Apesar de o texto de hoje já estar muito batido, muito explorado por todos os veículos de informação ao nosso dispor, sentimo-nos no desejo de poder, também, dar o nosso pitaco a respeito dele.
Naturalmente, estamos nos referindo ao caos econômico que se instalou no mundo, a partir dos Estados Unidos, caos este que se refletiu praticamente em todo o planeta. E quais são as nossas considerações nesse caso?
Entendemos que a preocupação maior de todos foi em citar aqueles que causaram a situação
e que tiveram prejuízos de bilhões de dólares que, de certa forma, após tão terrível acontecimento, estejam em situação de desespero total.
No entanto, a nosso juízo, há uma preocupação muito maior que é a de saber onde foi parar
toda essa dinheirama? Outro pormenor que não nos passa em branco é saber quem lucrou essa mesma dinheirama e, o principal, onde estão e como estão os que lucraram com o tal situação.
Segundo a imprensa publicou, o movimento total de valor implica coisa ao redor de 1 trilhão e 200 bilhões de dólares. Vamos repetir: 1 trilhão e 200 bilhões de dólares.
Como é que pode não se saber onde foi parar tal quantia? Como não localizar e identificar quem e onde estão os que ganharam tal fortuna? Pode parecer perguntas sem sentido. Pode até parecer ingenuidade ou ignorância tal indagação. Mas temos certeza que essas indagações merecem respostas. Com certeza!
Também existe um outro fato que passa despercebido pela maioria das pessoas. Como é que, agora, os banqueiros, os investidores e os aplicadores de capital venham a recorrer ao governo para que suas situações sejam resolvidas? Onde estavam e o que faziam eles, quando auferiam bilhões e bilhões de dólares antes desse infortúnio? Pelo menos recolhiam ou pagavam seus impostos sobre os enormes lucros que perpetravam em suas manobras financeiras? Temos dúvidas a respeito.
Os defensores do famoso mercado e da livre iniciativa o que dizem agora? Aqueles que viviam tecendo loas ao mercado de ações e ao capital financeiro, onde estão? Quantas críticas faziam e fizeram aos que defendiam um sistema mais equilibrado de investimento, com controle
e gerência do governo nessas transações.
Agora, são os primeiros a recorrerem aos cofres públicos para salvação de seus empreendimentos milionários. Executaram um aforismo muito conhecido que diz: "Privatize-se os lucros e estatize-se os prejuízos" E os trouxas, que somos nós todos, absorveremos os seus prejuízos.
E viva o capital !!! E viva o livre mercado !!!
NÊSTE ESPAÇO, ABORDAMOS TODO TIPO DE ASSUNTO. É OBVIO QUE ALGUNS NÃO SERÃO ACEITOS POR CERTAS PESSOAS. ENTÃO, PEDE-SE QUE COLOQUEM SUAS OPINIÕES E DISCORDÂNCIAS NOS COMENTÁRIOS DO BLOG.
sábado, 25 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA
É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...
-
Discussões políticas sempre existiram, existem e existirão, sempre. Principalmente em anos de eleição. E este de 2024 é um deles. Mesmo...
-
" Política: arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política." Outrora e...
-
A presente matéria aqui exposta é basicamente sequência da anterior, haja vista que a assertiva é pertinente quase que ao mesmo assun...
Nenhum comentário:
Postar um comentário