Marcadores

terça-feira, 30 de novembro de 2021

AS MÁSCARAS NÃO CONSEGUEM ESCONDER O CARÁTER DE NINGUÉM.

      O final do ano de 2020 está se aproximando, faltando pouco mais de um mês para que isso se realize. Então vamos vendo as coisas se ajustarem, no que tange às disputas das eleições de Outubro de 2022. As caras já se mostram, e certas revelações também.

     E dentre essas, a figura do ex-juiz Sérgio Moro é a que se destaca. Nem tanto pelo seu potencial político que, por enquanto é quase nenhum. Mas suas unhas vão se mostrando, e elas deixam muita coisa a nos espantar. Principalmente ao que se refere ao seu perfil partidário.

      Suas manifestações nesses últimos tempos já nos mostrou que ele é tal qual um camaleão, porque muda de cor, dependendo das circunstâncias. Mas já há os que afirmam ser ele de linha esquerdista. Com pés até no socialismo e também no comunismo.

      E isso chama muita a atenção de todos pelo escamoteamento que produziu quando aliou-se ao Presidente Bolsonaro, tornando-se seu Ministro da Justiça, não possuindo nenhum alinhamento com ele, bem como com o lado político que ele possui.

      Sua história está sendo alterada. De exemplar juiz, agora anda enfrentando desprezo por muitos daqueles que o tinham como uma boa pessoa. E após ver seu trabalho na Lava Jato ser totalmente desprestigiado e anulado pelo Superior Tribunal Federal, STF,  agora anda flertando até mesmo com aquele que condenou em processos dessa operação, o Lula.

      As críticas que fez e ainda faz ao Presidente, deixa muito clara sua atitude equivocada nesse âmbito político do país. E, com isso, não deve conseguir manter-se na primeira linha dele. Seu filme está se queimando dia a dia e logo se  verá no ostracismo político brasileiro.

      Infelizmente nessas últimas duas décadas o país viu-se tomado de gente ruim. A política do Brasil bem que merecia algo muito melhor. Mesmo que se saiba que as ruindades existentes nele já são muito antigas. Só que ultimamente os que apareceram possuem uma sina: jogar o país na lama.

      O Presidente Bolsonaro tomou para si uma empreitada das mais dolorosas. Porque a partir de sua vitória nas eleições de 2028, angariou forte contingente de oportunistas/aproveitadores/picaretas, que andam lhe causando mal extremo, com desdobramentos pesados para o nosso próprio país.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

DOS MALES, O MELHOR

     É de se imaginar que tudo o que rola na internet, nos diversos instrumentos usados para se transmitir algum fato, notícia, opinião, ou seja lá o que for, que grande parte seria crível. Coisa de se levar em conta. Mas a situação é bem diferente disso. Isto porque boa ou grande parte dos que a isso se propõem, não possuem o devido conteúdo para tal e para tanto.

     Impressiona o baixo nível do que está sendo exposto na rede mundial. Os diversos aplicativos que facilitam isso estão sendo usados sem o mínimo consenso. Daí a geração dos absurdos que assistimos diuturnamente. E mesmo assim ainda há gente que se aproveita disso pra gerar mais confusão e descrédito. Em tudo e em todos.

     A critério desse autor, é possível atentar-se para uma situação até interessante, que envolve a participação de pessoas até muito jovens em mobilizações políticas/populares/sociais, como se possuíssem  respaldo e conteúdo para isso, quando se sabe antecipadamente que não é bem assim a realidade dos fatos.

     Há fatores que devem ser observados. O primeiro deles tem a ver com empirismo. Também com meritocracia. Porque grande parte dessas pessoas mais jovens, digamos que de até quarenta anos para baixo, só viveram à custa de seus responsáveis, sem adquirirem as práticas das responsabilidades em gerir um lar, uma família ou algo representativo, até mesmo sem arcar com parte das despesas de seus lares e pais, usufruindo do bom e do  melhor a vida inteira, sem cumprir com uma contra partida naquilo a que sempre dependeram.

     É claro que a culpa nem é dessa gente em referência mas sim de seus pais e responsáveis que agiram com permissividade total, facilitando-lhes a vida, criando assim verdadeiros monstros que, como vemos, não arcarão com as responsabilidades de garantir a velhice de seus próprios pais. E isto já é uma realidade. Os asilos estão cheios de velhos abandonados lá por esses filhos. 

     Um aspecto ruim é ver essa juventude se arvorar em donos do mundo, só que não percebem que o estão destruindo e não melhorando, haja vista que os problemas nele vão aumentando diuturnamente, sem as devidas soluções.

     As inversões daqueles valores de outrora, transformaram o mundo num âmbito assustador de mediocridade e vulgaridade. E isso atinge a todos os setores da sociedade. A homologação desse processo pode-se ver através da geração BBB. Pedindo-se desculpas ao bambu, mas é de se compará-los a este pela ausência de miolo consistente e só casca. Gente que não tem noção de vexames, ridículos e o que possa lhes mostrar a insuficiência e a falta de profundidade em suas ações cidadãs.

     Para conforto de todos é de se observar, e constatar, a presença da máquina. O que representa dizer de uma previsão de algumas décadas atrás, quando se dizia que o "robot" iria dominar o mundo. Também a humanidade. Eis que isso já é autêntico nesses nossos dias atuais. Dos males, o melhor. Ou não?.

sábado, 27 de novembro de 2021

É A PURA REALIDADE!

      Até mesmo para quem está acostumado a desenvolver temas, chega uma hora em que fica difícil arrumar-se um que fuja dessa mesmice desagradável de abordar assuntos, que não sejam os mesmos, mas que carregam sintonias entre eles.

     No país em que vivemos, o Brasil, de algum tempo para cá as coisas não andam rolando muito bem. E não há nem alternativa em se conseguir descobrir algo que não carregue lastro pesado. E é interessante perceber-se que grande parte das pessoas parece sintonizar-se com coisas ruins, desagradáveis.

     Outro fator que destacamos e que pode ser interessante, apenas pelo aspecto de seu desfecho, é que por mais que alguém desenvolva um tema (uma conversa, no caso) de assuntos leves, no decorre deste tudo se encaminhará para um final desagradável.

     Toda essa pressão, emocional e psicológica, pela qual passamos nesse nosso cotidiano, acaba por refletir em nós de forma quase que absoluta. E  o fator saúde é o principal atingido, fazendo com que baqueemos nesse aspecto, a ponto de muitos de nós sermos movidos por drágeas para a manutenção de nossa existência.

     E até nisso incorremos em situações ruins, porque a assistência médica no país é uma das piores no mundo. Mesmo que esse pessoal viva se arvorando em serem heróis. Só pode ser isso uma tremenda de uma brincadeira. Ou gozação.

     Herói, mesmo, é quem tem que se submeter a isso. Encarar órgãos capengas e deficientes, com profissionais que deixam muito a desejar. E nem se precisa ir muito longe para tal verificação. É só prestar atenção ao que rola diuturnamente na mídia informativa.

     Mas isso não é só e nem o bastante. O país passa por uma tremenda de uma crise moral. Então, isto acaba nivelando tudo e todos por baixo. E, como dito antes, não há um só tema/assunto que fará com que mantenhamos o otimismo. Nessa vida e, principalmente, nesse país. É a  pura realidade!

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

UM PAPO SEM PÉ NEM CABEÇA!

     A impressão que se pode ter a respeito do dia a dia desse país não é lá nada tranquilizante. Isto porque para quem acompanha as coisas e os fatos desse nosso cotidiano, cada dia é muito diferente do anterior. E sempre com novidades. A maior parte delas desagradáveis.

     Parece que não adiantou quase nada um monte de cabeças pensantes desenvolverem temas, teses, teorias, ensinamentos e etc... e tal, mas todos continuam com muitas dificuldades de assimilarem coisas que os cercam e/ou envolvem.

     Num passado nem tão distante, dizia-se estabelecer o preto no branco, ou seja, deixar tudo escrito e registrado para que houvesse a simplicidade em entender tudo o que se definiria como necessário ao exercício e comportamento humano. Mas parece que nada disso serviu.

     A Humanidade incumbiu-se de zerar tudo o que antes foi estabelecido para seu funcionamento. Hoje em dia nada é respeitado. Principalmente a Lei. E isso constrói esse caos  com o qual vivemos todos. Daí os sustos que passamos e os dissabores também.

     E se deve ter o cuidado de zerar também o vocabulário universal, com a consequente destruição dos dicionários que existem, e que deverão serem criados outros novos, com os atuais regimes aos quais nos são impostos.

     Um simples exemplo do desmantelamento de quase tudo nessa vida, citemos alguns dos itens que já não vigoram: respeito, pudor, vergonha, caráter, ética, compromisso... e vários outros. Agora tudo é na base da libertinagem, da safadeza, da covardia e de mais algumas propriedades afins.

     As mudanças acontecidas nesses últimos séculos, em relação ao atual, são da ordem do absurdo. Então imaginemos o futuro. Quantas outras acontecerão? Com que profundidade? E com que assiduidade? E  o principal: com quais resultados? Esta última indagação fica para as próximas gerações responderem, porque as anteriores e até mesmo essa atual não o conseguirão fazê-lo. Pelo menos com exatidão.

     Enfim, é bom parar por aqui...

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

UM POVO NECESSITADO DE JUSTIÇA PLENA

      O programa "Direto ao Ponto" deste último dia 22 de Novembro, teve como participantes, três pessoas de altíssimo nível e conhecimento jurídico que foram a Procuradora da República e Professora Thaméa Davellon, o jurista Dircêo Torrecillas Ramos, também o advogado e ex-presidente da OABSP, Marcos da Costa, entrevistados pelo jornalista Augusto Nunes, o âncora desse programa na Jovem Pan.

       Segundo o apresentador, foram convidados alguns outros, especialmente aqueles que possuem sintonia com a atual gestão do Supremo Tribunal Federal, STF, mas nenhum deles quis participar do programa nessa  condição. Onde restou a Augusto Nunes só contar com a presença desses já citados.

       A temática básica dessa entrevista tinha por objetivo colocar em discussão as ações e postura do ministro Alexandre de Moraes, autor da prisão do Deputado Alexandre Silveira, em atos e bases monocráticas, fugindo à essência daquilo que define e determina a Constituição Federal, CF, do país.

      E nessa oportunidade ele passou por cima  das premissas definidas por esse órgão, CF, apresentando uma conduta totalmente contrária àquilo ao qual deveria se ater, haja vista que o deputado possui garantias jurídicas que o impediriam de ser preso pelo ministro. E isto foi amplamente ressaltado e reafirmado pelos três entrevistado daquele programa.

      Desta forma, não há o que contestar. O ministro Alexandre de Morais, do STF, agiu frontal e contrariamente a tudo o que deveria manter rigorosamente em ordem, haja vista que ele ocupa uma  posição nesse órgão, que o obriga a respeitar as leis do país, e deveria ser o primeiro a observar tal fato.

      No entanto, como o STF é a última instância jurídica do país, não há onde ninguém poder recorrer a quaisquer atos ou fatos que queira, em função dessa situação limite. Mas que há um recurso que pode limitar os excessos daquele tribunal. O Senado Federal, SF, tem prerrogativas para isso, usando seu plenário e colocando em votação toda e quaisquer irregularidades geradas por aquele órgão ou algum de seus membros.

     Só que nessa atual legislatura, há um número representativo de senadores comprometidos com ilícitos jurídicos, possuindo processos naquele órgão, sob a tutela de alguns do ministros de lá. E isso acabou por formar um círculo vicioso que impede ambos os lados tomarem resoluções entre si. E  o impasse está criado.

     Entretanto, já há quem manifeste ideias que façam com que o Supremo Tribunal Militar, STM, se infiltre nessas questões, para buscar, resolver e punir os atos ilícitos, ilegais e desrespeitosos de quaisquer dos ministros do STF. Isso seria o mínimo que a população do país espera, conta e quer que aconteça. E de forma o mais rápido possível.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O BRASIL É UM VERDADEIRO FURDUNÇO

      Muita coisa que acontece nessa vida e nesse mundo tem uma justa explicação. Mas algumas delas, não. Por isso é que há tanta gente desnorteada nesse nosso cotidiano de vida. E tudo isso traz desdobramentos na vida de todos. Para uns mais, para outros menos, a única diferença.

     A partir da abertura política em 1985, o país parece ter dado um cavalo-de-pau em seu destino, porque um paradoxo se formou nesse processo. Há tanta coisa errada nele que até fica difícil apontar-se qual delas foi ou é a principal.  Mas esse autor se ariscaria a fazer uma ilação a respeito disso.

     O âmbito público/político é o maior responsável pelos absurdos  que se estabeleceram no país. Isto chega ao ponto de uma descredibilidade plena, total e absoluta. Por parte da população do país. A partir da presença de muitos deles no universo político brasileiro. Tudo ficou tão imundo.

     Não é nem difícil se conhecer muitos deles. A imprensa, quando era relativamente séria, cansou de expor mazelas deles. E quem, como esse autor, um já quase septuagenário, viveu e ainda vive nesse país, teve e tem a oportunidade de testemunhar tais acontecimentos

     A gravidade moral inclui todos os Três Poderes da República. Mas os últimos oito Presidentes da República, excetuando-se os Srs. Bolsonaro e Itamar Franco, os demais foram noticiados através da imprensa, que mostrou muita matéria sobre as mazelas desses, sendo os dois mais graves foram do Partido dos Trabalhadores, PT: Lula da Silva e Dilma Rousseff. Com o agravante desses dois sofrerem penalidades jurídicas, até.

     O Poder Legislativo absorve o maior número de pessoas comprometidas com ilícito. Segundo consta, um terço desse contingente é um verdadeiro prontuário, tantas são as pendengas judiciais que ostentam.

     E no Poder Judiciário, alguns ministros do Superior Tribunal Federal, STF, foram citados em matérias jornalísticas, até recentemente, dando conta de envolvimentos em milhões de reais oriundos de corrupção passiva. Mas até agora a coisa não andou. Muitos senadores respondem a processos nesse tribunal e sentem tal peso em ter que fazer valer a lei sobre aqueles ministros acusados de ilícitos.

     Assim vive o cidadão  comum brasileiro. Num ambiente de alta nocividade. E sem nenhuma expectativa de que tudo isso se revolva a contento, sem muito sofrimento, um dia. Mas essa hipótese já se pode até descartar. Já se inicia confrontos pesados no país, cujos desfechos não serão nenhum pouco tranquilos. É esperar para vê-los acontecer. Para o bem ou não.


*Em tempo: Faz-se necessário dizer que, felizmente, ainda existem excelentes jornalistas no país. Um deles é Augusto Nunes. Sua coragem ultrapassa os limites que foram impostos à sua classe, com relação ao policiamento exercido pelos membros do STF. Em todas as suas matérias diz exatamente tudo o que deve ser dito. E dá os devidos nomes aos bois, não se acovardando à nada e nem a ninguém. O assistam no programa "Os Pingos nos Is". no Youtube, diariamente às 18hs.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

SINE QUA NON

     Diante das primeiras manifestações do nosso Presidente, ele agora já tomou pé do verdadeiro estágio que se encontra seu governo, com relação aos seus adversários políticos. Mas que na verdade, do modo como eles se movimentam e andam agindo, são verdadeiros inimigos, a ponto de alguns deles buscarem neutralizar seu poder no país e até já divulgando hipóteses de já estarmos sob um semi-presidencialismo, mesmo que velado.

     E isto ficou mostrado através de certas afirmações de um ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, que num evento em Portugal, com a presença de outro seu colega, que embasou sua declaração, o nosso país já está sendo regido por esse novo sistema.

     Espanta tanta desfaçatez desses ministros é a falta de observância à própria Constituição Federal, que eles devem proteger e fazer valer, mas entre o que rola na teoria, está rolando diferentemente na prática, como temos constatado. E isso, além de desrespeito, é crime, segundo asseguram alguns entendidos nesse tipo de questão.

     Mas felizmente o Presidente Bolsonaro está reagindo como deve. E até já fez algumas afirmações dando conta disso, porque não existe ninguém acima dele no país. E este direito e posição ele os adquiriu através da eleição de 2019, quando foi o vencedor dela, por maioria, como prevê a nossa constituição.

     Para quem, como esse autor, que anda acompanhando o que rola nesse âmbito político, já vê alguns manifestarem entendimentos de que o Presidente deve fazer valer a força da caneta BIC que ele diz possuir. E, como na eleição citada, ele continua com prestígio junto à população, mesmo que alguns tentem desmontar tal condição. Mas é fácil adquirir-se tal certeza ao assistirmos os vídeos que registram a movimentação do Presidente, país à fora, onde carrega multidões com ele.

     E ele já anda afirmando de sua condição portentosa no país, e já até desafia àqueles que andam ousando tirá-lo de onde está, buscando destruir toda a construção que fez até aqui, principalmente impedindo que a corrupção continue em nossa nação. 

     Esse cabo-de-guerra já desperta o interesse de muita gente. E os que estão ao lado do Presidente, contam com a vitória, numa situação SINE QUA NON.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O TERRORISMO PSEUDO INSTITUCIONAL DESSE PAÍS

      O Brasil tem sofrido mutações profundas em seu âmbito político. Havia determinada e definitivamente uma divisão partidária e política até então. Partidos de direita, esquerda e de centro. Só que após muitas mudanças conceituais isso parece ter se extinguido.

      Até à abertura política em 1985, e algum tempo depois disso, havia partido político de direita, sim. Arena era um  deles. E escancaradamente. Se confrontava com a esquerda de forma até contundente. Seus adversário eram o PMDB, o PT, PDT e os de linha socialista e comunista. 

      Mas aí, com estas mudanças, a primeira coisa que aconteceu foram alterações nas nomenclaturas dessas siglas. Arena virou PFL, que depois transformou-se no DEM. Mas já desviado daquela velha essência direitista, mudando de rumo, como sabemos.

      Mas o tempo incumbiu-se de alterar tal estrutura. Recentemente foi criado um tal de Centrão, que é uma verdadeira mixórdia conceitual. Um ajuntamento que se pode classificar e considerar muito nocivo ao país, porque o interesse deles é só um: a locupletação de parte das verbas colocadas em pauta para emprego em projetos da nação.

     Com isso, o próprio Presidente Bolsonaro enveredou por um caminho espinhoso, aderindo ao PL, cujo comandante é nada menos, nada mais, do que um dos mais comprometidos com corrupção no país. E terá que fazer muita ginástica para controlar a sanha dessa gente, bem como defender seus pontos de vista e ideias, que são considerados conservadores. Totalmente direitista, segundo aqueles critérios de antes.

     Mas no presente momento o Presidente terá que resolver um profundo e desagradável imbróglio que é o da ação do Supremo Tribunal Federal, STF, na pessoa de quatro, cinco ou seis membros de lá, que se propuseram a desrespeitar a Constituição Federal, CF, passando por cima de suas leis e regras, buscando criar um novo regime político/governamental no país, que andam chamando de semi-presidencialismo, à revelia da Lei e da Ordem pré estabelecida pela CF.

     Diante disso tudo, há que se esperar que o  povão saiba da gravidade dessa situação e a impeça, usando os direitos previstos em nossa Lei Maior, derrubando um verdadeiro terrorismo que se avizinha e nos coloca em perigo de desestabilização cidadã, política, social e moral.

sábado, 20 de novembro de 2021

O POVÃO QUE EXPLODA!

      É de se imaginar, pelo que se vê nesse nosso cotidiano tupiniquim de Pindorama, que o povão não é lá muito interessado em política. Não com o intuito de fazer parte dela, mas pelo menos estar afiado no que acontece no país dentro desse universo tão complicado quanto o nosso.

     A prova disso é ver os resultados das eleições que acontecem de dois em dois anos. No âmbito nacional e no regional, intercaladamente. E esses resultados não são tão alvissareiros quanto desejaríamos. Aí a realidade é mostrada. Um nível baixíssimo no potencial dos candidatos. E, ao final, são eleitos os piores. Até mesmo criminosos, como bem mostra alguns levantamentos que são noticiados no país sobre eles.

     Uma coisa fica certa, definida e mostrada. O próprio povo é o culpado disso. Depois de mais de cinco séculos, ainda não se aprendeu a votar nesse país. E existem ainda certas nuances que envolvem esse processo. São os tipos e modos na maneira de votar do povão. Vota-se por interesse particular e individual. Dane-se o país e a coletividade. O lema é: "farinha pouca, meu pirão primeiro.

     Os políticos também mostram suas caras, que são, na verdade, a própria cara do povão, porque são esses que os escolhem. E a contra partida que recebem todos sabem quais são: migalhas. Porque esses políticos desclassificados sabem fazer as coisas. Em suas pregações dizem tudo aquilo  que o povo quer ouvir. Mas nas ações, fazem tudo diferente. Até inversamente proporcional ao que disseram. E isto é uma regra nesse país.

     E já se pode ver em algumas mídias por aí que alguns já se manifestam desapontados com as Forças Armadas do país. O terrorismo hoje em dia está muito pior do que aqueles que eram praticados na década de sessenta do outro século. Só que mudou seu estilo e prática. A violência é velada e não expressiva como antes. Mas andam causando estragos até maiores.

     Daí que, para os esperançosos de uma possível intervenção militar, é bom tirar o cavalinho da chuva. Os militares estão muito bem e satisfeitos com as suas vidas nos quartéis. Afinal têm casa, comida e roupa lavada à cada fim de mês. Daí então, preocupar-se com que e pra quê? O povão que se exploda!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

BALAIO DE GATOS

      O âmbito político brasileiro pode ser facilmente classificado como um verdadeiro balaio de gatos, pelas muitas e múltiplas confusões e imbróglios que ostenta. E nem é difícil buscar-se essas convicções, bastando tão somente prestar atenção naquilo que ocorre cotidianamente em nosso país.

     Existe também uma verdadeira mixórdia nele porque com o alto número dos partidos políticos, e todos buscam chamar atenção pra si, mas pouco oferecem ao eleitorado em matéria de planos, projetos e ideias de coisas  novas e objetivas para, pelo menos, diminuir os muitos desequilíbrios existentes  em nosso país.

    Essa questão começa com a classificação e divisão geométrica entre todos eles. Quem é de direita, de esquerda, de centro, ou muitas outras posições que oferecem ao povão, ao final o que se vê é que isso tudo é pura balela. Basta se observar suas pregações em campanhas políticas, quando todos parecem usar os mesmos teores, alterando-se apenas alguns termos nelas. E mais nada.

    Corroborando isso, pode-se observar nas coligações que fazem em épocas de eleições. Num país extenso como o nosso, nas cinco regiões geográficas que possui, partidos de um  lado se agregam a outro de uma forma até absurda. Então é onde se forma o citado "balaio de gatos", citado logo no início dessa assertiva.

    Agora mesmo com a discussão envolvendo  a filiação partidária do Presidente Bolsonaro, que desfiliou-se do PSL um tempo depois de ser eleito por ele, e já está um longo tempo sem vínculo partidário com algum partido, mas com a proximidade da eleição de 2022, onde ele buscará reeleger-se ao cargo, deverá cumprir a obrigatoriedade de estar filiado a uma dessas agremiações politicas.

     Sendo assim, as discussões estão acaloradas porque ele possuía no mínimo três delas para filiar-se e optou, então, pelo PL. Só que logo a seguir  ele percebeu que esse partido não obedece regras de coligações homogêneas, as fazendo com qualquer uma que possa beneficiá-lo numa eleição. Assim, acopla-se até a concorrentes/adversários em certas regiões.

    Isso chamou a atenção do Presidente porque ele percebeu que teria que conviver politicamente com elementos contrários a ele. E demonstrou desagrado a tal situação, voltando atrás nessa propensa filiação partidária.  E isso causou um rebuliço tremendo  naquele partido, fazendo com que seus componentes se reunissem para aparar todas essas arestas, eliminando as confusões. E isso deu-se, ao final.

    Então o Presidente filiar-se-á ao PL, concorrendo por ele, buscando continuar no poder em 2022. E tomara que o consiga. Daí então, com ele reeleito, poderá eliminar todas as deficiências surgidas em sua primeira eleição. Mesmo que se saiba que existem péssimos componentes  nessa sua nova casa partidária. E Valdemar Costa Neto é um deles, pelo histórico judicial que possui.

    Infelizmente ninguém está ileso desses contratempos na política tupiniquim.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

E AGORA, JOSÉ?

      E agora, José?

     Esta é uma indagação usada pela coletividade, o popular, para dar conta de uma situação grave, importante ou até preocupante. Sim! É esta a situação criada lá em Portugal pelo ministro Tofolli, quando citou a respeito de um pseudo semi-presidencialismo que, segundo ele próprio e seus pares,  está em vigor em nosso país.

    E tal afirmação rebombou lá e principalmente aqui no Brasil, causando uma situação preocupante para que se espere ser ela resolvida sem que haja acontecimentos graves. Isto porque fere a Constituição Federal, que define claramente ser o nosso sistema, presidencialista, sendo necessária alteração nela para que haja tal mudança regimental.

    Alguns especialistas nessa área se manifestaram na certeza de que aquele ministro cometeu um crime quando admitiu aquela situação. Mas ainda haverá muitos desdobramentos. E já existem pessoas falando a respeito do próprio Superior  Tribunal Militar, STM, exigir do STF que solucione todo esse imbróglio, evitando que o país fique sujeito a convulsões. Políticas e sociais.

    Desde o primeiro dia de seu governo o Presidente Bolsonaro vem sofrendo todo tipo de dificuldades em seus atos e em sua gestão. A pandemia da covid 19 foi totalmente tomada por decisões do STF, que retirou do Governo Federal todas as responsabilidades nas ações que deveriam ser tomadas sobre ela, 

    E com os diversos escândalos surgidos nisso, o Senado Federal incumbiu-se de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, e esta teve a decisão do STF obrigando aquele órgão instalá-la. Só que seu bojo foi totalmente desviado, deixando de investigar os malfeitores do desvio público de dinheiro, focando apenas no que poderia comprometer o Presidente da República. O relatório já está na PGR, aguardando decisão do procurador a respeito. E seu conteúdo só possui narrativas e nenhum fato sólido.

    Como nesses últimos dias o Presidente estava ausente do país, não se sabe quais são as decisões que ele tomará para enfrentar mais essa arapuca criada contra  ele. Mas espera-se que, como das vezes anteriores, ele saiba resolver tais imbróglios, seguindo rigorosamente dentro das quatro linhas da constituição, conforme ele próprio sempre afirma.

    É esperar para ver.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

ASSOMBRO!

      Assombro!

      Este é o termo a ser usado por quase todos, hoje, após as incríveis palavras pronunciadas pelo Ministro Tofolli lá em Portugal, ontem, quando afirmou em bom som que o Brasil já é regido por um sistema político nos moldes do semi-presidencialismo.

      É óbvio que isso foi provocado pelo sub consciente desse ministro, que  institivamente externou uma prática e/ou um exercício o qual não está descrito, tampouco determinado, em nossa Constituição Federal, mas que está sendo usado em nosso país pelos membros do Supremo Tribunal Federal, STF, que a partir de certo tempo atrás está praticamente usando poderes do Executivo, quando retirou do Presidente algumas decisões que a ele cabem e/ou caberiam.

      O espantoso é o fato que muita gente já aponta e denuncia, que mostra os excessos comandados e praticados pelo STF. Fora algumas ações inconstitucionais que vem tomando e passando por cima da própria Constituição Federal do país. Segundo uma pesquisa jornalística feita pela Jovem Pan, através do programa 'Os Pingos Nos Is', são mais de cento e vinte deles.

      Algumas pessoas de amplo conhecimento jurídico, já manifestaram espanto e contrariedade com isso. Estão espalhadas pelas matérias jornalísticas tais posições para quem as quiser ver e saber. E o que espanta é observar-se que até agora não foram tomadas nenhuma ação por parte do Senado Federal em conter tais e tantos absurdos, por que é ele o marco desses limites desrespeitados.

      Ventilam por aí que isso só se dá pelo comprometimento de alguns senadores com processos que correm no próprio STF, e onde estão sob controle de seus membros, mantendo-os bem guardados em gavetas, para possíveis ou prováveis aproveitamento contra esses mesmos senadores processados.

       Mas voltando ao início, é mesmo assombrosa a situação pelas quais o país anda passando, quando vê o próprio órgão maior de leis passar por cima das normas constitucionais definidas em seu instrumento maior de leis.

       Então só falta a principal indagação, e que todos a esperam: quem agirá para fazer-se respeitar a nossa Constituição Federal?


*Em tempo: onde estão as acusações noticiadas por algumas matérias jornalísticas que envolvem vários ministros do STF?

terça-feira, 16 de novembro de 2021

MUITA ATENÇÃO!

      Este autor achou pertinente fazer um acréscimo na matéria anterior, criando a seguinte observação, que segue:

      Situação chata e desagradável são essas discussões entre muitos a respeito da figura do atual Presidente, onde uma banda elogia e a outra não, chegando até ofender e desejar sua morte.

      Além de triste e lastimável  é observar-se que não se está prestando atenção a esse tipo de coisa, isto porque existem pessoas que não pensam no país e muito menos em sua população. Quando se busca derrubar, derrotar ou atrapalhar o governo, na pessoa do presidente, se está, também, causando profundo prejuízo a todos. Sem exceção. E quem vos expõe tal situação sequer votou nele. Isso mostra uma gama de situações. Nenhuma delas boa ou positiva. Pense nisso.

BUSCANDO SE LIVRAR E ESCAPAR DAS SUJEIRAS TUPINIQUINS

      Há tanta coisa absurda nesse pais que fica até difícil falar sobre isso. Principalmente para aqueles que gostam de ver as coisas certas. E bom seria como se fosse daquele velho personagem do 'Programa A Praça' é Nossa, quando usava um refrão que se tornou muito famoso: "eu gosto de tudo muito explicadinho!".

     E dentre essas inúmeras incertezas, dificuldades e afins, pode-se citar a criação de um novo partido, onde o Presidente deu início à sua formação mas por uma série de fatos a iniciativa parece não ter nem alcançado a metade do percurso a ser percorrido, cumprindo todas as exigências que cabem nessas circunstâncias.

     Então imaginemos! Se um fato desse acontece  com ninguém mais do que a mais importante figura do país, como se sairão os demais cidadãos ao se propuserem a quaisquer iniciativas, buscando resolver algumas pendengas administrativas ou de qual teor for. Vai nadar, nadar e morrer na praia, como se dizia do clube América do Rio de Janeiro, que já nem se sabe mais por onde anda.

     Com isso, por esses dias ele está esbarrando em muitas dificuldades para se acoplar a um novo partido, fato necessário/obrigatório para concorrer nas eleições de 2022, haja vista que logo que foi eleito em 2018, meses depois ele tomou a iniciativa de abandonar o partido pelo qual havia sido eleito, o PSL,  por razões de foro íntimo.

     Tomara que ele consiga resolver todos os imbróglios que existem e que surgem nas intenções em direção a algum partido, doravante, que o abrigue e lhe dê condições de concorrer àquele pleito. Seu problema consiste em buscar escapar de quaisquer situações que o possam comprometer com outros maus políticos, o que no país existe ao extremo e excesso, bem como quebre sua rotina de querer limpar o país, totalmente, das imundices que nele abundam.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

NOVA ESPERANÇA NA PARAÍBA

      Apesar de muitas coisas absurdas que existem em nosso país, o Brasil, sempre  haverá esperança no íntimo de cada um de nós, em ver grande parte delas serem destruídas, promovendo ao povo um nível de vida se não igual, mas bem próximo das nações consideradas de primeiro mundo. Digamos que sonhar, não custa nada.

     Agora mesmo, nesses últimos dias, estamos tomando conhecimento de uma nova mobilização contra as safadezas tupiniquins, lá na Assembleia Legislativa da Paraíba, através de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, voltada para elucidar todas as maracutaias promovidas naquele estado, com profundos reflexos no restante do país.

     Pelos primeiros resultados apresentados por esta CPI, já se tem ideia dos muitos crimes cometido por muita gente, principalmente pelos três senadores que conduziram os trabalhos daquela CPI no Senado Federal, onde viu-se uma situação vexatória realizada por Aziz, Renan e Randolfe, num relatório risível e grotesco, que fugiu totalmente da essência das devidas investigações, que agora serão refeitas e retificadas pelos deputados estaduais paraibanos, que proporcionará alcançar grande parte dos criminosos que nela participaram.

     Nisso, sobrarão problemas para muita gente. E estas terão que explicar suas mazelas, bem como suas más condutas com verbas federais que foram encaminhadas aos estados por ocasião das primeiras providências governamentais no combate à pandemia da Covid 19. 

     O assunto envolvendo respiradores artificiais e o Consórcio Nordeste, está sendo apurado, com reconhecimento de maracutaias, cujo autor principal é um elemento de nome Gabas, que conseguiu escapar daquela outra CPI no Senado, até mesmo com habeas corpus do Superior Tribunal Federal, livrando-o da obrigação de depor lá, bem como fugiu o tempo todo de prestar quaisquer informações sobre aquilo. Até mesmo na imprensa.

      Há que se acreditar e ter esperanças do pleno sucesso nos trabalhos na CPI na Paraíba. As primeiras providências já estão sendo tomadas e comprometem ao fundo, muitos daqueles personagens que não chegaram  à CPI em Brasília, cujo relatório já está de posse do Procurador Augusto Aras.

sábado, 13 de novembro de 2021

O 18 É O NÚMERO DA VEZ

      Esta semana que se encerra hoje mostrou exatamente onde chegou a degradação política no Brasil. Quando se vê manifestações do tipo que fizeram Sérgio Moro e Alckimin, dá bem a noção de quantas andam suas consciências. Gente que sempre demonstrou contrariedade profunda ao Lula, estão agora usando-o como um exemplo de conduta.

      O aparelhamento produzido pelo Partido dos Trabalhadores, PT, a partir de sua ascensão ao poder no país, instalou seus agentes perniciosos em todos os âmbitos dele. O Três Poderes da República estão infestados de gente escarlate

      E os resultados disso os estamos vendo e sentindo nesses dias atuais, quando todos estão se movimentando simultaneamente no sentido de inviabilizar a gestão do atual presidente. E este, mesmo vitorioso nas eleições de 2018, desde seu primeiro dia de governo, viu recrudescerem  suas ações malignas no sentido de até derrubá-lo do cargo.

      A tese desse autor é a da aplicação de um Ato Institucional, que levaria o nº 18, com o fim de acabar todo esse terrorismo velado que essa gente produz, mas que já não está conseguindo mais passar despercebido por muitos. 

      É de se admirar o silêncio e possível indiferença das Forças Armadas que, como todos o sabem, possuem aparelhamento para detectar todo o tipo de movimentação no país, principalmente aquelas que possam causar desequilíbrios sociais, bem como interferência em seu regime político.

      O Supremo Tribunal Federal e boa parte do Congresso Nacional, através de alguns de seus membros, vivem incessantemente buscando, mas também causando, dificuldades ao extremo ao Presidente da República. A ponto de conseguirem inviabilizar muitas de suas prerrogativas e ações, atingindo em cheio a ele e ao país, simultaneamente.

       Não há como se admitir tantas ações nocivas.


*Em tempo: no regime militar que vigorou neste país, foram editados dezessete Atos Institucionais, que permitiram o seguimento do regime democrático nele.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

MELHOR É COMEÇAR A ENXERGAR COM MAIS CLAREZA, SENÃO!

      Nesses tempos atuais, com as facilidades que todos temos de poder nos expressar através de muitos instrumentos, junto-me a esse enorme contingente de expressantes, usando este blog, o que me facilita tal proposta. Mas sei que a minha não é lá tão representativa, portanto não alcanço grandes distâncias, nem profundidades. Mas fico satisfeito em poder externar o que penso e o que vejo acontecer no país.

     E esta visão, de pouco tempo para cá, consegue alertar-me sobremaneira, com as muitas nuances no âmbito político. Sendo que já ando assistindo várias manifestações de pessoas que andam pressagiando a ocorrência de um golpe contra o atual governo.

     Já há inclusive quem dê alguns nomes desses golpistas. Mas não se deve deixar alarmar pelo que ainda podemos classificar por tão pouco. Até porque esses que intencionam a tal intentona, devem muito saber e conhecer de um fato: a contra partida. E esta pode ser na mesma intensidade ou até mais por parte do governo.

     Não se pode esquecer dos anos sessenta, quando uma revolução foi pensada e esta recebeu um forte contra golpe das Forças Armadas, promovendo a partir disso um período que alguns chamam de chumbo, onde os militares tomaram conta da gestão pública brasileira. E isto durou vinte hum anos. 

     Ainda não se observa nenhuma movimentação por parte dos militares. Mas é de se imaginar, pelo forte aparato logístico que eles possuem, caso haja mesmo algo sendo ensaiado no país, eles já tenha o devido conhecimento de tudo o que pode acontecer, e até quando. E não haverá nenhuma dúvida que tudo o que tiver que ser refeito para outra retomada de forças, o será.

     O fato mais impressionante nessa história toda é ver e saber que essa gente não deve possuir neurônios. Não consegue também observar que os países que vivem sob regimes ditatoriais, sob socialismo ou comunismo, possuem situações horríveis, onde seus povos possuem as piores qualidades de vidas que alguém pode se submeter. Mas esses insistem em quererem transformar nossa nação num desses regimes, e também colocar nosso povo mercê dessa mesma infelicidade. Vá entender uma coisa dessa!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

CANETA BIC

     Já afirmaram por diversas vezes que esse país, o Brasil, não é para principiantes, tampouco para amadores. E seja lá o isso queira dizer, devemos acreditar piamente nisso, porque acontece nele uma gama de situações que são de estarrecer e deixar a qualquer um de queixo caído.
     Nesses últimos dias, por exemplo, há uma miscelânea de discussões, e também desavenças, envolvendo simultaneamente os Três Poderes da República. E assim é de se esperar que o resultado, ou o desfecho disso, não terá uma boa conclusão.
     A participação do Supremo Federal, STF, nessas contendas tem acirrado ânimos, principalmente no Congresso Nacional, que já anda reagindo e já discorda de certas instruções com aquele órgão. Isso acaba por recrudescer os riscos de ruptura institucional.
     As discussões envolvendo a tramitação dos precatórios também deixou evidente o desacerto entre os partidos. Inclusive alguns de esquerda que agem sem uma análise consistente para distinguir o que é ou não favorável ao povo brasileiro. Daí votaram contrariamente a isso, só para se confrontarem com o governo.
     Nisso o povão assiste de camarote, sem tomar partido. Fica indiferente como se nada tivesse a ver com ele. É uma cegueira, e também uma frieza, em conseguir visualizar que a situação é extremamente complicada, mas que deveria ser de sua total preocupação.
     Infelizmente o Presidente da República decidiu por manter também calmo e tranquilo, permitindo interferências em suas decisões, esquecendo que é a figura máxima dessa nação. E numa de suas manifestações tempos atrás citou que tinha a posse de uma caneta. E esta poderia decidir e resolver muitas dessas questões que andam causando desavenças entre os três poderes.
     É torcer para que ele reaja e faça valer sua total força no país, e que use com muito acerto a tal e famosa caneta BIC, ajustando todas as situações que estão pendentes. O povão só espera que isso aconteça. E o mais rápido possível.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

UMA JORNALISTA INVENTIVA, MENTIROSA E MALIGNA

      É inacreditável! A que nível de baixeza chegou a imprensa brasileira. Mesmo que não seja por sua totalidade. Digamos que a metade dela, porque ainda existem jornalistas sérios nesse país. Mas a outra parte, está repleta de elementos perniciosos, gente que extrapola todos os limites do aceitável.

      No dia de ontem, 9, a jornalista de 'O Globo', Bela Megale noticiou em sua coluna que um dos ministros do Superior Tribunal Federal , STF, em conversa com seus pares, contou-lhes um sonho que teve, onde ia ao Palácio do Alvorada, sede do Governo, prender o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

      Acontece que essa jornalista expressa toda a sua malignidade, mas também incompetência e mediocridade, ao empregar em sua matéria a figura do sujeito indeterminado, haja vista que não citou no texto o nome do ministro sonhador. E tal possível prisão baseia-se no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, da Pandemia, encerrada recentemente e que foi dirigida por parte da escória existente no Congresso Nacional.

      É de se indagar onde anda o órgão representativo da imprensa brasileira, que não toma as devidas providências contra tal jornalista, pelo absurdo de sua iniciativa, bem como pretender fomentar intriga e fofoca, além de mentiras, no âmbito cotidiano nacional.

      Também seria de bom tom que o próprio Superior Tribunal Federal, STF, se incumbisse de exigir dessa jornalista os detalhes desse sonho, bem como a identificação desse ministro que criou tal história. Afinal é uma situação de alta gravidade porque envolve a autoridade máxima do país, que já vem sendo achincalhado pela escória jornalística do país, motivada pelos profundos cortes que foram feitos nas verbas públicas envolvidas em propagandas públicas junto aos vários veículos de informação.

       Mal sabe ela que o contingente de brasileiros que sonha diariamente com a intervenção militar no país é enorme e muito expressivo. E todos esperam ver tal acontecimento colocar ordem nele, acabando com todas as safadezas que se instalaram, a partir da abertura política em 1985.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

SÓ ABSURDOS...

      O vocabulário universal está repleto de termos sofismáticos, que buscam inverter a ordem das coisas, principalmente da vida de um ser terrestre, os que vivem e moram nesse planeta, a Terra. Buscam-se distorcer e confundir a todos de uma forma daquelas que classificamos como uma tremenda cara de pau.

      No Brasil, nesses últimos tempos, tem-se certeza disso quando se acompanha os acontecimentos que se dão nele. Principalmente no âmbito político/público,  onde grandes absurdos acontecem, sem que ninguém busque, pelo menos, contê-los e evitá-los. Aqui o termo Democracia é diferente do resto do mundo.

      E tal revertério deu-se a partir da ascensão do Sr. Bolsonaro à Presidência, quando viu-se alterar a essência jurídica e política na própria Constituição Federal. Membros do Superior Tribunal Federal, STF, e do Congresso Nacional, especialmente no Senado Federal, passaram a cometer atos que ferem nossa Lei Maior.

      Alguns Desembargadores, Procuradores da República, Advogados, Jornalistas e vários outros profissionais de áreas de respeito, se manifestaram sobre isso, mostrando contrariedades a esses desrespeitadores da lei no país.

      Casos específicos como a prisão de um deputado, também de jornalistas e pessoas que emitem opiniões sensatas, viram seus direitos serem feridos com profundidade por um ministro do STF, que extrapolou e desrespeitou a Constituição Federal, bem como passou por cima da legalidade jurídica.

       E no Congresso Nacional, tanto deputados quanto senadores deixaram de seguir à risca aquilo que este instrumento legal define e determina. O senador Alcolumbre, por exemplo, vem postergando decisões a respeito da indicação para o STF, de um candidato indicado pelo Presidente da República.

       Este caso é pra lá de emblemático por causar um dano profundo na estrutura constitucional do país, trazendo uma série de problemas a ele, quebrando a normalidade. Mas este senador tem uma conduta moral altamente reprovada por seus atos imorais e indecentes nesses últimos tempos, com acusações enormes contra si no aspecto jurídico.

       As Presidências da Câmara e do Senado também têm fugido ao cumprimento das regras naqueles andamentos. Tudo isso para prejudicar o Presidente da República, que desde seu primeiro dia de governo tem esbarrado nessas condutas condenáveis desses agentes.

       E o povão assiste a todos esses absurdos de uma forma calma e tranquila, como se nada de errado estivesse acontecendo em sua nação. Mas o pior é não ter a quem recorrer.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

DE OLHOS BEM ABERTOS

      Surpreendentemente esta última semana promoveu a certeza ao Presidente Bolsonaro que só depende dele próprio a homologação da vitória para a próxima eleição em Outubro de 2022 à sua recondução ao atual cargo presidencial.

      O país tem assistido fatos desagradáveis e rasteiros contra ele, desde o primeiro dia que assumiu o cargo em 1º de Janeiro de 2019. Seus oponentes não descansaram e não descansam um só segundo no intuito de feri-lo de morte, até. Mas ele tem resistido bravamente à todas essas investidas e, até agora, logrado êxito nisso.

      É de se elogiar sua coragem. Mesmo que muitas das vezes ele extrapole certos limites, e até perde parte de seu controle, mas é lícito considerar seus atos pelas simples circunstâncias de passar pelo que passa. Um jogo extremamente sujo e desonesto por parte de muitos.

      Alguns dos possíveis e até prováveis a concorrerem contra ele naquela eleição, esta semana decidiram quase que entregar os pontos e manifestaram desistência, tornando-as públicas. Especificamente Ciro Gomes e Lula já reconhecem suas derrotas antecipadamente.

      Assim, o país já se vê livre de dois riscos iminentes por parte dessa dupla que representa o pior para uma nação que deseja aproximar-se daquelas do primeiro mundo, seus históricos políticos possuem lastro pesado às ações e reações. E suas decisões facilitam as coisas para o atual Presidente.

      Preocupantes são as participações do Supremo Tribunal Federal, STF, e do Congresso Nacional, especialmente no Senado, onde existem elementos de altíssimos riscos para o país, porque não andam, sequer, respeitando a nossa Constituição Federal, passando por cima das premissas que ela determina para todos no país.

      Talvez por faltar pouco tempo para o fim desse ano, essa gente queira deixar para o ano que vem o recrudescimento de suas ações malignas. Daí essa calma passageira e temporária que pode atenuar as pressões, mas que não nos deixemos enganar. A regra é seguir uma citação cristã: "orar e vigiar".

sábado, 6 de novembro de 2021

SORDIDEZ, MORBIDEZ, EXPLORAÇÃO E FALTA DE RESPEITO COM OS OUTROS

      Este espaço andou perigando no dia de hoje de não ter matéria publicada. No entanto, se tomando conhecimento do trágico acidente da queda do avião da cantora Marília Mendonça, ocorrido na tarde de ontem no interior de Minas Gerais, que a vitimou, bem como outras quatro pessoas, e assistindo às barbaridades que se apresentaram a seguir, logo surgiu o que escrever.

      É claro que um acontecimento como esse traz uma gama de sensações a todo mundo. E a primeira delas é o choque emocional, mesmo àqueles que nem sejam parentes dela, tampouco de nenhum dos outros ocupantes do avião, em virtude todos possuírem idades baixas, mesmo já sendo adultos, mas teriam ainda um bom período de vidas, ainda.

      Mas não há como deixar passar a vergonhosa ação de muitos, principalmente os ligados à imprensa e à política, que enveredaram em aproveitar-se de um acontecimento trágico e fatídico, passando a usa-lo para tirar vantagem que lhes permitiram chamar atenção para si, em detrimento do sofrimento dos parentes e amigos da cantora e dos demais atingidos.

      É muita baixeza. Usar de situações mórbidas e sórdidas, numa circunstância de pura dor, não respeitando o sofrimento dos próximos aos mortos. Também de uma forma fria e calculista, buscando alcançar vantagens em veicular essa tragédia.

      No âmbito político, chegaram a atribuir ao atual Presidente culpa pelo acidente, alegando que ele promoveu paralisações dos  eventos de artistas, fazendo-os perderem suas fontes de rendas, e no caso dessa cantora, a obrigar a fazer uso desse tipo de avião, fugindo das grandes companhias de aviação, o que é pura estupidez tal alegação. Essa e muitas outras produzidas com o mesmo fim.

      Um outro aspecto nocivo por parte das mídias, é passar o tempo todo noticiando e mostrando imagens do acidente, como se não houvesse mais outro assunto a abordar. É uma exploração emocional tétrica e infeliz.

      Mas a vida é assim mesmo. A infelicidade de uns transforma-se em felicidade para outros. Mesmo que esses outros não saibam, e muito menos o percebem que, como mostrava uma propaganda de uma vodca muito conhecida, que criou um refrão que dizia: "eu sou você amanhã". Se referindo à bebedeira e tombos de alguém com a cara cheia dela. Nesse caso, a morte espera por qualquer um logo ali adiante.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

ANÁLISE REFLEXIVA

      "A Vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, que se sucederam sucessivamente sem cessar". E esta descrição, pelo que consta, não possui um autor definido e identificado. E pode-se muito bem substituir o termo vida pelo de História, haja vista que é basicamente uma saga de acontecimentos no tempo e no espaço.

     Mas quem as contam somos nós mesmos, porque as vivemos, passando pelas múltiplas situações que nos envolvem. Mas tal registro e descrição estará mercê de nossas observações, expressões e entendimentos, que variam de pessoa para pessoa. E contar uma história, seja ela qual for, implica possuir o conhecimento de tudo que a envolve. Do início ao fim.

     No entanto, deve-se observar certos fatores. O primeiro deles é a fidelidade dos fatos acontecidos e narrados. Mesmo que em geral quando alguém conta uma história, que pode ser a sua própria, promoverá acréscimo ou omissão de alguns acontecimentos. Inclusive a sabedoria popular possui um aforismo que diz: "quem conta um conto, aumenta um ponto". E isso acaba por alterar a essência de qualquer história.

     Um dos casos mais emblemáticos nessa vida é a existência da Bíblia. A começar pela afirmação de que existe uma católica e outra evangélica. Neste caso configura o aforismo popular antes citado. E acrescente-se que hoje em dia fala-se muito que Jesus disse isso e aquilo, reverberando vida a fora. E diz-se que Ele não deixou uma letra ou frase escrita em nenhum lugar. Ou seja: vai se acrescentando pontos sucessivamente.

     E dessa forma alcançamos a atual situação brasileira. Muitas histórias, criadas, inventadas, aumentadas, distorcidas, dentre várias outras possibilidades. E as incidem na política e no âmbito público do país, gerando inúmeras e incontáveis situações, cujas maledicências imperam quase sempre nisso.

     Só que observa-se uma falta de percepção, naqueles e daqueles, que a criação de factoides, que atualmente chamam de fake news, gera uma gama de problemas enormes ao próprio país e à sua população, provocando prejuízos diversos e de todos os tipos. E o primeiro deles é na saúde das pessoas, que se desnorteiam com tais e tantos absurdos. Com isso sendo atingidos em cheio em sua própria constituição física e emocional, além da psicológica.

     Um certo artigo de primeira necessidade anda faltando a quase todos nesse país: a conscientização. Saber que o mal que atinge a um pode também atingir a todos e até ao próprio autor/criador de tal. Mas isso é querer demais em buscar que as pessoas prestem atenção nesse tipo de coisa. Daí que vamos caminhando para um abismo, que só pode trazer o pior para todos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

OBSCURECIMENTO: É TREINAR PARA SOBREVIVER E FICAR ILESO.

      As vidas de todos nesse país andam em situações de alta gravidade, onde é aconselhável usar-se um método aplicado num determinado estudo que é o exercício do obscurecimento circunstancial. Ou seja: buscar não enxergar a tudo o que acontece ao nosso redor, ou até mesmo nesse nosso cotidiano da vida.

      Infelizmente quase toda a conceituação que vigorava até bem pouco tempo, teve a sua essência usada alterada por outras, quase a ponto de neutralizar o de antes, colocando em seu lugar coisas e entendimentos totalmente contrários àquelas.

      Pode-se até atribuir à uma excrescência chamada de "politicamente correto", que está em voga nesses dias atuais, com um peso enorme de influência nessas mudanças conceituais todas. Então a vida parece ter virado de cabeça para baixo. E são muitas as situações estapafúrdias que nos acometem. 

      Pegue-se um pequeno e recente caso, este que envolve a ação da polícia de Minas Gerais, mais exatamente na cidade de Varginha, já muito famosa pelas histórias que envolvem seres extra-terrenos, os famosos ETs. Uma operação policial pesada desbancou e desbaratou uma quadrilha de assaltantes de bancos, onde o saldo envolveu vinte seis mortos, dos meliantes que ali agiam.

      Sabe-se de casos que envolvem más ações policiais. Mas isso não quer dizer que se pratique uma generalização. É óbvio que bandidos que reagem às ações policiais, e enfrentando-as com armas, devem ser abatidos, sim. É uma questão até de auto defesa por parte desses militares.

      Então, logo após o conhecimento público do abate de tantos facínoras, apareceram algumas pessoas para cobrar direitos civis a favor deles, como se isso fosse quase uma regra, mesmo que os mesmos não sejam cidadãos de bem, onde a regra deve ser respeitada.

      Isso anda ocorrendo de uma forma intensa e descabida, onde existem grupos específicos buscando garantir tais direitos, mesmo a quem não os faça jus. E, infelizmente, como outros temas, esse anda perigando até de virar uma nova lei. Garantir ao bandido/criminoso os direitos de sê-lo. E a polícia, bem como todas as autoridades, passem a respeitá-los.

      Duro mesmo é para aqueles que seguem as leis dos país, cumprindo rigorosamente com suas obrigações, mas mesmo assim esbarram e enfrentam tantas dificuldades em seus dias normais. E ainda se sujeitam a se deparar com uma movimentação orquestrada intensa, que busca fazer valer tudo o que a lei confronta.

      É de se indagar: como isso acontece? Até quando vai se aturar tantos absurdos? E onde iremos parar?

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

#MONARQUIA JÁ !!!

     E quem é que pode dizer que as indecências tupiniquim cessam, nem que seja só por um dia? Ledo engano. É querer acreditar no impossível. Porque elas seguem perenes tais quais as águas de um riacho. E vai sempre nos causando assombros.

      Por que não exercitamos algo a respeito da volta da Monarquia no país? Sim, talvez fosse a solução de grande parte dos nossos problemas. E é de lembrar que ainda restam resquícios de alguns de seus membros nos dias atuais, vivendo de forma simples, sem manifestarem nenhuma reação com reação às deficiências ditas democráticas.

      Com um possível restabelecimento monárquico, pelos menos nos veríamos livre dos Três Poderes da República, onde situam-se todas as impurezas que nos regem, com os maiores absurdos que possam existir em matéria de gestão nacional.

      Naturalmente que as mordomias num palácio real seriam bem menores do que as que existem nesses atuais palácios democráticos, onde a corrupção exerce seu total poder e promove benefícios extremos apenas àqueles que estão nesses últimos.

      Em plena ebulição, o caso envolvendo o senador Alcolumbre, que bem poderia se chamar Alcolúgubre, pelo ato teor de nefastia, pedindo-se licença a todos pela geração de um neologismo, haja vista que esse nome carrega um lastro pesadíssimo de coisas ruins, cujos resultados são totalmente prejudiciais ao país em que vivemos, o Brasil.

      Têm-se que, urgentemente, mudar tudo o que anda vigorando no país. Desde leis, atos, ações, costumes  e mais otras  cositas más, sendo que a alternativa mais objetiva seria a promulgação de uma outra Constituição Federal, rasgando-se a que existe e vale nos dias atuais, por um dos motivos como ela foi criada na década de oitenta: "havia no congresso nacional cerca de trezentos picaretas", afirmação esta proferida pelo próprio Lula da Silva, em 1993.

       A situação do país chegou e está no extremo, bem como no limite, do que uma população possa suportar. O povo carrega em suas costas e suas contas todos os ônus existentes nele. E não é pouca coisa, não. Mas os bônus, estes são usufruídos total  e e somente pelos espertalhões existentes nos Três Poderes da República.

       Por isso o é que a hashteg do momento é: #MONARQUIA JÁ!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2021

SIMPLES ASSIM OU PARA PURA REFLEXÃO

      Em se iniciando o mês de Novembro, praticamente começa a contagem para o fim do ano de 2021. E como no ano passado, 2020, as expectativas ainda não são nada otimista no que tange a termos um ano de 2022, daqueles que diríamos feliz, porque são muitas as circunstâncias que ainda nos afligem, principalmente no âmbito político, com a eleição que ocorrerá em Outubro do ano que vem.

     O jogo sujo que se apresentou desde o primeiro dia do início do Governo Bolsonaro, certamente as ações malignas dos mesmos recrudescerão, com possibilidades múltiplas, até de confronto aberto e, talvez, físico entre as partes, que até podemos denominar bandas.

     Só que tudo o que anda acontecendo por aí já anda cansando a quase todos, porque discussões descabidas, e até sem sentido, são assistidas diuturnamente, sem que se chegue a lugar algum ao final de quaisquer delas.

     Às vezes é possível se imaginar que certas situações, no caso certos comportamentos, chegam às raias do patológico. Isto porque alguns se deixam levar por sentimentos rancorosos sem sentido, como por exemplo, manifestar um ódio tão profundo à pessoa do Presidente, sem que em nenhum momento ou tempo tenha havido com ele nenhuma relação direta para que ocorresse algo que justificaria tal sentimento.

     O que ocorre nestes casos são que pessoas se deixam levar por outras. E nem caem na possibilidade de analisarem com equilíbrio aquilo que lhe estão transmitindo. E isso está muito comum através da internet, principalmente pela existência de canais no Youtube, por exemplo, também por páginas no Facebook, de pessoas que enveredaram por esses tipos de eventos, que foram criados há pouco tempo.

     E como acontece no aspecto geral, quase que a maioria apela por uma prática muito comum, a da exploração emocional ou sensacionalista. E como grande parte dos que assistem essas manobras, não possuem o devido equilíbrio e discernimento para diferenciar o joio do trigo, isso resulta no que costumamos assistir por aí.

     Ao final, uma coisa fica muito bem clara. A população dividiu-se em duas bandas, mesmo. Uma que é a favor e outra que é contra safadezas. Assim é que as discussões entre elas serão quase que perenes, sem fim. Mas que alguns buscam escamotear seus comportamentos, evitando mostrar de que lado estão nessas situações. Simples assim.

                                        

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

UM SIMPLES OLHAR MOSTRA TODO O PERIGO QUE ALGUÉM POSSUI EM SEU SER

       As turbulências políticas e judiciais que andam acontecendo no Brasil, faz necessário lembrar de uma celebridade que se notabilizou em passado não tão recente, e que marcou sua vida pesquisando assuntos de altíssima complexidade que é o que envolve especificamente um ser humano.

      Cesare Lombroso, foi um cientista italiano e também era psiquiatra, higienista, cirurgião, antropólogo e criminologista. Além de professor universitário, que lançou uma ideia e tese a respeito da observância através da aparência de alguém, se possuía ou não traços de periculosidade.

      Através dessas análises faciais, bem como outras características aparentes, ele afirmou poder reconhecer em qualquer um o risco que este ser poderia manifestar em sua vida, convivendo com as demais pessoas e causando-lhes ocorrências nefastas, fatídicas e pesadas.

      Alguns outros cientistas/pesquisadores até lhes compraram tais teses. Mas outros manifestaram discordância e contrariedades, dificultando a ele e a outros que seguissem adiante em tais análises.

     Mas nesses nossos tempos, assistindo performances de certas pessoas, principalmente no seu exercício laboral, por vários absurdos que estas cometem, é de se dar total crédito àquelas analises e apontamentos por parte daquele cientista.

     Aproveita-se esta oportunidade para informar a título ilustrativo, digamos, que um médico brasileiro chamado Joaquim Santos, desenvolveu também um outro trabalho de análise facial e física, além de comportamental, e dividiu a humanidade em nove grupos através de um estudo chamado "Escada de Jacó". E tal divisão estabeleceu que existem nove tipos de pessoas no mundo. Além do que se baseou em temas conjugados com religião espírita.

     Mas poderia ser comparado, ou até acrescido, àquelas definições de Cesare Lombroso, porque ambas interpretam pessoas através de seus olhares, sendo que neste último caso,  estudo dessa escada possui ainda uma divisão em três partes, que envolve a mente humana. Neste caso na vibração da Mente Inconsciente, Consciente e Super Consciente.

     Então, as pessoas que possuem características mentais na primeira divisão, são as mais possíveis a apresentar comportamentos animalizados e estes são os que, geralmente, cometem barbaridades e horrores no cotidiano da humanidade. E este estudo ele é totalmente baseado em classificação pela análise do olhar de cada um, que neste caso identifica sua baixa espiritualidade.

     Imaginemos que todos conseguissem adquirir tais conhecimentos que pudessem facilitar a análise facial de uma pessoa. Pode-se garantir que um ministro do STF ficaria mercê de uma observação apurada, bem como ficaria suspeito de possuir malignidade em seu olhar, o que explicaria as barbaridades que anda produzindo no desempenho de suas funções como tal, que deu a muitos a certeza dele estar fugindo à essência das suas qualificações.

      

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...