Neste mesmo espaço já foram desenvolvidas por seu autor duas, três ou até quatro matérias fazendo referências a uma celebridade chamada Cesare Lombroso, médico, professor e cientista italiano, que no século XIX desenvolveu um estudo profundo a respeito da leitura facial de humanos, onde afirmava que através disso, poderia identificar elementos de alta periculosidade.
Naturalmente que adquiriu partidários, bem como antagonistas nessas suas experiências. Alguns o seguiram, e outros não, em tal desenvolvimento científico. Mas, parece, que tal análise não alcançou o devido valor, permitindo que se percebesse através das faces humanas, todos os riscos que alguns deles apresentam em suas aparências e existências.
Entretanto, do que se observa nesses dias atuais, principalmente em nosso país, o Brasil, todas essas pesquisas e análises de Lombroso seriam motivo até de chacota por boa parte das pessoas. Isto porque a criminalidade nesse país alcançou patamares absurdos, envolvendo personagens ditos de conduta ilibada, com rostos e palavreados de altos níveis, ondem conseguem escamotear perfeitamente todo o perigo que possuem.
Dessa forma, conseguiram fazer o crime compensar nele. E não é à toa a crítica a um dos maiores criminosos dele, ostentar hoje o título de presidente. Com um histórico terrível, bem como uma aparência grotesca e até assustadora. Mas suas práticas são nítidas e claras em um todo.
Ah! e não se pode esquecer que este mesmo personagem, em 1993, fez uma declaração escancarada sobre a existência de "300 picaretas no Congresso Nacional". E tudo ficou por isso mesmo, talvez justificando o porquê de possuirmos uma Constituição Federal que é desrespeitada por agentes públicos que deveriam protegê-la de todas as mazelas que aqui existem.
Enfim, Cesare Lombroso é quem escapou do pior. Morto há tanto tempo não assiste às barbáries que tentou mostrar ao mundo através de seus estudos, trabalhos, experiências e ensinamentos. Mas que, pelo jeito, continha algumas deficiências.E os dias atuais mostra muito bem isso. Criminoso não tem cara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário