Marcadores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARADOXO

     Já me vi (ou será ouvi?) indagando a mim mesmo porque o mundo é (ou está) assim?
     Pelo tempo que existe, a humanidade já deveria ter alcançado o grau de perfeição e já não deveria cometer as barbaridades que comete.
     Digamos que já possuímos uns 15 mil anos de existência. Já é tempo suficiente para que tenhamos aprendido a fazer a coisa certa, não é? Mas não é assim, não é mesmo?
     Há uma citação sobre obras de Nietzsche, onde há este comentário: " Na construção de um mundo mais "confortável", o homem colhe resultados desastrosos. Um caminho sem volta e que legitima a visão do pensador de que o progresso é uma farsa". Só não identifica o autor deste comentário. Salvo erro, o livro se chama: "Nietzsche e a crise ambiental".
     Já tive a oportunidade em um dos artigos publicados neste blog, de falar sobre os pensadores dos séculos passados. Dizia nesse artigo que onde estivessem, eles estariam estarrecidos com o que acontece no mundo de hoje. E pensar que as lições de casa estão nas  
obras publicadas por eles, durante séculos e séculos passados. Mas o que vemos é que quase nada se aprendeu, infelizmente. E a prova disso é ver o que acontece nesse nosso mundo, atualmente.
      Mas será que ainda veremos as coisas se acertarem nesse mundo? Deixaremos de assistir às barbaridades que o ser humano comete? Uma delas, por exemplo, é a guerra. Um ato sem nenhuma explicação e, mais ainda, sem nenhuma justificativa. Só para corroborar esta posição, foi noticiado pela imprensa mundial que o USA gastou 2 trilhões de dólares em guerra com o Afeganistão e o Iraque. Então, imaginem, se esse dinheiro fosse usado para resolver os problemas dessas regiões, de uma forma mais racional, buscando acabar com a pobreza e a ignorância das pessoas destas áreas, teria morrido muito menos gente do que morreu. E, provavelmente, ainda sobraria muito dinheiro que poderia ser aplicado em outras regiões carentes do nosso planeta, na África, por exemplo.
      Nietzsche, por exemplo, tem um livro onde diz: "Deus está morto". Ora, é claro que causou e ainda causa um espanto muito grande com essa afirmação. Mas será que Deus está deixando acontecer essas coisas terríveis no mundo? Há várias explicações que até acham que sim. Mas eu prefiro aceitar a teoria desse autor. Deus fez este mundo e deixou para lá. Mas antes, deixou suas instruções de como o humano devia proceder. Só que este preferiu seguir sua própria idéia e, pelo que vemos, escolheu a pior maneira para viver. E está dando o que vemos aí: "zebra".
     Mas existe uma outra possibilidade. Deus pode ter mudado de galáxia. Escolheu uma bem distante da Terra. Também deve ter criado um sistema de televisão interna (ou externa, dá no mesmo) e está confortavelmente instalado em uma espreguiçadeira, com o controle remoto na mão e, vez ou outra, dá uma olhadinha ( ou seria uma zapeada?)aqui na Terra para ver se ela ainda está no mesmo lugar e a nossa humanidade ainda existe..
     Penso que ainda existe tempo e possibilidade de tudo entrar nos eixos novamente. Mas o rumo terá que ser alterado. Por outro lado, paradoxalmente, do que tenho vivido e vivenciado, não acredito nessa alternativa. Nos últimos 50 anos o mundo mudou extraordináriamente.  A ciência e a tecnologia tiveram avanços surpreendentes e isto deveria funcionar de um modo mais positivo. No entanto o que se vê é, exatamente, o contrário. E penso que isto se dá pela ganância financeira de uns e a ignorância de muitos, que se deixam explorar, buscando o que dizem ser os prazeres e as comodidades da vida. Isso eu denominaria de PARADOXO.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...