Marcadores

terça-feira, 30 de abril de 2024

AINDA SOBRE CUBA E O SOFRIMENTO DE SUA POPULAÇÃO

      Para se entender plenamente a situação da população cubana em seu próprio território, seria necessário que grande parte das pessoas passassem pelo processo empático direto e automático em cada um dos que tomem conhecimento daquelas situações. Porque só sentindo na própria carne alguém possa conscientizar-se plenamente da cruel situação daquela população.

      Assistir a um vídeo da escapada de um cubano de seu país, principalmente os que estão veiculados no Youtube e mostram a fuga e a entrada no Brasil através da fronteira com a Guiana Inglesa, atravessando selvas e rios perigosos, feitos em horários proibitivos, como uma madrugada a dentro, com ou sem chuva, é estarrecedor.

      Quase todos os escapados só trazem o suficiente e necessário para tal travessia. Quase sempre uma só mochila às costas. É de se imaginar quantos morrem nessas empreitadas. Tal qual as travessias deles feitas através de barcos, até improvisados, enfrentando mar aberto entre Cuba e Estados Unidos. Às vezes outras das ilhas mais próximas.

      É interessante que boa parte da população brasileira os receba como a verdadeiros irmãos, sem nenhuma rejeição, como ocorre em outros países. E eles reconhecem e agradecem muito esta recepção. Talvez isso diminua a pressão em se ver em território pretensamente hostil e desconhecido.

      Surpreende quase sempre o registro que eles fazem da dificuldade entre nossos idiomas. A princípio raciocina-se que entre o Espanhol (Castelhano) e o Português, as diferenças sejam mínimas. Mas do que eles registram, não o são. É de se pensar que uma dificuldade maior de entendê-los é na velocidade em que falam. Isso dificulta o entendimento do interlocutor. Mas no final tudo acaba bem.

       Outro fato interessante, para quem se acostumou a seguir alguns nas publicações de seus vídeos, eles mostram que alcançam equilíbrios pouco tempo após suas chegadas ao país. Talvez se possa atribuir às dificuldades de antes e que em nosso país, já adaptados, colhem rápido seus esforços. Não deixa de ser uma lição para muitos brasileiros.

        E todos passam pelas mesmas circunstâncias quando aqui. Principalmente em um supermercado, vendo a abundância de tudo o que não possuíam em Cuba. A nossa internet desperta neles um tremendo espanto. Também o nosso transporte público. E até a educação e a saúde, eles dizem, é muito superior às que possuíam lá em sua nação. Vai se entender uma coisa dessa!!!

CUBA ATUALMENTE: PURO HORROR!

      Ultimamente as redes midiáticas e alguns sites, tem promovido a exposição de muitos vídeos de pessoas que possuem desejos e razões para expô-los, mostrando muitas realidades que ainda não se espalharam da forma necessária pelo mundo.

      É assim que estamos vendo através do Facebook e, principalmente, através do Youtube, vídeos mostrando a triste e dura realidade de Cuba. Bem como os horrores que muitos insistem em não aceitar, bem como tentam esconder, dos sofrimentos das pessoas que lá vivem.

      O mesmo Youtube, através dessas publicações, mostra uma gama de cubanos que fugiram de lá de seu país. Muitos dos quais optaram pelo Brasil para melhorar suas vidas. Assim, fogem de lá como turistas, através da Guiana Inglesa, penetrando no Brasil pela fronteira, através da travessia das selvas ali existentes.

      Do que se tem mostrado e visto, parece até que a guarda fronteiriça tem agido com certa benevolência contra esses fugitivos, não se sabe por quais razões. E eles penetram em nosso país buscando viver de um modo digno, o que não possuíam em seu país.

      Esse pessoal costuma mostrar e publicar os vídeos dessa travessia. Quase sempre são pessoas jovens, que ainda nem atingiram a terceira dezena de vida. É emocionante. E triste. Entram quase que com a roupa do corpo. Carregam apenas uma mochila com alguns pertences e valores pecuniários que conseguem trazer.

      Atualmente a situação em Cuba parece ter alcançado o ápice do terror. Há fome, falta de energia elétrica. E num desses vídeos uma jovem cubana mostra a dificuldade que teve para adquirir um botijão de gás. E só o conseguiu após três dias na fila da distribuição.

      Quase todo o consumo de alimentação é feita de forma controlada em uma caderneta. E com limites de unidades e volumes. Até o pão é racionado. E difícil de adquirir. O povo anda sendo massacrado em seu próprio país.

      A situação agravou-se com a queda do socialismo na Rússia. De lá para cá, e já vão vários anos, este país quase que abandonou a ajuda que fazia à Cuba. E quem viu este país há sessenta anos e o vê hoje, não diz que é o mesmo. Tudo por lá foi praticamente destruído.

      Surpreendente é ver que até mesmo a Rússia deveria atentar para o horror cubano de hoje. E com o advento da internet, aquele povo começa a receber de seus próprios fugitivos, a realidade que existe fora de lá, porque muitos andam enviando vídeos de onde estão para seus parentes e amigos ainda em Cuba. Imagine-se que sofrimento é para eles?

      Tudo relatado aqui é uma simples realidade que Cuba vive na atualidade. Mesmo assim, há ainda muita gente tecendo loas de lá. Esses são ignorantes, cegos ou mal carácteres.

       Quem possuir alguma curiosidade em confirmar o aqui exposto, pede-se acessar o link:

Make your teams more efficient with monday.com's easy-to-use platform (youtube.com)

Mas tem que assistir até o final.

COMPLEXIDADES EXISTENCIAIS

      A propósito da matéria anterior neste espaço publicada, dá para se pegar um empurrão com a mesma e deslanchar com outra que pode estar sintonizada com a Neurociência, haja vista que foge à materialidade desse teor.

     E tem-se que aproveitar uma afirmação de Shakespeare quando ele teceu uma afirmação: " Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar". E, com certeza, esses mesmos mistérios deveriam, ou devem, se multiplicar por um número soberbo.

      Também existem estudos, teorias, teses e afins, voltados para isso. E séculos,  quiçá milênios, insuficientes para se tentar descrever todos eles. Principalmente quando se atinge o âmbito do paranormal. Onde os mistérios se avolumarão.

       Em se tratando de um ser humano alcançado por isso, há que se possuir um alto grau de interpretação. Tanto para o que é atingido quanto pelos que testemunham essas exceções. Não é à-toa que um ser humano dentro de uma situação como essa, em geral é tido e visto pelos demais como um assombro.

       Infelizmente quase que a maioria desses sofrerá circunstâncias pesadas. Mesmo que alcancem sucesso, fama e demais vantagens. É como se essas cobranças fossem uma contrapartida aos benefícios alcançados, se comparados com a grande parte da humanidade.

       Seria possível mudar-se isso? Que se conseguisse mostrar àquele beneficiado que respeitasse certos limites de usufruição? Pois é muito comum ver-se neles uma série de sofrimentos (e de todos os tipos), o que, talvez, fosse possível evitar se lhe fosse cobrado mais naturalidade nesses ganhos supremos?

       Eis aí uma difícil tarefa.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

O MUNDO E A HUMANIDADE LEVARAM UM "SACODE".

 Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024.

     É provável que já alcançamos números suficientes para a existência de estudos e estudiosos ao que tange todas as questões, ou circunstâncias, que envolvem a humanidade. Entretanto, com as facilidades tecnológicas, principalmente na área das mídias eletrônicas e/ou virtuais, vão aparecendo quase que todos os dias especialistas dessas ou nessas áreas. Só que não.

     A tal facilidade comunicativa não é o bastante para quem nela adentrem sejam ou estejam aptos para tal. E assim vemos um monte de situações. Desde risonhas, ridículas, vexatórias ou simplesmente bisonhas. Mas são poucos, talvez raros, o que conseguem aperceber-se disso.

     Antigamente havia uma classificação que se costumava observar. A "vergonha na cara". E quando alguém era submetido à essa situação, a cara ficava vermelha. Contudo, como se diz popularmente, os tempos são outros. E muita coisa virou do avesso, a ponto disso não incomodar a muitos. Até pelo contrário.

     Imaginemos o seguinte: o tempo que a humanidade existe, que não se sabe determinar uma data única, ou certa, mas, digamos, já se passaram uns trinta milênios, segundo estudos indianos. Tempo suficiente para que não haja mais nenhuma novidade para se colocar em destaques. E isso se pode verificar através de um dos capítulos da Bíblia, o "Eclesiastes".

     Mas a atual moda é estar em evidência. Seja lá de que maneira for. Então, tenhamos paciência com alguns. Quiçá, com todos. E o interessante em tudo isso é ver que esse pessoal que age nas mídias eletrônicas, e sociais, andam ganhando dinheiro. E muito.

     Isso representa dizer que o mundo idiotizou-se? Ou seria imbecilizou-se? Tanto faz, dá no mesmo. E está aí um paradoxo existencial que ninguém esperava. Pelo menos até uns dez ou vinte anos atrás. Mas fazer o quê? Será disso para pior. Até vermos onde tudo parará. Ou como.

sábado, 27 de abril de 2024

MUITA ARBITRARIEDADE PARA (DES)GOSTO DA POPULAÇÃO

      Se é comum ou não alguém seguir martelando sobre um mesmo assunto em suas explanações, é claro que cabe análises sobre o que é repetido. E neste caso, observar-se se a coisa anda nos eixos ou não.

     O comportamento do ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Alexandre de Morais, já passou da conta, no que tange à injustiças por ele perpetradas, bem como de seus muitos atos inconstitucionais cometidos, afiançados por gente que conhece muito bem desse assunto. Inclui-se aí as figuras de juristas de renome, desembargadores, ex-procuradores de justiça, promotores e jornalistas sérios e competentes. E honestos.

     E todas essas falhas daquele ministro estão registradas nos anais brasileiros, bem como na imprensa, mesmo que a atual esteja sendo considerada marrom e subjetiva. Mais ainda, corre em redes sociais, canais internautas, bem como pela internet toda. Só não viu e vê quem não quiser. 

     O espanto é ver que ainda nada mudou. Esse ministro continua praticando atos inaceitáveis. Por isso o acusam de "um ditador da toga". E seja lá o que isso implique, cabe providências por parte dos que podem interferir nesse processo, bem como fazer com que ele pare. E isto, a princípio, seria atitude do Senado Federal.

     Contudo, muita gente anda criticando o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, que também anda sendo acusado de atos falhos no desempenho de suas funções. Enfim, é outro personagem que também se coloca à margem da lei com essa conduta. E isto tem que parar e se resolver.

     Essas coisas são vergonhosas. Um país não pode possuir autoridades comprometidas com tanto arbítrio. A população se vê engessada por isso. Muita gente já anda perdendo suas esperanças de viver num país que antes era considerado democrático. Infelizmente parece que o comunismo/socialismo já se encontra às portas dele. 

sexta-feira, 26 de abril de 2024

VPN - UM JEITINHO BRASILEIRO DE NAVEGAR NA INTERNET

      A internet em nosso país, o Brasil, anda sofrendo muita coisa por parte de certas autoridades do país. Desde censura até bloqueio, e no meio praticam o que chamam de desmonetização na publicação de matérias em canais pessoais e outras mídias digitais e aplicativos. Um deles é o Youtube.

     E já há muita gente sofrendo todo tipo de penalidade judicial, em função da determinação de alguns, que tomaram para si observar o que é ou não uma notícia ou um fato verídico ou não. Assim, muita gente anda perdendo dinheiro nessa brincadeira.

     Com a confusão causada entre o ministro Alexandre de Morais e o X-Ttweeter, alguns internautas descobriram um jeito de burlar a vigilância sobre suas publicações, bem como sobre tudo o que fazem na internet. É através de um aplicativo chamado VPN. E a coisa já está se espalhando fortemente na internet e pelo Brasil afora.

     Há opção gratuita desse aplicativo. Como também há a remunerada. E seus valores não são de espantar ninguém. Com isso, uma pessoa que faz uso desse aplicativo, fica fora do controle das autoridades brasileiras. É um recurso apuradíssimo para quem pretende criar algumas publicações que alguns pensam ser perigosas ou desagradáveis.

     Na versão gratuita o inconveniente para o internauta é não poder facilmente escolher em qual país navegará. No caso do gratuito, ele só deixa uma opção a mais de escolha. Daí que muitas das vezes ele o joga nos Países Baixos, na Romênia ou no Japão. Com alguma sorte cai-se nos Estados Unidos. E outro inconveniente é o idioma. Os anúncios no youtube, por exemplo, a maioria deles é estrangeiro. Mas consegue-se navegar facilmente sem outros problemas.

     Enfim, essa nova manobra colocada em prática pelo pessoal é nada mais nada menos do que o famoso jeitinho brasileiro de navegar na internet. Mas para quem quiser passar despercebido, não deixa de ser uma ótima opção. Este autor já está fazendo uso desse recurso.

OUTROS VENTOS...OUTROS ODORES...

      Tudo o que está aí mostrado, visto, lido, ouvido, vivido, não necessariamente nessa ordem, pela população brasileira, já era para uma mudança radical em tudo isso. Porque é impossível tanta impassividade daqueles que deveriam agir para por fim à tanta lambança. Mas também às mazelas, maracutaias e afins, coisas que estão desestabilizando o país, pouco a pouco.

     Assistir a tudo o que ocorre e acontece de errado nos Três Poderes da República, onde a lisura, a correção e o respeito às coisas desandaram de vez. É impossível um país existir com tudo isso que nos afronta diuturnamente.

     Essas situações alcançam valores analíticos e sintéticos de monta, a ponto de um pensador, Georg Lichtenberg, ter criado um enunciado que diz: "Quando os que comandam, perdem a vergonha, os comandados perdem o respeito". E isso corrobora a posição de grande parte da população brasileira em relação àqueles que comandam algo nesse país. Em síntese, os que legislam, dirigem e julgam. Sem exceção.

     Então, a situação no Brasil vai a cada dia que passa, se agravando. Com a população já mostrando toda a sua revolta e desagrado com aqueles, mesmo que ainda não se tenha tido uma situação grave como essas situações terminam acontecer. E o mundo está repleto desses fatos.

     E o caso que envolve o ministro Alexandre de Morais, com reflexos aos seus pares de toga, estão se mostrando muito às claras com relação ao muitos desrespeitos e inconstitucionalidades ocorridas nesses últimos tempos.

     Interessante é que toda essa movimentação de suspeição desse ministro, deixou um pouco de fora da mídia toda aquela cegueira desse mesmo ministro em perseguir o Ex-Presidente Bolsonaro. Pelo menos essas questões envolvendo censuras, proibições e desrespeitos às leis, ainda não tocaram nele. Mas é uma questão só de tempo. Porque ele é parte ativa daquelas situações inconstitucionais. E foi o mais prejudicado por tudo isso.

     Enfim, os ventos que sopram no país agora são outros. Também os odores que vínhamos sentindo até agora. Doravante as coisas devem retornar à normalidade. Pelo menos é o que se espera por parte da população. E que a verdade volte a prevalecer em nossa nação. Diferentemente do que vinha acontecendo até aqui.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

ENFIM, VERDADES EMERGEM NO PAÍS

      Se ainda existir algum resquício de justiça plena no Brasil, o que não estamos vendo nesse presente, é de se esperar que a situação do ministro Alexandre de Morais se complique, ao ponto dele perder todo o seu poder que possui até hoje.

     Seria difícil imaginar uma repercussão tão intensa e profunda nesse caso envolvendo o X de seu proprietário, o empresário Elon Musk, que despretensiosamente alcançou um retumbante sucesso em suas denúncias contra esse ministro.

     Também com a repercussão atingindo o exterior, tendo reflexos diretos no Congresso Nacional americano e vários de seus congressistas, apenas assim a situação teria alcançado tanta importância, a ponto de chegar onde chegou.

     Há muita gente envolvida nisso. Tanto no nosso país quanto no exterior. E para quem acompanhe esses desdobramentos, é muito fácil perceber que tudo isso foi enjambrado por pessoas sérias e capazes. Conhecedoras desses assuntos, bem como de muito sobre as leis nacionais, principalmente a Constituição Federal.

     Algum tempo atrás, os profissionais da Revista Oeste, através de vários de seus programas, um deles um canal do Youtube, apontou, mostrou e comprovou, um número entre cem e duzentas infrações constitucionais perpetradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, STF, com aplicação por parte do ministro Alexandre, em maioria, o que fere profundamente a nossa própria Constituição. E mesmo mostrando e denunciando, não viram isso prosperar.

     Mas por esses dias, Tiago Pavinatto, através de seu canal no Youtube, tem mostrado com profundidade e garantia, cerca de oito atos irregulares desse mesmo ministro. E o faz com convicção, segurança e preparo, haja vista que ele é um advogado, professor universitário de Direito, que agora desenvolve jornalismo em alta responsabilidade.

     E mesmo que se cobrem dos senadores da república uma eficiência automática, isso não está conseguindo fazer com que eles saiam de seus marasmos profissionais. Por isso toda essa situação descabida pela qual o país atravessa, não havendo por parte deles a devida exigência moral contra o ministro.

     Isso só provoca uma coisa: um tremendo estarrecimento público. As pessoas, a grande parte delas, não conseguem entender tanta confusão no âmbito jurídico/judiciário brasileiro. E nem se precisa possuir conhecimento jurídico para verificar que pessoas entendidas nesses assuntos apontem as falhas que ora existem e acontecem no Brasil

terça-feira, 23 de abril de 2024

UM PAÍS IMPULSIONADO POR UM EMPRESÁRIO CORAJOSO

      Inegavelmente o surgimento do empresário Elon Musk nos assuntos que envolvem as muitas ações inconstitucionais do ministro Alexandre de Morais, foi como se mexer numa casa de marimbondos. Estão voando bichos para todos os lados. E isto anda desestabilizando a esquerda viciada em um montão de coisas abjetas, desde falcatruas, maracutaias, oportunismos e, principalmente, mentiras.

     Algo tinha que acontecer. E excepcional, como esse surgimento desse empresário. Então, abriu-se a cortina de um teatro imundo, onde vinha-se desenvolvendo uma peça pra lá de mau gosto, com artistas chinfrins, mas que vinham se mantendo em evidência, sabe-se lá como.

     Com o envolvimento de membros e do próprio Congresso Nacional americano, tudo mudou de figura. Foi dada a importância necessária aos desmandos daquele ministro. E isso anda causando furor. Nele e em seus apaniguados. 

     Segundo previsões de quem entende desses assuntos e nele está antenado, muita coisa ainda está por vir. Alguns otimistas, diga-se, já preveem a queda daquele ministro. E ainda afirmam que ele já não tem as graças de vários seus companheiros de toga.

     Estas situações acabaram por afugentar dos simpatizantes do Ex-Presidente Bolsonaro, quaisquer temores antes sentidos. Daí recrudescer-se as movimentações em todo o país, como a que aconteceu nesse último Domingo na Praia de Copacabana.

     E aqui cabe um parentese para se abordar um tema. O do número de presentes nesse evento. Não foi o mesmo daquele acontecido no dia 25 de Fevereiro na Avenida Paulista, mas foi também muito representativo, mesmo que os esquerdistas busquem diminuir sua capacidade.

     Agora é aguardar o desfecho de toda essa situação envolvendo o ministro e o empresário. E torcer para que tudo seja mostrado na íntegra. E que a verdade venha à tona, desfazendo tudo o que o atual governo e seus parceiros vinham desenvolvendo no país com o fim de acabar com ele, com tanta ineficiência e incapacidade de gestão que têm mostrado até aqui.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

PURO E TOTAL ASSOMBRAMENTO COLETIVO

   Diante de tudo o que assistimos diuturnamente nesses dias atuais no Brasil, mas com alguma extensão ao mundo, mas prestando-se atenção apurada no que vemos, ouvimos, lemos e vivemos, não necessariamente nessa ordem, imediatamente nos acomete um fato: o assombramento.

      Permitiu-se chegar ao cúmulo do absurdo as ações que são perpetradas nesse país. De outrora para os dias atuais tudo mudou. E radicalmente. Onde os inertes, ineptos, inaptos, incapazes, mal intencionados e afins, revertessem os quadros do que existia. Até mesmo o vocabulário universal foi alterado. O que usávamos para classificar um ato ou um fato absurdo, hoje em dia não o podemos mais fazer.

      Desta forma é que vemos acontecerem os maiores absurdos no dia a dia. Mas como é que a situação chegou a tanto e a isso? O que vemos diariamente são pessoas do mal se imporem com suas teorias. Até mesmo com suas ações nefastas e imorais. E é no âmbito jurídico que estamos assistindo os maiores revertérios. E tudo isso vai se estabelecendo entre nósE ficando.

      Interessante é observar o cinismo naqueles que estão do lado do avesso. Os que transgridem leis, regras, regulamentos e afins. Os que agem sem lisura, os que lesam, enganam. A tudo e a todos. Esses andam se manifestando como se fossem os donos de tudo. Principalmente da verdade.

      Surpreende é se permitir o avanço dessa gente. Há uma inércia quase que coletiva que anda permitindo o assanhamento da safadeza. Talvez já nem haja mais tempo e/ou possibilidade de se impedir toda essa lambança. E será que isso ainda se consertará?

      Uma parte desse horror de absurdos e ilegalidades ser abatido está na possibilidade do empresário Elon Musk lograr total êxito em suas denúncias a respeito de todas as ilegalidades e inconstitucionalidades perpetradas por Alexandre de Morais e alguns de seus pares. Pelo menos o fio da meada já está puxado. Mas há a necessidade do Senado Federal cumprir sua obrigação, agindo como o contra peso nessas irregularidades.

      Entretanto, a participação coletiva da população será fundamental em ver isso avançar e ser consertado. Aí sim, teremos de volta a normalidade constitucional no país.

sábado, 20 de abril de 2024

É BAFAFÁ ALÉM DA CONTA

      De tudo o que já foi exposto, mostrado, falado, visto, lido e vivido nesses últimos dias, não necessariamente nessa ordem, salvo para uma pessoa com sérios problemas mentais ou até mesmo com poucos ou raros neurônios, a situação que se apresenta a todos é verdadeiramente espantosa. Principalmente quando se viu um exemplo nefasto de um ministro do Superior Tribunal Federal, STF, Alexandre de Morais, perpetrar atos e ações inconstitucionais e flagrantes delitos à própria Constituição Federal deste país.

      Dentre vários elementos de alta competência jurídica, entre juristas, desembargadores e um ex-ministro do próprio STF, que se pronunciaram sobre esse assunto, há também um outro, Tiago Pavinatto, que é advogado, professor de direito e jornalista, possuindo um canal no Youtube onde diariamente expõe suas teses, teorias, palpites e comentários sobre esses tipos de questões, para quem o quiser assistir no site do Youtube.

       E num vídeo dos mais recentes ele chutou o pau da barraca com relação ao ministro Alexandre de Morais, pegando pesadíssimo em críticas e acusações judiciais, mas com citações de provas contra ele. E afirma ter o ministro cometido mais de cinco dezenas delas. E isso faz lembrar também os jornalistas da Revista Oeste, que denunciaram ter este ministro cometido mais de uma centena de atos que feriram profundamente a nossa Constituição Federal.

       E tal debate roda por todo lugar no Brasil e, agora, também lá no Congresso Nacional americano, que esta semana está colocando cobranças jurídicas a esse ministro, de uma certa forma, baseando-se em denúncias perpetradas pelo empresário dono do X, Elon Musk.

       Essa situação teria um desfecho rápido se o Senado Federal brasileiro cumprisse com o que rege sua atividade e comportamento. Mas o presidente dessa casa, Rodrigo Pacheco, omite-se vergonhosamente desse ato. E também deverá passar por sanções jurídicas quando estas eclodirem no Brasil depois de todo esse bafafá desses últimos dias.

       As ocorrências são gravíssimas. E a nação aguarda desfechos, imaginando que todos os que desrespeitaram e desrespeitam as leis nacionais sejam devidamente punidos. Sejam lá quem e quantos forem. E que isso se dê de forma sumária. E urgente.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

JUSTIÇA E LEIS VIRADAS PELO AVESSO

       É natural que a descrença jurídica acometa grande parte da população brasileira, quando se observa alguns acontecimentos fugirem, até mesmo, da lógica, como num caso de um julgamento numa dessas casas superiores de justiça do país.

      Uma delas deu-se há dois ou três dias atrás no Conselho Nacional de Justiça, CNJ, onde houve um julgamento neutralizando a decisão do Corregedor-Nacional de Justiça, Luiz Felipe Salomão, que havia determinado o afastamento da Juíza Gabriela Hardt de suas funções, bem como de outros dois juízes, em Curitiba.

      E nesse julgamento no CNJ, o resultado foi de 8x7 a favor da juíza, desconsiderando seu afastamento. E numa situação dessa, não se pode deixar de observar uma certa incoerência daqueles juízes, haja vista que quase que meio a meio essa decisão causou certa discrepância em interpretações.

      Não é necessário ser profundo conhecedor de leis para se formar um raciocínio como esse, ver distorções nas interpretações de juízes, como a que aconteceu nesse caso. 

       Se ainda houvesse oposição de alguns daqueles juízes, por coerência não poderia ser nesse volume. Talvez um ou dois, no máximo, manifestassem discordância. Mas não foi o que aconteceu. Praticamente dividiu-se em dois o contingente dessa decisão. 

        Isso só pode confirmar que alguma coisa efetiva aconteceu nesse conteúdo, para que o resultado alcançasse aquele placar, produzindo um certo estarrecimento jurídico, segundo este autor. E até não se pode admitir que ocorra esse tipo de questão. 

        Infelizmente, de uns tempos para cá, esse âmbito tem apresentado situações desconcertantes. Talvez por isso vejamos muitos criminosos escaparem das leis, livrando-se de seus crimes, por distorções nas interpretações e decisões em seus processos. Alguma coisa tem que ser revista nesse âmbito, antes que tudo vire pelo avesso.

       

quinta-feira, 18 de abril de 2024

FALTA DE CONFIANÇA DA POPULAÇÃO

      O nosso país, Brasil, encontra-se numa situação grave, no tocante ao seguimento natural das coordenadas políticas nele. Há contradições das mais diretas que não dão margem a nenhuma dúvida dele estar passando por transição constitucional, haja vista que vários personagens deste âmbito, andam desrespeitando a nossa Constituição Federal.

      A equivalência entre os Três Poderes da República já não está sendo seguida. E o excesso de comentaristas afirmando que o país já está sob um regime autoritário, uma ditadura, que diferente de todas, está sendo conduzida e regida pelo Poder Judiciário, cujo comando está sob as ordens do ministro Alexandre de Morais.

      E ontem, no Congresso Nacional, numa audiência com a presença de generais, onde foram abordados pelo Deputado Federal Marcel Van Hattem, este usando de sua natural e espontânea contundência, faz registros pesados a respeito da conivência e subserviência desses militares ao ministro Alexandre de Moraes. E com acusações pesadas contra eles, de desrespeito e pouco caso à certas situações envolventes.

       Chamou atenção nesta audiência o modo como um deles portou-se. Exibindo ironia e pouco caso ao que lhe era apresentado na pessoa daquele Deputado. Sendo que este não se fez de rogado, afirmando a possibilidade de nossa Constituição Federal estar sendo desrespeitada também pelos militares atuais.

        Onde tudo isso irá parar, ninguém o sabe. Talvez a única esperança da população esteja no andamento do imbróglio gerado pelo empresário Elon Musk, que anda fazendo pesadas acusações sobre inconstitucionalidades do ministro Alexandre. Bem como suas exigências fora da lei que andou fazendo com relação ao aplicativo X, promovendo censuras nele para alguns usuários. Esta questão chegou ao Congresso Nacional Americano que anda tomando certas providências para esclarecer as situações pertinentes.

         Enfim, já não sabemos e nem temos em quem confiar, no que tange à justiça neste país. Seus membros não expõem mais confiança à população.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

ISRAEL E SEUS INIMIGOS

       Quando é que chegará o momento da plena lucidez humana, homologando sua classificação de inteligente? Pelo tempo que já existe a Humanidade, esta hora já passou ou, então, nunca chegará. Tantas são suas lambanças no tempo e na vida.

      A questão que cai sobre a existência do povo judeu, já vem de séculos. Até de milhares de anos. Talvez até antes de Nabucodonosor intervir em transferência desse podo, tirando-os de Jerusalém e jogando-os na Mesopotâmia. Mas não foi só essa vez o exercício da diáspora israelita.

      E de lá para cá essa aversão aos judeus só aumentou, sendo que Hitler incumbiu-se de alavancar esse ódio a esse povo, por desclassificá-los sob vários aspectos. E promoveu milhões de mortes através do que ficou conhecido como o Holocausto.

      Mas como pode um ódio racial durar tanto tempo? E também impulsionar a muitos por término à existência daquele povo? O engraçado é que judeus ocuparam a Palestina há muitos séculos. E por interferência européia foi que em 1947 ou 1948, foi criado o Estado de Israel, tendo até a participação de um brasileiro nessa decisão: Osvaldo Aranha.

      É sabido que o povo israelita, fugindo do Egito em direção ao que consideravam a "terra prometida", no trajeto e percurso dessa fuga, iam também guerreando com povos existentes nesse mesmo rumo. Segundo a Bíblia, isso durou quarenta anos. Ou seja: confrontos raciais e religiosos não são coisas dos dias atuais.

      Entretanto, nesses últimos tempos o clima entre todos recrudesceu bastante, a ponto de se estar correndo o risco de ver uma Terceira Guerra Mundial ser perpetrada por tais confrontos. E isto está muito perto de acontecer e se efetivar.

      Infelizmente não está havendo entendimentos de muitos no sentido de quem detém a razão. Mas não custa chegar à conclusão que esta deve estar ao lado de Israel. Por diversos motivos. Ele tem sofrido ataques e invasões terroristas além daquilo que se pode admitir como razoável. Ou aceitável, se é que se pode entender dessas formas.

      É interessante que o mundo corra riscos por situações tão extremas. Os fatores incidentes nessas questões, podem ser consideráveis. No entanto, não o serão para chegar a uma situação que coloque o mundo sob risco de destruição. Salvo razões religiosas e ser aquela uma região rica em petróleo, nada mais resta de tão importante para que a humanidade pague um preço tão alto.

       E finalizando, deve-se indagar a muitos qual das religiões que existem mundo afora aprova e consente que alguém elimine seu semelhante, por meio de violência? Se existir alguma, ela não pode ser considerada um religião, muito menos ter sintonia com o divino e o sagrado. Tudo é tão simples.

terça-feira, 16 de abril de 2024

A BUSCA POR JUSTIÇA E LEGALIDADE CONTINUA.

      O empresário Elon Musk provavelmente não teria nenhum interesse em desestabilizar um pais, no caso o Brasil, com os apontamentos que fez às más ações do ministro Alexandre de Morais, na condução desses processos intimidatórios que anda desenvolvendo já há uns bons cinco anos.

     Desde que o empresário adquiriu o X, antes denominado Tweeter, começaram o surgimento e apontamentos diretos dessa conduta equivocada daquele ministro. Porque ele agiu com excesso de rigor em muitas decisões que tomou, principalmente as que envolvem o "8 de Janeiro", com condenações pesadíssimas de pessoas que mostram inocência em seus atos condenados pelo ministro.

     E dentro do país já existe muita gente fazendo o que ele, Elon,  fez. O Jornal Gazeta do Povo diariamente vem mostrando aquelas mazelas com uma contundência perpetrada por jornalistas de lá como Augusto Nunes e Adalberto Piotto, mais ainda de Ana Paula Henkel. Eles são corajosos e não andam temendo a reação daquele ministro.

     Mas existem outros mais. Jornalistas sérios, compenetrados com os seus desempenhos profissionais como Christina Graeml, Jorge Serrão e Roberto Costa. E só com o que esses profissionais apontam, já seria o suficiente para o ministro encarar um impedimento no Supremo Tribunal Federal, o STF. Mas até agora ele tem saído ilesos dessas acusações. Mas tudo devido às omissões do Senado Federal. Principalmente de seu presidente, Rodrigo Pacheco.

     É interessante ressaltar que um outro elemento contundente e determinado, que mistura direito com jornalismo, fora a verve cômica que possui, dando graças em muitas de suas manifestações jornalísticas. Ele se chama Tiago Pavinatto. Trabalhou um certo tempo na Jovem Pan mas atualmente possui um canal próprio, onde se manifesta das formas que lhe são peculiares. E anda alcançando muito sucesso assim.

      Ele junta-se aos outros. E anda medindo forças com o ministro Alexandre, apontando as inconstitucionalidades deste, inclusive com uma representação contra o mesmo junto ao Supremo Tribunal Federal, STF. Aguarda-se o desfecho dessa ação.

      Há um grupo específico de congressistas brasileiros, entre deputados federais e senadores, que andam se mobilizando para gerarem situações que compliquem a vida do ministro junto ao próprio STF. Também no Senado Federal. E esse pessoal tem mantido contato externo com jornalistas e congressistas americanos. Isso tem rendido grandes perspectivas e ótimas expectativas em ver a justiça prevalecer em nosso país.

       Com o estágio alcançado em tanto desrespeito jurídico, seria bom que a própria população brasileira iniciasse sua concentração nesses assuntos. Isto porque tem a ver com suas vidas. E não há como deixar de se mobilizar em prol da legalidade. Também da plena liberdade.

       Alguma coisa tem que acontecer. E que seja boa e favorável à nossa população.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

LIMPEZAS À VISTA

      O Brasil levará ainda um bom tempo para aproximar-se do que entendemos como um país de primeiro mundo. Mesmo que saibamos existir nele umas espécies de ilhas, ou oásis, de progresso e eficiência. São poucas essas circunstâncias. Aquém daquilo que se pensa ser necessário existir.

     Imaginem, uma nação com mais de cinco séculos de existência, que é contemporânea à uma outra, os Estados Unidos, com pouquíssimos anos de diferenças entre si, mas que possui defasagens econômica, cultural, social e também política, de chamar atenção. É quase que uma coisa inexplicável, porque tivemos aqui quase que os mesmos estrangeiros dominadores que estiveram por lá.

     Dessa forma, nada se justificam essas diferenças tão enormes que nos separam. Alguns estudiosos tentam explicar o posicionamento geográfico entre essas nações. Enquanto os Estados Unidos ocupam parte do hemisfério norte, mais frio que o hemisfério sul, ocupado pelo Brasil. Mas a extensão da costa marítima brasileira talvez explique a diferença. O lazer é mais focado.

      Entretanto, está na educação uma provável explicação para tais diferenças. E mesmo que o governo brasileiro insista em afirmar que investe pesado nela, há muita distorção. E isso pode ser atribuído à corrupção no âmbito e no país em geral. Então, não há como manter a mesma eficiência que aquele outro país.

      E um dos graves problemas nossos é a burocracia. A máquina estatal é altamente deficiente. Tudo nela é difícil. E nem a automatização até agora nela empregada, resolveu muita coisa. Parece que o agente brasileiro possui muita dificuldade em absorvê-la. Mas alguns citam um exercício interessante de sem-vergonhice. É o famoso "criar dificuldades para vender facilidades".

       Agora, com a sacudidela acontecida no âmbito da comunicação, bem como da proibição de certos manejos e palavras, determinadas por agentes judiciários, mais exatamente membros do Superior Tribunal Federal, que nesses últimos dias sofreram um baque em seus poderios ditatoriais, como muitos já afirmam existir no país, teremos uma excelente possibilidade de virar a banca e também o jogo a nosso favor.

       O empresário Elon Musk levantou questões primordiais a respeito de arranjos daqueles membros, junto à empresas de alta tecnologia da comunicação. E foi como jogar uma bomba no país. Afirmam possuir ele um enorme conteúdo de matérias que comprometerão a muitos desses agentes. É só uma questão de dias.

       E tomara que isso seja totalmente autêntico. Retirar a lama que cobre esse país é fundamental. Pela sujeira e pela alta fedentina que isso tem provocado. Muitos afirmam até já ter passado da hora essas providências. Mas os Três Poderes da República, segundo vemos mostrado na imprensa, está totalmente comprometido com tudo isso.

      Portanto, aguardemos...

sábado, 13 de abril de 2024

SITUAÇÃO MORAL EM BAIXA NO PAÍS

      É bem possível fazer-se um juízo, mesmo que seja considerado apressado, nessa situação atual em que o Brasil se encontra, com muitos afirmando declaradamente estarmos sob uma ditadura da toga, onde o ministro Alexandre de Morais é o denominador comum dessa circunstância.

      Diga-se que ela tenha se iniciado com uma certa omissão do Ex-Presidente Bolsonaro quando, em sua indicação de um Chefe da Polícia Federal, o que lhe era concedido pela própria Constituição Federal, ele não reagiu com a intervenção desse ministro, impedindo-o de indicar aquele agente.

      Seria uma maneira de cortar as asas do ministro, colocando-se contrário a ele e passando por cima daquela ideia que feria os conceitos constitucionais no Brasil. Talvez daí este tenha se encorajado a seguir com suas ações anticonstitucionais, que já são muitas, segundo alguns jornalistas renomados declaram, apontam e provam.

      Mas do que se observa, essa coragem do ministro colocou o país numa situação grave. Até mesmo de possível beligerância. Mas como o brasileiro é o estereótipo da mansidão, foi preciso que um agente estrangeiro, no caso o Elon Musk, se confrontasse com o mesmo ministro. E a coisa anda degringolando para o lado dele, como bem podemos verificar, de acordo com as últimas manifestações acontecidas nesses últimos dias.

      É interessante ressaltar que essa interferência externa, diga-se, causou até um certo furor em muita gente. Alcançou o Congresso dos Estados Unidos, bem como  a União Europeia, com apelos de justiça por lá também. Enfim, a impressão que se pode ter é a de que essa situação saiu do controle do ministro Alexandre e seus pares.

      E como ela é dantesca, coisa de briga de cachorro grande, como brincam dizer, tudo vai rolando adiante, agora com acusações mútuas entre as duas partes. E isso, claro, tenderá a aumentar, não dando possibilidades a quem o queira, imaginar como será seu término, bem como onde chegará.

      Ressalte-se que ontem, o ministro Barroso buscou contemporizar esse assunto, afirmando que o mesmo já é coisa passada, não merecendo mais nenhuma apelação, o que o pessoal da oposição política do país, até repudiou as afirmações desse ministro. Ou seja, querem apagar o fogo mas com gasolina, o que convenhamos, não dará certo.

      Infelizmente a situação moral brasileira está em baixa.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

UM PAÍS COM MUITAS PENDÊNCIAS

      Há pessoas, e nem são poucas, que fazem chacota com os famosos ditos populares. E não deveriam fazer. Porque eles são infalíveis. E para que se veja isto, basta apenas deixar o tempo passar. E, como sabemos, o tempo passa muito rápido. A ponto de não o conseguirmos vê-lo passar em muitas das circunstâncias.

     E nisso, é dito que "dias de muito, véspera de pouco". Também é dito que "o mundo gira". Hoje se está por cima e amanhã se estará por baixo. E isso é líquido e certo. Há incontáveis dessas situações.

     Mas vamos ao que interessa. Essa volta toda foi dada para se tirar o exemplo do que anda acontecendo no Brasil no âmbito público, misturado com o jurídico, onde um elemento, por ocupar um importante cargo no poder jurídico brasileiro, quase que de repente lançou-se como alguém de super poder. E passou a agir assim, até mesmo desrespeitando a própria Constituição Federal, que seria uma de suas ações no desempenho profissional.

     E mesmo que alguns especialistas e conhecedores dessa matéria tenham se manifestado contra tal absurdo, parece que ele fez o famoso ouvido de mouco, continuando a cometer ilegalidade no exercício de suas funções. Até mesmo seus companheiros de toga e de tribunal, não se manifestaram em nenhuma dessas oportunidades. É claro que, depois dessas dicas, ficou fácil saber quem era o referido nessa matéria: o ministro Alexandre de Morais.

     Então, eis que de repente, surge alguém para gerar uma denúncia grave e volumosa a ele. Tudo por causa de restrições à rede social, o X, cujo proprietário não aceitou submeter-se aos desmandos desse ministro e peitou-o sem medo. Isso acabou por gerar uma celeuma imensa em nosso país. E o imbróglio, depois de formado, continua crescendo e atraindo outras pessoas para a situação.

     Foi necessária a ajuda de estrangeiros para que se conhecesse de uma forma geral, tanta lambança, tanta irregularidade. A principal é o desrespeito à nossa Constituição Federal, a nossa Carta Magna. E isso é o suficiente para se buscar que a justiça no país volte ao seu leito natural.

     Infelizmente, nessas últimas décadas, o país caiu em muito em responsabilidades civil, jurídica e política. Também existem deficiências profundas no desempenho dos Três Poderes da República. Daí que, qual a nação consegue sustentar-se com tanta irregularidade.

Em tempo: quem se propuser pesquisar na internet sobre o ministro Alexandre de Morais, verificará que ele possui muitos relatos de irregularidades, mesmo antes de se tornar um ministro do tribunal. Tanto o UOL quanto a VEJA possuem matéria a respeito. E situações cabulosas e cabeludas.

Assim, ele não completaria na íntegra as existências para ser um ministro do STF.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

PANDEMÔNIO TUPINIQUIM EM PINDORAMA

     Seria muita precipitação alguém pretender prognosticar os resultados desse imbróglio envolvendo o ministro Alexandre de Morais e o grande empresário Elon Musk, dono do aplicativo X. Mas o decorrer do andamento disso, talvez seria de bom tom o ministro colocar suas barbas de molho.

      A repercussão foi gigantesca. Dentro e fora do país. E idem para as manifestações. Prós e contras. Mas uma coisa já ficou definida. Já não há por parte de muitos tanto temor ao ministro. E isso se pode estender ao Congresso Nacional, haja vista que, segundo o Lula, em 1993, quando ele afirmou que no Congresso Nacional havia "300 picaretas, que com o passar de trinta anos, essa quantidade inflacionariamente, já deve ter dado um bom salto nesse contingente.

     Sendo assim, o ministro já deve ter tomado consciência de certos riscos. Já andam afirmando que alguns de seus pares no tribunal não o apoiaria a partir de então. Nisso o isolamento vai-lhe tomando conta. E isso é um mau presságio para ele. Mas tudo pode ser apenas exploração.

     E se a situação se esclarecer integralmente, ficando provado que houve alguma ou mais ação daquele ministro em atos irregulares, tudo mudará para ele. E para pior, ressalte-se. E é certo que os números não lhes serão positivos, mostrando, de certo modo, sua fragilidade, apesar de tudo.

      Para os que ainda não acreditam na seriedade e profundidade desse imbróglio que envolve o X e o ministro, no Congresso Nacional o presidente da Câmara de Deputados Artur Lira decidiu derrubar o PL 2630, afirmando que "ele não iria a lugar algum". Isso acaba por dar vitória à população do país. Pelo menos a maioria dela. É claro que vigora o temor dos deputados a ver as suas pendências judiciais no STF, movimentadas por aquele ministro.

       Surpreendente é o fato de, até aqui, ninguém citar alguma participação do Ex-Presidente Bolsonaro nestas confusões, porque em tudo o que foi e é, nesse país, atribuem a ele, sempre, certas ou muitas responsabilidades ao que aconteceu, acontece ou acontecerá. Mas não resta nenhuma dúvida de que tudo isso o tem favorecido. Parece mesmo uma coisa divina, como muitos pregam.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

"QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME"

      Mesmo não sendo um momento ou uma situação para se brincar, mas é necessário dizer que alguns, a título desses exercícios, costumam afirmar que "o Brasil não é para amadores". E não é mesmo, conclui esse autor.

     Talvez poucos, ou até ninguém, imaginaria que uma situação como essa que envolveu o empresário Elon Musk, dono da Rede X, e o ministro Alexandre de Morais, viesse a se transformar num imbróglio rocambolesco, como aconteceu.

      Isso atravessou nossas fronteiras e está circulando por grande parte do mundo. Parece que não terminará tão cedo, porque o empresário dá a impressão de querer briga. E mesmo que os apaniguados com arbitrariedades tupiniquins intentem em difamá-lo, bem como buscam assustar parte de nossa população com possíveis ameaças por parte dele, sobre a nossa soberania nacional, é bom que esta nossa população separe o joio do trigo nessa quizumba.

      Pelo menos já se vê espanto no comportamento do ministro Alexandre. E uma questão colocada por isso é como pode alguém absorver tanto poder num país como o nosso. Já o andam nomeando um ditador, E isso será um fato novo nas histórias do mundo que se refere a um deles, sem emprego de forças armadas e apenas uma toga e uma caneta.

      Interessante nessa situação é ver que um debate surgiu. E está acalorado. Mas do lado do empresário estão muitas figuras de alta representatividade neste país. Sem contar que muitos desejam ver certas situações que ele apresentou, e ainda pretende apresentar outras dessas, visando desescamotear algumas com conteúdos cabeludos, que ainda estão encobertas até aqui.

      Dessa forma, não adianta desespero. Nem de um lado, muito menos de outro. É aguardar o desfecho disso tudo. E torcer para que a verdade vença. E é bom lembrar de uma frase histórica de Júlio César que diz: "não basta parecer honesto; deve ser honesto".

      Mais uma vez nos deparamos com aforismos da sabedoria popular. E um deles diz: "quem não deve, não teme"

terça-feira, 9 de abril de 2024

X, ELON MUSK E O MINISTRO

      Rio de Janeiro, 09 de Abril de 2024.

     Essa situação que envolve o ministro Alexandre de Moraes, o X (Tweeter) e seu proprietário, o empresário Elon Musk, mostra bem a mixórdia que os envolvem. É uma coisa daquelas que costumeiramente chamamos de uma tremenda lambança. De todos os lados e aspectos.

     Isso tem um começo. É na atuação desse ministro na pretensa luta contra o que ele denominou como fake new (mentiras ou falsidades), que resultou em dois inquéritos, um deles chamado de "inquérito do fim do mundo", expressão criada pelo ex-Ministro Marco Aurélio Mello.

     A partir disso e daí, o ministro iniciou uma perseguição àqueles com os quais não tem nenhuma sintonia, por agirem e pensarem de acordo com os conservadores políticos no país. O principal deles é o Ex-Presidente Bolsonaro. E este passou a ser considerado pelo ministro como alguém até fora da lei. Por isso é que ele está impedido de disputar eleições até o ano de 2030.

     Mas esse mesmo ministro acabou por angariar um contingente de outros contrários a ele. O próprio ex-Ministro citado antes, já manifestou-se várias vezes com críticas a Alexandre de Morais. E um ex-Procurador da República, Sebastião Coelho, juntou-se ao ex-Ministro em críticas contra esse último. Mas existem outras pessoas do âmbito jurídico que acompanham esses dois nas mesmas críticas.

      Acontece que não é só isso o que acontece. Muitos jornalistas conceituados e respeitosos do país fazem coro contra o Ministro Alexandre de Morais. Dois dos mais conceituados deles, Augusto Nunes e Alexandre Garcia, puxam um rol extenso de gente. Pode-se citar Guilherme Fiúza, Cristina Graelm, Ana Paula Henkel, Roberto Costa, Jorge Serrão, Adalberto Piotto, Tiago Pavinatto, Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino, dentre muitos outros.

       Interessante é que mesmo assim aquele ministro continua a desenvolver atos ilegais. E todos já devidamente apontados por todos os que o confrontam. mas, estranhamente, o Senado Federal, cujo presidente é Rodrigo Pacheco, até agora se manteve indiferente à tais situações. Mas já são do conhecimento deles, também.

       E neste último fim de semana o empresário Elon Musk decidiu confrontar-se com esse ministro de forma até contundente. E isso fez com que as pressões praticadas com outros, se voltassem contra ele de forma imediata. E, doravante, ninguém sabe como isso se desfechará. Todos aguardam com muita expectativa e tensão.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

COMUNICAÇÃO FALHA

      Comunicação não é um fator exclusivo aos seres humanos, haja vista que também ocorrem até mesmo entre animais. Mesmo que não conversem entre si. Mas do que se vê, deduz até que usem um sistema telepático entre eles. às vezes se observa isso em algumas circunstâncias envolvendo-os, bem como com seres humanos.

      E desde que a humanidade existe, muitos processos comunicativos foram criados para permitir sintonia entre humanos. São inúmeros, até incomensuráveis seus tipos e modos. Mas nessas últimas décadas esse processo avançou sobremaneira.

      A eletricidade, a eletrônica e a informática, geraram a internet. Que no início foi de uso militar mas logo expandiu-se em trezentos e sessenta graus, facilitando a vida da humanidade. E ela proporciona vínculos em quaisquer partes do mundo. E de forma automática.

      Contudo, o humano parece não ter evoluído em razão direta disso. Porque a cada dia vão surgindo desencontros quase que entre todos. Muita discussão, imbróglios, desavenças e até guerras. O que acaba por causar distanciamento entre nós.

       Alguém, em algum lugar, já manifestou a respeito da ruindade no ser humano. E isso é real. E apesar de existirem pessoas em buscas de soluções para tais dificuldades, até o momento não se chegou à elas. Porque o ser humano é um ser difícil. Relapso na maioria das vezes.

       E isto acaba por distanciá-lo um do outro. Uma simples situação às vezes não se consegue resolver. Em muitos casos essas situações acabam por crescer, evoluir, aumentando os desencontros e dificultando a harmonia. Isso, além de triste, é inaceitável. 

       Pode-se atribuir aos humanos certas facetas. Por orgulho, ambição, maldade, frieza, interesses escusos, inveja, dentre mais algumas delas. Até agora, por mais que se tenha tentado, não se conseguiu vencer essas incongruências. A ponto de se gerar certa indagação: será que o conseguiremos?

SITUAÇÕES ABSURDAS E COSTUMEIRAS NO PAÍS

       Do mesmo modo como a vida, tudo segue em frente. E o restante vem a reboque. Pode-se pensar que uma vida tem seu término. Mas, no caso, aqui, a referência é de universalidade. Também de perpetuidade. É para sempre.

      Em se tratando de uma questão específica, a política, por exemplo, o envolvimento da perplexidade, despertará atenção de muitos. Quiçá até de todos. Só que não. Em se tratando dessa matéria, os atentos à ela não são muitos. Talvez aí se explique a existência de tantas mazelas nesse âmbito.

      Pode até, ainda, ter sido percebido pelos brasileiros. Mas a situação política que se alcançou, determina perigosa. Os ânimos recrudesceram de uma forma intensa. Daí que já se observa confronto entre as partes. No caso, a banda sã e a banda podre da sociedade do país.

      De algumas décadas para cá, a indecência tomou conta do país. E os resultados disso se pode observar com muita facilidade. Está exposta em nosso cotidiano de forma escancarada, através da imprensa e, agora, das mídias de informação. A internet é a maior delas.

      Com isso, adquiriu-se vantagens. Mas também dissabores. Porque essas duas bandas citadas, possuem domínios de ações nisso. Então, há que se possuir muita atenção para se separar o que chamamos de joio do trigo.

      E por que assim? Porque quando se tem domínios de articulações, retóricas e afins, alcança-se com mais facilidade os outros. E, como sabemos, o Brasil ainda conta com muito atraso educacional e social em sua população. Também nisso se vê a politicagem agir da forma  que faz.

      Muitos não conseguem distinguir dentre esses espertalhões, as verves perigosas que possuem. São usuários de fala mansa, muitos gestos, diminutivos, um Português às vezes castiço, apurado. Isso lhes facilita engambelar os incautos, os inocentes. E tome-se muito cuidado com isso e com eles. São em números expressivos dentre a população.

      Não fosse o paradoxo existencial que possuímos, o povão já deveria estar num patamar mais alto do que possui, hoje. Fala-se tanto em investimentos educacionais, com muitas verbas aí aplicadas, mas os ENEMs da vida que o digam aonde chegam tais investimentos educacionais. É uma verdadeira vergonha, aproveitando-se um jargão do Boris Casoy na TV.

      Infelizmente, nos consolemos com isso. Se é que seja aceitável tantos absurdos. Mas enquanto não mudar essa direção, continuaremos com um povão atrasado, permitindo-se ser engambelado e enganado pelos espertalhões, vivaldinos e afins em Pindorama.

      

sábado, 6 de abril de 2024

CEGUEIRA CIDADÃ CRÔNICA

       Após se assistir um país alcançar um novo rumo, um realinhamento com aquilo que se fazia necessário nele, vendo-se positivamente seus acertos e progressos, mesmo sendo massacrado durante seus quatro anos de gestão, de um governo sério e compenetrado com a lisura e compostura, eis que, de repente, vê-se tudo isso ruir de forma fragorosa nestes dias atuais.

       No âmbito jurídico/judicial foi onde se observou um desmonte incrível através da negação da Operação Lava Jato. E isso já é o bastante para atentarmos para deslizes maiores por parte desses novos gestores públicos atuais.

       Segundo os especialistas desses assuntos apurados, que envolvem política, economia, investimentos, sociedade, sabe-se deles que os atuais resultados beiram o abismo. Perderam o rumo e a direção. Bem como a desconstrução de tudo o que havia sido reformulado pela gestão anterior. E aí o caos se instalou no país.

       Junto com esse mesmo caos está o fim da moralidade, tantas são as mazelas existentes, que junto com a corrupção, andam seguindo em velocidade para que o país se desmonte de vez e integralmente.

       Mesmo com propagandas enganosas, onde o governo fala em reconstrução, o que se vê é o contrário. Afirmam estar a inflação sob controle mas isso não é autêntico. Qualquer dona de casa sabe e constata isso ao ir ao supermercado fazer suas compras. Semanais ou mensais.

       O dinheiro que levam a cada vez que vão, adquire bens em menor quantidade. Um exemplo específicos nesses casos, são os preços das frutas, verduras e legumes. Subiram acintosa e vertiginosamente. E ninguém presta conta desses absurdos.

       Aproveitando essa circunstância, é de se indagar se esses preços utilizados no comércio diário desses produtos, alcança aqueles que os produzem? Porque sempre se soube que os produtores dessas linhas de artigos, sempre reclamaram dos baixos preços que alcançam em suas vendas aos atacadistas.

       E para um governo que vive a falar em pobres, fica uma situação insustentável. Essa classe de pessoas sempre serão os miseráveis de plantão. E esta situação até havia sido melhorada na gestão governamental anterior. Mas mesmo assim ainda foi colocada de lado nessa última eleição. 

       Um dos maiores exemplos de indignidade foi a performance do povo do nordeste, que elegeu o Lula. Sendo que agora se está atravessando um número de dificuldades extremas. Então, só lhes restam  aguardar a próxima eleição para ver se escolham o candidato certo. É aguardar para ver-se isso acontecer.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

FUNDO DO POÇO

      Já há algum tempo que firmei uma ideia de uma pseudo inteligência humana. Mesmo que exista a insistência dessa raça considerar-se assim. Oras, do que se observa nesse nosso cotidiano, as práticas humanas não podem se enquadrar nesse ponto. São muitas mazelas. E cada uma maior que a outra.

      Também elaborei uma possível possibilidade de alguém criar uma máquina do tempo que proporcionasse o humano transportar-se através dos tempos. Para trás, naturalmente. Porque se for para a frente muitos acabarão descobrindo que não alcançaram tanto tempo adiante.

      Então, de tudo o que observamos nesses tempos presentes, alguém conseguisse a chance de se transportar do século passado para os atuais dias, e se esse alguém conseguisse sobrevier algum tempo dentro desse nível horrível em que vivemos, e aqui se aborda a respeita das poluições às quais nos submetemos, ele tomaria um choque ao extremo. Principalmente no aspecto moral da vida.

       Tudo hoje em dia não passa nem perto de outrora. Há um absurdo em tudo o que está aí. E se a decência e a moralidade eram observadas com apuro naqueles velhos e bons tempos, hoje nada disso anda existindo mais.

        Os homens públicos atuais só possuem a fachada da decência. São corruptos, desonestos, inconsequentes e irresponsáveis. Não obedecem as leis e nem respeitam a população e a cidadania plena.

        Sendo assim, não há nem a quem recorrer. Tudo é tão simples assim! Mas a população também não fica isenta dessas mazelas. Porque ela acaba seguindo aqueles. E faz tudo igualzinho. Sem tirar nem por.

        Difícil mesmo é explicar, e entender, como se consegue viver num âmbito assim? Quem quiser, puder ou souber, que explique.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

OS ESCÂNDALOS DOS "THE TWEETER FILES"

      Acompanhar tudo o que rola nesse cotidiano atual, já está passando da conta. Tantas são as ocorrências . E uma mais grave que a outra. Principalmente no âmbito público tupiniquim, especialmente no jurídico/judicial. Isto porque não existe uma lei específica para cada delito, mas, sim, para cara agente que a julga. A interpretação e seu resultado são da ordem estritamente particular deste e não da forma natural como deveria ocorrer.

      O recente fato envolvendo "The Tweeter Files", os arquivos do Tweeter, que foram liberados pelo novo proprietário deste aplicativo, estão mostrando todas as sujeiras que envolvem certos agentes judiciários brasileiros. Também a interferência que o Tweeter passou pouco tempo atrás.

      Isso compromete profundamente certos acontecimentos que nos envolvem. E isso foi capaz de mudá-los, prejudicando muitas pessoas. A maioria delas pertencentes aos grupos que fazem oposição à esquerda no país. Usou o famoso e antigo método de "usar dois pesos e duas medidas".

      Dessa forma fica flagrante o absurdo pelo qual passa o nosso país. A lei é usada por interesse próprio de seus agentes, fugindo àquilo que ela mesma determina. E dessa forma a justiça fica altamente prejudicada, punindo até pessoas inocentes. Já não se está respeitando à nada e a ninguém.

quarta-feira, 3 de abril de 2024

O CRIME VENCEU NESTE PAÍS!

      O que se pode pensar de uma nação onde um terrorista, corrupto, criminoso condenado e preso entre com seus próprios pés ao Plenário do Senado Federal, para discursar sobre o que não se pode admitir de um elemento desse? Pois foi exatamente isso que ocorreu ondem em Brasília, no Congresso Nacional Brasileiro.

     Óbvio que uma situação como essa cabe uma série de indagações. A primeira delas é onde estão os agentes da lei desse país que aceitam uma coisa dessa? Por que não a impediram, bem como retornem com tal elemento para onde estava, a cadeia?

      Verdadeiramente este país perdeu toda a sua dignidade. Como é que pode um ser tal qual José Dirceu poder praticar um gesto como o cometido, passando por cima da própria Constituição Federal. Onde estão aqueles que o julgaram, condenaram e prenderam? 

       A essa hora a população brasileira está com aquela cara a qual um programa do Chico Anysio criou um bordão: "cara de bundão". Isso é o mínimo que uma nação pode passar. Mas, das muitas coisas que já se passaram nele, mais uma não fará nenhuma diferença em nosso cotidiano. O país caiu no abismo. E na lama. 

       Mas a última e única conclusão que todos podemos tirar é só uma: O CRIME VENCEU NESTE PAÍS!

terça-feira, 2 de abril de 2024

O MUNDO PARECE GOSTAR DE MENTIRAS

       Por mais brincadeiras ou gozações que se façam sobre o dia de ontem, 1º de Abril, talvez não se alcançarão as medidas absurdas as quais possui o mundo, com relação à elas nesse viver humano. É muita coisa. A ponto de se classificar como incomensurável, tantas são as dificuldades que se tem para calculá-las.

      E são maneiras de todos os tipos, teores, conteúdos, formas e afins. Por isso as dificuldades em medi-las. Mas o cotidiano nosso nos permite fazer uma avaliação. Mesmo que sejam aproximadas.

      Caso elas não existissem, tudo seria muito diferente. E um fato de primeira ordem define isso de modo fácil. As guerras que aconteceram no mundo. E que ainda acontecem nele.

      Mas é na política que se pode perceber tantas distorções. Nesse âmbito, não há como deixar de se afirmar que todos os envolvidos nela mentem. E com isso vão enganando as populações do mundo.

      Mesmo existindo hoje em dia recursos para se verificar as mentiras que se criam, ainda assim não se consegue impedi-las. Nem mesmo diminuí-las. E assim as barbaridades avançam mundo afora.

      Uma situação rápida que nos leva a perceber tanto absurdo está em Cuba. Mesmo sendo uma ilha e próxima da maior nação do mundo, sofreu horrores há mais de sessenta anos, até hoje. Sendo que a situação por lá, atualmente, está fazendo com que a população enlouqueça. De tanta necessidade que anda passando.

       Alguns dias atrás, parte da população saiu às ruas para protestar. Mas o fazem de um modo tão simplório que não assusta aos governantes de lá. A situação está tão desesperadora que não há pão para consumo. Também a energia elétrica está passando por racionamento absurdo todos os dias. E quase o dia todo.

       Mesmo assim aquelas autoridades vivem a tentar enganar o resto do mundo com mentiras vergonhosas. Mas com o advento da internet, mesmo que lá possua recursos limitadíssimos, os cubanos já estão conseguindo fazer o mundo saber e ver suas mazelas.

       Através do Youtube, qualquer um de nós, fora de Cuba, consegue assistir vídeos frequentes de boa parte de jovens cubanos, que mostram, inclusive, suas escapadas, fugas, de lá. E contam as epopeias por que passam nessas oportunidades.

      Interessante mesmo é assistir aos vídeos deles, já fora de Cuba, principalmente aqui no Brasil, mostrando seus deslumbres ao entrarem num supermercado. Há deles que até choram copiosamente por ver as diferenças do que viveram e do que estão vivendo hoje, fora de Cuba.

      Para os brasileiros, que andam vendo gente tentar transformar nosso país em Cuba, é uma lição profunda. Mas que, até agora, não acreditam no terror e no horror que é lá. Não há mais como esconder tanta miséria e sofrimento. E tomara que os brasileiros percebam essas diferenças e não permitam que nos transformem em cubanos. Com todo o respeito que eles mereçam.


*Em tempo: a distância entre Miami, nos Estados Unidos, e Havana, Cuba, é de apenas 150kms aproximadamente. Mas a distância social e humana entre essas nações não dá para se medir.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

1º DE ABRIL DIA DE REBATER OS EMBUSTES COMUNISTAS

      Um dia como o de ontem, 31 de Março, deverá ser tratado com muita reverência, pelo que contém de representatividade cidadã. E que alcançou um tempo de sessenta anos de história em nossa nação. Não se pode, e nem deve, esquecer tal efeméride.

     Já o de hoje, 1º de Abril, é o dia da chacoalhada. O dia da piada. Enfim, o dia da mentira. Um exercício que é praticado por tanta gente em nosso país. Grande parte dos políticos são, sim, seus agentes. E o fazem nas maiores caras de paus do mundo. E pior, ainda conseguem enganar grande parte de nossa população. Mas esse tipo de gente está em quase todos os âmbitos dessa nação. E é necessário precaver-se contra eles.

     O dia de ontem passou por uma mudança incrível. Perpetrada pelos que foram penalizados com rigor por aqueles que salvaram esse país do comunismo. Naquela época, 1964 e arredores. Mas agora, muitos daqueles agentes penalizados, conseguiram voltar para buscar recolocar suas ideias malignas em funcionamento, baseados nas mentiras que o comunismo criou e ainda  cria e espalha mundo afora.

     Na semana passada andaram ocorrendo em Cuba alguns protestos de parte da população de lá. Salvo poucas notícias desses acontecimentos, que foram repassadas por youtubers cubanos, quase nada se viu nessa imprensa marrom de Pindorama.

     Mas alguma coisa foi mostrada por esses abnegados. O suficiente para se saber das dificuldades que a população cubana anda atravessando. Muito mais do que as que já passou. Agora a fome e a falta de energia elétrica anda maltratando aquela população. E suas liberdades continuam sob ferros.

     E um fato tem chamado atenção àqueles que acessam o site do Youtube. Está havendo uma maciça fuga de cubanos para fora de lá. Gente fugindo só com a roupa do corpo. Conseguem comprar uma passagem aérea até a capital da Guiana, Georgetown, de onde conseguem entrar pela fronteira ao Brasil. Mas para isso têm que atravessar uma selva e rios de lá. Coisa de estarrecer.

     Imagina, um casal com duas crianças, de aproximadamente cinco e três anos, fazer tal percurso e naquelas condições precárias e perigosas. Vêm em encontro dos país e de uma irmã. Esta já mora em Santa Catarina por cinco anos. Seus pais também vieram há alguns meses passados.

     O assustador é que existem muitos casos parecidos. E, felizmente para eles, as autoridades brasileiras não criam dificuldades na entrada em nosso país. Mas isto é uma situação grave e assustadora. Há a necessidade de se verificar a maneira como o povo cubano anda sendo tratado por seu próprio governo.

     Então, aproveitando a data de hoje, 1º de Abril de 2024, é de se cobrar a todos os que são admiradores do comunismo, de Cuba e seus comandantes, para que assistam aqueles vídeos no Youtube, bem como reflitam sobre as mentiras que exportam da ilha para fora e pelo mundo. E procurem tomar vergonha na cara. Chega de estupidez e ignorância.

*Em tempo: Essa conversa de que Lula e o comando das forças armadas proibirem toda e qualquer homenagem/lembrança/festividade do 31 de Março de 1964, é para não dar espaço aos que lutaram a favor do país, é outra mentira deslavada. O que eles não querem é que as novas gerações saibam da verdade que chamam de verdadeira. Isso é muito cômodo e conveniente a eles.

 Mas essas gerações podem muito bem pesquisarem na internet. Grande parte dos acontecimentos estão nela disponíveis. Isso sem contar os arquivos e bibliotecas oficiais do país. Mesmo que tentem, jamais conseguirão apagar a memória e a história do Brasil.

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...