

      Mas jogos no país não se limitam apenas à essas áreas. Na justiça também existem jogos. Com a diferença que estes são de cartas marcadas. Aqueles que antecipadamente se sabe o resultado. E, ultimamente, tivemos dois deles, mas os teremos em repetição em breve.

      Fica uma dúvida nessas situações: os jogos no país são de sorte ou de azar? A resposta é até simples. Todos os que envolvem políticos, espetalhões e vivaldinos, são de sorte. Daí que resta para o povão a outra banda desses mesmos jogos: o azar. Simples assim. 

quarta-feira, 23 de abril de 2025

É ISSO MESMO?

     Pronto! Estabeleçamos que estamos, sim, sob uma ditadura. Desta vez da "toga". Coisa estranha, haja vista que as outras pelas quais atravessamos no país teve a direção ou o comando dos militares. E com a pressão das armas. Mas desta vez, foi só o uso de uma caneta e de decisões monocráticas, como vimos e ainda estamos vendo.

     Das outras vezes, ficamos por quinze e vinte e hum anos sob tal regime, respectivamente. Daí que alguém poderia fazer um exercício de quanto tempo passaremos por essa atual? Também como se dará tal solução? É difícil tal prognóstico. O jeito é deixar o tempo passar e pronto!, de novo.

     Paralelamente a tudo isso, vemos a insanidade agir e atuar no país. Legalidade, correção, honestidade e respeitos, andam escassos nele. Talvez inexistindo. Até a roubalheira continua. Mas se imagina como isso acabará? De repente entre nesse processo uma força invisível, que ponha por terra todo esse absurdo. Aí já é demais, não é? Esperar que o astral resolva esse imbróglio, é ser ingênuo por completo.

     Mas e o povão? Onde é que ele entra nisso? Sabe-se lá?! Parece que ele está anestesiado. Ou embebecido. Mas também pode estar sob uma cegueira profunda. Mesmo que temporária. Daí que não se pode esperar grande coisa dele. Fazer o quê?

terça-feira, 22 de abril de 2025

ONDE ANDA O FIEL CUMPRIMENTO ÀS LEIS NESSE PAÍS?

      A Constituição Federal do país, é o instrumento que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro, sendo sua última edição em 05 de outubro de 1988, que recebeu o apelido de Constituição Cidadã. Até aí, tudo bem.

      Contudo, nesses últimos tempos, verifica-se fatos e acontecimentos que a andam ferindo de forma profunda. Por atos perpetrados por agentes jurídicos do país, saindo fora totalmente de suas premissas.

      Vê-se na imprensa, bem como na internet, muitos apontamentos feitos que marcam essas dissonâncias e que apontam o ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal, STF, como o maior afrontador dessas questões. E há quem aponte uma quantidade enorme de atos inconstitucionais praticados por ele.

       Um desses atos tem a ver com o cidadão Filipe Martins, ex-acessor do Ex-Presidente Bolsonaro, implicado por aquele ministro em situações discutíveis, segundo sua defesa, que sofre uma verdadeira tortura, por atos promovidos por esse mesmo ministro, inclusive tendo sido preso por seis meses, tempos atrás, e que mesmo solto temporariamente, deve cumprir ressalvas em seu dia a dia. Inclusive o uso de tornezeleira eletrônica.

       E no dia de hoje será julgado no STF, que definirá se o mesmo se transformará em réu nessa ação. Mas que não terá nenhum tipo de regalia enquanto estiver em Brasília. Seu percurso deverá obedecer o critério de chegar ao aeroporto, ao hotel onde se alojará, ao tribunal, saindo de lá voltando para o hotel e daí ao aeroporto, retornando ao Paraná, onde mora e vive.

       É interessante perceber o seguinte:  o modo como Filipe Martins está sendo tratado, é o que receberia um criminoso de alta periculosidade. Lembra os fatos acontecidos com outros envolvidos, e já julgados, no processo do 8 de Janeiro de 2023. Alto rigor no tratamento a estes, como se fossem aqueles criminosos terríveis.

       Então, indaga-se: onde andam as aplicações previstas na Constituição Federal? Ela define punições mas concede direitos aos que estejam envolvidos nessas questões.Entretanto, no caso de todas as pessoas envolvidas naqueles acontecimentos, isto não está sendo respeitado. Inclusive é de se lembrar o caso de um dos implicados, que morreu na prisão, mesmo tendo sido beneficiado pela PGR, devido as suas condições precárias na prisão, que não foram consideradas e nem aceitas pelo ministro Alexandre.

       Nesta semana que se findou, a revista Britânica The Economist publicou em sua edição os excessos cometidos e praticados no país pelo ministro Alexandre de Morais. E isso alcançou enorme retumbância em grande parte do mundo, colocando-o em situação sensível e crítica. Isto atinge o Brasil de forma profunda e intensa.

       Entretanto não se viu no país nenhuma ação à essa reportagem. Ninguém com poderes para interferir nessas ações se manifestou até agora. Isso dá margem que não se tenha esperança de que o Brasil alcance legalidade jurídica plena nos dias atuais. As únicas manifestações foram em parte da internet e alguns youtubers que buscam seguir os acontecimentos interessantes. E só.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

É HORA DO BASTA!

       Diante de todas as coisas terríveis que têm acontecido no Brasil nessa atualidade, sua população fosse semelhante à da Argentina, por exemplo, não se teria resolvida muitas das questões confusas que nos acometem?

      É totalmente inconcebível que um país como o nosso tenha um presidente da república como esse que está ai. Com um histórico de mazelas e até crimes nas costas, tendo sido condenado em todas as instâncias, bem como ainda ter sido preso por isso.

      E nem bastou os acontecimentos do "mensalão", do "petrolão", bem como vários acontecimentos de corrupção e ladroagens, em seus dois mandatos anteriores? Ainda assim a população o elegeu para o cargo? Mesmo das muitas discussões a respeito da legalidade dessa última eleição?

      Dentre más escolhas de auxiliares/ministros para o governo, tendo nele alguns dos elementos declaradamente perniciosos, gente de quase nenhuma competência para o cargo, observando-se escândalos de forma nítida e clara, mesmo assim a população não reage?

      Esta última história do asilo à ex-primeira dama do Peru, ela com o histórico de crime de corrupção, o que envolveu a empresa brasileira Odebrecht, e que foi condenada à prisão, por isso, em seu país. Mesmo assim este governo assumiu compromissos com essa gente?

      Diante disso, cabe indagações. E uma delas é saber onde está a justiça deste país? Bem como seus componentes. Principalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, que nesses últimos tempos tem interferido em quase tudo nele? Mas também deve-se exigir reações do nosso Congresso Nacional sobre tal absurdo.

      O Brasil tem caído na lama já algum tempo no plano mundial. Muitas questões têm sido apontadas como vexatórias. E esta última do asilo, fecha a porteira do cúmulo de absurdos. Ou talvez até não.

      Quando é que esse tipo de coisas parará? Até quando se verá esses acontecimentos se darem de forma inconsequente e irresponsável, sem que não haja a manifestação do povão? Isso só denigre sua imagem junto ao mundo. E mesmo que já tenhamos elas arranhadas, quase desde sempre, chega uma hora que deve-se reagir à tantas mazelas.

      Pelo jeito, a hora chegou!


*Ficou pendente, para outra ocasião, as graves situações sociais, econômicas e políticas, que o país também vem enfrentando.

domingo, 20 de abril de 2025

UMA REALIDADE DOLOROSA

       É muito interessante assistir-se o que ocorre neste Brasil de agora. Sim, em pleno ano de 2025. Onde alguns insistem em dizer que estamos sob uma "ditadura da toga", seja lá o que isso queira dizer. Mas é de se pensar que muitos o saibam.

      Não há nenhuma dúvida que o país se encontra numa situação meio sem pé nem cabeça. Muita confusão. Muitas discórdias. Muita disputas. Entretanto, um fato tem que ser ressaltado nisso. A democracia está correndo sério risco nestes tempos, haja vista que se vê, lê, ouve e vive sob situações de puro constrangimento.

      Uma Corte Superior totalmente sob suspeições, onde seus componentes, pelo menos a maior parte deles, estão sob observações diversas, com seus nomes sendo envolvidos em alguma situação de desalento. Cadê o ítem da honorabilidade ilibada? Parece que não está sendo cumprida nesses casos.

      Um Congresso Nacional que já teve uma classificação desonrada, partida do cidadão Lula da Silva, em 1993, quando afirmou existir  lá, "300 picaretas". Mas que também sempre tem ocorrências suspeitas de muitos de seus componentes. E tudo exposto nessa imprensa amarronzada que existe no país.

      Um governo que vive diariamente sendo acusado de tramoias, cambalachos, maracutaias e roubalheiras. Isso sem contar suas incompetências técnicas, com resultados pra lá de assustadores.

      Por fim, uma população chifrim, relapsa e que se submete à situações de benemerências crônicas, buscando viver sob as asas do governo, mesmo recebendo, quase sempre, apenas migalhas financeiras e outras mazelas, onde é mal atendida em seus serviços públicos essenciais.

      O aqui exposto não é uma visão pessimista. É apenas a realidade dos fatos aos quais estamos submetidos já há muitas décadas. E sem nenhuma perpectiva de mudar. Pode, sim, mudar para pior, pelo andamento da carruagem que está aí.

sábado, 19 de abril de 2025

"E AGORA, JOSÉ?"

     "E agora, José?"

      Uma frase de um poema de Carlos Drumond de Andrade. Até virou música. E contém outras indagações. E apresenta algumas situações, querendo saber o que o José fará. Entretanto, pelo jeito, nem ele e nem ninguém fez. Tampouco o fará, se buscarmos trazer tudo isso para a atual situação que atravessamos nesse país.

      É quase que uma unanimidade junto à população que o crime se apoderou dos controles de nossa nação. Mas ninguém parece perceber que isto tem uma explicação. E qual é ela? Oras, retiraram um prisioneiro, um criminoso, da cadeia, colocando-o direto na cadeira presidencial. Sem nenhum constrangimento. E tudo isso homologado pelo Supremo Tribunal Federal, STF.

      O resultado não poderia ser outro. O crime dominou o poder. A ponto de praticar horrores nele. Daí que a violência urbana tomou conta das cidades. O próprio STF, na pessoa do ministro Fachin, proibiu a polícia adentrar às favelas. Principalmente as do Rio de Janeiro. E elas viraram paraíso para a bandidagem. Até escondendo criminosos de outros estados.

       E o reflexo disso deu-se recentemente no plano internacional, onde uma condenada peruana, Nadine Heredia, ex-primeira dama, por lavagem de dinheiro, foi transladada por avião brasileiro da FAB, para o nosso território. Por exclusiva decisão do presidente brasileiro, Lula, um ex-condenado e ex-presidiário. Seria cômico se não fosse trágico. Ou ao inverso. Dá no mesmo.

       Mesmo com protestos de muitos, isso não sofreu alteração. Pelo menos até agora. O que pode dar a impressão de submissão ao crime. E aos criminosos, por extensão. E nisso, cabem indagações. E a primeira delas é: onde está a justiça desse país? E seus representantes?

       O Brasil já anda atravessando diversos vexames fora dele. Está alcançando o fundo do poço no aspecto da legalidade e da justiça. Mas pelo jeito, isso não mudará. Pelo menos em pouco tempo. Possivelmente ainda teremos várias outras circunstâncias vergonhosas para enfrentar. E passar.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

CHACOTA INTERNACIONAL

      O Brasil, nesta atualidade, encontra-se numa situação pra lá de lastimável, no tocante à justiça, governabilidade e ilegalidades, tantas são as ocorrências as quais estamos sendo submetidos.

      No que tange à justiça, por exemplo, estão aumentando as suspeições sobre o ministro Alexandre de Morais, devido suas ações precárias, o que andam causando prejuízos à imagem do país no exterior.

      Com a sua sanha persecutória contra alguns brasileiros ligados ao jornalismo, por exemplo, ele segue em frente cometendo muitas gafes. E isso é reconhecido e atentado por muitos que entendem dessa matéria. Até andam controlando as quantidades destas más ações.

       O ministro tem contra ele, pelo menos, três opiniões muito claras sobre suas ilegalidades. Estas partem do maior jurista brasileiro da atualidade, Ives Gandra Martins. Mas o Ex-Procurador aposentado Sebastião Coelho, ainda vai além e o conseidera como um "criminoso", tendo afirmado isso por algumas vezes em suas explanações. Também o ex-ministro do SFT, Marco Aurélio Mello, já externou oposição às decisões desse mesmo ministro. Mas existem mais outros críticos ao ministros.

       Com o decorrer do curso, o ministro Alexandre de Morais, nesta semana, agravou sua situação quando andou exigindo do governo espanhol a extradição do jornalista Osvaldo Eustáquio, que está asilado neste país, com a permanência homologada pelo poder judiciário de lá.

       Mas, não se sabe porque cargas d'água, ele partiu para confronto com aquele governo, soltando da prisão um traficante de drogas, cuja extradição havia sido solicitada ao Brasil, deste mesmo traficante. Ele já está solto e segundo consta já foi até para o Paraguai.

       Enfim, o Brasil está sendo colocado no ralo jurídico. E nem há quem interceda nessas questões para por um basta em tanta lambança jurídica. E estamos virando chacota internacionalmente.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

A 'COISA' PODE FEDER, SIM!

      O presente assunto pode até ser considerado anacrônico, em função de já ser um assunto requentado, que é a situação de Filipe Martins, ex-acessor do Ex-Presidente Bolsonaro, que ainda passa por situações diversas, entre vexatórias, ilegais, irregulares e criminosas, por parte de certos agentes judiciais brasileiros.

      Mas num vídeo surgido ontem, gerado pelo jornalista americano Glenn Greenwald, que está ligado profissionalmente ao jornal Folha de São Paulo, este explana de forma simples, clara, mas objetiva, toda a trama perpetrada por alguns, em tentativa de comprovar uma pseudo viagem de Filipe Martins aos Estados Unidos, na época em que o Ex-Presidente voou para a América.

      Segundo consta, a própria justiça brasileira já tinha comprovado a pseudo viagem dele. Com documentação farta, inclusive. Entretanto, foram feitas manobras escusas junto à fiscalização de fronteira americana, onde surgiu um registro de entrada de Filipe nos Estados Unidos, documentação que agora se sabe grosseira e ridícula, tantos são os erros que dela constam.

      Mas o que chama atenção no vídeo de Glenn Greenwald, é a explicação fácil que ele fornece para toda aquela trama. Como também garante fidedigma a pretensão da defesa do acusado em desbaratar todo esse imbróglio ilegal criado por alguém com ligações suspeitas com a polícia fronteiriça de lá. Ou seja, um agente brasileiro atuou junto a um agente americanonessa história. 

      E o jornalista segue em frente, o que acarretará no total desembaraço dessas situações, o que pode ligar à situações mais complexas de insegurança nos controles de entrada e saída americano. Mas também algo que venha a comprometer algumas autoridades brasileiras, dando início a um processo complexo, com desfechos inesperados ao seu final.

      A essa hora, é claro que exista alguém, ou até alguns, aqui no Brasil, com a pulga atrás da orelha, como se diz no popular, temendo as conclusões de todas essas verificações. A coisa pode, mesmo, feder para eles.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

UMA ENTREVISTA MARCANTE

     A proposta de se criar conteúdos, sejam eles quais forem, às vezes esbarra em certas contingências, que nem sempre podem ser controláveis. E num cotidiano tão farto de acontecimentos, isso às vezes pode criar certas dificuldades. A primeira delas é o embaralhamento mental, de tantas que são as nuances envolvidas.

     Entretanto, há situações que acabam por facilitar certas intenções. E nesta Terça-Feira, 15, ao acessar o site do Youtube, eis que este autor deparou-se com uma matéria à qual tem uma identificação enorme. A da lisura comportamental. E isso, hoje em dia, transformou-se numa exclusividade a poucos. Um verdadeiro artigo de luxo, como se diz no popular.

    Foi na página da "Revista Oeste", onde numa entrevista, o jornalista Augusto Nunes conversou com o Ex-Procurador Sebastião Coelho. Deste, pode-se dizer mil maravilhas. A começar pela coerência. Mas também pela postura sempre correta em suas participações, sejam lá onde forem. E ele exala confiança, bem como a correta postura de um ser de primeiríssima qualidade.

    Este personagem, Sebastião Coelho, é um dos poucos, talvez raros, brasileiros corajosos, digno e ilustre, que possui uma coragem invejável, demonstrando não possuir medo. De nada e de ninguém. Diga-se de passagem que ele é um contrário ao ministro Alexandre de Morais, ao qual mantém uma profunda aversão, pelos modos como esse se conduz no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, STF.

     Ele chega ao ponto de classificar esse ministro como "criminoso", por fugir à essência do cargo, onde, por muitas vezes, já demonstrou desrespeitar a nossa Constituição Federal. E isso vem sendo apontado por esse Ex-Procurador, com frequência acima do normal.

     Desta forma, assistir à tal entrevista, o regozijo é dobrado. Isto porque o jornalista Augusto Nunes também se enquadra no patamar das raridades jornalísticas, prestando um serviço inquestionável à população, com abordagens das mais primordiais, diferentemente de grande parte dos seus pares profissionais.

     Tudo isso nos provoca um sentimento: o de que nem tudo está perdido neste país. Ainda há os que resistem e se opõem à tanta barbaridade costumeira. Ainda há esperança de que este país, num futuro breve, retome o caminho da lisura e da decência;

     Para quem quiser assistir à referida entrevista, basta apenas acessar o seguinte link:

CONVERSA COM AUGUSTO NUNES | 15/04 ÀS 20H30 | CONVIDADO: SEBASTIÃO COELHO

terça-feira, 15 de abril de 2025

RESISTÊNCIAS

     Após se assistir a tudo o que se assistiu acontecer em nosso país, é óbvio que se pode admitir uma gama de situações e acontecidos, envolvendo todos os personagens que nelas estão contidos desde então.

   O resumo não poderá ser isento, bem como ileso de conjecturas. A maior parte delas de cunho negativo, haja vista que tudo o que já aconteceu no país nessas últimas décadas, foram coisas esdrúxulas. E que nesses útimos cinco ou seis anos evoluíram, também negativamente, de forma assustadora.

   Abandonou-se o bom senso, o equilíbrio e, principamente, a seriedade. Agravando situações que já vinham de forma cambaleante. Sendo que os piores acontecimentos se deram nos âmbitos dos Três Poderes da República. Sem exceção. Está difícil apontar-se algo limpo nisso. 

  Surpreende é ver o nível moral dos componentes daquelas áreas. E a imprensa, por mais que se coloque ao lado das sujeiras, escondendo grande parte delas, mesmo assim ainda noticia e mostra tais horrores para quem o quiser ver. Uma das características maiores é buscar iludir a população do país, dizendo coisas para ela, mas fazendo tudo ao contrário. A princípio pode-se pensar que esta mesma população mereça tal procedimento.

   Felizmente, não é toda ela que se deixa enganar. Há um contingente enorme que luta contra isso. Mas é uma situação árdua, dura, pesada. Mas que ao final, com certeza, conseguirá neutralizar tanta ruindade daquela gente. Pessoas para isso nós temos, sim.

   E uma delas é o Ex-Presidente Bolsonaro, que com muita coragem vem fazendo isso. Mesmo que coloque sua saúde e vida em risco, como agora, onde encontra-se num hospital, submetendo-se à cirurgia sensível, que busca manter sua vida. E lá se foram várias delas.

  Mas isso é incapaz de vencer a malignidade daqueles que o odeiam. Gente possuidora de propriedades destuidoras, que sequer enxergam o mal que fazem e ele mas, principalmente, ao próprio país. E que não querem submeter-se à legalidade, voltando-se para maracutaias, safadezas e roubalheiras. E tudo em proveito próprio.

   O Ex-Presidente conseguirá reagir e se salvar de mais uma circunstância pesada pela qual passa atualmente. E voltará em breve em sua luta, para vencer e colocar em prática todas as suas metas de desenvolvimento para o nosso país. É uma questão só de tempo.

domingo, 13 de abril de 2025

UM FILME JÁ VISTO

      Não é comum este espaço criar matérias que envolvam o futebol. É claro que existem motivos para isso. E eles nem são poucos. A começar pela baixa qualidade que se apresenta nesses últimos tempos, onde se vê um invasão de estrangeiros nele. Principalmente de treinadores portugueses.

       O absurdo de se usarem jogadores para a seleção apenas dos que jogam no exterior, preterindo o que chamaríamos de a prata da casa, anda mostrando que deu-se um verdadeiro tiro no pé por parte daqueles que intentaram com isso. Claro que também cometeram um tremendo desprestígio aos treinadores nacionais.

      Parece que ninguém atentou para um fato simples. O Brasil alcançou o título de pentacampeão mundial no futebol, com seus próprios componentes. Mas lá se vai quase que vinte cinco anos dessa conquista. De lá para cá anda definhando.

      Mas nada existe de ruim que não possa piorar. Alguns dias atrás estoura um escândalo envolvendo jornalistas e CBF. A ponto de ter havido interferência em afastar tais profissionais do serviço. E nem se precisou cavucar tanto para se constatar os meandros que existem nesse âmbito, mas que envolvem sujeiras das grossas.

      Descobriu-se envolvimento de alguém muito conhecido no país e que nem é ligado ao futebol. Pelo menos não o era até agora. É que foram descobertas certas situações cabulosas envolvendo o ministro do STF, Gilmar Mendes. Inclua-se nisso um de seus filhos. Fora interesses econômicos vinculados a tudo isso.

      O imbróglio está só no início, mas promete muitos desdobramentos. E é uma pena que ninguém atente para a situação envolvendo um membro de nossa casa maior na justiça do país. Fora outras mumunhas, esse figurão já andou envolvido em várias outras delas.

      E como ele está colocado numa função e num posto chave, digamos, onde pode, inclusive, barrar certos andamentos jurídicos/judiciais, este último, por certo, encontrará o mesmo destino de outros que foram desviados de seu foco, caindo no ostracismo jurídico/judicial do país. Esse filme todos já estamos cansados de ver.

sábado, 12 de abril de 2025

INDAGAÇÕES PERTINENTES

       Neste exato tempo, observa-se certas desconfianças ao comportamento do presidente da câmara, Hugo Motta. Ele é nascido no estado da Paraíba e sua família possui raízes neste estado. Esta tem histórico profundo e arraigado em suas  políticas. É quase que um fator hereditário. Seu pai, inclusive, é prefeito numa das cidades de lá.

      Nisso, é bom analisar-se certos aspectos envolvendo políticos nordestinos. E estes, digamos que surpreendentemente, destacam-se no Congresso Nacional há muitas décadas. Um deles, José Sarney, do Maranhão, alcançou a posição de presidente da república há anos atrás. E não esqueçamos de Fernando Collor, de Alagoas, também.

      Mas interessante é observar-se o domínio que políticos nordestinos alcançaram na política do país, principalmente em gestões no Congresso Nacional, em suas duas casas, a Câmara e o Senado. Assim pode-se querer alcalçar algumas explicações para o atraso geral que o país possui. Lembrando que a região nordeste é considerada como mais atrasada que as do sul, centro-oeste e leste.

      E como é que se pode explicar tudo isso? Políticos nordestinos que dominaram o Congresso Nacional não conseguiram fazer suas regiões avançarem. O exemplo disso está em Alagoas, Maranhão e agora, a Paraíba, com Hugo Motta na liderança do Congresso. 

     A princípio esta assertiva pode possuir ranço preconceituoso. Mas não o possui. É simplesmente uma constatação de uma situação interessante. Porque se alguém não consegue fazer progredir sua região, como o fará com demais delas? Alguém já parou para pensar sobre isso?

     E também existe o aspecto da corrupção, onde quase sempre isso surge em suas gestões. E os anais do país possuem tais registros. São noticiadas todas as suas movimentações nesses âmbitos.

     Diante disso só cabe  indagações: até quando este tipo de situação acontecerá em nosso país? E quando é que se conseguirá livrar-se disso? Será que dentre os 594 congressistas não existem outros mais capacitados que esses escolhidos até aqui? Por que existe tanta corrupção na política brasileira?

sexta-feira, 11 de abril de 2025

AS BATALHAS CORRIQUEIRAS E PERENES

       Aos brasileiros que buscam alcançar e ver uma normalidade institucional no país, a labuta será sempre intensa, pelo que se pode ver. A cada dia é uma batalha. E isso não tem cessado nunca.

       Uma delas, ontem, definiu o acolhimento da justiça americana ao pedido dos advogados de Filipe Martins em insistir na descoberta das falcatruas envolvendo sua pretensa ida aos Estado Unidos ao final do ano retrasado, fato que não aconteceu. Mas alguém, ou mesmo alguns, forjaram esta situação, criando um registro no órgão americano, na Flórida.

      Esse imbróglio lhe custa a liberdade até os dias atuais, onde é obrigado a cumprir prisão domiciliar, com muitas exigências, inclusive o uso constante de uma tornozeleira eletrônica no pé. E é isso que o faz exigir quem é ou são os autores desta falcatrua. O processo seguirá adiante.

      Mas aqui em terras tupiniquins, tudo anda de mal a pior. A começar pelos desrespeitos ás leis brasileiras, fato este cometido por agentes públicos nacionais, que passam por cima delas, desrespeitando profundamente também a população do país.

      Essa questão envolvendo a anistia àqueles que participaram dos atos de 8 de Janeiro de 2023, é uma questão pra lá de complexa. Principalmente quando se vê dificuldades em seu andamento, perpetrado pelo próprio presidente da Cãmara Federal, Hugo Motta.

      Infelizmente nunca se poderá esquecer, talvez, da afirmação que fez Lula, em 1993, quando afirmou com todas as letras que "no Congresso Nacional existe 300 picaretas". Isso está registrado nos anais do país. Queiram ou não. E pode muito bem explicar grande parte das mazelas que aconteceram, e ainda acontecem, nesse mesmo Congresso Nacional, hoje. Haja sujeiras.

     Diante disso, talvez a única solução é aguardar até às eleições de 2026, quando a população poderá corrigir-se, deixando de eleger algum, ou todos, os picaretas citados pelo Lula, lá atrás. Só assim se farão políticas limpas e corretas. Porque, de outra forma, "tudo continuará como dantes no quartel de abrantes"

quinta-feira, 10 de abril de 2025

ESTADOS UNIDOS ACEITAM REPRESENTAÇÃO DE FILIPE MARTINS

       É quase certo que grande parte do povão não acompanha os fatos que ocorrem no país. Principalmente no âmbito político. E os do âmbito judiciário, muito menos. Então desconhece as muitas mumunhas que se dão nesses universos.

       Ontem, por exemplo, deu-se um fato importantíssimo nos Estados Unidos, envolvendo nosso país, mesmo que indiretamente, diga-se. O ex-acessor de Bolsonaro, Filipe Martins, apresentou uma ação, pedindo à justiça daquele país que proceda a descoberta dos autores pela fraude o envolvendo, com relação à uma falsa entrada naquele país há tempos atrás.

       E esta justiça aceitou tal ação, garantindo que buscará descobrir autor(es) desse crime. Isso acarretará desdobramentos que poderão atingir outros elementos. Lá nos Estados Unidos bem como no Brasil, haja vista que este país é rígido com infrações que envolvam entrada e saída de seu território.

       Isso provocou uma alarmante situação na internet. Infelizmente a imprensa marrom, dita tradicional, não noticia certos fatos, deixando a população fora de seus conhecimentos. Mas está havendo muitos que estão de olho nisso, bem como uma gama de interessados em ver tais ocorrências virem à tona, trazendo e apontando os devidos culpados.

       Então, a partir da aceitação dessa ação por parte da justiça americana, se aguarda que tudo seja esclarecido. E que também os culpados sejam descobertos. Daí que se poderá observar se houve participação de brasileiros nas falsificações lá descobertas. E que estes sejam devidamente penalizados;

       Mas isto não cessa tal questão. Após a descoberta se há ou não brasileiros envolvidos nisso, os desdobramentos serão automáticos. E aí é que precisamos acompanhar de perto quem são esses envolvidos, como se deu esse envolvimento, bem como para quê? E que nada disso fique em branco. Já há muito que o âmbito jurídico brasileiro vem deixando a desejar com relação à verdades.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

O CASO DO FILIPE MARTINS

     É hoje uma audiência nos Estados Unidos onde se darão início à descoberta dos meandros suspeitos da possível entrada, lá, de Filipe Martins, o que deu origem à sua prisão no Brasil, por decisão e ordem do Ministro Alexandre de Morais.

      Advogados dele, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, estão empenhados em descobrir os autores dessa tramoia. Mesmo que aquele país tenha tentado arquivar tal questão logo de início. Mas esta defesa não o aceitou, dando seguimento à essa mobilização de agora.

      Está nítida a situação que contém participação de agentes se seguranças americanos nessa tramoia. Mas também com o incentivo/estímulo de agentes brasileiros. Já está devidamente identificado o agente de lá, mas agora a defesa busca descobrir quais são os agentes brasileiros envolvidos nisso, também. E esse é que é o fato principal dessas movimentações.

      Dá pra se ver a importância desses acontecimentos, quando se viu uma iniciativa do ministro Alexandre de Morais utilizar uma publicação do advogado de Filipe, Sr. Sebastião Coelho, em sua própria rede social, com a presença do cliente, mas com total imobilidade dele nessa ocasião. Postagem de seis meses atrás. Portanto, ele não contrariou as leis que o impediam disso.

       Então, cogita-se que o ministro tenha se aproveitado para impedir que o acusado deponha na ação que os americanos desenvolvem lá, mas que terá uma participação mais do que marcante dele. E isto está rendendo assunto por toda a internet e canais dos youtubers interessados nesses acontecimentos.

       Claro que as expectativas são extensas e intensas em se saber quem ou qual agente brasileiro tenha processado ações criminosas nesse processo. Já é público e notório que houve manipulações/participações  de alguém, ou alguns, em criar aquelas situações, que comprometeram o acusado, indevidamente.

QUEM SABE?

       É terrivelmente estranho que ainda não tenha ocorrido neste país, algo tenebroso. Isto porque as circunstâncias que nos cercam, mostram facilmente que não estamos vivendo dias normais, onde há tantas pendengas entre muitos.

     Uma discussão maior está envolvendo direitos humanos. Direitos constitucionais. Que gente avalizada nesses assuntos garantem que há agentes públicos judiciários fugindo dessa lógica. Apontam e mostram o que dizem já alcançar mais de uma centenas de atos inconstitucionais perpetrados por aquelas figuras.

     Isso não é fato difícil de se captar. Desde o momento que se vê, lê, ouve, vive, não necessariamente nessa ordem, nomes de alguns desses agentes jurídicos serem citados, é algo, sim, para muitas preocupações. Além de anormal, são inaceitáveis tais acontecimentos. E com muitos deles, e citações, graves e específicas. Muitas até os denegrindo.

     Interessante foi que no dia de ontem, 8, foi mostrada uma sequência de fotografias de Alexandre de Morais, todas muito caprichadas, que até dão a entender que ele quer expor tudo o que representa em matéria de força e poder no país. Alguns, ou muitos, já o chamam de um ditador de toga. Isso é assustador.

     Mesmo um leigo, desde que tenha argúcia avançada, observa que os tempos mudaram a partir da chegada de Jair Bolsonaro à Presidência da República. Os especialistas dessas áreas nem sabem explicar como ele atingiu esse nível. Mas agora isso nem interessa. A esquerda decidiu retirar sua máscara e mostrar sua face. E o fez de forma acintosa e arraigada. E agora está agindo às claras, tentando tomar o poder que buscam desde os anos sessenta, quando foram barrados de tal intento pelos militares, na época. Aliás, já estão no poder.

     O agravante nisso tudo é a sanha socialista/comunista que tentam empregar em nosso país. E até gora o estão conseguindo. Mesmo que alguns nacionalistas ferrenhos busquem enfrentá-los. E tudo está caminhando para um desfecho fatal, não tenhamos nenhuma dúvida disso.

      Preocupante, mesmo, é a ignorância e a indiferença popular. O povo ainda não percebeu que está sob tremendo massacre. Mas optou por aceitá-lo. Mesmo que através de certas benemerências, como esses tais de "vale-isso", vale-aquilo", cujos valores são desprezíveis. Mas o pior é ficar sob essa exploração de modo natural. Passam a ideia de gostarem de viver assim. Com pouco ou quase coisa alguma. 

      Não custa relembrar dos tempos do militarismo no país, onde diziam que tudo ficava sob o domínio de uma "eminência parda", que mexia os pauzinhos para que tudo corresse da forma como bem o queriam. E é bem provável que isto ainda esteja acontecendo nesses dias atuais. Cabe saber quem é essa eminência parda atual? Ela pode ser local ou externa. Quem sabe?

terça-feira, 8 de abril de 2025

UM POVO COM FORÇAS RETOMADAS E RENOVADAS

       Esta Segunda-feira, 7, marcou o reinício da convicção na verdade na consciência de grande parte dos brasileiros. Principalmente naqueles que não adotam, e até repelem, as manobras sórdidas que alguns agentes públicos brasileiros vêm adotando nesses últimos cinco ou seis anos, buscando ludibriar o povão com engôdos e embustes dos mais grosseiros possíveis. 

      A manifestação popular deste último Domingo na Paulista, 6, deixou isso muito claro. Dá até para ressurgir com uma campanha petista de algum tempo atrás. Aquela que dizia "sem medo de ser feliz!". Mas também uma outra que se pode criar doravante: "a plena, total e completa convicção na verdade", haja vista que lidamos com gente mentirosa, traçoeira e covarde. E que não se pode conceder espaço à elas.

      Foi um evento emocionante. Os que discursaram nele mostraram a garra que andam expressando. O da Ex-Primeira-dama Michelle, então, foi algo extraordinário. Não é à toa que há gente que a anda estimulando a lançar-se como futura candidata às eleições presidenciais de 2026. E, claro, ela terá uma expressiva campanha.

      O importante foi a manifestação pela coragem de todos que dela participaram. Os ventos sopram a nosso favor. E somando-se às possibilidades de profundas ações dos congressistas americanos em derrubar a sanha dominadora de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, é de se supor que tudo mudará daqui para a frente.

      Também as denúncias e amostragem que se fez e anda fazendo dos muitos arbítrios perpetrados por Alexandre de Morais, e isso já anda surtindo efeito, haja vista que ele já anda se suavizando em certos procedimentos, é aguardar que isso siga em frente. E torne-se outra força contra suas maldades e inconstitucionalidades.

       Com uma certa dependência do Congresso Nacional, tendo em vista que os respectivos presidentes das câmeras que ali existem, mostrem que eles não estão ao lado do povo, mesmo assim é continuar manifestando força e coragem, no sentido de reverter esse quadro. É só uma questão de tempo.

       E ainda há que se ressaltar posturas públicas de outros brasileiros, estes, conscientes do respeito a tudo e a todos. Faz- necessário citar algumas delas, que se coadunam com tudo aquilo que se espera de um cidadão pleno: o Jurista Ives Gandra Martins; o Ex-Procurador Sebastião Coelho; o Ex-Ministro do STF, Marco Aurélio Mello; e por fim, relembrar uma das maiores figuras jurídicas que esse país já teve: Heráclito Fontoura Sobral Pinto, talvez o mais representativo jurista neste país. E se vivo fosse, por certo, manifestaria total e completa discordância de tudo o que se passa no âmbito judicial/judiciário brasileiro, atualmente.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

O RECADO FOI DADO

      Todos sabemos das muitas dificuldades de nosso povo em relação à muitas coisas. Em educação, profissionalização, segurança pública, assim como outras. Entretanto, talvez a pior delas esteja no aspecto da conscientização. Falta, sim, muito a adquirir e conseguir. Pelo menos para que se aprenda a votar. Também a manter uma prática cidadã constante.

       Ontem na Av. Paulista, em São Paulo, foram realizadas manifestações contra as muitas arbitrariedades judiciárias de agentes judiciários brasileiros, que amontoando-se com outros agentes públicos, buscaram enganar a população com uma história pra lá de absurda, que foi a do pretenso "golpe do 8 de Janeiro de 2023".

        E até aqui o conseguiram, forjando situações das mais estapafúrdias. Até rocambolescas, tais as intenções que buscaram ludibriar nossa própria população. Essa história de "golpe" não poderia se sustentar por tanto tempo, mesmo que o povão não tenha prestado atenção às mazelas dessa gente.

        Os responsáveis por essas enganações forjaram documentos e situações descabidas. A ponto de atribuir essa movimentação à pessoas idosas, doentes, gente simples, trabalhadores comuns, que não portaram nenhum tipo de armas para suas movimentações. Nada que desse a entender possuírem seja lá qual nível de periculosidade.

         Também orquestraram tudo o que puderam para incriminar o Ex-Presidente Bolsonaro, seu ajudante de ordem Coronel Cid, os Generais Braga Neto e Augusto Heleno, assim como vários outros militares de alta patente. E até conseguiram complicar a vida daqueles. Pelo menos até certo ponto. 

         Contudo, recentemente, não se conseguiu provar foi coisa alguma deles. Tudo narrativas e conversas fiadas. E aos poucos o país vai tomando conhecimento dessa farsa. E falta muito pouco para ela ser totalmente desmantelada.

         Acontece que no meio disso tudo, além das arbitrariedades e inconstitucionalidades perpetradas pelo ministro Alexandre de Morais, outras várias vêm sendo cometidas. E tem a ver com a incriminação de alguns dos participantes daquelas movimentações, muitos deles que sequer entraram nas intslações oficiais no Planalto Central. Muito menos participaram de algum quebra-quebra.

        E o caso da cabeleileira Débora Rodrigues, que foi presa e acusada de pichar a estátua que se localiza defronte da sede do Superior Tribunal Federal, STF, sendo ainda acusada de outros crimes paralelos, é o mais emblemático dessa história toda. A mulher já estava presa há mais de dois anos, de uma forma totalmente arbitrária, segundo alguns entendidos, ficando distante de dois filhos menores, sem poder vê-los, o que também contraria a própria lei para tais casos.

        Talvez a manifestação de ontem, 6, na Paulista, tenha sido ocasionada por tais circunstâncias, haja vista que uma situação como essa despertou a sede de justiça do povão, o conseguindo, pelo que se pode ver, nesta oportunidade. É bem provável que desta vez aceitem uma quantidade de gente naquela via em torno de milhão de pessoas. Mas o importante que tal mobilização alcançou o país quase inteiro.

         E bem provável que dessa vez os agentes judiciários desrespeitadores das leis do país caiam na real e atentem para o que pode vir doravante em relação à serenidade do povão. Não é bom brincar com essas coisas. E, principalmente, o recado foi dado. Não há como se admitir e/ou aceitar penalidades tão profundas e volumosas nos crimes que buscam intentar contra simples pessoas.

sábado, 5 de abril de 2025

6 DE ABRIL, DIA DE MAIS UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR.

      Amanhã, Domingo, 6, haverá a possibilidade de se medir a temperatura das situações que andam avexando a nós brasileiros, com a realização de mais uma manifestação popular. Desta vez será na Avenida Paulista, na capital de São Paulo. E espera-se uma reação de alta positividade por parte da população do país.

     Nesses últimos tempos acontecem episódios pra lá de excitantes, com relação ao que se verifica no Brasil, principalmente abrangendo o âmbito judiciário, tantas são as denúncias que se andam fazendo contra ele. E questões profundas. A primeira delas é a inobservância da lei, bem como o desrespeito à nossa própria Constituição Federal.

     As denúncias sobre isso são muitas. E quem as faz são pessoas embasadas em leis, apontando questões pontuais, difíceis de se negar. Mas até agora não se viu nenhum desdobramento a respeito. Principalmente por parte do Congresso Nacional, especialmente o Senado Federal.

     As estimulações sobre essa manifestação são e estão intensas em todos os lugares. Espera-se que a população responda positivamente a isso, porque é ela quem está sendo prejudicada com aquelas más ações dos agentes. E não há como permitir tais e tantos abusos.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

INCERTEZAS E INSEGURANÇAS. TAMBÉM DÚVIDAS E ESPERANÇAS.

       Com incertezas e inseguranças mostradas pelo PGR, Paulo Gunet, e também do STF, na pessoa do ministro Alexandre de Morais, no tocante à decisão de prender ou não, de forma precipitada, o Ex-Presidente Bolsonaro, é onde se pode sentir positividade em se ver que tudo isso, num futuro próximo, mostrará, se não toda, mas boa parte das lambanças jurídicas perpetradas até aqui por esse pessoal.

      As últimas dão conta da esperteza daquele ministro em buscar reapresentar certas provas, e estas não foram disponíveis para apreciação das defesas dos acusados. Segundo especialistas, coisas pra lá de grosseiras. E isso mostra muito mais insegurança nos ataques aos que são acusados, sem chances de se defenderem, adequada ou totalmente, nesses processos.

      Porém, muita água ainda rolará por esse riacho de absurdos. Até porque está havendo certas ações paralelas com relação aos desmanches dessas más intenções judiciais oficiais, digamos, que interferirão nos resultados de todo esse imbróglio até aqui visto.

      Lastimável é ver a obsessão do ministro Alexandre de Morais em buscar justiçar pessoas do modo como anda fazendo. Já há muitos casos comprovados de injustiças. Também de ilegalidades. Contudo, o que se pode observar até aqui, é que ainda não apareceu um autêntico justiceiro para por fim à tanta ilegalidade e inconstitucionalidade praticada contra muitas pessoas. Neste caso o Senado Federal seria o agente adequado para esse tipo de ação.

      E do que se tem visto, observado e constatado, a cada dia que passa a situação do ministro Alexandre anda caindo para o lado da insustentabilidade jurídica, tantas são as mazelas praticadas por ele nessa história.

      Não se pode desconsiderar os graves riscos que nossa nação anda correndo, por assistir tanta confusão no âmbito social/jurídico. Com resvalo ao Legislativo, haja vista a omissão, e até indiferença, com que andam tratando uma situação gravíssima como essa.

      A propósito, neste próximo dia 6 do corrente mês, saberemos o grau e a consistência das manifestações marcadas para a Avenida Paulista, que visam buscar anistia para toda aquela movimentação do dia 8 de Janeiro de 2023, bem como a todos os que nela estão ou estiveram envolvidos. Aguardemos. 

*Em tempo: pipocam pela internet alguns vídeos mostrando certos episódios do dia 8 de Janeiro de 2023, lá em Brasília. E estes colocam suspeitas de infiltrados esquerdistas naquelas movimentações. Isso requer que as autoridades se debrucem sobre eles, afim de elucidarem por completo aquelas malandragens. Ou não.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

É TANTA CONFUSÃO !!!...

      O Brasil anda atravessando situações perplexas em função de fatos inexplicáveis. E o primeiro deles tem a ver com o âmbito judicial/judiciário, onde observa-se fatos tristes, como a da inobservância das leis do país. Até mesmo a Constituição Federal tem sido colocada de lado, desrespeitada por aqueles que a devem proteger e fazer valer.

       E tudo isso se deu assim de repente, digamos. A partir de um certo momento viu-se tudo degringolar assustadoramente. Sendo que ministros do Supremo Tribual Federal, STF, praticaram atos que fugiram à essência do esperado. O primeiro deles foi o ministro Lewandowscky desviar-se da lei ao isentar a ex-presidente Dilma do cumprimento do que determinara a Constituição Federal, CF, em ficar inelegível por oito anos, após sofrer impedimento no processo ao qual foi condenada.

       Também o ministro Alexandre de Morais passou por cima de uma indicação do Ex-Presidente Bolsonaro, que por lei o autorizava a indicar o diretor da polícia federal, Ramagem, desfazendo aquela decisão presidencial, de modo inconstitucional.

        Fora outras atitudes de outros ministros daquele tribunal, já seriam suficientes para o Senado Federal agir no contra peso dessas decisões equivocadas daqueles agentes, colocando os pingos nos is, no sentido de regular o funcionamente dos Poderes da República, que são equivalentes e não podem exceder em decisões unilaterais, invadindo competências de outros.

        A partir disso e daí, o que se viu foi o país perder o rumo judicial. Sendo que o ministro Alexandre de Mortais arvorou-se em ser o comandante chefe de todas as decisões relativas ao STF, tomando posição que alguns já denominam de ditatorial. E isto fere a Constituição Federal do início ao fim.

        E este, aproveitando-se da situação, num processo gerado pelo ministro Tofolli, arvorou-se em comandante daquelas ações, a ponto de um ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello, criar um título exclusivo para tal processo: o do "fim do mundo", haja vista que lá se vão mais de seis anos de sua criação, sendo que anda incluindo gente, gerando situações pra lá de absurdas com isso.

       Mas os acontecimentos do 8 de Janeiro de 2023 foram a gota d'água para se observar um número exagerado de absurdos. Acabaram por misturar farinha com marinha, quando atribuíram a manifestação descontrolada do povão na Esplanada do Congresso, como um golpe de estado, dentre outras criações que fizeram com esse mesmo movimento.

       E tudo poderia ter tomado um rumo diferente nas investigações, se o ministro Flávio Dino não tivesse destruído as filmagens que registraram toda aquela movimentação naquele local e data, Daí que a verdadeira explicação ficou por demais prejudicada, sendo aproveitada por alguns para misturar os assuntos. Com isso muita gente foi arrolada sem o menor constrangimento. E isso é o que anda dando o que falar.

       Então, nesses últimos dias, a gota d'água despejada do recipiente, é a situação que envolve a cabeleileira Débora Rodrigues, que foi presa por pichar uma frase muito conhecida na estátua que fica defronte da sede do STF, usando um simples batom, mas que os vivaldinos usaram como um fato gravíssimo, onde uma pena de quatorze anos foi determinada á ela, gerando uma verdadeira convulsão social nestes últimos dias. Também o tempo de prisão em que ela se encontrava, mais de dois anos, sem que seu processo seguisse os trâmites legais em seu andamento.

       Além disso tudo, atualmente estamos assistindo muita gente manifestar contrariedade contra quase todas as decisões do ministro Alexandre. É interessante ressaltar que se dependesse da imprensa costumeira, muita coisa não aparece e nem aparecerá em seus noticiários. Porém, diferentemente disso, a que podemos denominar como nova imprensa, que é produzida pela internet, nos trás muitas das notícias que não são divulgadas pela outra imprensa.

       Óbvio que se tem que observar certos cuidados com isso. Não são todos os que publicamna internet que merecem créditos e/ou atenções. Há, sim, muita coisa suspeita nela. Mas agradeçamos àqueles que lutam por manter a verdade soberana. E seu contingente já está em tamanho respeitável.

       Até mesmo ontem, apareceram novas matérias dando conta de complicações envolvendo o ministro Alexandre. E assuntos muito complicados que a esta hora o tem deixado alarmado com seu conteúdo. Mas há que haver interferência maior nisso, para que estas situações sejam devidamente apuradas e sanadas. Portanto, aguardemos tais desfechos.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

UM PERIGO NOS RONDANDO A TODOS

     Parece que tudo se precipitará num tempo bem antes do esperado por todos. Hoje aparece na mídia que o ministro Alexandre de Morais, neste útimo dia 19 de março, havia consultado a Procuradoria Geral da República, dentro de uma possibilidade de prender o Ex-Presidente Bolsonaro. Mas o procurador não deu andamento nisso, e até nem se sabe por qual motivo.

     Mas exposta tal situação, as explorações sobre ela ultrapassam a expectativa de todos, mesmo que saibamos que fosse por conta daquele ministro, o Ex-Presidente já estaria numa prisão. E nisso, dá para se entender que ele, o ministro, gosta mesmo é de brincar com fogo.  Parece não ter ideia das ocorrências que se darão com a efetivação da prisão do Ex-Presidente.

     Somando-se a isso, consta que o atual presidente da câmara também anda se insurgindo com o Ex-Presidente, no sentido que ele retire de quaisquer pautas essas mobilizações do evento marcado para o próximo dia 6 de abril, na Av. Paulista.

      Como vemos, é bem provável que entre poucos dias tudo se resolverá. Não do modo como eles pensam, haja vista que o Ex-Presidente, apesar de toda carga que fazem contra ele, ainda detém um prestígio invejável com grande parte da população. E já há quem garanta que o confronto entre essas suas partes se dará logo. Mas os resultados, como todos o devem saber, é temeroso.

terça-feira, 1 de abril de 2025

OS FATOS COMEÇAM A SEREM ESCLARECIDOS

       Esta semana atual está começando com surgimentos de várias notícias, todas elas dando conta do resultado das pressões populares que está havendo em muitos dos intrumentos de comunicações no país. E na internet é onde se verifica isso de modo e forma mais atenta e volumosa.

      A situação de Débora Rodrigues, a cabeleileira do batom, já tem seu perfil mudado, retirando dela a periculosidade que lhe tentaram incutir ao pichar a frase do Barroso na estátua em Brasília. Ela está, inclusive, em casa, mesmo com restrições à sua liberdade. Também sua carta ao ministro está lhe rendendo bastante positividade. E este mudou suas posições a respeito de vários aspectos.

      Uma outra notícia envolvendo o jornalista Rodrigo Constantino chamou atenção de muitos. Segundo informações dele próprio, Alexandre de Morais liberou o bloqueio sobre suas contas financeiras, facilitando-lhe o tratamento de cancer pelo qual passa ultimamente. Ainda não se soube sobre liberações políticas. Mas é aguardar tal andamento.

      Num vídeo pra lá de contundente, outro Jornalista, Ernesto Lacombe, expõe opiniões a respeito desses imbróglios que envolvem o ministro e tantas outras situações horripilantes que ele tem promovido, usando termos que chegam a despertar inveja em muitos, por dar "nomes aos bois" nisso tudo. A essa hora os "togados" devem estar se arrepiando de ódio com aquela explanação simples e clara de suas impunidades.

      É claro que esse vídeo do Lacombe deve alcançar desdobramentos por parte do ministro Alexandre e mais alguns citados nele. Daí que se deve aguardá-las. Mas tudo isso já mostra que nem todos nesse país possuem o famoso "rabo preso", tampouco medo daqueles ministros.

      Também o senador Marcos do Val produziu um vídeo explosivo, onde afirma da condenação, em fevereiro, do ministro Alexandre de Morais, por crime contra a humanidade. Diz ele nesse vídeo que a ONU tornará isso público em breve. Também é outra situação que se deve aguardar com muitas expectativas.

       Sabe-se lá onde tudo isso irá parar. Contudo, alguma coisa é necessário acontecer para dar fim à tanta lambança jurídica no país nesses últimos tempos. Um povo não pode ser aprisionado de forma nenhuma. Já temos exemplos disso no mundo em excesso. E não queiramos nos transformar num deles, em futuro breve.

"BRASIL, O ÚLTIMO A SAIR, APAGUE A LUZ!

     O que se está esperando acontecer neste país, mais?  Tudo o que definiria estar ele tal qual uma embarcação desgovernada num mar revolt...