A vida numa cidade grande é bastante complicada. E na cidade do Rio de Janeiro é ainda mais. É um grande centro, cheio de coisas complexas como é e devem ser todas as grandes cidades. E o Rio de Janeiro ainda tem a particularidade de ter sido a capital do Brasil até 1960, quando Brasília foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Daí a cidade deixou de ser o centro principal do país, mas continuou com sua importância no cenário nacional, por isso continuou atraindo as pessoas que buscavam e buscam melhorias em suas vidas.
Uma outra particularidade que esta cidade possui é no aspecto da geografia. Ela é banhada pelo mar em toda a sua costa leste e possui também montanhas em grande parte de seu espaço (O maciço da Tijuca, por exemplo). Isso sem falar nos morros que existem por quase toda a cidade. E para completar suas dificuldades geográficas ainda possui vários ramais de trens urbanos e metrô a céu aberto. Tudo isso, junto, causam muitas dificuldades a seus habitantes no que tange a deslocamentos de um lado para outro da cidade.
Mas o que vem causando grandes transtornos a todos (principalmente às autoridades) são as favelas existentes aqui. São áreas que apresentam uma grande periculosidade pela presença de bandidos de todas as espécies. E nos últimos tempos o Governo colocou em prática um método de invasão e domínio das mesmas, por um sistema chamado de implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (as UPPs).
No início da implantação tudo correu como esperado. Mas agora, por esses dias, já estão surgindo manifestações por parte dos residentes dessas áreas, bem como o retorno de bandidos que foram expulsos de lá, durante a implantação das UPPs. Por enquanto ainda não se tem uma posição concreta e definida desses novos problemas. Mas o Governador já tomou medidas, fazendo com que as tropas lá alojadas mantenham a ordem a qualquer preço.
Essas novas situações criadas nas favelas só podem partir, mesmo, dos bandidos, haja vista que com o domínio daquelas áreas pelo Estado, a desordem e a bandidagem sofreram grande percalço em suas bases, daí que buscam criar dificuldades para que o sistema não logre êxito, permitindo que a bagunça continue como antes.
Agora é esperar que tudo volte ao normal e a cidade possa viver dentro da normalidade que todos querem e precisam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário