Marcadores

sábado, 9 de novembro de 2024

E O FUTEBOL BRASILEIRO?

     Os jogadores, e até os torcedores, que ainda se mantenham vivos nos dias atuais, devem surpreender-se com as mudanças que aconteceram daqueles velhos tempos, digamos, de três ou quatro décadas atrás, com os dias de hoje. A começar pelo aspecto financeiro que os atingia. Não passavam nem perto dos dias de agora. 

       Mas toda a estrutura organizacional mudou também. Os aparatos de grandiosidade são chamativos. Despertam espanto. Hoje usa-se muita gente nos jogos, fora do campo. Os estádios sofreram mudanças profundas. A começar pelo nome que empregam a eles. São arenas.

       A questão financeira deve ser o predicado mais envolvente. Atualmente os jogadores ganham imensas fortunas. Mesmo que se saiba que suas qualidades não se aproximam daquelas que haviam nos tempos passados. Disser-ia, a título de gozação, usando-se jargão de um falecido locutor esportivo, que é "uma mulambada só".

        Se Pelé, mesmo naqueles tempos, enriqueceu tremendamente, imaginemos nos dias de hoje. Ganharia umas quatro ou cinco vezes mais que antes. Sem nenhuma dúvida.

        Há um fato que desperta atenção. Os jogadores atuais parecem estrêlas de um espetáculo. Mesmo que se atribua um palco às arenas atuais. E seus uniformes são extremamente coloridos e fantasiados. Também suas chuteiras. Com números diferentes de antes e propagandas de vários produtos e empresas, simultaneamente.

         Mas aí, pergunta-se: e a qualidade do futebol que apresentam? Está melhor? E esta é uma resposta fácil: não! Mesmo que digam que evoluíram na parte física, o aspecto técnico decaiu assustadoramente. E aí dirão que os jogadores não possuem nem tempo para treinar porque jogam várias vezes durante uma semana. Que seja.

         Lastimávelmende, desde a década de setenta, por influência de Cláudio Coutinho, e até mesmo Zagalo, decidiram europeizar o futebol nacional. E os reflexos negativos de hoje, mostram que não valeu a pena. Com um detalhe: os jogadores brasileiros não seguiram a disciplina de lá. Hoje os de cà são desonestos,desleais e violentos, muito mais que aqueles. Basta acompanhar os jogos de um continente e outro no atual período.

         Por fim, vejamos a seleção brasileira. É totalmente desfigurada se comparada às anteriores. E só convocam os jogadores que atuam no exterior. Muitos deles até desconhecidos do brasileiro porque transferiram-se para lá ainda jovens, sem muitas atuações aqui no país.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...