Marcadores

quarta-feira, 28 de junho de 2023

PERGUNTAR NÃO OFENDE! OU NÃO?

      O Brasil já recebeu tanta pecha negativa que talvez já nem tenhamos a possibilidade de criar mais uma delas. Não que isso possa demonstrar aceitação daquilo que foi dito, mas é que não há quem possa manter esperança de que ele melhorará. Agora ou num futuro qualquer.

      Com o voto do ministro Benedito no Superior Tribunal Eleitoral, abrindo caminho para a decretação da inelegibilidade do Ex-Presidente Bolsonaro, pode-se dar isso como favas contadas. Assim ele não poderá concorrer a esse cargo presidencial na próxima eleição.

       Triste é ver no país um quadro de autoridades de baixíssima qualidade. Alguns divertidos costumam brincar que nesse país o poste urina no cão. Invertendo-se a lógica e o bom senso. Porque um agente público deve possuir uma conduta irrepreensível no tocante à lisura. Nunca ter tido seu nome ligado a qualquer situação que o comprometa.

       Mas não é isso o que acontece no Brasil. E tomemos como exemplo o nosso Congresso Nacional, onde estão alojados mais de um terço daquele contingente de legisladores, com uma ficha tão suja que daria inveja a um simples pau de galinheiro. Mas isso se estende por quase toda administração pública.

       Sendo assim, como é que se pode acreditar que o Brasil alcançará o tão badalado título de país de primeiro mundo? Quem quiser, souber ou puder, que o responda. Todos agradeceremos.


Em tempo: uma dúvida me assola. A de como pode um contingente tão reduzido assumir o comando de ações que inviabilizam a prática democrática no país, intencionando tornar a vida de seus cidadãos num tremendo e extraordinário inferno?

terça-feira, 27 de junho de 2023

UMA 'VAQUINHA' PARA O PRESIDENTE QUE VALE ATÉ MAIS QUE UMA BOIADA

      Esta semana estamos sendo surpreendidos com uma "vaquinha digital" que tem como favorecido o Ex-Presidente Bolsonaro. E nem se sabe ao certo quem foi o criador dela. Mas, de repente, ela se instalou entre nós. E mesmo com tanta desconfiança de muitos, constatou-se que não é nenhuma falcatrua. Até muito  pelo contrário, tem a finalidade de fomentar valores que se destinarão à quitação de multas eleitorais do Ex-Presidente, perpetradas pelo Superior Tribunal Eleitoral, TSE.

      O fato é de surpreender. Primeiro porque é inusitado. Segundo porque boa parte daqueles que apoiam o Ex-Presidente, bem como seus seguidores e admiradores, já possuem a exata convicção do jogo sujo ao qual ele foi submetido, buscando, de qualquer jeito, torná-lo inelegível para as eleições presidenciais de 2026.

      Tudo isso não passa de uma perseguição política de cunho inadmissível, desonesto e covarde por parte de quem o deseja eliminar do âmbito político nacional. E essa gente não está se detendo à nada. Até pelo contrário, atropelam e passam por cima da Constituição Federal. Isso sem contar  que esses valores das multas são totalmente absurdos e fora do normal. Há um exagero também desonesto nelas.

       Mas felizmente o povão do bem, o da banda sã do país, impede com suas iniciativas, que essa gente logre êxito em suas maracutaias. Principalmente as jurídicas. E causa espanto é ver que nada nem ninguém busca interferir em tanta lambança e desonestidade. E olha que já existem muitos especialistas nesses assuntos que andam denunciando tais tramoias, inconstitucionalidades e outros absurdos.

       E um fato não pode passar despercebido. Se andam fazendo tantas arbitrariedades com um Ex-Presidente da República, quem dos demais, se livrará de tanta injustiça e ilegalidade neste país, doravante?

      A propósito, a CPMI que anda rolando no Congresso Nacional, apesar de seu pouco tempo de trabalho, já mostra à quantas andam a indecência e a imoralidade em terras tupiniquins de Pindorama. As narrativas estão sendo derrubadas uma a uma e atrás da outra. Mas a cara de pau dos esquerdalhas não permite a eles verem seus ridículos e vergonhosos vexames.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

TENTANDO ENTENDER A GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

       Está havendo algo muito estranho nesse assunto envolvendo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A começar pelo tamanho de ambos os territórios destes dois países. A Rússia possui um território geográfico em torno de 17.000.000.000 quilômetros Km2 , enquanto a Ucrânia 603.700 Km2. É uma diferença díspar entre ambos os países.

       Essa mesma diferença se dá no conteúdo entre seus exércitos. A Rússia possui cerca de 2.000.000 de homens, enquanto a Ucrânia 300.000. Convenhamos, é um desequilíbrio acentuado entre ambas as nações. Sendo que a Rússia possui plena soberania bélica entre essas duas nações.

       Não se precisa ser especialista em guerra, até porque tal classificação é um tanto insuspeita, haja vista que uma guerra não é algo que acontece corriqueiramente no mundo. Elas são raras, no sentido global. Apesar que sabemos serem os Estados Unidos um dos maiores fomentadores desses exercícios.

       Então, como pode uma guerra como essa atual entre Rússia e Ucrânia perdurar tanto tempo? A lógica definiria que a Rússia em pouco tempo abafaria a Ucrânia, tomando-lhe tudo o que fosse possível. Ou permitido.

       Naturalmente que ambas as nações sabem muito bem de seus mútuos prejuízos. E em todos os sentidos. Mesmo que algum lado, a Rússia por lógica, fosse a vencedora desses confrontos. Mas os rastros de destruições que se observariam, dariam muito bem para constatar tudo aquilo que não se deveria perpetrar nessas condições.

       É óbvio que uma questão como essa envolve muita coisa. Os interesses são muitos e diversos. Talvez o principal deles seja oriundo do orgulho, desse ou daquele comandante. Mas isso implicaria dizer que há uma organização mundial que é responsável por agressividade de alguma nação no mundo, devendo agir imediatamente para por fim a tal litígio.

       Mas parece que até agora essas alternativas não foram devidamente tomadas ou o foram parcialmente, permitindo que esse absurdo continue entre ambas as nações, sem observar o sofrimento de suas populações, que envolvem velhos e crianças, que precisam ser protegidas e defendidas.

sábado, 24 de junho de 2023

SÓ SENDO CEGO PRA NÃO VER!

     Mas o que é que se quer desse país, o Brasil, por agora e doravante? E quem é que esta se preocupando e se preocupará com isso? 

     É óbvio que alguns dos brasileiros está se preocupando. Mas seria bom que fossem muitos, porque a situação atual do país não está nada boa.

     Primeiro, que os embates já estão quase se deixando de lado e partindo para combates. Sim, é essa a nossa situação atual. Estamos em luta contra o mal e com os seus adeptos. E eles são fáceis de apontar. Todos os que são alinhados com o Partido dos Trabalhadores, PT, e com Lula e seus apaniguados.

      Esse pessoal em quase quatro governos e agora no poder, só quiseram, querem e quererão enveredar pelas maracutaias, desonestidades e ladroagens, como já está muito bem provado de suas gestões anteriores. Muitos de seus componentes foram condenados e presos. E isto está registrado nos anais do país. Não há como contestar.

      E toda essa confusão ora estabelecida, dá a certeza de que tudo irá piorar mais ainda. É uma questão de tempo. E é só esperar. Aliás, nem se precisa mais esperar porque já estamos assistindo à muitas lambanças dessa gente.

      Triste mesmo é ver boa parte da população parecendo desnorteada, sem noção de coisa alguma. Nesses últimos quatro anos tivemos a mostra de tanta safadeza perpetrada por eles. Com o conluio de agentes judiciários e também legislativos. E tudo esteve, está e estará tudo às escâncaras. Só sendo cego pra não ver!.

sexta-feira, 23 de junho de 2023

BRASIL?? UM VERDADEIRO ARREMEDO DE NAÇÃO.

      Todos sabemos da total paradoxalidade existencial que nos acerca. E é de modo diuturno. Ou seja, a vida toda. E com a modernidade exposta a nós, com as facilidades comunicativas, bem como os aparatos tecnológicos e suas variedades, principalmente a internet, tudo fica mais complicado do que explicável, haja vista que é excessiva a quantidade de notícias que temos a absorver.

      E como podemos ver, é lembrar de uma afirmação do Chacrinha, num passado nem tão remoto que diz: "vim para confundir e não para explicar". E isso é pra ser levado muito a sério. Ele praticamente, e sem o desejar, profetizou um acontecimento. A impressão que se tem é a de que todo esse potencial informativo ao nosso dispor, em vez de elucidar, ele mais confunde mentes.

      Podemos pegar tal mote e aplicar em diversos âmbitos. Na política e na imprensa, talvez, sejam dois dos mais importantes nisso. Mas com as medidas progressistas do Partido dos Trabalhadores, PT, que popularizou e facilitou o acesso às universidades/faculdades, essa situação deveria ter melhorado com relação à lucidez e entendimento  de boa parte da população. Mas deu-se exatamente o contrário.

     Os ENEMs da vida é o que nos mostra quase que uma inversão desses progressos todos que contam por aí. Estudantes ignorantes, que não dominam a Gramática e a Sintaxe, escrevendo errado de modo absurdo e grosseiro. E os APPs à disposição deles confirma tais e tantos absurdos.

      Mas nos voltemos para o exercício da politização. Se tivesse mesmo tido avanço na educação do país, esta deveria ser a primeira ação da maioria. Não que se exigisse que todos entrassem para a política. Mas, apenas, tivessem conhecimento de tudo, ou quase, que rola país afora, no sentido de, pelo menos, saber em quem não votar.

      Se isso acontecesse, seria quase que garantido não haver, e nem existir, lá no Congresso Nacional, os "trezentos picaretas" que o Lula disse existir em 1993. E do que se vê, hoje, esse número cresceu, sem nenhuma dúvida.

      Oras, "elementar, meu caso Watson", diria o famoso personagem de Sherlock Holmes. O país não evoluiu. Nem em educação, muito menos na politização. Eis aí a questão. Então, temos as leis que estão aí. As que beneficiam os criminosos/infratores. O cidadão comum, os que pagam os impostos nacionais, ficam à mercê disso. E pagando um preço altíssimo em suas existências vitais.

      O que se anda verificando no âmbito judiciário, são absurdos um atrás do outro. O desrespeito às leis perpetrado pelos seus agentes que estão a nos servir já até saíram do controle. Não se respeita nem mais a própria Constituição Federal.

      Então, como se falar em Justiça? Esta só funciona para quem tem dinheiro e/ou situação privilegiada. Os pobres? Eles "que se explodam!!!"

quinta-feira, 22 de junho de 2023

UM JOGO SUJO ALÉM DO ACEITÁVEL

      No dia de hoje, 22 de Junho de 2023, está marcado um julgamento no Superior Tribunal Eleitora, STE, que alguns já dão como favas contadas a condenação do Ex-Presidente Bolsonaro, tornando-o inelegível para as duas próximas eleições presidenciais, caso ele assim resolva concorrê-las.

      Os jornalistas sérios e honrados estão acreditando que isso seja a hipótese de acontecer porque o jogo que essa gente está jogando é o mais sujo que pode existir no país. Lastimavelmente os âmbitos judiciário e legislativo dele fedem ao extremo. E, pelo que se está vendo, não há ninguém para barrar tanta imundície.

      Há parâmetros para análises do que acontecerá no TSE. Lá agirão diferentemente do que preceitua a Lei nestes casos. E não se pode esquecer de 2016, quando do impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff. Ela foi cassada no tribunal mas o ministros Lewandowski criou artifício, e também artimanha, para livrá-la da inelegibilidade a que teria que cumprir pela condenação a qual foi impedida naquela oportunidade.

       Vários especialistas e conhecedores de legislação eleitoral garantem que o Ex-Presidente Bolsonaro não praticou nada do que está sendo acusado por essa gente. E como já dito, tudo isso é um jogo de cartas marcadas e sujas, para impedi-lo retornar à presidência do país em 2027, se eleito nessa dita eleição de 2026.

       Mas é aguardar para ver tal desfecho. Bom seria que o povão fosse para as ruas hoje, da mesma forma que fazia anteriormente em apoio ao Ex-Presidente. E ele está precisando muito disso. Muita coisa precisa ser apurada referente às sujeiras que fizeram durante os quatro anos de seu mandato presidencial. E isso precisa ser devidamente esclarecido, mostrado e punidos todos os que aquilo o fizeram.



quarta-feira, 21 de junho de 2023

NECESSÁRIO SE FAZ TER MUITA RESISTÊNCIA AOS TEMPOS ATUAIS

      O Brasil atualmente apresenta o desfecho de todas as imundícies que vinha acontecendo nele desde umas três, quase quatro, décadas atrás. E nem se precisa especificar esse porquê. Todos o sabem. Mesmo aqueles que estão do lado da banda podre da população.

      E já passou dos limites essas afirmações que andam dizendo por aí que já estamos sob uma ditadura. E ainda completam: da toga. Claro que todos sabem o que isso queira dizer. Mas, a bem da verdade, quem anda comandando as ações nesse país é o crime e os criminosos.

     Óbvio que isso não seria possível se boa parte da população brasileira não estivesse conivente com tais coisas. E essa conivência se dá por ação de uns e omissão de outros. O que deve suscitar uma dúvida: de que lado cada um dos brasileiros está?          

      Interessante é que se pode observar que os descarados já não possuem a preocupação de escamotear suas ações. Até pelo contrário. Parece até que a coisa virou ao avesso. Ser do mal, ser do crime, está sendo um fato/ato elogioso por quem está nisso.

      Também pudera. Fazer voltar um dos criminosos mais atuantes do país ao governo, sintetiza com simplicidade a pura realidade que nos é mostrada nesses dias atuais. Até mesmo com o risco que estamos vendo acontecer de ver o país descambar para o comunismo, seguindo a linha de Cuba, Venezuela, Nicarágua e outros países semelhantes.

      Lá em Brasília, no Congresso Nacional, ontem, tivemos mais uma oportunidade da baixeza moral dos congressistas esquerdistas quando a relatora da CPMI do 8 de Janeiro deixou claro quais são as verdadeiras intenções de suas ações nela. Uma pessoa totalmente voltada para coisas nefastas. Mas, felizmente, o grupo daqueles que querem um país melhor, a atual oposição política, teve uma performance de qualidade, rebatendo o exercício esquerdista constante da criação de narrativas.

     O jeito é ver onde esses e tais absurdos pararão. O exercício maior de todos nós, os cidadãos do bem, é ter resistência para aturar tantas mazelas. E o mais importante, livrar-se delas. Total e completamente. Mas sãos e salvos.

terça-feira, 20 de junho de 2023

QUEM FOI O CULPADO?

     Se a situação/realidade está exatamente como dizem por aí, que neste dia 22 de Junho de 2023 o Ex-Presidente Bolsonaro será declarado como inelegível, talvez por oito anos, não podendo concorrer a nenhum cargo público nesse tempo/período, será como se o nosso país, o Brasil, se transformará como uma daquelas empresas que faliu, encerrou suas atividades.

     É espantoso por vários aspectos. A insistência dos agentes jurídicos, tanto do Superior Tribunal Eleitoral, STE, quanto do Supremo Tribunal Federal, STF, intentarem contra o Ex-Presidente, criando situações ilegais para isso, não se pode mais acreditar que este país seja regido por um sistema democrático.

     E dê-se o nome do que for para classificar qual o atual regime, a população não terá nenhuma alternativa em ver seus direitos democráticos irem todos para o lixo. O Brasil transformar-se-á por completo, abandonando o que chamavam de democracia.

     Há até uma certa insistência em afirmarem que este país já está se transformando numa Venezuela. E não pode ser por menos. A visita daquele ditador desse país alguns dias passados, é claramente um sinal disso. E neste final do mês de Junho, haverá um evento que trará toda a tralha ditatorial de grande parte da América Latina para a nossa nação.

     Criou-se uma gozação a respeito das Forças Armadas. E uma delas dá conta de que a tropa transformou-se em melancias, por ser verde por fora e vermelha por dentro. E isto a cada dia se firma no entendimento de grande parte da população.

     Há também certas acusações dando conta de muitos dos comandantes delas se identificarem em número, gênero e grau com os países onde as ditaduras estão. Isso é praticamente a derrocada de nosso país e de seu povo.

     Sendo assim, não haverá outra alternativa ao povão, submeter-se. Infelizmente. Talvez, até, Deus não conseguirá mudar tal estado de coisas. Isto porque se ele resolvesse tal tipo de coisa, a primeira delas seria não permitir que isso ocorresse.

      Mas não é bom esquecer que essa miséria iniciou-se em 30 de Outubro de 2022 com a vitória de Lula naquela eleição. Assim, quem é o culpado de tudo isso? A resposta é muito simples e todos a devem saber.


Em tempo: a corrupção conseguiu transformar este país numa terra de ninguém.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

UMA SEMANA DE MUITA PRESSÃO POLÍTICA

      Esta semana será eletrizante e isso já vem acontecendo pelo país afora porque recrudesceram as animosidades políticas nele.

      Tanto as duas principais CPIs que rolam no Congresso quanto o julgamento no TSE do Ex-Presidente Bolsonaro, estão despertando muito interesse em todos. Daí é aguardar seus desfechos, sabendo-se que os das CPIs se darão algum tempo depois.

       Agora, as especulações com relação a um desfecho infeliz para o Ex-Presidente, se o resultado for a sua condenação, transformando-o num inelegível a concorrer num prazo futuro a qual se proponha, poderá proporcionar àqueles que assim o fizerem uma ação tal qual a de um tiro no próprio pé. Isto porque ele tem um apoio popular que poucos políticos tiveram nessas últimas décadas.

       Sendo assim, em qualquer eleição que haja daqui para a frente, não tendo a participação do Ex-Presidente Bolsonaro, poderá ocorrer o seguinte. O seu candidato de preferência, ou até de indicação, receberá com certeza uma votação expressiva. E que essa gente não tenha nenhuma dúvida disso.

       Há especulações com relação às candidaturas presidenciais nas eleições de 2026, caso ele esteja mesmo inelegível, duas delas de alta relevância. Em primeiro o atual Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ou então a Ex-Primeira Dama Michelle Bolsonaro. E aquelas pessoas podem esperar que ambos possuem quase que favas contadas pAra serem eleitos, caso se confirme uma dessas situações.

sábado, 17 de junho de 2023

"O NOME AO BOI"

      O Brasil parece estar mergulhando num mar profundo de coisas ruins.

      O desrespeito às leis, principalmente à Constituição Federal agrava tal situação. E o preocupante é que tudo isso está sendo causado por agentes públicos com altos cargos, principalmente naqueles que deveriam zelar pela ordem e pelo direito público.

       Infelizmente observa-se uma terrível omissão dos congressistas. Senadores já deveriam ter interferido nesse processo, haja vista que possuem condições para isso, através do que preceitua a Constituição Federal. Mas por razões inexplicáveis, não o fizeram e nem o estão fazendo. Com isso a situação vai se agravando diariamente no país.

       E ao andar da carruagem, é bem provável que tenhamos acontecimentos que podemos classificar como trágicos. O orgulho e a vaidade de quem possui certo poder coloca tudo isso em risco. E a referência aqui é sobre o ministro Alexandre de Morais, que de uns tempos para cá resolveu abandonar as regras que deveria se submeter em sua condição de um ministro da maior casa jurídica do país.

       Surpreendentemente está existindo um contingente de cidadãos abnegados ao direito coletivo. E estes estão se colocando contrariamente a esse ministro, sendo que um desses reagentes, Augusto Nunes, hoje o mais importante jornalista do Brasil, manifestou suas opiniões contrárias a esse ministro, mas de uma forma até contundente e ameaçadora, afirmando não temê-lo, como muitos fazem, principalmente muitos congressistas.

       É óbvio que a população tem que ligar-se nesses fatos. Até porque Augusto Nunes não pode lutar contra tanto absurdo, de forma isolada como anda fazendo. Mesmo que saibamos que em sua equipe jornalística também existem outros profissionais que o acompanham nisso.

       Há que se apegar à pessoas como o Jurista Ives Gandra Martins, um dos mais respeitáveis do país, que também enfrenta os escárnios de Alexandre de Morais. E sendo ele quem é, tem plena condição de se opor a tal ministro também.

       O país atualmente está efervescente. O clima está chegando às raias da periculosidade, nos colocando mercês de tristes acontecimentos. E toda essa confrontação de Augusto Nunes àquele ministro tem uma base muito grande de legalidade. Ele tem lutado por isso já vai um bom tempo. Interessante é observar-se sua coragem em vê-lo dar o nome ao boi. E ele não poupa termos. E, claro, está completo de razões.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

UM PAÍS JÁ EM ESTERTOR (I)LEGAL

      Está por demais insuportável e, principalmente, submeter-se aos inúmeros desrespeitos aos cidadãos comuns desse país, desrespeitos esses perpetrados por agentes públicos dele mesmo. E isto abrange os Três Poderes da República. Isto porque os hábitos que essa gente adquiriu em desrespeitar a própria Constituição Federal, extrapolou todos os limites do aceitável.

      Ontem, por exemplo, a Câmara de Deputados em Brasília aprovou em tempo recorde uma lei dando amplos direitos aos congressistas, bem como a outros agentes públicos, não bastando os que já adquiriram antes. Com o agravante de se poder observar nisso um favorecimento pessoal deles, em detrimento aos direitos coletivos da população brasileira.

       A conclusão que se chega é a de que eles só podem ter aloprado. Usam suas condições de legisladores para favorecerem a si próprios. Apesar de que tal fato já é antigo e corriqueiro. Mas na atual situação que o país atravessa, de desmandos, faz com que cheguemos ao fim da picada, seja lá o que isso diga, mas todos o sabem.

       E ontem também tivemos outro fato grave, perpetrado pela Polícia Federal, em fazer buscas no Senado Federal e mais outros lugares onde o Senador Marcos do Val mora e/ou vive e frequenta, cuja ordem deve ter partido de ministro do STF, haja visto ele ter publicado atos/fatos envolvendo a situação do 8 de Janeiro. Não se deve ou pode esquecer que ele possui imunidade parlamentar.

       A situação moral brasileira está em completo estertor. Dá a entender que a legalidade e a democracia estão em vias de completa extinção no país, tantos são os absurdos que estamos assistindo e vivendo. E sofrendo. E por parte daqueles que deveriam garantir as integridades de um povo.

       Espanta é ver tanta lerdeza e desinteresse popular. Parece que nem o povão percebe o risco que anda correndo. Paciência!

quinta-feira, 15 de junho de 2023

DEVEMOS "TIRAR O CHAPÉU" PARA O JORNALISTA AUGUSTO NUNES

      Os tempos atuais no Brasil não são alvissareiros. Muito Pelo contrário. Porque estamos passando por situações preocupantes. Estas envolvem muitos e diversos riscos. Felizmente há alguns jornalistas que não temem à tais pressões e expressa suas opiniões de forma muito corajosa e contundente. Sempre que necessário.

      Dentre esses, podemos destacar a figura do jornalista Augusto Nunes. Um nome bem conhecido no âmbito político e jornalístico do país, alcançando diversas direções de jornais e televisões. Agora atuando na internet, através  de certos canais jornalísticos.

      Entretanto, essa atual situação de desequilíbrio moral pela qual estamos passando, há a necessidade dos cidadãos decentes desse país manifestarem apoio a esse jornalista. Ele não pode seguir combatendo a escumalha aqui existente, sem o devido apoio e proteção daqueles que não querem ver o país descambar para lados perniciosos.

      Sua postura e posição são de causar espanto e regozijo em todos os que lutam e querem um país melhor. Ele demonstra não possuir temor. De Nada e de ninguém. Costuma dar os verdadeiros nomes aos bois, bem como encara de frente alguns dos figurões existentes no país e que andam puxando a corda para o lado do crime e da bandidagem. Mesmo com cargos onde deveriam agir ao contrário disso.

      E num tempo de tantas celebridades daquelas que podemos considerar de meia tigela, Augusto Nunes representa, na íntegra, a decência, a probidade, a competência e o respeito às leis e à ordem, através da Constituição Federal, a qual sempre cita em suas manifestações.


*Em tempo: encontrar Augusto Nunes é a coisa mais fácil do mundo. Seu nome já é um link na internet. Que o diga o Google.

HISTÓRIAS E HISTORINHAS

     Atualmente temos a chance de conhecer históricos de vidas de muita gente. Daqui do país e de fora, também. Através das mídias sociais e dos aplicativos que usamos costumeiramente. Mas tenho a impressão que o Youtube nos oferece uma chance maior disso.
     É óbvio que isso possa ser considerado uma faca de dois gumes, porque traz em seu bojo certos perigos. Até mesmo de uma falsa interpretação. Também das apresentações distorcidas de alguns. Por isso é bom acreditar apenas na metade do que postam.
     Uma das coisas que tenho percebido e até acompanhado, são postagens de estrangeiros que vieram para o Brasil. Tem gente de todas as bandas do mundo. Mas os que despertam um certo espanto estão as cubanas. Quase todas são jovens. E que se dizem refugiadas. Cada um conta a sua história através dos vídeos que publicam.
     No entanto, reparo algumas incongruências no que colocam. Todos relatam a miséria de Cuba. Também as muitas opressões por que passaram, haja vista ser lá um regime comunista. Mas algumas histórias não fecham.
     E por que não? Oras, se relatam se seus estágios de pobreza quase extrema lá, em poucos anos de Brasil já ostentam situações muito diferentes disso. Então, seria possível eles explicarem com detalhes seus amplos progressos pessoais, sociais, financeiros e até patrimoniais em tão pouco tempo de Brasil?
     É de se supor, se foi fácil para eles no Brasil alcançarem em tão pouco tempo uma mudança radical em suas situações, o mesmo, ou até mais ainda, deveria ser alcançado pelo próprio brasileiro. Mas não é isso que se vê.
     É lúcido se imaginar que contar história, todo mundo pode. Mas concedamos um certo grau de confiança neles.
     Mas também existem casos de brasileiros que foram para o exterior. Grande parte deles só mostra sucessos. Uns raros mostram suas cabeçadas em Terra de Tio Sam. Há um caso onde o brasileiro mostra não possuir cultura e nem estudo. Nota-se isso pelo modo como fala. Derrapa na concordância verbal e em conjugação de tempos de verbos.
       No entanto, esse brasileiro mostra uma situação de pleno sucesso  por lá. Tem uma atividade profissional que o proporciona ganhos expressivos, bem como mostra seu patrimônio de alta representatividade. É um fator inexplicável para tal situação. 
     É sabido que o americano não trata bem a quem não tem pleno domínio do idioma dele. E, por lógica, um brasileiro que não sabe falar corretamente seu próprio idioma, como aprenderá o inglês, bem como conseguirá comunicar-se com eles, os americanos?
     E existe um outro caso de um casal de brasileiros que viveram até pouco tempo nos Estados Unidos, morando numa cabine de uma carreta. O homem é um motorista. A mulher é uma estudante. Mas já foi uma babá por lá. Nisso, rodaram e conheceram quase que o país inteiro.
     E agora, recentemente, foram para o Canadá. E acabaram de regularizar suas condições, onde ele continuará como caminhoneiro, trabalhando numa empresa de transporte de carga. Ele mostra isso através de seus vídeos no Youtube. Quem o quiser ver, acesse e busque por Aureliano de Souza. Ou então por "Um negão na América".
     O engraçado, nessa época do "politicamente correto", por serem pretos se tratam por "negão e neguinha". Sem nenhum constrangimento. E ambos possuem empatia que pode ser considerada um verdadeiro exagero, de tão simpáticos que são.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

DISSERTANDO...

     Não custa nada insistir na tese da pseuda inteligência humana, mesmo que se possa passar por prepotente, arrogante ou até mesmo presunçoso. Mas há que se ressaltar as distorções que existem e que são observadas por quem é atento ou possui um grau cognitivo desenvolvido, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem.

     E esta constatação é simples de se verificar diante do que se vê, ouve, lê e vive, não necessariamente nessa ordem, nesse nosso cotidiano. As discrepâncias são tantas que dá pra sentir um arrepio, sempre.

     Por que não se atenta aos muitos desequilíbrios existentes na humanidade? Enquanto não se resolver essa questão, onde alguns possuem muito e  outros, em quantidade excessiva, possuem muito pouco, e até nada. As situações as quais passamos, continuarão a existir.

     Interessante é ver (e saber) que tanta gente usa isso como meio de sobrevivência, através , por exemplo, da política. Criam narrativas que iludem a muitos. E seria muito simples fazer só o necessário. Mais nada.

     No entanto, nesse âmbito, quase todos que nele adentram, só possuem um único comportamento: o da locupletação individual. Pouco se lixam para aqueles necessitados, os que devem ser ajudados em seus dia a dia.

     E nisso incorremos numa outra situação. Será possível que em nosso país, há dezenas de anos, quiçá centenas deles, as pessoas ainda não caíram na real? Não se apercebem nunca dos que só as iludem? E não só isso, elas vivem tirando proveitos dos incautos. É quase que uma situação perene.

terça-feira, 13 de junho de 2023

SER DO BEM OU DO MAL

     O jeito é seguir na mesma linha de raciocínio da matéria anterior deste espaço, que aborda a tendência a seguir nos assuntos e acontecimentos que se dão no país e também mundo afora, no sentido de não se perceber os equívocos adquiridos por muitos, devido propagandas enganosas que nos oferecem e distribuem por esse mesmo mundo.

      Com as facilidades tecnológicas, as transmissões jornalísticas foram facilitadas. Então, por coerência, não deveria haver tanta falta de entendimento dessa ou daquela matéria, haja vista que está fácil descobrir-se sua origem, bem como também sua própria originalidade. Está mais fácil de descobrir e entender o que rola de bom ou ruim no dia a dia.

      Mas então se esbarrará em outra questão. E até nem é difícil explica-la porque os estudiosos de áreas complexas de comportamento humano já definiram que este ser é voltado para a maldade/ruindade, de forma natural e quase que automática. Parece que a maioria entende que ser do mal é mais fácil. Ser do bem dá um trabalho danado às pessoas.

      Acontece que nesta situação o humano deveria racionar rápido para saber que "o vento que venta lá, venta cá!", ou seja: tudo funciona de uma forma recíproca. E nem há para onde correr. E o tempo resolverá tal situação.

      Também bom seria todos aplicarem nessas circunstâncias um entendimento religioso que diz: "não faça a ninguém aquilo que não gostaria que lhe fizessem". Mas tudo isso, como vemos, fica só no plano da teoria. Parece que a própria humanidade não acredita naquilo que chamamos de sobrenatural. Algo que existe mas que não vemos de forma sólida, concreta.

       E aí somos obrigados a relembrar de uma teoria que criamos em se tratando da condição do humano classificar-se como inteligente. Será mesmo que ele consegue convencer aos outros tal situação? Do que se vê diuturnamente e cotidianamente em suas práticas, isto não é verdadeiro, tampouco autêntico.

       Dessa forma, teremos que continuar manifestando esperança em ver tudo isso se resolver num futuro. E que este seja curto. Mas não há como prever-se isso. Apenas entenderemos que na própria filosofia há contradições. E o exemplo está nessas duas próximas afirmações: "a esperança é a última que morre"; "quem vive de esperança, morre de fome". Vida que segue...

segunda-feira, 12 de junho de 2023

É O FIM DOS TEMPOS, SIM!

      Qualquer pessoa vivente nesse mundo e nessa época atual, tende a submeter-se à alguma tendência. Seja qual for sua essência. E como o âmbito político está latente nesse exato momento, mexe com todo aquele que o assiste/acompanha. De perto ou de longe, tanto faz, porque acaba se influenciando de alguma forma.

      É interessante perceber que alguns aspectos foram descartados/abandonados, se comparados com anos ou décadas passadas. E com a facilidade comunicativa que possuímos hoje, os fatos e acontecimentos nos chegam com mais rapidez. Mas não com a mesma seriedade de antes. Muita coisa é alterada entre o início, o meio e o fim dessa transmissão. Até inventaram uma terminologia para isso: as fake news.

      Com isso, muitos acabam caindo na esparrela promovida. Intencionalmente ou não. Daí que é comum se tomar um partido/lado nessas questões. Mas não há como se distrair nisso, porque os espertalhões estão soltos por aí. E buscam se aproveitar de todos. Principalmente dos tolos ou ingênuos.

      Ora, toda essa questão envolvendo a Operação Lava jato, com toda a sua contundência, ação e resultados apurados e conseguidos, foi fator absoluto para se descobrir boa parte das mazelas/sujeiras tupiniquins. E para consolidar seus apurados e descobertos, ficou as muitas devoluções financeiras de altíssimos valores, por parte dos criminosos participantes dela.

      Só que aconteceu um fato ao qual poucos souberam ou perceberam. O Partido dos Trabalhadores aparelhou  grande parte do país com seus próprios agentes. E o fizeram em todos os âmbitos da administração pública de Pindorama (Brasil). E, no caso, o âmbito jurídico foi dos principais deles. E foi onde foram recorrer, buscando reverter todas as ações as quais foram atingidos.

     De imediato é necessário lembrar que esses agentes judiciários aceitaram uma matéria ilegal de um pretenso jornalista estrangeiro que usou atos ilícitos de escuta telefônica e intercomunicação entre o Juiz Moro e o, na época, Procurador Dallagnol, partindo daí para desfazer tudo aquilo que foi feito, revertendo condenações e prisões de vários daqueles criminosos. 

     E os agentes judiciários ainda levantaram hipóteses de tortura aos implicados, por onde os responsáveis por aquelas apurações, adquiriram os conteúdos necessários para implicá-los e condenarem. Com isso reverteram totalmente a situação, a ponto de tornar os réus em inocentes e os juízes em réus. Ou seja: tudo virou de cabeça para baixo.

     O preocupante é que o país alcançou uma desordem jurídica infame, a ponto de agentes jurídicos públicos estarem passando por cima da lei e da própria Constituição Federal. E isto tudo já está devidamente apurado, apontado e acusado, por juristas famosos e honestos, um deles o Sr. Ives Gandra Martins.

     Diante disso, vemos pessoas tomarem o lado da bandidagem na maior cara de pau. Fazem coro e torcem por essa gente. E sem o menor constrangimento. Isso é uma das coisas mais vergonhosas pelas quais estamos passando nesse país. E elas estão em nosso meio. E, pior, estão fazendo tanta pressão, querendo fazer valer suas tendências. É o não é o fim dos tempos?

sábado, 10 de junho de 2023

A PROXIMIDADE COM O CAOS TOTAL

      De indagação em indagação, vamos chegando ao ponto onde a situação que se mostra país afora é que muita coisa está errada nele.

      Muito se tem reclamado da inação governamental até o momento. Mesmo que já tenham passado cinco meses de seu início. Há, inclusive, quem aponta falta de condições profissionais dos quadros que ora ocupam a direção do país. Com o agravante de se ver atos que desmontam os bons estágios alcançados pela gestão governamental anterior.

      Focam muito no excesso de viagens presidenciais até aqui. Também o fato de Lula buscar interesse em adquirir outro avião para percorrer tais viagens internacionais de sua intenção nesses próximos dias e anos.

      Um outro ponto muito acentuado por alguns foi o fato do presidente usar um grosso montante financeiro, através das distribuições de emendas aos parlamentares, para que estes aprovem suas ideias e projetos.

      Dentre algo chocante, observou-se Lula receber o DITADOR venezuelano, Nicolás Maduro, em Brasília, afagando-o de forma absurda, tecendo loas a seu respeito, defendendo-o de tudo o que ele fez e faz, bem como do que o mundo inteiro sabe sobre ele. E o povo venezuelano que o diga sobre as maldades de seu governante,

      Enfim, o povo brasileiro já anda se cansando de todas e muitas indefinições desse governo. A situação indefinida pela qual anda passando já anda incomodando muita gente. Mas, infelizmente, ainda não apareceu nada nem ninguém para mudar esse estágio/estado de coisas.

      O Congresso Nacional parece estar sintonizado com Lula no sentido de não tomar nenhuma medida que o coloque em xeque com relação a perigos institucionais. E ele também conta com beneplácito jurídico do país para não se ajustar às exigências das próprias leis nacionais.

      Isso tudo, junto e misturado, causa uma sensação cansativa em muitos. Principalmente naqueles que estão em sintonia com o que ocorre diariamente no país. O perigo disso é ceder espaço às arbitrariedades dos que devem zelar pela normalidade geral, a ponto de permitir chegar a um ponto sem volta. E, infelizmente, e pelo que se está vendo, estamos bem perto disso.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

UM EX-PRESIDENTE RESISTENTE

"TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, TCU, APROVA, COM RESSALVAS, AS CONTAS DE 2022". 

     Esta manchete está estampada nas notícias de ontem em todos os jornais, televisões e afins. Ela se refere às contas do Governo Bolsonaro no ano de 2022. E é mais um soco no estômago naqueles que sempre fizeram e ainda fazem oposição do Ex-Presidente Bolsonaro. E com um julgamento marcado para ocorrer nesse próximo dia 22, é óbvio que os pegam de mau jeito e de supetão.

    O Brasil alcançou uma situação que anda causando um estrago em quase todo mundo. Principalmente nos que acreditaram que com o Governo Bolsonaro, tudo entraria nos eixos nesses últimos quatro anos e com a sua reeleição em 2022. Mas isso, infelizmente, não aconteceu.

     E nem se precisa ser adivinho pra saber que algo muito sujo aconteceu neste país naquela eleição. E pelo resultado que ela apresentou, mesmo com uma maciça participação de boa parte da população brasileira nos lugares onde o candidato vencido ia.

     E esta sujeira anda acontecendo até hoje. Só em se ver criminosos serem descondenados e libertados da prisão, e são vários deles, dá pra ter a exata certeza de tanta arbitrariedade que nos assola e ainda nos assolará.

     Cabe ao povão tratar de acabar com tanta sujeira. Protestando, se manifestando contrariamente à essa gente. Sua força tem que ser colocada em prática. E a hora é essa. Não se pode permitir que o crime vença nesse país. E ele já está pra lá de desaforado, conseguindo tirar de nosso meio aqueles que se posicionam contra eles.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

UM PAÍS QUE NÃO SE ENDIREITA NUNCA, SOB TODOS OS ASPECTOS.

      Ao politizar-me após os meus trinta e cinco anos, penso ter me atrasado nisso em relação a muitos. Que o tivesse feito uns dez anos antes. Mas como diz a sabedoria popular nesses casos, "antes tarde do que nunca". E, infelizmente, no Brasil, muita gente tem verdadeira aversão a esse tema. Isso, claro, dificulta a melhoria da política em nosso país.

      E aqui cabe um parêntese: politizar-se não implica afirmar que todos devem entrar nela. Mas sim, saber controlar as coisas nesse metier, aprendendo, pelo menos, em quem não votar. Já seria um excelente progresso em relação à grande parte de nossa população.

      De tantos problemas e confusões que o nosso âmbito político possui desde muito tempo, houve uma distorção nisso. Muitos descobriram um verdadeiro filão nessa prática. Outros transformaram a mesma em capitanias hereditárias, passando aos dependentes suas práticas e domínios em muitos anos nela.

      Até mesmo a criminalidade descobriu que poderia servir-se nela para seus propósitos. Com isso é que, provavelmente, o Lula em 1993 veio com aquela tirada de haver no Congresso Nacional um contingente de "trezentos picaretas", lá. Mas deveria ter sido cobrado na época para fornecer seus nomes. Mesmo sabendo que um alcaguete não é bem visto no espaço criminoso.

      E o Brasil, nesses últimos seis ou sete anos que passaram, teve a sorte de ver alguns personagens de uma linha diferente dos demais, buscarem mudar as coisas esdrúxulas que existem nesse meio. E o responsável por isso foi de responsabilidade de Jair Bolsonaro. Só que ele pecou quase por ingenuidade, mesmo possuindo três dezenas de anos na política, mas mesmo assim se deixou enganar por alguns dos malandros que infestam esse universo no país.

      Sendo assim, esbarrou e encontrou uma pesada oposição, que acabou por vencê-lo nas eleições de 2022. No entanto, deixou um pequeno exército de novos militantes de direita, se assim os podemos classificar, porque fazem expressiva oposição a Lula e seu partido, o PT, bem como a todos os seus apaniguados. Talvez capangas.

      Mas ocorre um fato interessante nesse processo. Muitos desses soldados bolsonaristas não seguem a mesma cartilha. Pelo menos de forma homogênea. Isso se aplica mais ao pessoa da internet, os blogueiros e donos de canais ditos de direita. Vivem a arranhar-se uns com os outros, quebrando a harmonia da relação. Nisso essa tendência política sofre reveses, trazendo aborrecimentos e frustrações a muitos deles. Quiçá até a todos.

      Quisera que eles parassem para analisar tal questão. Mas também existe outro fato interessante nisso. Grande parte deles até nem está preocupada com a política propriamente dita. Descobriram foi um jeito simples e fácil de ganhar dinheiro através de seus blogs e canais. E a cada dia mais se acentuam essas inciativas. Uma pena.

       Daí que a esquerda maldita se aproveita disso e se mantem mais coesa entre ela, Aí acabam por levar mais vantagem nessas disputas. Lastimavelmente. Ela, como já possui um lastro pesado e enorme de prática nesse meio, age pesadamente nas piores ações imorais que conhecem. E alcançam seus propósitos quase sempre.

       Pra terminar, estamos atravessando uma crise moral enorme. Até se poderia afirmar sem precedentes, mas é claro que isso não procede, haja vista que o aspecto moral em nosso país sempre foi desconsiderado e desrespeitado, SEMPRE.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

HAVERÁ OUTRO JEITO?

      Como pode existir um país que seja comandado/dirigido, em seus Três Poderes da República, por elementos sob suspeições o tempo inteiro? Esta é a pura realidade do nosso, o Brasil. Mas cabe aqui uma indagação: como ele alcançou esse nível (ou padrão)?  Com a palavra, seus historiadores.

      Pelo que consta, desde seu descobrimento em 1500, pelos portugueses, esta nação esbarra e esbarrou em muitas dificuldades. De todos os tipos, estilos, modos e afins. Então dá para se ter razoável noção do que temos hoje em dia nele.

      Interessante é que ao se assistir a tanto absurdo, seus habitantes já não se surpreendem mais com coisa alguma. Parece que virou rotina, ou corriqueiro, ver estampado em todos os tipos de imprensa, notícias sobre maracutaias, roubalheiras, bem como muitos meios de locupletações.

      Peguemos o exemplo disso no Congresso Nacional, Senado e Câmara de Deputados, onde ambos os presidentes dessas duas casas possuem lastros de sujeiras e comprometimentos com o descrito aqui anteriormente.

      É inaceitável que isso ocorra, bem como não se proceda um fim nessas situações. E mesmo que o contingente de elementos nocivos seja imenso, tem lá, sim, algumas pessoas com currículo positivo, diferente daqueles. 

      Mas o povo, a população do país, não ajuda em nada. Vive num marasmo impressionante. Parece até que não sabe de coisa alguma do que ocorre país afora. Só pode ser assim.

      Ocorre que não é! Boa parte da população é conivente com os malandros. Nem que seja apenas por omissão. Mas isso também é grave, porque quando se fica indiferente à tais circunstâncias, se coopera com a pouca vergonha. Mas há, sim, outro contingente de mancomunados, de algum jeito, com esses maus elementos. E por isso tal situação continua e permanece. E perdura.

      Em tempo, a homologação da cassação do mandato do Deputado Dallagnol, de forma sumária, deixa muito claro o comprometimento de muitos dos outros com as mazelas tupiniquins. E agiram dessa forma para garantir seus próprios privilégios. Mesmo que a um custo infame e imoral. Mas tudo isso é culpa do povão, que os coloca onde estão.

      Por fim, é querer mexer em casa de marimbondos, ao se afirmar ser o povão o culpado de tudo de ruim que existe em Pindorama (Brasil). Mas não há outro jeito!

terça-feira, 6 de junho de 2023

BRASIL, O PAÍS DO INFORTÚNIO

     Virou rotina neste país atravessarmos sobressaltos, surpresas, indignações, frustrações, dentre otras cositas más, no que tange aos acontecimentos diários que nos chegam através da imprensa e das mídias sociais.

      Só que quase ninguém se preocupa em buscar as fontes daquilo que importa, pra saber se tudo o que rola nele merece crédito e/ou atenção de todos.

       Se assim acontecesse, as surpresas seriam enormes por parte desse mesmo todo, haja vista que a verdade, aquela que dizem verdadeira, está um buraco abaixo de todas as expectativas no país.

       E quando cita-se o termo 'verdade', é necessário substituir-se isso por outro: a indecência. Sim, porque o Brasil é infestado disso. Em todos os âmbitos dele, bem como de norte a sul e de leste a oeste. Enfim, os Três Poderes da República estão cheios e completos dessa propriedade. Com abrangência a quase toda população tupiniquim.

       A começar pelo Presidente da República, um ex-condenado, ex-presidiário, partícipe de inúmeras maracutaias e ladroagens país afora. E agora na Presidência da República do país, cercado de auxiliares com vastos históricos/currículos criminais. E usando de artifícios novos através de liberações de emendas para fazer acordo sórdido e ver aprovadas suas ideias no Congresso Nacional. Tudo isso amplamente divulgado no país pela imprensa e afins.

       E este, também não fica para trás com relação à imundície moral. Um contingente enorme de parlamentares estão com a ficha mais suja que um pau de galinheiro. Isto se refere ao Senado Federal e à Câmara de Deputados.

       E no âmbito judiciário, tem-se vários daqueles ministros sob suspeições diversas. Mas essas questões não andam porque eles mesmos o impedem, haja vista que possuem tal possibilidade. E agora mesmo anda se discutindo uma possível indicação de um candidato a ministro do STF, referendado por Lula, que também tem um histórico pesado de anormalidades, principalmente no tocante à ilibada moral.

       É a velha história: "se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come". Mais pra quê, não é? O Brasil já foi citado como um país onde não há seriedade, também já foi considerado um republiqueta das bananas, seja lá o que isso queira dizer mas todos o sabem, mas a vida segue.

       E talvez seja possível que seguiremos a vida toda sob tais condições. Em outros tempos fomos considerados, também, como um país e povo subdesenvolvidos. E todas essas perspectivas  possuem extensas bases, haja vista que "o povo aumenta, mas não inventa".

       Eis, então, a descrição do infortúnio pleno e total de uma nação. 

segunda-feira, 5 de junho de 2023

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS AINDA EXISTEM NO BRASIL

       Das novas modalidades de comunicação que surgiram nesses últimos tempos, estabeleçamos de uma ou duas décadas para cá, a internet foi a que mais surpreendeu com o surgimento de um agente denominado "Youtuber".

      Dentre vários deles, dois se destacaram dos demais com sobras. Kim Paim e Bárbara Destefanni. E ambos não possuem o jornalismo como bagagem profissional. Mas são até muito melhores de muitos que as têm. Felizmente podemos contar com essas pessoas. Até seria bom que elas conseguissem arregimentar outras dessa mesma geração, dando-nos estímulos para um futuro muito melhor do que o presente que estamos vivendo.

      Kim Paim vive na Austrália. Mas isso não o atrapalha em nada porque ele usa a rede mundial para tomar conhecimento de tudo o que se passa em nosso país. Já Bárbara, é mineira. Mora em Belo Horizonte. Mas já alcançou fama país afora, pelos trabalhos que vem desenvolvendo em seus canais e, agora, um site exclusivo.

      E o primeiro possui tantas aptidões jornalísticas que andam assustando aos que ousaram subestimá-lo em seu início. Paralelamente à pratica de um youtuber, ele iniciou a montagem de outro trabalho, tipo um Atlas Político, fazendo levantamentos sobre muitos assuntos e matérias, que tem mostrado através desse mister.

      Ele também possui um site exclusivo. E nele anda expondo uma série de situações que muitos dos que já estão na imprensa há muito tempo nunca se voltaram para isso. A ponto de descobrir peculiaridades escondidas, se é que se pode dizer assim, de situações quase que esdrúxulas.

      Uma delas, mostrada nesses últimos dias, escancara a continuação do regime das capitanias hereditárias, onde o poder se estende de geração à geração de uma ou mais famílias. Principalmente atingindo (e dominando) o âmbito político brasileiro. E elas estão aí tomando conta de quase tudo no nosso país.

      Óbvio que isto é uma situação vexatória e vergonhosa, porque o poder se perpetua por parte de uns, dando seguimento àquilo que não podemos permitir. Em pleno século XXI ficarmos geridos por gente com ideias dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e X. Um fator estarrecedor.

      Talvez seja por isso que esse país não muda nunca. As práticas e costumes hereditários atrapalham o verdadeiro progresso de um país. E talvez esteja aí uma profunda diferença entre os Estados Unidos e o nosso país. Lá houve uma federalização efetiva e objetiva deles , sendo que cada um dos estados possui legislações diferentes uns dos outros com relação à muitas situações que os regem. O que não é seguido no Brasil.

      Também talvez por isso é que sejamos influenciados por práticas de regiões atrasadas do país, mesmo possuindo outras adiantadas, que apresentam um estágio mais progressista do que aquelas outras. Tudo isso forma uma complexidade que deveria/deverá ser estudada e analisada por especialistas envolvidos nesses assuntos.

       Assim, vamos vivendo. Seguindo em frente mas com muitas dificuldades. Uma hora se vai, outra se para. Nisso, forma-se um circulo vicioso. Então é lembrar de certas citações, como a do tipo do "custo Brasil". E esse é vergonhosamente disparatado se comparado com muitos dos países do mundo.

        

A ETIQUETA SOCIAL NÃO MAIS EXISTE

 "Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço".

Com o auxílio do Google buscou-se explicar o termo "referencial" com mais amplitude para se dissertar a respeito das mudanças acontecidas no mundo, desde sempre.

À cada tempo as situações vão mudando, umas com plena percepção de todos e outras não. Daí que para cada um dos que estão vivendo no presente, mas viveram em parte de um passado, digamos, recente, é percebível ou não certas alterações na vida do cotidiano.

E essas mudanças/alterações alcançam todos os âmbitos. Desde o mais simples ao mais complexo deles. Só que alguns possuem um peso maior que outros. Por exemplo, o aspecto moral, é fundamental porque envolve regras fixas nas relações. Daí nortear comportamentos.

No entanto, com o passar dos tempos, tudo isso vem mudando consistentemente, a ponto de alterar as regras do viver humano. E do que se observa nesses últimos tempos, muita coisa que existia/valia antes, já não estão mais presente entre nós.

Mas há um agravante importante nisso que deve ser destacado. Muitos critérios antes rigorosos no exercício humano, principalmente à cidadania, praticamente foi abolido. E tudo mudou radicalmente. E agradando àqueles que se propõem a sair totalmente pela tangência da vida, no que concerne à moralidade.

É interessante ressaltar que esses agentes mutantes conseguiram fazer valer suas tendências, teorias, ações e atos, levando todos para suas práticas. Principalmente sob o aspecto imoral, indecente, desrespeitoso e descumpridor de tudo aquilo que antes vigorava.

Pode-se citar alguns termos que faziam parte da regularidade comportamental de antes: pudor, vergonha, respeito, decência, ética, eficiência, aptidão, capacidade, competência. E hoje, do que se vê, já não são obedecidos, muito menos seguidos e praticados. 

Talvez a evolução tecnológica/instrumental/ferramental tenha influenciado tais mudanças, haja vista que isso colocou o ser humano em plano quase secundário. E ele hoje é dependente disso tudo. Ou seja, perdeu suas aptidões e capacidades, descambando para que está aí.

Preocupante é que tal processo não cessará. Até pelo contrário. E não esqueçamos dos recursos da inteligência artificial, AI, já em franca realidade e progresso, o que terminará por colocar o humano num patamar ínfimo de existência.

E isso, é uma questão só de tempo. Ressaltando que nessa modernidade plena, ele tem corrido/passado com uma velocidade extrema. A da nano segundos.


*Em tempo: a título de exemplo das desconsiderações atuais está o abandono das regras da "Etiqueta Social", que muitos não conhecem e que ditava regra no comportamento social das pessoas, até tempos atrás.

sábado, 3 de junho de 2023

A ESPERANÇA JAZ EM TERRAS TUPINIQUINS

     Por mais que se queira buscar otimismo para acreditar que esse país ainda tenha jeito, no andar da carruagem de tudo que segue nele, parece não haver mais alternativa para isso.

     Esse Lula que está aí na presidência do país parece ter pacto com o capeta. Por pior que pareça estar, sempre consegue desvencilhar-se das situações que o apertam. E de conluio em conluio, vai seguindo em frente.

      Ele e seu partido aparelharam o país de uma forma terrível. Em todos os âmbitos dele. Ou melhor, nos Três Poderes. Neles estão o que há de pior em tipo de gente. O crime parece mesmo ter vencido no Brasil.

      A esperança que resta a nós cidadãos, é ver acontecer algo que faça com que saibamos concretamente que o crime não compensa. Talvez essa hipótese ainda vá demorar. Eles ainda não cessarão suas tramas em continuar aparelhando o país com seus comparsas. E teremos a mostra disso em breve no âmbito judiciário. É pagar para ver!

sexta-feira, 2 de junho de 2023

O JOIO DO TRIGO

      É muito comum se colocar culpa nos políticos brasileiros pelo que eles fazem em seus cotidianos legislativos e até em seus comportamentos comuns, que todos sabemos não serem, assim, tão aceitáveis.

      Mas um fato tem que ser destacado nessas circunstâncias. Reportemo-nos apenas ao Congresso Nacional, cujo contingente é formado de 594 congressistas, entre deputados federais (512) e senadores (81). E esses são os legisladores do país. São os que criarão e editarão, até mesmo, a Constituição Federal.

      No entanto, faz-se necessário abrir-se um parêntese aqui. É bom recordar que em 1993, o Lula lançou ao vento uma famosa afirmação, e é uma pena que muitos já a esqueceram, onde afirmou com todas as letras que "no Congresso Nacional existem 300 picaretas". E não houve tanta manifestação a respeito. A primeira delas seria ele apontar seus nomes, um a um.

      Mas essa situação não para por aí. De lá para cá, 2023, considerando-se que aquele número seja corrigido pelo índice inflacionário, alcance nesses dias atuais algo em torno de 350 a 450 deles. O que talvez justifique tanta lambança em nosso Poder Legislativo. E é assim que se observa esse excesso de manobras oportunistas dessa gente. É é importante ressaltar que tais circunstâncias atingem os âmbitos municipais e estaduais.

      Diante dessa explanação, onde este autor quer chegar? Simples. Toda essa mesma lambança é proporcionada (ou causada) por parte dos eleitores brasileiros, que sempre escolheu o joio do trigo desse âmbito. E não se pode ter outra explicação melhor.

       Sendo assim, essa conta deve ser cobrada à boa parte da população do país que, por vários motivos, age dessa forma. E elas podem se restringir a três: ignorância, omissão e má fé. Talvez a partir disso se possa tomar pé para alguma solução em futuro próximo ou breve, buscando, pelo menos, fazer um reparo, ou conserto, numa situação tão absurda como essa a que vivemos há longo tempo.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

DORES SENTIDAS

      Duro mesmo é concluir que a vida e o mundo são âmbitos complexíssimos. Carregam nuances que nós, os humanos, talvez não tenhamos a exata amplitude dessas complexidades.

      Se formos pegar o exemplo do nosso país, o Brasil, que de acordo com Pero Vaz de Caminha numa carta enviada ao seu rei em Portugal, afirmou categoricamente que nele, "em se plantando tudo dá", antevendo em que nosso país poderia se transformar se plantasse mesmo de tudo. 

      Acontece que até um certo tempo atrás isso estava se realizando. No entanto, surgiu o Partido dos Trabalhadores, PT, que mudou o andamento dessas coisas aqui. Este partido nunca foi chegado ao trabalho. Aquele sério a que todos deveriam seguir. Adoram feriados, facilidades e afins. Querem tudo fácil e de graça. E investiram nisso pesadamente, transformando quase tudo de bom em ruim de lá para cá.

      A bem dessa sorte é que possuímos um contingente de pessoas que trabalham com afinco. E aí o país não chega a se perder em seu rumo para o sucesso e o progresso. Um exemplo disso? O Agronegócio. Também pequenos grupos que cooperam para esse sucesso. Exceto aqueles que estão mancomunados ou agregados com o PT e os petistas. Estenda-se essa negatividade aos tais movimentos que lhes são ligados principalmente o MST.

      No entanto, a existência de Lula coopera para infelicidade geral da nação. Incluindo-se nela essas pessoas pequenas de ação, que existem às custas desse partido. Infelizmente elas não possuem nenhum grau de percepção, seja elas quais forem.

       De algumas décadas para cá, principalmente com a ação do PT, o âmbito publico encheu-se deles. E o resultado vemos quase que diariamente na imprensa e nas demais mídias, que informam (e mostram) a situação de uma forma nítida e clara. E essa gente vive a protestar. Mas o fazem sobre suas próprias deficiências, haja vista que esse mesmo âmbito é formado deles em grande parte. Simples assim.

       O cúmulo de tantos absurdos foi ver a nação decidir em recolocar o Lula no Poder. Com todo seu histórico de sujeiras e mazelas (também de roubalheiras), com insucessos econômicos, sociais, estrutural e conjuntural, mesmo que tivéssemos tido o Governo Bolsonarista em franco sucesso/progresso, exatamente nessas áreas. 

        E hoje, nesses atuais dias, estamos vendo com horror, ele lamber as botas do ditador Maduro. Um condenado como ele, haja vista que internacionalmente pesa contra ele várias ordens de prisões, bem como uma polpuda recompensa de quinze milhões de dólares ofertados pelo governo americano. Pelo menos é o que rola mídias afora.

         Fora o que está manchando a reputação do nosso país. Dentro e fora dele. E é de se admirar que nada e nem ninguém está tomando atitude para por um basta em tantos absurdos.

         Duro mesmo é ter que conviver com os mancomunados, simpatizantes, eleitores e afins de Lula. Essa dor é profunda, a ponto de não haver nenhum remédio, tampouco nenhum analgésico para cessá-la. E o mais rápido que possa.

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...