Marcadores

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ONDE É QUE TODO ESSE IMBRÓGLIO PARARÁ?

      Na matéria anterior aqui deste espaço, foi falado da alta rejeição que grande parte da população brasileira tem do Supremo Tribunal Federal, STF. Mas isso não representa a essência da questão. É que a rejeição, mesmo, é com alguns daqueles ministros, que não se sabe porquê, decidiram escapar para fora das linhas constitucionais da nossa Constituição Federal.

     O primeiro deles a incorrer nisso foi o ministro Lewandowisk, que no julgamento do impedimento da ex-presidente Dilma, mesmo condenada a isso, foi beneficiada por ele, que fugiu da essência daquilo que a lei preceituava nessas situações, livrando-a da perda da elegibilidade em futuras eleições. Isso foi um ato inconstitucional.

     Com isso, parece que fez escola. E alguns de seus colegas ministros, também enveredaram por esse mesmo caminho. E hoje em dia o âmbito jurídico nacional anda batendo cabeça ao extremo. Isso porque as decisões no STF passam a valer para as demais esferas jurídicas do país. No caso, se certas ou mesmo erradas, como anda acontecendo ultimamente.

     E esta semana a subprocuradora Lindôra Araújo praticamente investiu contra esse tribunal, até acusando-o dos atos inconstitucionais daqueles ministros. Nisso o principal deles é o ministro Moraes, que andou cometendo vários deles, bem como já se posiciona abertamente como um verdadeiro inimigo do Presidente da República.

     Interessante é saber que o Senado Federal possui poder para analisar essas situações, tomando as medidas necessárias para que elas não aconteçam. Já foi mostradas na imprensa várias das situações que se apresentaram nessas ocasiões. O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é acusado de manter retidos alguns processos naquele tribunal, ao qual tem interesse particular em seus desfechos. Eles se referem à tragédia de Mariana. Por isso não toma nenhuma atitude contra algum ministro do STF. 

      E assim a população vai assistindo a tantos imbróglios, que acabam por trazer imensos prejuízos a ela. E a cidadania, no caso, vai sofrendo desrespeitos, principalmente por aqueles que devem manter a lei e a ordem no país.

      A situação a cada dia que passa mais se complica. As disputas de egos já estão saindo do controle e ninguém sabe onde isso parará.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...