Das afirmações sábias criadas pelos humanos nesses milênios passados, uma é das mais emblemáticas, sintetizando as complexidades que nos cercam e brindam. E foi criada por Shakespeare: "existem mais mistérios entre o céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia".
E nessa sintetização nos permite ver o quanto que ainda nos falta para alcançar, ou chegar perto, da tão falada perfeição. E até se pode arriscar uma certa desconfiança de que isso tudo tem a ver com a nossa própria família.
Alguém, não se sabe quem, cunhou uma afirmação onde diz: família, criação maravilhosa de Deus". Mas será que essa maravilha procede? Onde se vê, a cada dia que passa, mais horrores dentro delas. E perpetrados por seus próprios membros.
Tudo deve ter começado até mesmo através da própria Bíblia. E logo em seu início. Onde gerou uma família do nada. E esta, gerando a princípio dois irmãos, onde um deles assassinou o outro. Mas as coisas não ficaram por aí.
Com o crescimento das populações, desde Adão, e todos os outros patriarcas de então, os atritos familiares foram se dando e aumentando. E nem se precisa ser religioso ou ter uma religião, para saber das muitas mumunhas geradas entre irmãos, todas elas com resultados pesados e sinistros. E isso foi rolando até nesses dias atuais em que estamos vivendo.
A síntese dessas desarmonias familiares e entre irmãos, acabam por explicar os muitos desencontros pelos quais passa a região do Oriente Médio. Muitas famílias e grupos foram formados, então, dando início às disputas que ocorrem já desde milênios atrás. E, pelo jeito, nada nem ninguém conseguirá descobrir uma maneira de cessar tais e tantas discórdias entre raças, religiões, regiões e afins. Uma pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário