A sabedoria popular é cheia de afirmações. E é uma verdadeira escola, porque transmite ensinamentos de alta relevância. Pena é ver que a própria humanidade não se atém à ela. Que em seu bojo transmite tudo através de seus ditados, que também podemos chamar de aforismos.
Nesses tempos atuais podemos pegar um deles, o que diz: "procurar chifre em cabeça de cavalo", para buscarmos entender todas as dificuldades que atravessamos para que possamos ver a todos buscar entendimento perfeito às muitas discussões e desacertos que andamos cometendo quase que diuturnamente nesse nosso cotidiano.
A expectativa que o mundo anda tendo com relação a possível invasão da Rússia à Ucrânia, anda tirando a tranquilidade e até o sono de muitos habitantes desse nosso planeta. Pelo que previram alguns, isso já deveria ter até acontecido. Mas por razões desconhecidas, ainda bem que não ocorreu.
É sabido por todos que o planeta é enorme. Mas que mesmo as grandes distâncias que nos separam, uma ocorrência desse tipo acaba por atingir a todos. E quase sem exceção. Isso porque existem alianças entre os países. Também certos aspectos de interesses. E isto torna tudo mais complicado.
E mesmo que haja beligerância entre algumas dessas nações, esses interesse acabam freando iniciativas bélicas. Então nos permite pensar que não haverá uma grande confrontação bélica no planeta, que possa dizimar milhões de habitantes, bem como destruir alguns países numa ação desse tipo.
Mas não há como desconsiderar certas ilações de alguns que cogitam num fim de mundo, com a extinção do planeta em que vivemos, pelo uso do arsenal bélico e atômico que existem em alguns dos países no mundo. É de se imaginar que por mais que haja loucos nele, ninguém chegaria a cometer um ato tão terrível como esse.
Pelo que toca ao Brasil neste mesmo período, a viagem antecipadamente marcada pelo Presidente Bolsonaro, coincidirá com essa grave crise entre aqueles dois país. E com os Estados Unidos manifestando apoio à Ucrânia e oposição aos russos, aumenta a expectativa da presença do nosso Presidente, exatamente num período grave como esse, bem como naquela região litigiosa.
Por aqui há muita gente que se opõe ao Sr. Bolsonaro. Digamos que até gostariam de vê-lo entre dois fogos. Mas como ele tem se mostrado um grande estrategista, e tem vencido quase todas as demandas que lhe são dirigidas por seus adversários/inimigos, talvez o vejamos enfrentar essa com maestria, podendo influir positivamente junto àquelas três nações, conseguindo êxito e evitando maiores turbulências entre elas. Passemos, entao a torcer por todos eles, simultaneamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário