As incertezas existentes em nosso país, nos fazem criar em quase todos, uma intranquilidade quase que automática, onde o pessimismo aflora de uma forma natural, trazendo-nos sensações terríveis e muito desânimo em seguir adiante, buscando encarar de frente todos esses absurdos a que somos brindados quase que diariamente.
Sabedores e conhecedores de muitas situações absurdas que nos chegam, acaba por criar sensações das piores espécies. Isso também acaba gerando indefinições a tudo o que buscamos descobrir de incerto e irregular. Mesmo que saibamos qual o caminho seguir, bem como agir, na maioria das vezes.
Mas parece que aí é que estão os nossos problemas. De algum tempo para cá, estabeleceu-se um desequilíbrio nisso, a ponto de tudo o que estava certo, passou a ser errado. E verificamos esse tipo de coisas em nosso cotidiano, onde aqueles que não possuem boa índole, querem fazer que acreditemos neles, mesmo que com erros em suas condutas. Mas, pior, é ver isso acontecer, transformando o certo em errado e até tenhamos que admitir isso como verdades absolutas.
É óbvio que isso, com o decorrer do tempo, nos levará para confrontos diretos entre todos. E isso gerará situações bastante perigosas. Enfim, um desequilíbrio social e político profundo, cujos resultados seja bem possível que ninguém o desejará, pelo preço que pagaremos no final.
Interessante é descobrir como uma situação como essa aconteceu em nosso país. Tudo vinha bem até cinco ou seis anos atrás. Mas foi só a política tomar outro rumo, e tudo virou do avesso. E de uma agressividade assustadora, cujo desfecho não poderá se dar de forma serena. Até muito pelo contrário.
E será que alguém, ou até muitos, se arriscariam a buscar descobrir uma ou mais razões de uma situação como essa se estabelecer em nosso país? Uma indagação complexa eincômoda, não é? Mas talvez a resposta não seja assim tão difícil a ser dada.
De forma consciente, é bem possível se atribuir tal causa às eleições no país, onde entra ano e sai ano, e nada muda. Mas é importante nunca esquecer do ano de 1993 , quando numa afirmação surpreendente, o hoje presidente Lula afirmou para todos: "existem 300 picaretas no Congresso Nacional". E quase ou nenhuma repercussão alcançou essa afirmação.
Mas numa análise fria pode-se concluir que esses "picaretas" são os que legislam no país, criando todo tipo de lei. Cuja maioria delas não possui profundidade, a ponto de levar o país para todos os acertos necessários que quer, espera e conta. E até pelo contrário, grande parte delas vai de encontro aos ideais da própria população brasileira. Talvez esteja aí a explicação do caos existente neste país.
Talvez, também, o mistério existente, possa ser este. O que tantas situações absurdas são criadas em nosso país. Quem sabe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário