O fato mais decepcionante num comportamento humano é a falta de percepção. Talvez a falta de cognição explique esse fato, porque seria de esperar que todo ser humano a possuísse. Mas não é assim.
Dessa forma, observa-se situações ao extremo. Uma delas está em quem não consegue reconhecer o mérito alheio. Provavelmente não identificará os seus. E aí se inicia uma grave problemática. Estes começaram a expressar sentimentos nocivos àqueles. Citemos alguns: inveja, despeito, ódio...
É claro que tudo se complica numa situação dessa, porque faz com que não se possuindo a devida percepção, avançará para a criação de todas e quaisquer dificuldades. A tudo e a todos.
E a quem, ou quantos, cobrar-se-a essas deficiências? Ou carências? Naturalmente que a primeira ideia é a de culpar Deus, que é dito pai de todos, o criador do mundo. Mas que o fez de uma forma muito complexa, a ponto de se imaginar que devido à tantas distorções e imperfeições, paradoxalmente o mundo alcançou a perfeição. Nisso cabe controvérsias.
Mas é aí que se pode observar fatos estranhos. E o primeiro deles é o aumento desenfreado das religiões no mundo. É bem capaz de ninguém saber quantas delas existem. Mas pode-se pegar um exemplo simples da falta de entendimento entre elas. É só usar o Judaísmo e o Catolicismo.
O primeiro afirma que se passou até hoje, 5.782 na espera do retorno do Messias ao nosso presente. Já os católicos estão em 2.021. E essa discordância nunca chega ao fim. Daí que não há como crer que isso irá acontecer. Mas também o mundo sofreu uma cambalhota com relação aos créditos religiosos que o dia a dia pode muito bem mostrar quanto estrago se deu nesse processo.
Também pode-se pegar todos os conhecimentos surgidos no planeta, através das Filosofias e das Ciências. Estas também não chegaram até o final, a ponto de estabelecer as regras absolutas do viver humano, bem como não resolveram todas as pendências que ainda nos atormentam.
Em resumo, estamos caminhando para um mundo que pode ter seu fim de forma triste e trágica. Mas parece que a Humanidade nem está preocupada com nada. E não é à toa que o mundo e a vida tornam-se pior a cada dia que passa.
Até se pode usar uma indagação para isso: será que falta muito para o fim do mundo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário