Marcadores

terça-feira, 31 de outubro de 2023

UM PAÍS DE LEIS CAPENGAS QUE NÃO SÃO RESPEITADAS

      A cada dia que passa neste país, está mais difícil conviver com tanto absurdo. Mais ainda com tanta irregularidade. E tudo se agrava com ações inconstitucionais de agentes judiciários que deveriam agir de forma contrária ao que estão agindo, desrespeitando, inclusive, a nossa Constituição Federal.

     É interessante ressaltar que essas falhas já foram apontadas por figuras ilustres nacionais desse âmbito, incluindo-se aí uma das maiores delas que é o Jurista Ives Gandra Martins. Mas existem Ex-Procuradores de Justiça, Desembargadores, Advogados renomados e Jornalistas decanos, como Augusto Nunes, que vêm batendo muito nesta tecla de desrespeito às leis por aqueles agentes.

     Assustador é ver e observar que há um grupo de ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, que parecem mancomunar nesse sentido, gerando situações até constrangedoras, da forma e do modo como agem, buscando passarem por cima das leis vigentes no país, quando, pelos cargos que ocupam, deveriam agir contrariamente a isso.

     Quem é que pode, ou deveria agir, contra isso? De antemão a resposta seria o Senado Federal. Mas, infelizmente, seu presidente, Rodrigo Pacheco, envolveu-se em situações de interesse próprio, abandonando a lisura no desempenho de suas funções.

     Espanta é ver a omissão dos demais senadores. Só uns poucos se manifestam sobre essas arbitrariedades mas a situação moral no país desgovernou-se por completo. E nem poderia ser de outra forma quando temos na própria presidência da república um ex-presidiário, com extensa ficha criminal que deveria estar pendente, mas foi beneficiado por alguns daqueles ministros do STF.

     Tudo o relatado aqui nesta matéria está sobejamente conhecido através de muitas reportagens que rolam na imprensa e também na internet. Preocupante mesmo é a nação inteirar-se de tanto absurdo e tanta mazelas, sem que sejam resolvidos por quem de direito. 

      Assim, o cidadão comum fica mercê disso e nem pode fazer nada a respeito.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PERDAS E DANOS MÚTUOS

      Quem está sintonizado com os acontecimentos diários e costumeiros desse nosso cotidiano, pode criar uma série de possibilidades sobre eles. Dos bons aos maus. Mas será que atingirá a conclusão desejada, neles? Essa não deixa de ser uma indagação, no mínimo, incômoda. Toda e qualquer previsão, boa ou má, estará prejudicada pelas atuais condições em que estamos vivendo atualmente.

       Uma delas é a falta de consciência de quase todo o contingente daqueles que vivem a dificultar e complicar as muitas situações envolvidas. É até para se lembrar de uma citação recente do "quanto pior, melhor". Isso é um agravante, porque dificulta entendimentos para se buscar soluções das pendências existenciais.

       Especificamente, reportando-se aos conflitos entre Israel e o grupo guerrilheiro do Hamas, deve-se imaginar que não haverá solução para os mesmos. E um dos fatores que agem nisso é o religioso. Pelo simples absurdo de se ver os islâmicos ampararem-se em suas premissas para exterminar seus semelhantes. A todo e qualquer custo.

      Será mesmo que uma determinada entidade sagrada, ou religiosa, pode amparar uma ação como essa? Esta é outra indagação inconveniente, também. Porque existem outros motivos que ajudam as discordâncias entre esses povos. Questões geográficas, que perduram milênios, acrescentam razões das discórdias entre eles.

       Acompanhar toda essa confusão pelas mídias informativas, através de transmissões sonoras e de vídeos, deixa entrever que não se pode ter otimismo em ver tudo isso terminar logo. As destruições de prédios e muitas outras construções, soma-se aos já definidos milhares de mortos entre as populações. E não se livra ninguém. Desde anciãos, até crianças, as vítimas vão se amontoando a cada dia que passa.

       Dessa forma, é para se criar um certo entendimento nisso. Por que os responsáveis de ambos os lados não conseguem definir um denominador comum para tais situações. O fato automático é ver que todos já estão perdendo. De um jeito ou de outro. Daí, não valer a pena tanto horror. Os resultados determinarão perdas para todos. Sem exceção.

domingo, 29 de outubro de 2023

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: UM VERDADEIRO "BALAIO DE GATOS"

      Está insustentável o viver nesses tempos atuais. Por uma série de razões. Também motivos. A confusão mental parece ter tomado conta de muitos cérebros, até mesmo daqueles que buscam manter serenidade e equilíbrio para as muitas confusões estabelecidas no mundo e ao nosso redor nesses últimos tempos.

      Os imbróglios envolvendo Israel, Hamas, Palestina e outros, têm mexido bastante com um contingente muito forte de pessoas, a ponto de andar causando uma extrema confusão entre essas. As ofensas são de lado a lado. Mas as caracterizações andam pra lá de confusas. Chama-se pessoas de comunista, de nazista, de antissemita, judeu, terrorista, indo por aí, sem que a verdade seja estabelecida. Isso acaba por arruinar o entendimento da maioria.

      O próprio Lula, nesta semana, proferiu uma série de absurdos com relação à essa situação. Ele, que não deveria tomar nenhum partido nessas questões, assume descaradamente estar ao lado dos terroristas do Hamas. Demonstra um grau excessivo de ignorância e estupidez. Mas não é somente ele. Há muitos embarcando naquilo que chamamos de canoa furada.

       Mesmo que alguém possua alguma ressalva contra Israel e judeus, não pode estar de acordo com o terror perpetrado por esse grupo Hamas. Não há como justificar um ato covarde e traiçoeiro desses. Isso faz com que Israel se defenda. E atacando. O que é explicável. Mas há muita gente que nem consegue concatenar os fatos. Daí essa guerra paralela entre muitos. E até entre os que nem deveriam se manifestar a respeito.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

ORIENTE MÉDIO: UMA REGIÃO SEM SOLUÇÃO

      Naturalmente que não de podia, tampouco agora se pode, mensurar o tempo dessa guerra que se formou no Oriente Médio, envolvendo Israel e o grupo terrorista Hamas, porque este promoveu um ataque surpresa ao primeiro, através do uso de foguetes àquele território.

      Mesmo que sempre se espere esse tipo de ato por parte desses terroristas, mesmo assim a surpresa existiu e causou muito estrago na região. E ela e suas adjacências possuem um histórico profundo de discórdias entre as etnias e idiomas e religiões que existem ali. E tudo isso, junto e misturado, está em vias de algo maior. Até mesmo o início de uma guerra mundial, porque países como Irã, Egito, Síria e outros, estão de olho nesse distúrbio.

      Entretanto, quando se vai buscar informações sobre tudo isso, chega-se à conclusão de existir uma dificuldade extrema num consenso. Pelo jeito, não há nenhuma hipótese de ajustes num imbróglio como esse. Há pendências exageradas que sempre dificultaram o convívio desses povos naquela região. Vem desde milhares de anos.

       Interessante é observar-se isso, porque o aspecto religioso entre eles é profundo. Entretanto fogem à harmonia religiosa que deveriam seguir e observar. E o mundo, quase inteiro, se apega a esse fato, desejando que Deus os resolva a contento. Só que, passados esses milhares de anos, e nada se resolvendo, qual a posição que podemos pensar desse Deus tão solicitado?

        Inclusive existe um fato interessantíssimo mostrado em certos vídeos que rolam mundo afora. Crianças e jovens palestinos pronunciando horrores em relação aos israelenses, mostrando que o rancor e o ódio estão em seus próprios íntimos, desejando a morte e a destruição de Israel e seu povo. E isso não para nunca.

        Mesmo que se espere e peçam uma ação divina nessas confusões, talvez apenas uma resolveria toda a situação: uma intempérie pesada e destruidora naquelas regiões. Porque conversas, acertos e tratos, até agora, não surtiram nenhum efeito.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

JUSTIÇA BRASILEIRA: VERDADEIRO ESCÁRNIO

      Haja bola de cristal para prever-se o que acontecerá com o nosso país, o Brasil, doravante. Mesmo que estejamos assistindo situações vexatórias há algum tempo, perpetradas por agentes públicos brasileiros, principalmente do âmbito judiciário. Especialmente ministros. Neste caso, do Supremo Tribunal Federal e do Ministério da Justiça, sendo que todos esses estão desafiando a própria população do país com as suas incongruências comportamentais.

       A primeira delas refere-se ao ataque à Constituição Federal, CF, deixando de cumpri-la em essência, também fugindo de suas premissas, haja vista que a desobedecem com caras lisas, sem nenhum escrúpulo. E não há gravidade maior que isso.

       O ministro da justiça, Flávio Dino, já extrapolou todos os limites do aceitável quando não cumpriu com a regra a que foi imposto em convites e convocações ao Congresso Nacional, em duas oportunidades, para explicar situações as quais deveria. A primeira delas na CPMI do 8 de Janeiro e anteontem recusou-se a comparecer numa convocação para se explicar sobre a criminalidade excessiva que assola o país. Principalmente na cidade do Rio de Janeiro, nesses últimos dias. 

        Porém, não foi só sua simples ausência que gerou discussões. Suas gozações e deboches aos congressistas, bem como grave acusação que fez com relação ao risco que correria dentro desse mesmo Congresso, afirmando da periculosidade de alguns deles que portariam armas e poderiam causar-lhe alguma situação de risco. Até mesmo de morte.

         Um país como o Brasil foge ao padrão da legalidade. Há tanta coisa errada nele que é difícil esperar-se que tenhamos uma justiça plena. É de se imaginar a reação de Rui Barbosa, caso vivo fosse, ao ver essas discrepâncias comportamentais desses agentes. É extremamente vergonhosa esta situação. Também inaceitável.

         Estamos atravessando um período conturbado com relação aos Três Poderes da República. Todos esses âmbitos possuem e expressam as piores condutas desde várias décadas. E as perspectivas não são nada animadoras. Isso porque o povão não toma consciência de suas responsabilidades em eleger legisladores à altura daquilo que nos é necessário e até obrigatório. 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A LEI E A ORDEM EM SEGUNDO PLANO NO PAÍS

      Apesar da citação quase constante de um tema que envolve a Garantia da Lei e da Ordem, GLO, que é exatamente uma operação por parte das Forças Armadas, em qualquer época ou região, estado, onde exista uma situação criminal muito evidente, colocando em risco a própria segurança nacional, bem como podendo causar instabilidades sociais e políticas no país, parece que no Brasil não está se levando muito em conta a atual criminalidade desenfreada que estamos assistindo e sofrendo.

       Há dois dias atrás, na cidade do Rio de Janeiro, foram queimados e destruídos vinte cinco ônibus de transporte de passageiro da cidade, por iniciativa do crime organizado que existe nela. A morte do sobrinho do chefe do grupo de milicianos foi o que determinou essas ações, prejudicando a população da região.

       Esse tipo de ocorrência pode até não ser normal, mas acontece com certa frequência, dando a entender que o crime age de uma forma a querer promover uma certa desestabilização legal, que fere a normalidade que se espera existir em qualquer lugar onde haja uma civilização, porque tais ações são de animalidade e selvageria plenas.

       Infelizmente a atual administração pública federal não tem observado esses acontecimentos, porque já passou da hora de se aplicar a GLO nessas circunstâncias, haja vista o excesso de atentados e atos criminosos frequentes da bandidagem carioca, fluminense e de grande parte do território nacional.

       A população brasileira não pode e nem deve ficar mercê disso. Os cidadãos pagam seus impostos e devem receber como contrapartida a eles uma prestação ser serviço na devida altura desses recolhimentos. Mas, infelizmente, não é isso o que acontece. Estão todos mercês de uma negligência quase que crônica por parte dessas autoridades.

       Porém, parece existir uma displicência natural, bem como um certo grau de incompetência nessa gente, que chega a ferir a Constituição Federal. Isso anda abrangendo os Três Poderes da República. Os agentes incorrem em muitas falhas e erros. Daí a bandidagem agirem como se fossem donos de tudo onde agem.

       Muita gente anda criticando o Ministro Dino. E este parece insensível a tudo e a todos nesse sentido. Passa a impressão de estar vivendo num outro país, onde haja normalidade e, principalmente, legalidade, o que não anda passando nem perto da verdade da realidade. Pedindo-se desculpas pelo uso de sufixos repetidos.

     

terça-feira, 24 de outubro de 2023

EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES E SOLUÇÕES

     O pessoal religioso, mais exatamente os cristãos, já andam falando que o Apocalipse está em ação nesses dias atuais. Se não todo ele, mas seu início já pode ser até verificado,. E sentido, diante dos excessivos acontecimentos trágicos e desastrosos que andam ocorrendo.
     Guerras, enchentes, violência urbana extrema, bem como muita coisa ruim. De todos os tipos, teores e fatores. E isto já saiu do controle de tudo e de todos. A qualquer hora, dia ou local, se está sendo surpreendido com os horrores. Infelizmente eles estão sendo perpetrados por humanos. É! Esses mesmos humanos que se dizem inteligentes. Imagina se não fossem.
      Mas isso não chega a incomodar a tantos. Pelo menos quando um desses horrores não os atinjam, porque a dor alheia não dói em nós. Talvez esses ditos horrores já tenham se tornado pura banalidade. Morte é um fator natural hoje em dia. Mesmo que seja prematura, fora de tempo.
       Ao que pode ser atribuída essa indiferença de muitos? Tal indagação deve ser respondida pelos que são estudiosos de alguns assuntos ou matérias que se refiram ao comportamento humano. Deve haver nem que sejam poucos nessa labuta. Mas a humanidade urge com explicações. Antes que tudo vire pó.

"É COMO DIZEM OS ESCOTEIROS: SEMPRE ALERTA!"

      O mundo e a vida viraram um verdadeiro turbilhão, tais e tantas são as ocorrências que acontecem neles em nosso cotidiano. No país e no mundo, simultaneamente. E isso tornou-se uma situação  imperativa. Mas também se pode considerá-la imperiosa, porque é definida, contundente e definitiva, sem chance de mudanças aos níveis de antes.

      Infelizmente todos estamos subjugados a isso. Querendo ou não. Porque já não se consegue livramento de quase a totalidade das coisas que acontecem conosco, as populações do mundo. Enfim, a humanidade.

      As pessoas mais velhas possuem uma maior possibilidade de observar e constatar isso, porque possuem vivências, pois viveram muitas décadas, já. Entretanto as novas gerações não o conseguem pelo oposto dessas. Pois possuem muito menos tempo de vida. Isso é elementar.

      O progresso assustador dessas últimas décadas, também séculos, é o responsável maior por essas mudanças. Paradoxalmente desenvolveu a tecnologia, os equipamentos e ferramentas, facilitando a vida de quase todos, mas colocou praticamente para escanteio os humanos, haja vista que todos esses progressos fizeram as pessoas dependentes da máquinas.

       Imperceptivelmente todos foram perdendo as antigas destrezas que possuíam. Óbvio que os mais novos, já nascidos na modernidade tecnológica, aperfeiçoaram-se nelas, o que os faz levar vantagem aos humanos de décadas atrás.

       Infelizmente as alterações sofridas e pelas quais passamos, também se deram em outros aspectos. O da honestidade, da decência. Hoje em dia deve-se tomar cuidados redobrados nas contratações de quaisquer situações que se necessitem. A malandragem, a esperteza e a desonestidade vêm na frente de tudo. Sem contar a baixa aptidão profissional reinante.

       Recentemente foi noticiado que em nosso país existem mais de oitenta e hum milhões de processos na justiça, onde grande parte deles, caducará por perda de prazo, segundo especialistas nesses assuntos. Ou seja: a própria justiça não garante o direito de ninguém. E a criminalidade aumenta desesperadamente a cada dia que passa.

       Todavia há algo que deveria ser atentado por todos os cidadãos brasileiros. Essa modernidade trouxe certas facilidades. Uma delas é a de se poder checar uma série de situações que possamos achar suspeitas. E na internet é onde se consegue isso com certa facilidade.

       Entretanto, têm se a impressão que os criminosos descobriram esse detalhe. Ou pormenor. Daí que mudaram seus modos de ação, também. E se o cidadão não presta atenção devida em tudo e em todos, entrará para o rol dos lesados, dos enganados. Como citado antes, formou-se um tremendo paradoxo esse nosso viver. 

       Até faz lembrar uma frase famosa criada pelo Ibrahim Sued, há décadas atrás: "cavalo não desce escada". Daí, têm-se que ter olho vivo e atento, sempre.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ESCOLHA CERTA OU ERRADA. QUAL É A SUA?

      Com as duas guerras correndo em certas partes do mundo, uma na Europa e outra no Oriente Médio, talvez fosse o suficiente para que o mundo tomasse a devida consciência dos horrores que elas causam à humanidade. Mas isso não ocorre, porque outras guerras continuam acontecendo mundo afora.

      Pelo que consta, no âmbito político, entre as partes que buscam disputar os poderes, não está bastante só isso. Também age uma vontade muito grande de exterminar seus opositores. No caso específico, direita e esquerda se degradam-se simultaneamente, desejando horrores uns aos outros, numa disputa acirrada por poderes.

      Em nosso país, o Brasil, também na Argentina, os dois opostos políticos estão em verdadeira guerra entre si. E sob condições naturais de temperatura e pressão, nem seria difícil tomar-se pé do lado certo. Porque pode-se resumir essa divisão entre o certo e o errado, o bem ou o mal. Porém, parece que muitos escolhem a contra mão desse processo, escolhendo a safadeza, a desonestidade e a roubalheira.

      Também chama a atenção a questão que envolve o grupo terrorista Hamas. Principalmente depois do ataque feito a Israel, de forma fortuita e agressiva, disparando foguetes a esmo, destruindo regiões, prédios, lares e vidas, tornando a vida da população local num verdadeiro inferno.

      Notícias dão conta de verdadeiros horrores perpetrado por tal grupo. Entretanto, após se saber da morte de mulheres, idosos e crianças, de formas violentas e cruéis, ainda se vê tanta gente apoiando esse grupo terrorista assassino, que usa o pretexto de estar defendendo a causa Palestina, o que não passa nem perto da realidade e, principalmente, da verdade.

      Apesar da facilidade de se adquirir as informações corretas sobre esse litígio, parece que muitos não possuem tal interesse. Pensam ser mais fácil ir atrás da boataria do lado do mal, reverberando-as para quem o quiser. E nisso, acabam disseminando horrores além da conta, esquecendo de propalar as verdades dos fatos, até propositalmente.

      E o mundo e a vida seguem em frente. E do jeito que as coisas estão, parece que o contingente do "quanto pior, melhor", vai se expandindo. Até quando e onde, ninguém sabe. Com isso, a vida de quase todos piora. Uma pena.

sábado, 21 de outubro de 2023

"A VERDADE SEMPRE APARECE". DIZ A SABEDORIA POPULAR

     A sabedoria popular em seu bojo traz sabedoria, cultura, verdade, além de outras coisas mais. E não há como subestimá-la, tampouco desconsiderá-la. E numa de suas mensagens, tem uma que cabe muito bem no atual momento que enfrentamos no país. É ela: "uma imagem vale mais do que mil palavras".

     Então, a razão dessa matéria são as movimentações que faz país afora, pelo Ex-Presidente Bolsonaro. E se uma estratégia já com vista para as eleições de 2026, mesmo que se saiba estar ele inelegível para tal, mas que uma situação como essa quase que homologa a desonestidade de muitos no país. Principalmente de agentes públicos ligados ao âmbito judiciário.

     Nesses últimos tempos ele esteve no Paraná, Em Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, e ontem no Pará. E que nessas ocasiões teve o convite por amigos, entidades e até um órgão de segurança, em São Paulo. E pasmem! O que atraiu de gente para esses locais onde esteve, foi uma coisa espantosa. E ele foi o candidato derrotado naquela elei8ção de 2022. Vale outro pasmem!

     Em contrapartida, o candidato vencedor dela, que tornou-se o presidente da república, (cujos termos deveria estar em letras maiúsculas, mas não cabe ao referido), não pode, sequer, andar nas ruas. Onde vai é vaiado e até esculhambado. Tem perpetrado atos e ações deploráveis. Mas anda contando com o apoio da banda suja da imprensa, diga-se da Globo.

     E o que é que está nas entrelinhas dessa exposição? Simples!: o que é que farão aqueles que até hoje agiram mafiosamente contra o Ex-Presidente? Como se explicarão e se justificarão com essas condutas malfeitosas e desonestas? E, pior ainda, onde colocarão suas caras nas eleições de 2026? Porque alguma coisa mudará, com certeza, fazendo com que o Ex-Presidente recupere seus direitos eleitorais.

      Sua supremacia sobre o atual presidente, bem como a todo e qualquer candidato que surja, é extraordinária. É só uma questão de tempo. Dá até pra se imaginar que o apoio de Lula e da esquerda, bem como da Globo, aos terroristas do Hamas, tenha uma explicação: eles desejam que o cáos no mundo se dê. Se possível até o fazendo acabar. Seria o único jeito deles escaparam das verdades absolutas, bem como dos vexames que ainda passarão.

       

O INEXPLICÁVEL

     Para quem, como esse autor, já colocou em dúvida a tão propalada inteligência humana, e com o tempo adquiriu uma só certeza: não passa de uma pseudo inteligência, e nem é preciso alongar-se nesse assunto. O ser humano escolhe o mal, as coisas complicadas e erradas para suas execuções no cotidiano. Também as ilegais e perversas.

      Então, assistindo-se um episódio como esse que acontece no Oriente Médio, com a agressão covarde do Hamas sobre Israel, com mortes e destruições, não se pode admitir ser ações como essas, possíveis a quem se considera inteligente.

      Mas isso não fica por aí, não. Porque o apoio e aprovação por parte de muitos, que parecem possuir uma cegueira crônica, que lhes impede de ver e constatar tanta violência e carnificina, é demais para um cérebro que se considera normal.

      Pior é não entender como uma coisa dessa pode acontecer. As imagens gravadas e mostradas pelas mídias informativas, não deixam nenhuma dúvida sobre tais barbáries. E nesse caso falta empatia para que cada um se veja naquela situação. Imaginar-se uma daquelas vítimas, ver tudo ao seu redor destruído. É claro que não é um exercício fácil, bem como possível para muitos.

      Já se sabe que toda aquela região sofre problemas há séculos. Também se pode dizer, milênios, porque desde Noé, através da Bíblia, se sabe das muitas ocorrências litigiosas pelas quais passou e passa a humanidade.

       Um outro fato interessante é saber que a humanidade, através da ciência, criou progressos, com o fim de beneficiá-la. Mas, paradoxalmente, grande parte dela não conseguiu acompanhar o mesmo ritmo. E assim é que vemos acontecerem guerras, distúrbios dos mais diversos entre as pessoas e as nações. E isso, talvez, nunca terá um fim.

       Nesse caso é fácil explicar. O ser humano não usa a inteligência da forma como o deveria fazer. A arrogância, a prepotência, a ganância e a maldade, juntas, se incumbem de levá-lo para o abismo. Por isso é que já se prevê o fim da humanidade, bem como do próprio planeta Terra, onde vivemos. Paciência!

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

PODE ACONTECER A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL?

     Na internet, através do Google, do Youtube e de outros endereços, sites, há a possibilidade e também a facilidade de se estudar sobre tudo o que se refere às regiões do Oriente Médio e suas adjacências. Aprender-se-á sobre Geografia, Religião, Línguas, Etnia, Territorialidade, Fronteiras,  enfim, sobre tudo o que se refere a esses assuntos.

      Todavia, que aquele que se propuser a isto, esteja bem preparado para, comumente como se diz, esquentar a cabeça, tantas são as informações a colher, para que possa entender ou informar a quem o queira. Não será um exercício fácil.

       A complexidade que envolve aquelas regiões bastam para fazer a situação tornar-se quase que ininteligível. Ou, ainda, perder-se a total esperança de ver tantos distúrbios, confrontos e tudo o que acontece lá, não haver solução. Até porque tantos disparates e discordâncias entre todos, já acontecem há milhares de anos.

       Não custa nada lembrar mais uma vez que a religião é um fator importante e relevante no convívio daquela gente. Entretanto, como existem lá muitas delas, até a perder a conta, chega-se à conclusão que, na verdade, os absurdos, por isso, aumentam bastante. Porque a indagação primeira é:  como povos se dizendo tão religiosos não seguem e nem obedecem essas premissas?

       Será que os Deuses dessa gente existe mesmo? Ali há um contingente enorme que faz parte das três maiores religiões que existem na Terra: Islamismo, Cristianismo e Judaísmo. Até pode-se acreditar que seja apenas um Deus em seus créditos. Mas, até agora, parece que esse não agiu para por fim à tanta discórdia. Também à tanta carnificina.

        Desse jeito, o mundo vai se espantando. E até se estremecendo. Porque, pelo que se anda vendo, falta muito pouco para a explosão da Terceira Guerra Mundial.

        

IMPRENSA/JORNALISMO: É E ESTÁ UM AMARRONZADO SEM LIMITES

      O termo tortura é de uma abrangência extraordinária, porque deixa a entender o sofrimento daqueles às quais passaram por esse tipo de procedimento. Quase sempre se refere a situações terríveis. Estas podem terminar com mortes dos torturados.

      Todavia, existem muitos modos e tipos de torturas. Seria até difícil apontar qual delas é a mais destacada. Mas às vezes passamos por algumas delas às quais nem o percebemos. Uma dessas é a que passamos diuturnamente com a mídia informativa, que em seus desvios, mudam os teores dos acontecimentos através do sensacionalismo, das distorções, das invenções, das omissões, e vai por aí...

       Esse âmbito funciona como as ondas marítimas. Vem e vai, dependendo do momento. E a população fica a mercê dessas inconveniências. E agora, com a internet tão em evidência, os noticiários abusam e extrapolam todos os limites. 

       Para quem é assistente de programas jornalísticos através desses canais informativos, é marcante o emprego de um certo tipo de tortura. E esses abusam demais. É muito comum num certo noticiário, ficarem passando e repassando imagens, daquelas que chamaríamos de passadas. Por já terem sido exibidas, como por estarem fora do tempo. Mas isso, parece, ninguém presta atenção.

        Lamentável é ver a que nível tudo isso chegou. Já não se observa respeito, ética, caráter, autenticidade, correção e lisura, dentre os quesitos mais. Praticamente o compromisso com a população é o que podemos afirmar ser nenhum. 

        Pra culminar, atualmente assistimos o que pode haver de pior em termos jornalísticos. Parece até que a intenção é mesmo a de desnortear a população. Isso sem contar que, pelo que se vê, a imprensa e seus agentes, parecem ter tomado o lado do mau. E até da criminalidade.

        Então, será que há ou haverá alguma possibilidade de alguma correção nisso? Quem puder, quiser ou souber, não necessariamente nessa ordem, que informe a todos. O agradecimento vem na dianteira.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

MARCO (I)MORAL BRASILEIRO

      Não sei se já criaram, ou pelo menos citaram, sobre o Marco Moral. Pelo menos, até hoje, não havia tomado ciência dele. Mas aleatória e presunçosamente o instituirei a partir da apresentação do relatório final da CPMI do 8 de Janeiro.

     Com os absurdos e, principalmente, as estapafúrdias contidas nele, é de se instituir um novo Marco da Imoralidade Tupiniquim, haja vista o quanto de desfaçatez contida nesse malogrado relatório, cuja autora demonstra não possuir a exata capacidade para a qual foi nomeada a fazer.

     É com esse tipo de comportamento de uma legisladora como essa senadora, é que temos que reavivar uma frase muito famosa e sugestiva de Lula em 1993, onde afirmou aos quatro cantos do país que "no Congresso Nacional há 300 picaretas". Mas é claro que com o tempo corrido desde então, inflacionariamente este número deva ter aumentado.

     Esta senadora, com a sua atitude inconsequente e irresponsável, mas também desonesta, marcou o escancaramento da sem-vergonhice no país. Porque compactuou com todas as lambanças do ocorrido naquele dia 8 de Janeiro em Brasília. Ali naquela local e data, praticou-se todo o tipo de falcatruas políticas. Tudo não passou de uma farsa para acusar o Ex-Presidente nos fatos ocorridos, ato deliberadamente de má fé.

     Sendo assim, os brasileiros, mesmo que não se conformem com isso, não terão outra alternativa em ver perpetrada a imoralidade extrema no país. Praticamente define a vitória do crime, nele. E dói, e muito, ver tal situação expressa em nossa nação. Gente ocupando cargo de autoridade, quando deveria estar num presídio.

     Um outro fato preocupante é saber que, talvez, a própria população esteja repleta, em maioria, de pessoas desse mesmo calibre. Não há como deixar de imaginar outra coisa. A criminalidade e a violência espraiaram-se nas quatro direções cardeais país afora. E como muitos apregoam, só mesmo uma ação divina para por fim a tal situação. 

     Esse autor não acredita nessas hipóteses. Mas, de qualquer forma, não pode desconsiderá-la, haja vista que há que se buscar uma solução. Mesmo que ela já possa estar a caminho, por duas possibilidades: a de um cometa ou planeta se chocarem com a Terra; ou as guerras na Europa e no Oriente Médio, ocasionem a explosão da Terceira Guerra Mundial. 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

O LABIRINTO JURÍDICO TUPINIQUIM DE PINDORAMA

      Com os acontecimentos lá no Oriente Médio, envolvendo Israel, Palestina e o Hamas, simultaneamente, este assunto está praticamente viralizado no âmbito jornalístico e midiático. Do mundo e também o nacional, dando a entender que não existem fatos relevantes neste país para, nem que seja, um mero registro. E isso não é autêntico.

      Mesmo que um fato tenha ocorrido no exterior, e que envolveu políticos e agentes judiciários brasileiros, lá em Paris alguns dias atrás, envolveram o ministro Gilmar e o presidente do congresso, Rodrigo Pacheco, que andaram se arranhando com teorias que envolvem o nosso país.

      De estranhar de imediato é um fato desse acontecer fora de nossas fronteiras. Discutir questões que envolvem o próprio país, mas fora dele, em terras estrangeiras, é algo desconfortante e até inaceitável, haja vista que ambas autoridades andam deixando a desejar em seus desempenhos profissionais, angariando contratempos para elas próprias.

      Assustador mesmo é vê-los não perceberem o que geram, principalmente por ocuparem posições relevantes, mas que desobedecem a própria Constituição Federal. E isso é degradante para o país. Há tantas situações acontecendo nele, mas esses personagens parecem nem ligar para isso. Sem contar as despesas que dão ao erário nacional.

      A  grosso modo a interpretação que se pode ter a respeito é sobre o resvalo às leis do país. Ambos cometeram, e ainda cometem, falhas jurídicas, no aspecto da desobediência à Constituição Federal do país. Tais apontamentos envolvem juristas nacionais, bem como jornalistas que podemos considerar decanos na profissão. E pelo menos dois deles, Augusto Nunes e Alexandre Garcia, têm anotadas muitas das inconstitucionalidades cometidas e praticadas por eles.

       Porém, especificamente, ao ministro Gilmar, este deveria ser confrontado por algumas opiniões que expressou com relação ao avanço dele e de seus colegas de tribunal, sobre os dois outros Poderes da República. Até mesmo gerando leis por conta própria, o que lhes é vedado, constitucionalmente. 

      Enfim, o país não está sendo respeitado por alguns que até são obrigados a fazê-lo, especificamente, pelos cargos que ora ocupam. E partindo de quem parte, nem há como se recorrer deles. Ou seja: estamos num labirinto infindável. Ou numa cova profunda.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

À ESPERA DE UM DESFECHO RÁPIDO E SATISFATÓRIO

      Após dez dias do triste acontecimento em Israel, onde o grupo terrorista do Hamas promoveu um ataque surpresa naquelas terras, matando muita gente, bem como destruindo uma quantidade expressiva de prédios, casas e outros imóveis, transformando aquela região quase que num amontoado de concreto e ferro distorcido, que deixa uma marca de horror entre todos.

      Então, qualquer assunto ou conversa entabulados a partir daqui, será uma repetição de coisas e fatos que já contaram e disseram. Lembra o que dizem de uma novela, uma barriga, quando esta não apresenta nenhuma situação de interesse. Mas que as controvérsias que envolvem essa situação, continua praticamente sem solução.

      Também está existindo um famoso exercício de se puxar a brasa para a própria sardinha, uns se vitimizando e outros querendo valer suas forças. Sendo que, neste caso, a de Israel é muito mais portentosa que a do Hamas. E ele está buscando varrer esse grupo terrorista do mapa, mas ainda não o fez pelos possíveis desdobramentos negativos que isso possa causar, segundo alguns.

       Entretanto, chegará uma hora em que se terá que agir de forma contundente, sim. O que esse grupo terrorista faz contraria todo e qualquer bom senso que se possa ter. E não haverá outra alternativa em ver Israel usar de toda a sua força e recursos, para resolver esse imbróglio, de uma vez por todas.

       Infelizmente em nosso país, o Brasil, há um contingente pesado daqueles que insistem em ler essa situação de modo trocado. Mas isso se justifica pelos seus históricos no país. Proteger terroristas, ditadores e até bandidos pés de chinelos, tornou-se um fato corriqueiro para Lula e o PT. 

       Sendo assim, nos colocam  em situação vexatória junto à grande parte do mundo. Mas isso é o preço que se tem que pagar pela inobservância às muitas mazelas cometidas nas gestões governamentais anteriores de Lula e do PT, também.

        A espera dessas soluções são enervantes. Tiram a serenidade daqueles que querem um desfecho rápido, feliz e satisfatório. Mas não dá para se enfiar os pés pelas mãos, não. O jeito é manter a tranquilidade, a confiança e a certeza num final feliz para as populações. De lá e de cá.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

ONDE ANDAM A RELIGIOSIDADE E A FRATERNIDADE QUE PREGAM OS CONTENDORES

      É natural que a situação envolvendo Israel, Palestina e Hamas, lá no Oriente Médio, haja pesadamente sobre os espíritos, e também os corpos, de todos nós nesse planeta. De início nos tira da tranquilidade. Em função das muitas incertezas que cercam essas questões envolvidas.

     Nem poderia ser de outra forma, haja vista que é um problema que tem a ver com o mundo todo. E não é à toa que citam a tal de globalização. Dentre muitos fatores, também os confrontos entre nações influem nisso. E recentemente tivemos o exemplo da guerra entre Rússia e Croácia, que se desenrola paralelamente à essa situação citada no início dessa assertiva.

     Porém, este caso no Oriente Médio, traz em seu  bojo um histórico extenso e complicado, que remonta desde milhares de anos. Até mesmo da existência de Jesus Cristo. Mas que seus antepassados deixaram registrados na história do mundo, o quanto esse sempre foi complicado. Isso vem desde o tempo de Abraão. 

    Interessante é observar-se que um dos motivos dessas desavenças tem a ver com a posse de terras. E estas, naquela região, estão estimuladas pelas riquezas petrolíferas que possuem em seus subsolos. Mas existe também um outro fator importante nessas discussões.

    O fator religioso, talvez, tenha um valor assombroso. E, como sabemos, vem de longa data. A mesma do parágrafo anterior. As divergências são diversas. Mas a questão existencial envolvendo um Messias, impacta entre esses dois lados. Enquanto uns, os Judeus, afirmam que ainda o aguardam chegar aos nossos dias, os outros, afirmam ser Jesus Cristo o próprio Messias.

    Uma determinada lógica deveria prevalecer entre ambos os povos. A que define ser a região onde habitam e vivem, possuir um grau absoluto de divindade, ou de sacralidade. Onde deveria prevalecer a fraternidade e a irmandade entre todos, haja vista o fator religioso entre eles, que é muito profundo. Mas isso, parece, só funciona até à primeira página.

NA FAIXA DE GAZA TAMBÉM O CONTINGENTE DO "QUANTO PIOR, MELHOR", AGE.

      O furto de vinte e uma metralhadoras do arsenal do Exército em Barueri, São Paulo, anteontem, é algo que deveria ser considerado um atentado terrorista, pelos que o fizeram. Foram vinte unidades de dois calibres, dando a entender que isso não foi coisa de amador. E as redes sociais promoveram muitos memes, por isso, nelas.

      Óbvio que tal acontecimento jamais pode ou poderá sofrer alguma distração ou divertimento. Seja lá de quem for. Mas, em contra partida, deixa ver à quantas andam as Forças Armadas do país. Definitivamente num conceito muito aquém do esperado. Isso é totalmente inadmissível de acontecer.

      E num momento crucial, mesmo que distante de nós, terroristas de alto teor de perigo, estão em ação lá em Israel, promovendo mortes de pessoas inocentes e destruições naquelas regiões, movidas por bombardeios surpresas, buscando enfrentar uma força, a de Israel, muito mais portentosa do que a deles. Só mesmo agindo como estão, sob a covardia e surpresa.

      Porém, em nosso país, o Brasil, nada anda tão tranquilo como muitos pensam. O grau de periculosidade e riscos que estamos correndo com a criminalidade, é algo que já deveria ter despertada a atenção das autoridades do país, que devem agir com muito rigor, assim como está fazendo Israel lá em seu país e adjacências.

      Mas com essa questão envolvendo Israel e a Palestina, com o Hamas entre ambos, está dando para ver a instabilidade política se manifestando aqui no Brasil. Comunistas/socialistas já não estão usando mais suas máscaras de antes. Agora se mostram até escancaradamente, demonstrando orgulho de suas escolhas.

     O pior é ver buscarem apoio na população e o receberem. Gente que parece não possuir observações na essência do que representa um regime como o dessa gente. E há muitos exemplos de misérias populares, aqui ao lado de nosso país, bem como em boa parte do mundo onde estes estão presentes.

     O fator principal que agora a nossa população tem a se apegar, são as práticas violentas e criminosas com que agem contra uma população simples e desarmada. Gente que, dentre eles mesmos, os apoiaram até então. Com certeza já estão retirando esse apoio. O mesmo que vemos acontecer aqui no Brasil, com os que votaram em Lula e no PT.

     Solução para tudo quase sempre existe. Mas para isso deve haver concentração. Mas como vemos, aqui no Brasil e lá no exterior, especialmente na Faixa de Gaza, há um forte contingente torcendo para o "quanto pior, melhor". Aí não se resolverá coisa alguma.

sábado, 14 de outubro de 2023

INCONGRUÊNCIAS ILIMITADAS

      É dito que um assunto puxa o outro. Mas não é o caso aqui, porque pode ser o mesmo, mas com alguns outros teores. E ficou pendente na matéria anterior, que é a respeito da incoerência e até da estupidez dos contundentes na região de Israel e da Faixa de Gaza, não respeitarem o solo que pisam, e que propagam ser este sagrado, pelo histórico que possui; Principalmente no âmbito religioso.

      Aqui, talvez, segundo este autor,  consiga justificar-se o porquê da não sintonia com as religiões. Oras, se esse pessoal mantivesse o bom senso e o discernimento, a primeira coisa que não fariam seria lutar uns contra os outros. Onde está o credo de ambos para as entidades sagradas que dizem perpetuar?

      Um outro aspecto que talvez uns raros o percebam são as diferenças gritantes entre esses dois povos. Enquanto Israel possui um imenso acúmulo de conhecimento cultural e tecnológico, e por que não dizer bélico, também, a Palestina anda num plano inferior tudo a isso.

      Daí, por que não haver um consenso em buscar manter intercâmbio nesses aspectos, com o fim de puxar uma população dependente e sofrida, para níveis ou patamares mais destacados? Visando alcançar regularidades entre todos nesse mundo.

     É óbvio que essa questão possa ser pueril, ou senil. Mas enquanto o mundo continuar possuindo essas distorções, sempre haverão situações desconfortantes, que gerarão uma série de situações conflitantes. E até beligerantes, como o caso que acontece nesse momento entre ambas as nações.

     A impressão que se pode ter é a de não há nenhum interesse, e de ambos os lados, em resultar de forma definitiva, essas contundências circunstanciais. E assim, haja perigo constante da coisa degringolar de vez, dando início a uma nova guerra mundial. É esperar para ver.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

UM RASTILHO QUE PODE DETONAR UMA BOMBA MUITO MAIOR

      A partir de certo tempo de vida nessa existência septuagenária, sempre fiz reparos à duas situações. A primeira a respeito da inteligência humana; a segunda sobre a religião. Porque vejo tantas distorções nessas duas questões que não dá para ficar tão indiferente à ambas.

     O atual momento em que estamos vivendo, desperta muito mais interesse que antes. Uma guerra, seja ela qual for e contra quem, é o exercício de falta de inteligência. E neste momento, a que se desenvolve na Ucrânia, com a invasão desse país pelos russos, dá bem o que perceber em matéria de estupidez, também.

     E a que está acontecendo em Israel e Palestina, envolvendo um grupo terrorista dos mais nocivos no planeta. E com cada lado puxando a brasa para a própria sardinha, tudo fica muito confuso ainda, bem como dificultando quaisquer hipóteses de conciliação.

     Nesse caso específico, esta situação foi prevista por um diplomata brasileiro quando na criação do Estado de Israel, em 1948. ele deixou claro sua opinião nos equívocos que os responsáveis por essa criação cometia. E o resultado vimos a seguir, bem como vemos nos dias atuais. 

     De um certo modo o prejuízo maior foi sofrido pelos Palestino, que viram suas terras mexidas, diminuindo seus espaços. Enquanto que Israel teve benefício maior nessa divisão. E mesmo assim, com muitas confusões, ninguém mais quis se envolver em consertar certas pendências.

     O agravante agora é um grupo de terroristas cheios de rancor e ódio, perpetrar atos inaceitáveis, atacando regiões israelenses com o intuito de destruir tudo, ceifando as vidas israelenses ao extremo. É claro que isso não irá dar boa coisa. Israel, de certo modo, apenas reage mas se defendendo dos ataques. Mas que agora retruca, atacando.

     E voltando ao início, uma fato não deixa de ser surpreendente. Esta região onde acontece esses confrontos, é tida como uma terra altamente religiosa. Mesmo com mais de uma tendência. Mas todos assumem suas condições religiosas antes de tudo. Mas parece que não prestam muita atenção nesse conteúdo dito sagrado. E, claro, perdem totalmente as razões.

     Que não nos distraiamos. Essa não é uma situação pequena e sem perigo. Muito pelo contrário. Ela pode se estender para todos os lados e transformar-se numa Terceira Guerra Mundial. Com possíveis e prováveis intromissões de mais de uns outros grupos terroristas, pode definir entradas de outras nações nessas situações.

     Os Estados Unidos possuem laços mais do que de amizade com Israel. A cidade de Nova Yorque pode muito bem explicar esses laços, pois foram os judeus que, praticamente, a iniciaram. É um fator histórico. E daí, se mexeram com uns, mexerão com todos. Não é à toa que os USA já deslocaram unidades marítimas para aquela região.

      

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

IMBRÓGLIO CONFUSO E INFINDÁVEL

     Quem acompanha os acontecimentos do mundo, pode perceber que na maioria dos casos a verdade não prevalece em sua essência pura. Há sempre distorções, desvios, aumentos, omissões e mais alguns que tais.

     Isso, além de não ajudar, ainda causa mais confusão. Porque cria transtornos às pessoas em raciocinar adequadamente. Ao final, muitas das situações ficam insustentáveis. E isso é altamente prejudicial a todos.

     É interessante abordar o fato de cada uma das pessoas criar a sua própria verdade. E já se disse do lado da verdade. Ora, isso não existe. A verdade é única. Só está num lado só.

     Essa questão envolvendo Israel e Palestina, ficou altamente prejudicada com essa ação nefasta, violenta e covarde do grupo Hamas. Porque ofuscou a verdade nessa história. E esta já vem confusa há muitos anos. O histórico de Israel que envolve disputas, guerras e algo mais, já poderia ter sido, pelo menos, entendido. Mas não. Há algo pendente até hoje.

    A problemática inicial está na religião. E esta tem proporcionado muitas discussões até aqui. Mas a disputa por territórios também se enquadram nessa problemática, haja vista que houve a fuga dos israelitas há milhares de anos, quando escaparam do Egito, guiados por Moisés, em busca da tão falada "terra prometida". E este seguiu os passos de Abraão.

    Nessa fuga, foram realizados muitos confrontos. E muita gente morreu neles. Desde desses primórdios, os seres humanos lutam entre si. Isso, naturalmente, causa muitos reflexos. Em tudo e em todos. Daí que esta questão envolvendo Israel e Palestina, só se resolverá quando não houver mais disputas entre ambos os países. Mas isso, ao final, é pura utopia.

    A bem da verdade, o planeta possui terras e espaços suficientes para alojar a todos nele. E é interessante ressaltar que o humano adaptou-se às várias situações climáticas que existem. Tanto no polos quanto nos desertos, existem pessoas que vivem nessas regiões quase que sem problema algum.

    Então, se poderia analisar e estudar certas regiões, que possibilitassem alojar certos povos. Principalmente esses que vivem a disputar terras. Mas é claro que se sabe das preferências. Lugares férteis, com águas abundantes, e que não se esqueçam das riquezas minerais de alguns subsolos. E esta questão é que atrapalha a humanidade. A ganância e a ambição.

    Talvez seja hora de se analisar com profundidade o porquê de uma religião ter tanto domínio sobre pessoas. Afinal, com o passar dos séculos, e mesmo dos milênios, foram, são e serão criadas muitas outras. E nisso vem uma indagação: qual delas é a essência da verdade?

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

UM PRESIDENTE SENIL E DESCRÉPITO AO EXTREMO

      A síntese que podemos definir e sintetizar a respeito de nosso país é só uma: Lula não possui a menor condição de presidi-lo. Nem se admitindo certas facilidades para isso, porque já se encontra em estado senil. E bem adiantado. E nem se precisa ser especialista nisso para adquirir tal convicção.

     De antemão, é necessário ressaltar que esse autor foi um simpatizante petista por duas décadas, no mínimo. Votou nele por várias vezes, até ter chegado ao poder. Mas que logo mostrou sua essência do mal, envolvendo-se em maracutaias, roubalheiras e uma quantidade de escândalos a perder de vista. E alguém íntegro, não poderia continuar acompanhando essa gente.

     Entretanto conseguiu ele enganar a muitos. E por muito tempo. Mas um dia teve que acertar as contas com a justiça do país. E foi parar na cadeia, ficando lá por pouco período, porque se chega à conclusão de ter previsto tudo isso. Então aparelhou a justiça, nomeando vários Ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, gente amiga, diga-se.

     Nessa manobra foi auxiliado por sua companheira de partido, Dilma Rousseff, que também conseguiu se eleger em seu rastilho, mas foi cassada no segundo mandato, na metade do período. E esta também nomeou ministros para esse mesmo Tribunal. Enfim, tudo foi feito de forma pensada e calculada.

     Então, antes das eleições presidenciais de 2022, seus mancomunados, usando de muitos artifícios jurídicos, conseguiram anular suas condenações, assim com sua prisão, transformando-o em  candidato para esta mesma eleição.

     Mas não foi só isso. O trabalho realizado pelos seus mancomunados jurídicos, conseguiram infernizar a vida do Ex-Presidente. E isso aconteceu a partir de seu primeiro dia de mandato em 2019. Muitas ações lhe foram impedidas. Várias delas, inclusive, inconstitucionais.

     E Lula foi eleito, com margem curta de vantagem, mas que preencheu o espaço daquilo que ele e sua patota traçaram. E nisso o país pagou, e ainda paga, um preço altíssimo. Onde quase todas as condições de antes, foram jogadas no buraco. E o Brasil caminha a passos largos para uma verdadeira tragédia. É uma questão só de tempo.

     E para culminar, com a crise no Oriente Médio, envolvendo Israel e Palestina, com um grupo terrorista praticando uma ação reprovável e terrível, Lula não deixou nada passar em branco. Reafirmou sua simpatia com o grupo terrorista Hamas, manifestando-se a favor dele, em número, gênero e grau. Mesmo com sua ação sangrenta e assassina, envolvendo mortes de milhares de pessoas. Dentre esses, velhos, crianças e mulheres.

     Infelizmente há em nosso país muita gente também do mal. Porque não se pode fazer outro juízo naqueles que se solidarizam com Lula, deixando-se levar por tanta cretinice e ruindade. Cujo o estágio que possuem, deixa isso tornar-se uma análise muito simples.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

CONJECTURAS REFLEXIVAS

      Diante de todos os horrores que a humanidade é brindada diuturnamente em seu cotidiano, não é fácil concatenar as ideias, os raciocínios, bem como todos os entendimentos que se possa possuir, nesses excessivos números e ocorrências que nos surgem em nossas existências.

      Uma primeira dissonância a respeito de tudo isso é ver, e saber, que os humanos consideram-se seres inteligentes. No caso, a única das espécies existentes neste planeta. Mas será que isso é verídico? Pode-se sintetizar nessa desconstrução num simples teor: uma guerra.

      Mas existem outros inúmeros fatores a colaborar com as ações nocivas perpetradas pelo ser humano. Talvez se possa atribuir todas elas a um só fator: o financeiro. No caso ao dinheiro, à uma moeda qualquer que exista mundo afora. Porque, com certeza, foi a partir de sua estruturação que o mundo mudou.

     A ganância, combinada com a ambição, estão fora de domínio, são as responsáveis por mazelas infinitas. Por dinheiro, se é capaz de tudo. Principalmente matar um semelhante. Mesmo que saibamos dos desdobramentos que isso incorre, porque são vários e inúmeros deles. Desde o religioso, passando pelo moral, também seguindo pelo criminal. E todos eles trazem reflexos e cobranças. E pesados, para quem mata um semelhante. Ou vários deles.

     Então, imaginemos no desenvolvimento de uma guerra? Seja lá por quais razões ou motivos? Os dois lados dessa guerra podem pensar que um deles a venceu. Mas os resultados finais dela mostrarão o contrário. Houve perda para ambos. Enormes. A um custo impossível de se imaginar zerá-lo. Ou resgatá-lo.

     Infelizmente impera quase que entre todos, uma cegueira profunda, que os impede de ver a realidade os desfechos dessas situações. Quisera que o ser humano o conseguisse ver. Mas, se após milhares de anos da existência da Humanidade nesse planeta, isso ainda não aconteceu, é possível que não se dê dentro dos próximos milênios. Ou até que esse planeta Terra exista.

O TERRORISMO É INACEITÁVEL EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA

     O ataque perpetrado pelo grupo terrorista do Hamas a Israel, neste último Sábado, 8, criou expectativas muito maiores do que se poderia esperar com tal acontecimento. No entanto, isto poderá ajudar num futuro próximo, a se resolver as questões que existem entre Israel e a Palestina.

      A confusão toda criada aí é exatamente pela existência desse grupo assassino. Ele conseguiu tumultuar a questão quando desviou seu foco para uma movimentação terrorista com o fim de resolvê-la, talvez, de forma mais rápida, o que não se pode confiar em ações como essas. Até mesmo porque fugiu ao bom senso e ao equilíbrio de quaisquer negociações que envolvam certas situações.

     Espantoso é observar-se que existem pessoas que ainda se posicionam favoráveis ao Hamas. E isso é praticamente um exercício de incoerência e de insensatez, haja vista que as ações daquele grupo foram criminosas ao extremo, incluindo-se aí uma boa parcela de covardia.

     Não custa nada relembrar de observação feita pelo diplomata brasileiro que presidiu a assembleia responsável pela criação do Estado de Israel, em 1947, quando ele chamou atenção para uma possível complicação derivada das decisões que dividiram e remarcaram as terras em questão. Ele, naquela oportunidade, previu que haveria problemas futuros com isso.

     Há que se observar também os regimes/sistemas de governo entre Israel e Palestina. Enquanto o primeiro possui a prática da democracia no pais, o outro lado , não. Talvez esteja aí uma questão a ser trabalhada. Talvez o Hamas não conseguiria impor tanta pressão em boa parte daquela população.

     Mas tudo isso foge aos domínios de quem não esteja envolvida nessa situação. E não deixa de ser arriscada tomar partido para um ou outro lado. Mas não se pode aceitar uma ação grave como essa, quando crianças, mulheres e idosos são assassinados friamente pelo terrorismo descabido promovido por gente desnorteada e sem noção.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

UMA DISCUSSÃO E UMA SITUAÇÃO QUASE QUE SEM SOLUÇÃO

       Neste Sábado, 8 de Outubro de 2023, o mundo viu-se surpreendido com um ataque surpresa do Hamas a Israel. E logo esse episódio repercutiu quase que no mundo inteiro, gerando especulações sobre isso. O território israelense foi atingido por bombas disparadas de foguetes para tal fim.

      Segundo informam, esse ataque surpreendeu inclusive as defesas de Israel, mesmo que ele tenha rigor na vigilância de seu território. Mas o fator surpresa, como o próprio termo o define, pegou-os quase que desprevenidos. E isso aconteceria em qualquer lugar do mundo.

      E logo surgiram incontáveis especulações. E muitos buscam saber o porquê disso, bem como uma ação trágica dessa pode acontecer no mundo atual? Também procuram as explicações. E elas são muitas, a começar por disputas religiosas e territoriais entre ambos os lados. Mais exatamente desde um pouco antes da metade do século passado.

      Quando os israelenses começaram a invadir a Palestina. ocupando esses espaços, formou-se confrontos diversos entre os lados. E houve interferência de alguns países, que tentaram resolver tais litígios.

      Israel possui outro episódio confuso e contundente que envolveram disputas com a Síria e as Colinas de Golã. E isso rende até os atuais dias porque criaram uma divisão territorial naquela região, mas concedendo parcelas maiores aos israelenses. E de lá para cá as contendas começaram. Um brasileiro,

       Interessante é ver que a religião interfere de forma profunda na relação entre vários país. Geograficamente Israel é cercado por países que seguem o Islamismo. E é interessante registrar que até os dias de hoje, há divergência religiosa entre islâmicos e judeus. 

       Bom relembrar que um diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, quando Presidente da Assembleia Geral da ONU, em 1947, presidiu-a na aprovação da Resolução 181, conhecida como Plano de Partilha da Palestina, que estabeleceu a criação do Estado de Israel. E nessa divisão ele registrou que essa questão iria gerar problemas futuros entre todos. E assim se deu e se dá até hoje.  

       A própria existência e origem de Jesus Cristo, entra nisso. Enquanto os judeus aguardam a volta do Messias,  por não considerar este como tal, o outro lado acredita que ele é o verdadeiro. Isso acaba causando divergências religiosas naquela região, com reflexos em todo o  mundo.

       Mas sejam lá quais forem a origem desses desacertos e confrontos entre países e grupos políticos e/ou religiosos, é totalmente uma ação bélica profunda e desastrosa. Também excessivamente violenta, que mata contingentes de pessoas sem a menor consciência.

       Nem dá para se tomar partido nessas confusões. O bom seria que as nações, e também esses grupos radicais, buscassem equilibrar suas ações e decisões. De antemão pode-se concluir que tudo e todos estão errados. Nunca se resolverão tais imbróglios. Pelo menos enquanto praticarem exercícios de puxar a brasa para a própria sardinha.

       A propósito, numa publicação na internet, de autor desconhecido, é colocado que se o Hamas ceder, a guerra acaba; mas se Israel o fizer, este Estado deixará de existir. Enfim, que pé tomar num imbróglio como esse?

"QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO"

      A História geral e mundial não chega a representar a essência de todas as verdades que se espera de tudo e de todos, em função do que ocorre paralelamente mundo afora. Nesse caminho, ou trajeto, há omissões, acréscimos, distorções, invenções, dentre otras cositas más.

     E do que se pode perceber, só muito tempo depois é que se descobrirão tudo isso. Não deixa de ser algo surpreendente, mas também é frustrante. Porque nem tudo é o que aconteceu, bem como o que se imaginou. Mas como dizem que nessa vida nem tudo é perfeito, só há um caminho: a submissão a alguns fatos e acontecimentos.

     Mesmo assim é sabido que uns poucos não se submetem. A nada e nem a ninguém. Então, sempre teremos discussões e desacordos. Mas isso, também, faz parte de tudo. E assim vamos seguindo em frente.

     Talvez seja por isso que as figuras de linguagem existam. Elas explicam uma série de distorções. Mas nos dão certas explicações. Todas as que existem são importantes, mas duas delas, o Eufemismo e a Metáfora, possivelmente se destacam mais. Porque nos  empurram para certos ou outros entendimentos daquilo que se criou ou quis dizer em essência.

     Mas não é só isso. A Sabedoria Popular é muito marcante na vida cotidiana da Humanidade. Ela possui um lastro extenso e profundo de sabedoria, bem como de ensinamentos. Mas parece que ela não alcança a todos. Existem pessoas que não prestam atenção a isso. Por isso as muitas dificuldades que encontram em viver.

     Diante disso, esse autor admitiu para si uma tese. A de que o humano não é inteligente. E sem nenhuma intenção de criar discussões. Apenas que cada um busque observar tudo com atenção e interesses redobrados, de modo a entender o que se passa verdadeiramente ao seu redor.

      Corroborando tal tese, é necessário saber o porquê dela, haja vista que, de imediato, pode-se apresentar cinco situações: o ser humano bebe, fuma, joga, gasta mais do que ganha e possui amante. E como se sabe, essas circunstâncias possuem e trazem complicações, problemas e dificuldades infindáveis às pessoas.

      Mas que hajam eufemismos e metáforas para ocultarem ou disfarçarem (ou até explicarem) todos esses atos incômodos.

sábado, 7 de outubro de 2023

LIBERDADE POSSUI UM VALOR UNIVERSAL

      Muitos não percebem, uns não ligam, outros nem querem saber, o que acontece no Brasil. Antes e agora, talvez, doravante. Mas existe muita gente que se interessa pelos fatos e acontecimentos que se dão no país. Mesmo que esse contingente não seja suficiente para dominar as intenções e ações para colocar as coisas nos eixos, como devem ser.

      A partir do início do governo do Ex-Presidente Bolsonaro, que foi eleito à revelia daqueles que sempre torceram para o "quanto pior, melhor", o país passou por mudanças profundas e drásticas nele. E de várias ordens, sendo que a primeira delas foi a moral. E de forma profunda e radical, pode-se afirmar.

      De repente, uma orquestração passou a reger a indecência e a imoralidade. Também a covardia. Gente que nem se sabia existir, surgiu, não se sabe nem de onde. E com um ímpeto para atropelar tudo o de certo e direito havia no país. Mesmo que saibamos ser esses âmbitos, muito retidos.

      O primeiro ataque partiu do âmbito do judiciário, onde vários personagens iniciaram um arvoramento de donos da lei e da justiça. E mesmo com limites impostos pela Constituição Federal, passaram por cima dela. E seguiram adiante. Atropelando a tudo e a todos.

       Dois episódios ficaram marcados. O primeiro deles foi quando o ministro Lewandowski mudou o teor desta, livrando a ex-presidente Dilma da perda de seus direitos eleitorais, ao ser cassada de seu cargo presidencial. E a segunda, quando o ministro Alexandre Garcia impediu o Ex-Presidente Bolsonaro de nomear um escolhido para a chefia da Polícia Federal.

      A partir disso e daí, com a omissão do Congresso Nacional, principalmente pelo Senado Federal, deu-se o início da gandaia jurídica no Brasil. E muitas outras inconstitucionalidades foram praticadas pelos componentes do Supremo Tribunal Federal, STF.

      Felizmente os congressistas brasileiros nesses últimos dias movimentaram-se no sentido de limitar o poderio dos ministros do STF, o que os impedirão de emitirem sentenças no modo monocrático, devendo isso ser feito pelo colegiado dali. E através de PECs também alterarão seus tempos de serviços na corte. Claro que isso já causa mau estar e desagrado neles.

      E tudo isso aqui relatado, está registrado nos anais brasileiros. Não há como desconsiderar nada disso. E esse autor apenas resume o que se deu de fato. Porque hoje em dia, criou-se subterfúgios para prejudicar gente que se manifesta dentro da convicção da verdade neste país. E já são muitos desses, infelizmente.

      Impressionante é ver o poder de alguns que até recentemente eram figuras inexpressivas junto à opinião pública e à nação brasileira. Como é que conseguiram isso? E, pelo que consta, há muita gente com o passado negro. Também com envolvimentos em mazelas e maracutaias. Mas suas caras são tão lisas que sequer se preocupam em tomar tais frentes. É espantoso, pra se dizer o mínimo de tanta desfaçatez.

      Por enquanto tudo anda razoavelmente tranquilo. Mas as perspectivas dão conta de que tudo poderá mudar fora desse sentido. Até derrepentemente. E já há muitos que andam torcendo por essas mudanças. E do jeito que vai, a qualquer preço. Porque a liberdade de um povo não pode ser mensurada, tal a sua universalidade.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A VIOLÊNCIA SÓ ALCANÇA IMPORTÂNCIA COM MORTES DE ILUSTRES

      A cidade do Rio de Janeiro talvez até nem seja a mais violenta do país, segundo consta. Mas a criminalidade nela extrapolou todos os limites do aceitável, se é que se pode aceitar limites para coisas horrendas e violentas assim.

     Alguns garantem que tal situação, a do aumento expressivo da violência urbana nela, iniciou-se a partir da entrada de Leonel Brizola no governo fluminense. De lá pra cá, tudo cresceu. E parece que não parará jamais, mesmo ele tendo saído dessa vida, há tempos atrás.

     Dos atos que favoreceram os absurdos, um foi quase que estimular a invasão de regiões de terrenos vazios. Uma outra delas foi proibir a polícia de invadir favelas. Também atuou na proteção dos bicheiros cariocas. Tudo isso beneficiando a arbitrariedade. Daí pra frente o absurdo só aumentou.

     Os políticos de esquerda são os maiores fomentadores desses mesmos absurdos. Estimulam a pobreza de vários modos, porque é ela que os garantem em suas posições. Então, contam com a ignorância, mas também com as más índoles, que os ajudam nesse processo cabuloso.

     Diariamente são muitos os acontecimentos que envolvem crimes e barbaridades na cidade. Nem todos são noticiados ou explorados pela imprensa marrom. Mas quando há alguém graúdo, digamos, que faz parte da banda célere ou fomentosa, aí sim, alcançam repercussões infinitas nessa mesma imprensa amarronzada de sempre.

     E ontem, na Barra da Tijuca, uma das regiões mais abastadas da cidade, num quiosque na orla marítima, uma terrível tragédia aconteceu. Três médicos, que participavam num congresso nesse mesmo bairro, foram violentamente assassinados a tiros, onde um deles foi confundido com um elemento de um grupo de milicianos daquela região.

     Entretanto, talvez, toda essa repercussão alcançada com essas mortes é porque entre as vítimas existe um irmão de uma deputada federal do Psol, Sâmia Bomfim, cujo partido faz parte da esquerda política brasileira, comum em concordar com benefícios às arbitrariedades.

     Infelizmente o país alcançou um patamar de destruição moral. E o âmbito judicial é o que carrega uma carga de responsabilidade muito grande nisso. Não é à toa que o atual ministro da justiça seja diariamente apedrejado com críticas nesse sentido. Não dá para esquecer que a imprensa recentemente noticiou sua visita ao complexo da Maré. Sem uma razão justa. E sem o uso de proteção policial. Até hoje este fato incomoda à muita gente no país.

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

IMPRESSIONANTE, ISSO!

      É notório e visível o deslocamento da humanidade na vida hoje em dia. Nesses tempos ditos modernos. Onde os progressos foram muitos. Mas que trouxeram dificuldades infindáveis à essa mesma humanidade. A ponto dela não saber lidar com muita coisa, preferindo escamotear tantas delas, jogando grande parte para debaixo do tapete, como diz o popular, no sentido de ocultar o que deseja.

      O mundo alcançou um descalabro enorme, mas existem muitos que não o percebem. Tampouco o querem aceitar. Por isso tantas divergências entre todos. Principalmente com aqueles que conseguem apontar boa parte dessas distorções.

      Mas é como mexer em casa de marimbondo, como dito na assertiva anterior. O melhor que se pode é viver com a mente nas nuvens, sem se apoquentar, seja lá com que for. Aí não veem as mazelas nossas de cada dia.

      Talvez se tenha que rasgar, ou queimar, todos os dicionários existentes no mundo. Porque muitos dos termos que existiram, e eram praticados, já não o são mais, portanto suas existências são, digamos, falsas. E aí inventaram o tal de "politicamente correto".

      Mas não se pode, e nem se deve, criticar aqueles que se enquadram no início dessa matéria. São pessoas de baixa aptidão. Por isso esbarram em tantas dificuldades. Às vezes até coisa simples. Mas que não as conseguem dominar. Por isso, reagem até brutamente com aqueles que possuem outros domínios, que as facilitam uma rápida percepção. E o mundo é exatamente assim. 

      Ruim é ver nessa atualidade, os instintos de grande parte expressarem negatividades profundas. Isso os fez, e os faz, enveredarem pelas ações nocivas. As mazelas, as maracutaias e, também, as desonestidades.

      Assim é o que podemos observar em nosso país, o Brasil, onde a situação se agrava a cada dia mais, fazendo-nos imaginar o pior em breve. Pelo menos é o que preveem aqueles que acompanham o cotidiano com bastante atenção, percebendo as anomalias que nos têm atingido.

      Infelizmente, em nosso caso, dá para perceber que tudo de ruim que se nos apresenta, pode-se debitar na conta do próprio povo. E um exemplo disso se encontra no âmbito da política. Parece que o brasileiro quer é, mesmo, viver dessa forma. Porque tal situação se arrasta há séculos.

      Interessante é ver que, por mais que mude, continua sempre a mesma coisa. Impressionante, isso!

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

E QUEM É QUE AGUENTA ISSO?

      Não sei as demais pessoas adentradas a tão falada terceira idade, mas não estou mais conseguindo concatenar as ideias da forma como fazia antes, nesse atual cotidiano, devido às mudanças acontecidas no mundo e em nossas vidas, de uns tempos para cá. 

      É tanta criação e geração de absurdos que nem dá para controlar. A começar pelas divisões criadas na humanidade, bem como o famoso exercício de puxar a brasa para a própria sardinha, buscando atrair para si todas as importâncias e atenções. Virou uma verdadeira doença. Altamente contagiosa.

      A divisão que se formou entre homens e mulheres é outra coisa absurda. Uns e outras são partes do mesmo universo. E nem existiriam sem ambos, haja vista que cada um possui suas próprias importâncias no contexto geral, bem como peculiaridades e propriedades distintas, mas que estas, segundo a natureza, devem ser exatamente assim.

      E o que aconteceu nisso? Uma mixórdia. Interpretações confusas e distorcidas. Também tortas, que acabaram gerando um descontrole total, impactando a existência da própria humanidade, que anda correndo riscos de extinção. Por isso e por outras causas. E do jeito que tudo vai, parece mesmo que essa será uma situação real dentro em breve. Ou num futuro relativamente próximo.

      A mulher não perceber o óbvio e deixar-se levar por circunstâncias drásticas e absurdas. A primeira delas mexendo com seu próprio corpo, transformando-o num objeto sexual, onde o sexo transformou-se em prazer e diversão, esquecendo do fator maior que é a maternidade, a geração de vidas, que contribuirão com a perpetuação da espécie, como era antes observada.

      Ela hoje não quer saber de família e nem de filhos. E antes era a administradora destes. E, com isso, permitiu o desequilíbrio de tudo, sem imaginar o reflexo negativo que seria causado. A família praticamente desintegrou-se. E esta sempre foi o esteio da própria humanidade. Mas a mulher, ou não percebeu isso, ou até mesmo deixou de observar o valor que possuía, optando por uma troca infeliz, o que agora gera toda essa confusão na vida de todos. 

       E tal assertiva é mexer numa casa de marimbondos. Atualmente não se quer usar o raciocínio, o discernimento e nem o bom senso. As afetações são automáticas. É a tal de susceptibilidade suscetível, pleonasmo à parte, apenas para mostrar à quantas andam as sensibilidades humanas hoje em dia.

       Resumindo: o que se cria de casuísmos, discussões sem sentido e exploração midiática, não está no gibi, como se diz no popular. Mas parece que grande parte da humanidade gosta disso. Então, vemos pessoas deslocadas, perturbadas, até doentes. Haja remédios para isso tudo! E é necessário ressaltar que deram a vez para a mediocridade e a vulgaridade. E quem é que aguenta isso?

terça-feira, 3 de outubro de 2023

E A HORA CHEGOU

      Um dos assuntos de mais abordagens nesses últimos tempos é sobre a Inteligência Artificial (AI). Onde dizem boas e más coisas a respeito. É claro que por ser coisa nova e recente, muita gente nem tem o domínio pleno do termo. E não será esse autor que se arvorará em conhecê-lo com profundidade. Longe disso. Mas pega o tema para fazer uma mixórdia com a atual situação geral de Pindorama, o Brasil.

      Por que não usá-la apara criar um sistema, que até pode ser um dos tais APPs do momento, apenas para buscar filtrar candidatos a políticos no país, bem como a qualquer vaga ou cargo no serviço público. Mas teria que ser desenvolvido por pessoas descompromissadas com as atuais mumunhas existentes.

      E deveria concentrar nos aspectos da decência, lisura, caráter, ética, aptidão, dentre mais algumas propriedades afins. E isso de forma bem concentrada, não permitindo subterfúgios que possa beneficiar alguém fora desses padrões. O que sabemos ser muito difícil em se tratando de Brasil, haja vista que os cambalachos por aqui são intermináveis e incontroláveis.

      O intuito disso seria filtrar a qualidade e os compromissos leais daqueles que possuam intenção de adentrar ao universo público/político do país, só permitindo a quem não tenha nenhum envolvimento nocivo e maligno desses candidatos, para buscar o início da limpeza desse universo.

       E por que a razão disso tudo? Simples! É que esse âmbito alcançou um patamar assustador de mazelas. Juntou o que há de pior no país. E nem se precisa ser especialista em nada para o saber e perceber. Está tudo escancarado nas diversas mídias informativas dele.

       Ruim é que se permitiu esse estado de coisas, como também sua expansão infinita. Dessa forma será muito trabalhoso desfazer e desmontar tudo de ruim que se estabeleceu em nosso país nessas últimas décadas. Mas uma hora isso tem que ser feito. E a hora chegou.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

"TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES"

      Seria excesso de pessimismo pensar que o Brasil se encontra num  estado lastimável, em relação à sua estrutura e conjuntura? É de se imaginar que não, haja vista que atualmente só se vê confusões acontecerem. Em todos os níveis, âmbitos e circunstâncias.

     Tudo isso é fácil de ver e perceber através das mídias informativas, jornalísticas e também nas mídias sociais. São críticas de todos os tipos, modos e tamanhos. E que incidem sobre todas as questões referentes ao país. Está sendo até difícil apontar qual dos âmbitos se encontra em destaque com relação à lambanças e mazelas.

      Até então podia-se levar em conta que o Ex-Presidente Bolsonaro possuía a liderança de denúncias e críticas. Mas agora a coisa mudou. Alguns personagens tomaram seu lugar. Podemos citar os nomes de Lula, Janja, alguns ministros do governo e também do STF. E mais alguns outros célebres.

      Nesses últimos dias, com Lula se submetendo à uma cirurgia e tendo que se afastar temporariamente do governo, seria lógico, e de lei, que seu vice tomasse a frente nessa ausência, digamos. Mas, não. A imprensa anda noticiando que a Janja é quem vai ocupar a ausência presidencial. E se não fosse trágico, seria cômico. Mas nesse Brasil atual, tudo é e está sendo possível. E crível.

      Um pouco de ânimo surgiu em boa parte da população com a reação do Congresso Nacional, especialmente no Senado, através de Rodrigo Pacheco, que anda buscando fazer valer o que preceitua a Constituição Federal, nas igualdades dos poderes da República. E, claro, isso caiu em desagrado aos componentes do Superior Tribunal Federal, que descobriram e assumiram verves políticas, além daquilo em que podem atuar. 

      Daí que é mais uma espera nacional. Vamos ver até onde isso irá e como terminará. E em nossas práticas, há de terminar em pizza. O que representa dizer que as lambanças e as mazelas continuarão na mesma. Como diz a sabedoria popular: "tudo como dantes no quartel de Abrantes". E olhe lá!

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...