Marcadores

domingo, 31 de março de 2024

31 DE MARÇO SERÁ SEMPRE UMA DATA ETERNA PARA O BRASIL

      31 de Março de 1964.

Esta é uma das mais importantes efemérides que possui o nosso país, o Brasil. E jamais pode ser apagada de nossa história. E, com certeza, jamais o será, porque os anais dessa data e dessa comemoração estão registrados de forma definitiva na história desse país, E com a modernidade tecnológica, estão acessíveis para quem o quiser. A internet é um dos veículos que contém os conteúdos necessários para informar os verdadeiros fatos acontecidos nessa data.

As Forças Armadas Brasileiras tiveram uma participação muito representativa nesse dia, porque atendeu aos pedidos de grande parte do povo brasileiro que andou ameaçado por grupos de verdadeiros criminosos. Gente da pior espécie e que se escudaram atrás de argumentos sem o menor respaldo possível, haja vista que suas intenções era a de transformar nossa nação num regime socialista/comunista.

Todos sabemos que muitos desses subversivos não chegavam a fazer parte do mesmo grupo dos que foram penalizados pelas leis. Parte desses se deixou levar por situações emocionais e apelativas daqueles que faziam parte do crime. E tiveram ajuda de pessoas de certos destaque na nação. Também sempre buscaram convencer aos ingênuos de que foram heróis. Quem o foi foram os militares do país.

 O jornalismo e a classe artística influíram com força no ajuntamento do contingente que se propôs lutar contra a democracia. Isso obrigou aos militares agirem com muito rigor. Um dos métodos foi a da tortura de muitos daqueles. Mas não foram todas as tropas que agiram dentro desse processo. Só uns poucos. Mas estes tiveram o azar de serem usados pelos criminosos de plantão, que passaram a produzir propagandas de horror junto à população e isso rende até hoje, sem que os militares agissem com presteza para alterar tal estado de coisas e também a  movimentação de alguns, que acabaram por ferir ao todo o êxito das Forças Armadas.

O histórico daqueles que sofreram pesadas penalidades dos militares, mostrou todas as suas potencialidades. Gente que assaltou, roubou, matou, atacou brasileiros inocentes, deixou famílias com muitas perdas de entes queridos, bem como buscou aparelhar o país com seus cúmplices que, até os dias atuais ainda lutam em transformar nossa nação num regime muito diferente da democracia. 

O exemplo disso está nas ações de muitos, bem como em suas ações, em buscar aproximação corrente com ditadores e nações comunistas. Rússia, Cuba, China, Coreia do Norte, Panamá, Venezuela, dentre mais algumas, são nações onde o povo paga um preço altíssimo para viver. São oprimidos e violentados até hoje.

Muitos dos adeptos desses ditadores e suas ditaduras, ainda fazem parte de nosso presente. Dilma Roussef, Aldo Rebelo, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, José Genuíno, Fernando Gabeira, dentre muitos outros. E fizeram parte dos revoltosos, ou subversivos de 1964. Mas outros, nos anos seguintes, também surgiram. E Lula é um dos principais deles. Um comunista assumido.

Também muitos desses morreram no andamento dos anos seguintes. E dentre esses, vários deles buscaram escamotear suas verves comunistas. Mas o tempo incumbiu-se de desmascará-los. Um desses casos mais recentes é o de Geraldo Alkmin, que hoje é o vice-presidente do país.

É interessante ressaltar que de lá para cá o número de partidos políticos na linha do socialismo e do comunismo aumentou surpreendentemente. E uma coisa engraçada é que vivem afirmando defenderem a democracia. Isso só pode ser pura piada. Que democracia é esta que defendem, praticando atos socialistas e comunistas? Também apoiando ditadores e ditaduras mundo afora?

Antes de terminar, é necessário sempre lembrar de uma frase de Lula em 1993, quando afirmou que "no Congresso Nacional há 300 picaretas". E seus históricos isso confirma.

Outra coisa: o Brasil talvez possua o maior número de partidos políticos na linha do comunismo/socialismo. Mas parece que ninguém observou isso. E o são escancaradamente.

sábado, 30 de março de 2024

QUEM SABE?

     Foi por aí, em algum lugar na internet, que vi um assunto envolvendo Prêmio Nobel e o Brasil. Que talvez dessa vez nosso país alcance tal performance. Mas, é claro, isso não passa de mera exploração de alguém. Até de alguns. Porque o Brasil nunca foi premiado nisso.

      É sabido que Israel, que geograficamente caberia dentro de nosso país por várias vezes, possui esse prêmio várias edições. E isto demonstra que "tamanho não é documento", como dizem por aí. E será que algum, dia no futuro, nosso país alcançará, pelo menos, o mesmo nível científico de Israel?

     Por mais que não se queira criticar, mas o Brasil deixa a desejar em muitos aspectos. Talvez o profissional seja um dos principais. Mesmo sabendo que existem casos raros de excelência no Brasil. Mas em geral o país peca em muito pela qualidade nesse âmbito.

     É engraçado até registrar que o Brasil já perdeu a hegemonia no futebol mundial. Agora até anda importando técnico estrangeiro para treinar nossas melhores equipes. E tem escolhido diversos técnicos portugueses que, sem menosprezá-los, não possuem a mesma qualidade que muitos técnicos nacionais, O máximo que conseguiriam, seriam equiparar-se a eles. Portugal nem se equipara aos países mais destacados nesse mister, no mundo.

    Também é necessário dizer que a área pública brasileira apresenta muita deficiência. Em vários e muitos aspectos. Cite-se a performance no que tange à digitalização. Os serviços nessa área são altamente deficientes, se comparados ao resto do mundo. Principalmente aos países de primeira linha. As tarefas levam muitos dias e horas, diferente do que acontece lá fora.

     Mas quem manda possuir um território continental? E repleto de praias ao correr de todo o seu litoral? Mas também pode-se citar os muitos feriados e feriadões que nos servem. Some-se à cerveja, ao futebol e o carnaval. Talvez isso tudo explique as nossas deficiências técnicas e profissionais. Quem sabe?

sexta-feira, 29 de março de 2024

OS EXERCÍCIOS FÍSICOS DE LULA


      Mais uma vez usa-se os ditos populares, para relatar-se a respeito de um pequeno vídeo mostrado na internet alguns dias atrás. É o de Lula exercitando-se nas redondezas do Palácio Alvorada, onde reside.

     É um vídeo estranho, dando a entender que até seja gerado através da dita inteligência artificial, AI. Ele aparenta estar com algumas dificuldades motoras, mesmo que, nesta oportunidade, esteja em exercício físico.

     Mas a esse autor fez relembrar de uma situação que envolveu o Presidente Tancredo Neves, em março ou abril de 1985, que após ter sido eleito Presidente da República, apresentou grave doença, que acabou não o deixando assumir o cargo.                                                                     Foto de Tancredo Neves

     Mas alguns dias antes de morrer, o colocaram num sofá, com excesso de vestimenta, mas dá muito bem a perceber que ele estava ali forçado e amparado por seus auxiliares. Sua posição apresentava certa distorção. E não durou muito tempo de vida após esse episódio.

     No caso de Lula, não dá pra perceber qual a quantidade de metros que percorreu nesse exercício filmado. Mas dá muito bem pra ver que ele apresentaria muita dificuldade física se percorresse algo até ou mais de quinhentos metros em uma corrida.

     Aqui não se está praticando nenhum exercício de adivinhação, bem como de profecia. Tampouco se tem o desejo de seu fim. Mas num país onde a mentira prolifera e sempre avança, um episódio como esse é de gerar desconfiança.

     Então, para se ter certeza de que tudo não passa de uma simples ilação, mas sem nenhum contexto paralelo, é deixar passar o tempo. E assistir a muitos outros vídeos de exercícios físicos de Lula. E que ele esteja bem neles.

quinta-feira, 28 de março de 2024

JOGOS CANSATIVOS

      A onda do momento é buscar qualquer possibilidade de jogar a figura do Ex-Presidente Bolsonaro contra uma parte da população. A que ainda está alienada, também apegada aos esquerdistas, sem perceber tal jogo. E já deveriam ter se conscientizado de suas discrepâncias. Porque uma atrás da outra é desmontada logo a seguir. Já tornou-se uma brincadeira. Mesmo que se saiba ser jogo sujo deles.

     A última tentativa, publicando um vídeo dele entrando (e/ou saindo) da embaixada da Áustria em Brasília, durou uns instantes, em sentido figurado. Logo porque não lhes rendeu coisa alguma. 

     Descobriram logo o autor dessa outra montagem. Um jornalista marrom americano, que inclusive foi mostrado em um episódio envolvendo a ministra Margareth Menezes, com ele, dançando animadamente. E ambos mostram a falta de credibilidade que possuem. Juntos.

     E tais modos já virou uma coisa ridícula. Parece até aquela circunstância de querer apagar um fogo jogando gasolina nele. Acontece o contrário. O fogo ressurge e com mais força. E isso é o que tem acontecido ao Ex-Presidente. A cada dia mais, andando pelo país. Onde vai, desperta o povão. Que o aplaude e prestigia. E isso dá margem de se duvidar dos resultados da eleição de 2022.

      E tudo vai andando... Os resultados das últimas eleições nos países em que as tiveram, mostrou bem a atual situação das esquerdas. Estão perdendo espaço de forma profunda. E a correr assim, Donald Trump nos Estados Unidos e também o próprio Jair Bolsonaro, mesmo que esteja momentaneamente impedido de concorrer uma eleição, estarão em posições de luxo num futuro próximo ou breve. Uma questão só de espera.

       Em nosso país um dos fatores preocupantes é o atual jogo sujo da esquerda. Que já nem faz questão de esconder suas manobras escusas. Mas como o outro lado é forte, só precisa concentrar-se em não conceder espaços. O resto virá a reboque.

quarta-feira, 27 de março de 2024

A DURA REALIDADE EM PINDORAMA

      E tudo se definiu. Ficou claro. Os lados escolheram seus espaços. Sem nenhuma dúvida ou titubeação. O do bem e o do mal.

     O primeiro é formado por pessoas sérias compenetradas com a lisura, a correção, os respeitos às leis, às famílias, a tudo e a todos que estão ao lado da decência e da correção. Enfim, os que cumprem religiosa e rigorosamente com tudo o que abrange uma cidadania plena.

     Já os segundos, estão do lado inverso aos dos primeiros. Mais ainda, são traiçoeiros, oportunistas, indecentes e imorais. Uns fracos. Talvez por isso busquem as facilidades que as circunstâncias oferecem. Quase sempre indo de encontro com a legalidade. Para esses, fica mais fácil o logro.

     Mas, infelizmente, muita gente ainda embarca em canoa furada. Também em papo furado, o que representa dizer teorias sem a menor base. Não seria difícil para quase ninguém se parassem para observar o modus operandi desse pessoal esquerdista. Tem um lastro pesado na criminalidade. Nas mazelas e na corrupção. Também na ladroagem.

     O exemplo maior aconteceu a partir da volta da democracia natural no Brasil. Isso quando os militares devolveram a gestão do país ao povo, como alguns dizem. Mas, olhando-se bem, o povo brasileiro nunca conseguiu tal tarefa. Até pelo contrário. Foi iludido com teorias suspeitas. E isto vem vigorando até os atuais dias.

      Quando os esquerdistas assumiram seus espaços na política, e também em parte da gestão do país, através de governos estaduais e municipais, um desses, Leonel de Moura Brizola, instituiu a desordem no Rio de Janeiro. Foi a partir dele que a vulgaridade e a mediocridade ascenderam-se, espalhando-se país afora.

      Além de permitir invasões de propriedades, tanto públicas quanto privadas, e aí foi onde a proliferação das favelas se iniciou, também pressionou a polícia a ter benevolências. Proibiu-a de agir com rigor sobre os bandidos nas favelas. E daí tudo degringolou de vez.

      Outros fatos também cooperaram por transformar o Estado do Rio de Janeiro em uma terra de ninguém. Muitos tipos de atividades irregulares começaram a agir e atuar no país. Dentre essas, a camelotagem. Também o uso de transporte ilegal. Criaram-se muitos pontos de lavagem de automóveis. Em qualquer lugar as calçadas eram ocupadas por esses usuários.

      Mas um dos piores modos de infração e má conduta foram as práticas do jogo do bicho, que passaram a proliferar por toda a cidade, o estado e, também, boa parte do país. E agora é uma coisa sem controle. E um fato para o qual poucos atentam é o das escolas de samba serem comandadas por bicheiros.

      Sendo assim, é mesmo para se morrer de rir. Porque a própria população brasileira é e está obrigada a conviver com o crime. E aqui acrescente-se o alto consumo de drogas e entorpecentes por parte de muitos. Entre jovens e até adultos.

      Enfim, a população vê a violência até entrar por suas portas. Ela já está em nível estarrecedor. Mas, quando indagados a respeito, dizem não saber o porquê dela. Sendo assim, o que se pode esperar de situações como essas aqui mostradas? 

      Aliás, antes de terminar, há que se fazer um último registro. Este ano haverá eleições municipais no país. E, para variar, a população acabará por eleger aqueles mesmos de sempre. E assim, "tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes". É a dura realidade de Pindorama.

terça-feira, 26 de março de 2024

O JOGO É SUJO!

      Já um homem jovem, no início da década de 70 do século passado, ouvia dizer do Brasil e dos brasileiros, serem, simultaneamente, subdesenvolvidos. Isso era até difícil de se entender por já haver muitos avanços no país. Mas que isso poderia ser interpretado como a existência de ilhas nesses avanços. Não era o país inteiro. E isso vigora até nesses dias atuais.

      Talvez seja por isso essa sanha dos políticos em se locupletarem de forma absurda e absoluta do erário tupiniquim. Isso aumenta a cada ano. Pode-se dizer que mudam as moscas (os políticos) mas a excrescência continua sempre a mesma.

      E esses elementos parece terem aprisionado o povão dentro dessa bolha de atraso. Tornaram muitos dependentes do aquele mesmo erário, criando os vales isso e aquilo. Tudo, em pequenas proporções, deve ser grátis para a escumalha social. E esta se contenta com esse pouco. Mas continuam a se permitir serem explorados pelos vivaldinos de sempre.

      Tudo o que um contribuinte brasileiro paga/recolhe, a maior parte transforma-se em desvios para contas deles. Quase sempre no exterior. Em paraísos fiscais. Quase fora do alcance da Receita. E nem se sabe como se justificam em suas declarações de imposto de renda, porque muitos deles, quase a totalidade, evolui econômica, material e patrimonialmente sem conseguirem explicar a conta dessa evolução. E a matemática, segundo consta, ainda é perfeita.

      Então, será muito difícil mudar esse estágio. Não há e nunca haverá, nenhuma intenção de permitir ao povão, adquirir a lucidez necessária para escapar desse processo. E quando surgir algo ou alguém que toque nesse ponto, nem nos surpreendamos que serão atacados de forma profunda. E é isso o que estamos vendo nesses tempos atuais no país.

      Essa turma do mal é estrategista. Cria seus métodos de forma nítida e até segura. Instalam-se no país inteiro, como se fossem aqueles tentáculos longos, elásticos e potentes, fazendo valer suas forças. Contra tudo e contra todos. E o estão conseguindo até nos dias de hoje.

      É um verdadeiro jogo. E sujo. Mas ninguém quer saber disso. Não há pudor suficiente que faça-os  enxergar o que está aí. Escancarado. Fazer o quê?

segunda-feira, 25 de março de 2024

O QUE PODERÁ ACONTECER NO PAÍS?

      Até 15 de Março de 1985, este país viveu sob um regime militar. Alguns denominaram tal período como "de chumbo". Diziam ser uma ditadura. E esta era garantida por tropas e armas, o que, convenhamos, população alguma pode ou poderia enfrentar.

     Mas os militares resolveram, e decidiram, devolver o poder ao povo, seja lá o que isso representou. Porque, a bem da verdade, pelo menos até hoje, povo algum brasileiro deteve algum poder. E nesses últimos tempos, isto até agravou-se, porque um novo regime de restrições anda atuando no país. E, pelo que espanta, não conta com auxílio nem de tropas, muito menos de armas. Apenas uma caneta de um ministro do STF e sua toga.

     Pode-se muito bem afirmar que o Brasil está fadado ao infortúnio. O povo jamais adquirirá consciência do que é ser livre e feliz. Mas também, gostando de praia, futebol, carnaval e cerveja/cachaça, já mostra ao que veio, de longa data. Também de muitos feriados e feriadões, Não há quem cresça na vida, assim.

     Durante o regime militar, dizem ter havido torturas físicas em muitos brasileiros. Mesmo que estes fossem verdadeiros criminosos, bandidos, assaltantes e assassinos. Mas depois de 1985, também após uma Lei de Anistia, retornaram à toda força em suas ações criminosas. E isto se dá até nos dias atuais.

     Mas qual é a diferença entre aquele tempo e o atual, no que tange à essas mesmas torturas físicas, que agora acrescentaram umas de teor psicológico. E o caso do Tenente Coronel Mauro Cid, mostra a realidade em que nos encontramos. E neste último fim de semana ele chutou o pau da barraca, criando uma celeuma enorme com a sua situação de acusado em tentativa ao golpe de 8 de Janeiro de 2023.

     O país parece estar entrando em polvorosa. E isto não pode dar em boa coisa. Também a hipótese de se prender o Ex-Presidente Bolsonaro, é como se quisessem, mesmo, sacudir o país, transformando-o numa fogueira. Mas se eles possuem tanta coragem, devem estar preparados para tudo. Até mesmo para uma possível guerra civil.

     Uma situação dessa é interessante porque quebraria todas as ideias que se fez do brasileiro, de possuir uma verve tranquila. Isso derrubaria por terra tal teoria. Mas talvez seja essa mesma situação que este país precise para livrar-se de tudo ruim a que submeteu-se até aqui. A história mundial mostra que as nações que se resolveram, o fizeram sob condições pesadas. E no Brasil isso não seria diferente. 

     É interessante ressaltar que nesses últimos dias até a imprensa marrom tem agido de forma diferente ao que vinha fazendo. Já apontam mazelas de Lula e de seu Governo, com a Janja a reboque. Isso, dizem, já ser um progresso de colocar os pingos nos is em sua gestão. Enfim, as sujeiras, lambanças e mazelas lulistas já estão vindo à tona para que o país inteiro delas tome total e pleno conhecimento. 

     Alvíssaras!

*Em tempo: o conteúdo dessa assertiva não é de criação desse autor. Aqui está apenas a repercussão do que lê, vê, ouve e vive, não necessariamente nessa ordem, nas mídias e na imprensa  informativas do país.

sábado, 23 de março de 2024

TAÍ !

     Um verdadeiro balaio de gatos. É onde estamos vivendo neste país. Imagine-se a algazarra? Ensurdecedora. E nem há para onde correr, diante de tudo o que se assiste no país nesse nosso cotidiano. Além do mais, tudo parece ter virado de cabeça para baixo. Uma confusão dos diabos! O que antes vigorava, agora não vigora mais. 
    Interessante é que isso alcança todos os âmbitos dessa nação. Não há um só que escape. Agora estabilizou-se, e até institucionalizou-se, o famoso jeitinho brasileiro. Sim tudo ficou mais fácil assim. Fazer o certo, dá muito trabalho.
    Divertido é saber que até se tentou arrumar esse país. Mas não houve jeito. O próprio povo não o quer. Se esforçar para quê? Dá um trabalhão! Então, sempre que possível, empurremos tudo com a barriga.
    E o sonho do tão sonhado Primeiro Mundo, escafedeu-se. Ficou para trás. É melhor assim. Ganhando mal, recebendo os piores serviços públicos, vendo tudo ao redor complicar-se. 
   Já há até propaganda nas mídias sociais explicando ao brasileiro, e até aos estrangeiros que intentem vir para o país, que tomem muito cuidado em andar pelos logradouros públicos de alguma cidade. Escondam os aparelhos celulares do melhor modo possível.
    Pelo jeito, aguardemos, os bandidos e criminosos não terão mais a quem assaltar. Daí, então, o farão aos seus iguais. Será um Deus nos acuda, com certeza!
    Esta escolha foi feita pela própria população do país. Indiferença, omissão e displicência, homologaram isso. Agora, o problema será sair dessa situação.

sexta-feira, 22 de março de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE

    Já passou da hora de se passar a limpo todas essas cretinices perpetradas pelo que se declaram esquerdistas no país. A começar por Lula, que foi colocado na presidência da república, através de subterfúgios (i)legais.

   Suas expressões, até aqui, carregam em seu bojo um conteúdo de mentiras profundas, que agora dão o nome de fake news. E muita gente já foi penalizada por isso, acusadas de difundi-las. Mas estes se situam do lado contrário dos primeiros.

   Ontem mesmo a imprensa divulgou uma delas, cometida logo nos primeiros dias de governo do citado. Que os móveis do Palácio Presidencial haviam sido furtados pelo casal que antes ocupou o mesmo. Só que agora, os móveis foram todos localizados. E estavam em algum lugar desse mesmo palácio.

   Mas todos sabemos que existem muitas mentiras propagadas pelo atual casal daquele palácio. E o fazem com aquilo que muitos classificam como "cara-de-pau". Sem o menor constrangimento. E sem respeitarem a nada e nem a ninguém. E são apoiados pelos seus iguais.

   Infelizmente as leis brasileiras andam funcionando de forma bem diferentes do que era antes. Essa lei agora tem um lado específico. Defende só gente bandida, criminosa. E não é à toa que um contingente enorme de criminosos alcançaram a liberdade nesses últimos tempos. E isto tudo está escancarado na imprensa. Mesmo que marrom. A lisura de antes, foi para o brejo.

   Mas surpreendente mesmo é ver pessoas se deixarem levar por tudo isso. E até nem são das que chamamos analfabetas. Muita gente com canudo anda embarcando nas furadas tupiniquins. Mas aí se pode explicar. É pura falta de caráter. Só pode. Porque os fatos estão aí à mostra. E de forma escancarada.

   Até nem se raciocina as muitas e diversas criações malignas que foram perpetradas até aqui. Todas elas não surtiram efeitos. Pelo menos ao que tentaram. Então, chega uma hora em que se deve possuir coerência. E deixar de se envenenar pelos mesmos. E que estes arquem com suas consequências.

   Por fim, só falta dizer o seguinte: se uma pessoa como o Ex-Presidente, massacrado por vários anos, sem que fossem mostrados seus crimes. Mas de uma fórmula sólida, concreta, com provas. Alguém pode imaginar o que é viver sob uma pressão dessa? Quantos o conseguiriam? E saindo, sempre, ileso de toda essa imundície? Afinal, perguntar não ofende, não é?


*Em tempo: há que se registrar mais um ponto. O exagerado processo de 'forçação' de barra em criar provas falsas. Coisa de quem não tem mais o que fazer.

quinta-feira, 21 de março de 2024

DÉJÀVU

      Existe uma afirmação popular que diz que "um assunto puxa o outro". Sendo verdade ou não, pode-se aplicar isso em quaisquer circunstâncias. Até mesmo num espaço como esse. Assim, sigamos em frente. No dia de ontem foi abordado o tema da incerteza e indefinições em algumas nações deste mundo. E foram relatadas certas situações que os envolvem. 

    Acontece que de incertezas e indefinições, as temos em demasia em nosso próprio país, o Brasil., atualmente. Até já afirmam com certa convicção estarmos sob um regime ditatorial. Neste caso, sob uma ditadura da toga, pelas muitas situações as quais se está atravessando, com relação à proibições diversas do que se pode ou não afirmar em condições de normalidade.

   É verdadeiramente estranha uma situação como essa. Segundo um contingente de pessoas sérias, sóbrias e conhecedoras de termos jurídicos, nesses últimos tempos tem havido uma verdadeira transgressão às leis do país. Até mesmo afirmam ter a nossa Constituição Federal ferida de morte. Com atos perpetrados de forma inconstitucional, por agentes públicos brasileiros. No caso, alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF.

   Se a situação está mesmo nesses termos, é preocupante. Porque não há como se admitir uma coisa dessa. Atos inconstitucionais ferem de morte o próprio país. Além de ferir pessoas. E, realmente, alguns casos já vieram à tona, para conhecimento de todos. Um deles foi a detenção, no aeroporto de São Paulo, de um jornalista português, que veio ao país cobrir o evento de 25 de Fevereiro último, na Paulista, nesta cidade.

   Este fato está repercutindo no Senado Federal, onde alguns senadores arguiram um agente da Polícia Federal, um delegado, que participou daquela detenção. E este acabou por complicar-se em suas explicações. Ou seja: não conseguiu explicar o inexplicável.

   Entretanto, há muitas outras circunstâncias despertando interesse por parte dos que não admitem transgressões. Gente imbuída do espírito de legalidade. Com isso, um grupo de deputados federais e alguns senadores, estiveram em Washington na semana passada, para participarem de uma audiência no Congresso Nacional Americano. Só que esta acabou por não realizar-se. Mas há a expectativa da marcação de uma outra em futuro breve.

    Desta forma, todos devemos nos preocupar com tais acontecimentos. É inadmissível que permitamos ver um país como o nosso ser transformado num país comunista/socialista, porque já tivemos outras circunstâncias que nos ameaçaram no início da década de sessenta do século anterior. E isto nos custou vinte e hum anos de regime militar.

    Sendo assim, se é que corramos perigo de novo, o último recurso será contar, e esperar, as ações militares. Novamente.

quarta-feira, 20 de março de 2024

O FUTURO INCERTO E INDEFINIDO DE CERTAS NAÇÕES NO MUNDO

     Em continuidade ao tema anterior deslanchado neste espaço diário, há que se registrar uma certa displicência da própria humanidade, em permitir algumas situações que lhes são pertinentes. E estão incluídas nos chamados direitos sociais, que abrangem uma série de ocorrências.

     Como dito no texto anterior, é inadmissível que em pleno andamento do Século XXI ainda sejamos submetidos à certas circunstâncias, tais como escravidão, fome, sofrimentos físicos e psicológicos, doenças, dentre várias outros.

      Sabemos todos que existem organizações mundiais que possuem força de interferência em muitos assuntos relativos à discrepâncias. A ONU, a OTAN, e mais outras, deveriam buscar intervir em certas dificuldades de certas nações. Mas elas não o fazem. Paciência.

      É bem sabido e conhecido os graves problemas que possuem várias nações africanas. Também no Oriente Médio. Nas Américas não são diferentes essas problemáticas. E uma das mais graves atualmente é a situação em que Cuba se encontra.

      Com o desmanche da União Soviética, o favorecimento que a Rússia destinava à Cuba, desmontou-se também. E assim muitas coisas foram retiradas de lá, causando sérias situações àquele país. E os reflexos disso são os que hoje observamos. A fome e a má distribuição de energia elétrica à população, são situações periclitantes. Bem como também a limitação à liberdade. E isso está estimulando esta a protestar contra o Governo de lá.

       O interessante é saber que Cuba dista poucos quilômetro dos Estados Unidos. E a diferença entre essas duas nações são profundas. Milhares de cubanos já fugiram para lá. Mas outros seguiram para mais distante. E são estes que andam ajudando seu povo (seus parentes). E esses acabam por possuir uma certa vantagem aos demais de lá.

       Talvez se as grandes potências se voltassem para esses tipos de dificuldades populacionais, a preocupação com grandes exércitos e poder bélico, poderiam ter seus gastos voltados aos mais famintos e sofridos de outros países. Mas parece que isso ainda não tocou o coração daqueles que se voltam para poderes absolutos. Com isso, a humanidade vai pagando um preço muito alto.

       Com o advento das redes sociais através da internet, bem como de certos sites, um deles o Youtube, todos temos as chances de sabermos de muitas coisas que acontecem mundo afora. E especialmente na questão cubana, os muitos foragidos de lá, espalhados por outras nações, publicam vídeos dessas suas fugas.

       Assim podemos assistir estarrecidos o deslumbramento deles ao se estabelecerem em outros país. E o fator supermercados é o que mais os deslumbram. Por verem o que não viram em Cuba. Então ficam boquiabertos com o que estes expõem em suas instalações. É uma coisa de arrepiar a quem os assistem. Chega a ser chocante. E esta é a expressão que mais empregam nessas oportunidades.

        Será que um dia, num futuro breve, teremos essas situações resolvidas? E favoravelmente? Ou determinantemente?

terça-feira, 19 de março de 2024

"CUBA LIBRE" (MAS NÃO A BEBIDA MUITO CONHECIDA DE TODOS)

      Há certas indagações que já não seriam necessárias se afirmarem. Por que em pleno Século XXI, com o alto desenvolvimento tecnológico alcançado pela humanidade, ainda existem muitas situações incompletas no mundo? O desequilíbrio social é um deles.

      Já passou da hora de se gerar ou criar uma equação que pusesse fim à tanta distorção existente entre as nações desse planeta. E é interessante ressaltar que apenas a uma ou duas centenas de quilômetros de distância, as que separam os Estados Unidos de Cuba, se possa concretizar tantos absurdos existentes entre essas duas nações. Mas isso não é uma situação única. Existem muitas outras delas espalhadas pelo planeta.

      E neste último Domingo, 17, as mídias sociais, principalmente o Youtube, mostrou protestos daquela gente, pedindo liberdade, comida, energia elétrica, dentre outras necessidades que se fazem cumprir por lá. E essas mesmas mídias sociais estão mostrando o êxodo de milhares de cubanos que logram êxito em saírem de lá nesses últimos tempos.

      Esses cubanos que fogem, usam de estratagemas parecidos. Compram passagens para viajarem como turistas, para países que não exigem visto de entrada, compram ida e volta, mas só usam as primeiras. E grande parte deles está se dirigindo à Guiana, por onde entram em nosso país, fazendo travessias perigosas pelo interior de florestas hostis, bem como atravessando rios perigosos, colocando suas próprias vidas em risco.

      Nessas manobras, levam apenas o necessário para tal missão. Segundo consta, entram em nosso país com a cara e a coragem, bem como com apenas as roupas do corpo. Além de se submeterem à explorações de coiotes e outros tipos de espertalhões que se aproveitam de suas situações infelizes nessas travessias. É um verdadeiro absurdo.

      E voltando ao início dessa assertiva, por que é que as grandes nações não se interessam em solucionar ou resolver essas situações? O próprio Estados Unidos, que gastam bilhões de dólares com a indústria armamentista, não usa parte dessa verba para auxiliar as dificuldades dos países sofridos?

      Também já passou da hora de se permitir que ditadores malignos oprimam sua gente, tratando-as como verdadeiros animais, como no caso dos cubanos. Hoje em dia, com as exposições através das mídias sociais, consegue-se ver as verdadeiras situações que passam certos povos no mundo.

      Em especial, no caso dos cubanos, os que já fugiram de lá e estão muito bem em outros países, como os que estão no Brasil, enviam vídeos mostrando essas novas situações em suas vidas. Isso, naturalmente, passa a ser mais uma tortura aos que ainda se encontram lá (em Cuba), porque fica muito clara tal situação de desequilíbrio social entre eles.

      Temos que torcer para que a atual situação protestante dos cubanos evolua, a ponto de gerar profunda alteração no que ainda insiste em existir por lá. E que isso se resolva da forma mais rápida que puder, trazendo de volta à vida, um povo pra lá de massacrado por seus dirigentes.


Em tempo: para os que quiserem se interessar pelo aqui exposto, segue um link publicado por uma cubana que já vive em nosso país, que usa o canal "Chate Ipanema", mostrando as últimas manifestações em sua terra natal:

O POVO CUBANO NÃO AGUENTOU MAIS E SAIU À RUA PEDIR LIBERDADE. Cubanos desesperados.Cubano no Brasil - YouTube

segunda-feira, 18 de março de 2024

DO TRÁGICO AO CÔMICO. OU VICE-VERSA.

      O Brasil já apresenta um estágio avançado de descontrole. Nos âmbitos sociais, políticos e jurídicos, tantas e tais sejam as ocorrências a que estamos assistindo nesse nosso cotidiano.

     E não há como deixar de ver, e saber. Porque aparece em tudo o que é lugar. O dia a dia da população está cercado de surpresas diárias. E todas elas, desagradáveis.

     A sujeira e a indecência flertam com a impunidade. Mas, nesse aspecto, ela só beneficia aos abnegados com isso. Dos que fazem parte e coro do "quanto pior, melhor". porque para os demais cidadãos, os que são probos e decentes, a lei é usada. Até mesma fora dela, o que está se tornando rotineiro no país.

     A violência anda trazendo em seu bojo um grau de criminalidade extensa. Já quase não se está podendo circular livremente pelas ruas, sem que não corra o perigo de sofrer assaltos, bem como de um homicídio. Parece que tudo saiu do controle das autoridades.

     Mas não custa atentar para um detalhe. Não está faltando muito para que os logradouros do país estejam à disposição só do crime e dos criminosos. Mas também, a violência se voltará para essa gente, haja vista que não haverá mais cidadãos honestos em condição de serem assaltados. Daí essa turma se voltará para ela mesma. Se não fosse trágico, seria cômico. Ha! Ha! Ha!

     

sábado, 16 de março de 2024

RECRUDESCIMENTO ASSUSTADOR

       O Brasil está caminhando para mudar uma de suas características que diz ser sua população pacata e ordeira.

     Essa mudança está numa situação que a cada dia vai avançando, onde se assiste aqueles do "quanto pior, melhor", os que não se preocupam com a legalidade, bem como com o respeito às leis do País. Inclua-se aí a nossa própria Constituição Federal.

     De tanta ilegalidade perpetrada no país, até mesmo por agentes públicos, principalmente os do âmbito da Justiça. E isto é apontado por diversas pessoas desse mesmo âmbito. Gente como Ives Gandra Martins, Marco Aurélio Mello, Fernando Carione, Sebastião Coelho. E mais, jornalistas como  Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Jorge Serrão, dentre vários outros.

    Mas parece que não está havendo preocupação com certos desfechos. A sanha de querer penalizar o Ex-Presidente Bolsonaro, principalmente partindo do ministro Alexandre de Morais, levará a nossa nação a descambar numa verdadeira guerra civil, haja vista os andamentos das ações desse ministro. Principalmente nesses últimos dias.

    O estarrecimento de uma situação como essa é que os que podem evitar esses absurdos, o Congresso Nacional, especialmente o Senado Federal, bem como as próprias forças armadas, permanecem desatentos e omissos, permitindo o avanço de uma estratégia nociva, que levará o país para confrontos internos desnecessários.

    E o que se expõe aqui não é uma possibilidade imaginada pelo autor dessa matéria. Quem acompanha os fatos e todas as manifestações que surgem nesse nosso cotidiano, é coisa de que só não enxerga quem não quer. O que é deveras preocupante para todos.

    Antes de terminar, é bom fazer um registro. Há um contingente de congressistas brasileiros movimentando-se para levar ao exterior todos os absurdos, também as manobras do ministro acima citado, de todos os horrores perpetrados por ele até aqui. O Congresso Nacional Americano já está ciente disso.

    Mas o jeito é um só. Esperar. E ver em que dará tal desfecho.

sexta-feira, 15 de março de 2024

O DIPLOMATA TINHA PLENA RAZÃO

      Não há como deixar de perceber a grave situação em que se encontra o nosso país, o Brasil, devido a muitos acontecimentos que andam se dando nele, que começam a preocupar. Pelo menos aos que são ou estão antenados com o cotidiano tupiniquim nesses últimos tempos.

     Uma das coisas mais fáceis de se perceber são as muitas mentiras veiculadas através da imprensa e das mídias sociais. E grande parte delas é produzida por agentes públicos de certa importância.

     Até mesmo o presidente da república escancara com muitas delas. E, como dizem, na maior cara de pau, pouco se lixando para o que isso possa gerar. No país e nas pessoas. Daí ficar difícil dar crédito aos personagens desse âmbito. Mesmo que se saiba que do lado contrário exista gente que mente também.

     Enfim, diante disso, não é demais recordar de um diplomata brasileiro, servindo na França por volta de 1962, Carlos Alves de Souza Filho, fez uma afirmação, que a princípio foi atribuída ao Presidente francês Charles DeGaulle. Nela ele afirmou que "O Brasil não é um país sério". E isso nem a ver, rigorosamente, com o momento atual que atravessamos. E serve de base para analisar tal instante.

     Vários âmbitos da vida no país estão atravessando situações complicadas. Os preços de quase tudo parece terem saído do controle, tais são os absurdos que observamos. E não há como tentar encobrir isso. Qualquer dona de casa no país comprova essa situação.

     Pior é saber que com o governo anterior, muita coisa havia sido acertada e corrigida, daquelas que andaram em situação quase que falimentar. Mas o atual governo, um opositor do Ex-Presidente, achou por bem desmontar todo aquele esquema futuroso. Bastava dar andamento no mesmo, acertando as possíveis distorções que houvessem.

     Então, voltando ao citado pelo diplomata na França, é de se constatar, mesmo, que esse país não foi, não é e, provavelmente, nunca será sério. Basta apenas aos estudiosos desses temas, buscarem mostrar o porquê disso. E que o façam com urgência, antes que tudo descambe para o horror.

quinta-feira, 14 de março de 2024

BARBAS DE MOLHO

      Acompanhar os acontecimento desse nosso cotidiano é favorável a quem o faz? Óbvio que essa não é uma questão fácil de resposta. Dependerá de cada um que dela tomar conhecimento. Porque a pressão a qual nos submetemos diariamente já está tomando caminhos pra lá de espinhosos. Devido à quantidade e o conteúdo que eles se nos apresentam.

     Basicamente é de puro horror. E no que tange ao tema político, incluindo-se aí os sistemas e regimes governamentais adotados por cada uma das nações do mundo, aí então é que a complexidade surge em demasia para análise, interpretação e entendimento de tudo de todos.

     No Brasil, pode-se afirmar com tranquilidade, que as mudanças bruscas que aconteceram relativas a esse processo, deu-se a partir da chegada à Presidência da República, ao ex-Presidente Bolsonaro, que inesperadamente logrou êxito no resultado da eleição de 2028, sagrando-se vencedor daquela eleição.

     Isto foi como acender um pavio de uma bomba qualquer. A partir daí e disso, houve uma revoltosa extrema na política brasileira, com a esquerda desesperando-se daquele acontecimento, partindo para refregas e confrontos de todos os tipos. Inclusive escolhendo a negatividade nas ações para isso. O resultado estamos vendo-o nesses atuais tempos.

     Este processo evoluiu, a ponto de gerar verdadeiros confrontos morais. Sim, porque a metodologia usada pelos adversários do Ex-Presidente, não são limpos. A prova disso foram as muitas e diversas alterações em quase tudo o que regia o país. Até mesmo a própria Constituição Federal sofreu ataques diretos com atos inconstitucionais perpetrados por agentes públicos, desrespeitando-a e ferindo-a, simultaneamente.

     Com o avanço de tanto absurdo, viu-se a quebra e desrespeitos na harmonia entre  os Três Poderes da República. E os choque foram inevitáveis. Agora está se vendo uma contenda entre o Poder Legislativo, no Senado principalmente, entre os Poderes Executivos e Judiciários.

     Está havendo um recrudescimento térmico entre muitos. A ponto de alguns congressistas, esta semana, movimentarem protestos lá nos Estados Unidos. Participaram de uma entrevista coletiva bem defronte do Capitólio, nos Estados Unidos. Com participação de congressistas americanos e vários jornalistas. Nacionais e internacionais. E isto anda repercutindo sobremaneira.

    Se isto continuar progredindo, alguma coisa ruim pode acontecer doravante. Há que se atentar que o mundo, nesses últimos tempos, tem revertido em muito os avanços esquerdistas nele. E até mesmo nos Estados Unidos, a performance do Ex-Presidente Trump tem mostrado um grande avanço em vencer as eleições de lá em Novembro próximo.

    Deve já haver gente de esquerda colocando suas barbas de molho. Também não é para menos. Têm-se a impressão de que a população do mundo está querendo coisas novas e melhores nesses âmbitos.

quarta-feira, 13 de março de 2024

DURA LEX SED LEX

      Com a criminalidade chegando a um ponto extremo de horror no Brasil, há que se tomar pé daquilo que será necessário realizar nele para que tal processo, além de recuar, cesse de vez, retornando a índices sofríveis, se é que se pode contar com isso para degolar criminalidades.

      O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tomou para si uma tomada de posição contra a criminalidade em seu estado. Para isso, anda investindo em  resoluções que visam a favorecer a fundo o combate à criminalidade. Com isso anda angariando contrários, mesmo que se saiba que estes não possuem lastros de decência em seus históricos. Políticos e de vida.

       Mas na América Latina já existem Presidentes de Repúblicas voltados para essas lutas. Em El Salvador, seu dirigente maior, Nayib Bukele, recém reeleito, tem tomado iniciativas vigorosas para esse fim. O nível da criminalidade lá sofreu recuo acentuado e representativo com suas ações. O crime não tem tido tanta chance como antes. Assim é que a população já se sente aliviada. E o apoia sem ressalvas.

       O mesmo anda acontecendo ao nosso vizinho Equador. Lá o Presidente Daniel Noboa também tem agido com rigor contra essa grave ocorrência. Anda lutando com vigor para ver seu país retomar à normalidade, buscando também reduzir a criminalidade, para que a população possa ter vida mais tranquila.

       Um fato interessante é ver que esses dirigentes, bem como suas medidas de rigor para enfrentar e eliminar a criminalidade em seus países, conta com forte oposição de muita gente. E uma situação como essa nem é de difícil explicação. Só pode fazer oposição ao Direito, aqueles que vivem à margem da lei. Ou totalmente fora dela.

       Em nosso país, o Brasil, a situação não é diferente das situações de El Salvador e Equador. A criminalidade alcançou patamares desesperadores. Claro que se pode responsabilizar ao poder público tal disparate. Só muita incompetência e indiferença ao crime pode explicar um fato como esse.

       Mas aqui, há uma situação um tanto quanto esdrúxula. O atual presidente foi recuperado de seus crimes por subterfúgios jurídicos de agentes da lei, tornando-o responsável pela direção do país. Alguém possuidor de lastro criminal que se fossem observadas as próprias leis que vigoram no país, jamais poderia estar ali.

       Não se sabe, até aqui, onde tudo isso parará. Só que, a cada dia mais, a violência e a criminalidade vão avançando a passos largos. Trazendo infortúnios, infelicidades, tragédias e tristezas à população. 

       Então, terá que se adotar o rigor da lei. E ela é presentada numa simples frase em latim: "Dura lex sed lex" ( A Lei é dura mas é a Lei).

terça-feira, 12 de março de 2024

EXPECTATIVAS POSITIVAS NO BRASIL E NO MUNDO

      As eleições realizadas nesse último Domingo (10) em Portugal, mostrou mais uma vez que a direita política avança mundo afora. Mesmo com resultado apertado, deixou claro que a intenção do povo era mudar seu critério. E a marca maior disso foi com a sigla de ultra direita, CHEGA, que quase quadruplicou seu elenco nessa última eleição, passando a assumir 46 cadeiras no parlamento português.

     Já nos Estados Unidos, com eleições marcadas para Novembro de 2024, já se iniciam as definições para determinar quais serão os candidatos dos partidos Republicanos e Democratas a concorrem naquela data. Os Estados Unidos possuem um sistema próprio para suas eleições. Nisso são feitas disputas várias, até se definirem ambos os candidatos por aqueles dois partidos.

     Até agora não tem havido novidades nesse sentido. Donald Trump, pelo lado republicano e Joe Biden, pelo democratas, praticamente já garantem seus espaços até aqui. E o mundo cria expectativas para qual deles vencerá este pleito final.

     Segundo as pesquisas que rolam por lá, Donald Trump parece ter a preferência da maioria do eleitorado. Então, o resultado de 2020 será derrubado. Mesmo que tenham havido muitas suspeitas de fraudes naquela eleição. E isso deixa o mundo estarrecido por saber ser aquele país um exemplo de progressos.

     Enquanto isso no Brasil, as expectativas não são menores. Com os resultados colhidos em várias nações, com vitória da direita política neles, das eleições já realizadas nesses últimos meses, a direita brasileira já anda tomando pé dessa situação e preparando-se para vencer a verdadeira guerra que foi criada na última eleição com a vitória (?) de Lula.

      As apelações do contingente esquerdista com relação ao Ex-Presidente Bolsonaro, anda mostrando que eles, por mais que tentem, não conseguirão mudar os resultados que a população decidir nas urnas. Já há muita gente de olho. Em tudo e em todos. Bem como já se chegou ao fundo do poço com as baixarias deles, até aqui.

       Apenas à direita brasileira resta manter a serenidade e o equilíbrio, mas com muita precaução sobre toda e qualquer ideia desonesta que possa ser praticada pelos contrários na eleição presidencial de 2026. Um teste da lisura eleitoral já será colocado em prática ainda neste ano de 2024, com as eleições municipais. Aguardemos, então.

segunda-feira, 11 de março de 2024

UMA SIMPLES CONCLUSÃO

      Na vida que vivemos diuturnamente, chega uma hora que é necessário chegar à alguma conclusão. Por mínima que seja. Mas com relação à vida de um país, aí tudo fica um tanto quanto mais profunda tal ação.

     E esta conclusão pode ser sobre algo, alguma coisa e até mesmo alguém. E neste último caso, o alguém aqui em referência é o povo do país. Sua população. Porque chega uma hora que tudo fica tão complicado, que temos que parar para refletir com profundidade. Sobre tudo, todos e mais alguma coisa.

     É público e notório que uma das condutas mais expressivas que esta população expressa é a da reclamação. E reclama-se sobre tudo e todos. Simultaneamente. Mas aí, nestas circunstâncias, cabem algumas análises a respeito.

     Uma das reclamações mais constantes do povão é dos políticos. Enfim, da área pública quase toda. Isso é basicamente uma constância. Mas quem é que já parou para pensar sobre isso? Do que se vê, uns poucos. Porque a culpa de quase todas as mazelas existentes neste país, pode-se atribuir ao próprio povão. À população. Porque é ela que escolhe o político que ocupará o cargo de gestão e/ou legislação.

     Não se pode de forma alguma esquecer uma afirmação do Lula, feita em 1993, quando se referiu ao Congresso Nacional. E numa frase sintetizou tudo o que de absurdo existe ali. Segundo ele, naquela data, declarou para todo o país que "no Congresso Nacional existe 300 picaretas". E disso ele sempre entendeu muito bem. Tinha toda a autoridade pra falar a respeito. Hoje, esse número deve estar bem elevado. Por obviedade.

     Acontece que quem coloca esses "picaretas" lá é a própria população brasileira. Quando vota em cada eleição e os escolhe. E ponto pacífico. Daí, a própria população é a única culpada disso tudo de ruim que existe no país.

     Mas o pior não está só nisso. É que, entra ano e sai ano, isso não muda. Até piora. Porque o número de "picaretas" aumenta a cada quatro anos. Daí que só pode ser puro cinismo quando se vê parte, ou maioria da população, reclamar dos "picaretas". É, verdadeiramente, um ato de completo e perfeito agente da desfaçatez. 

     E será esse mesmo povão quem deverá resolver todos os imbróglios por ele criado nestas últimas décadas. E seja lá de que modo for.

sábado, 9 de março de 2024

SITUAÇÕES INCONVENIENTES

      Viver no Brasil nesses tempos atuais não está fácil. E nem é porque alguns afirmam já estarmos sob uma ditadura. E da toga. O que assusta de qualquer forma. Apenas para muitos, nada ainda mudou porque grande parte das pessoas nem querem saber de discutir política. Mas aqueles que gostam, dependendo da posição que tomam, já começam a esbarrar em situações, no mínimo, conflitantes. Até já temerosas.

     Existem vários jornalistas conhecidos, não por todos, que estão exilados nos Estados Unidos. Seus nomes?: Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos. Também uma juíza que atuava em Minas Gerais, Ludmila Lins Grillo. Também um ou mais blogueiros.

     A própria Rádio Jovem Pan anda atravessando séria crise com a justiça do país. E já é ventilada a hipótese dela ser fechada e ter suas atividades encerradas. E afirmam tudo isso ter apenas um autor: o ministro Alexandre de Morais.

     Também afirmam que boa parte da imprensa brasileira esteja sob domínio desse. Apenas se curvaram às suas vontades, ou determinações, que se houve, mesmo, foram por debaixo dos panos. Mas esta imprensa já fugiu à essência daquilo para que foram criadas. Fornecer informações autênticas e verdadeiras à população. Transformaram-se em sub produto da informação.

     Contudo ainda resta gente de brio e coragem nesse âmbito. Jornalistas como Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Jorge, Serrão, Ana Paula Henkel e Bárbara Destefanni, Cristina Graeml,  dentre vários outros, não estão temendo, tampouco se rendendo à tais pressões. E continuam em seus jeitos e modos, dizendo tudo aquilo que as pessoas do bem precisam e querem ouvir e têm que saber do cotidiano de nossos dias. Mas esses estão fazendo uso da internet em seus trabalhos.

      Mas a situação vai se agravando a cada dia que passa. Infelizmente o brasileiro ainda não aprendeu o que é fazer política. Cada cidadão tem que, ao menos,  possuir a noção de que deve politizar-se, para conhecer um pouco os meandros desse âmbito. Pelo menos saber em quem não deve votar. Isso já seria um ótimo progresso cidadão.

      Deveria haver uma movimentação de sociólogos, psicólogos, antropólogos e todos os afins, com o intuito de estudar e descobrir porque o nosso país entrou em tão grande degradação moral. Infelizmente a situação chegou ao patamar do absurdo, seja lá o que isso queira dizer mas todos o devem saber.

      Para este autor, o início desse revertério está em 1985. Logo após a abertura política no país, onde os militares devolveram a gestão nacional aos políticos tupiniquins. À partir disso e daí o caos instalou-se em Pindorama (Brasil). Foi também onde a bandidagem tomou conta de quase tudo. O resultado disso está tão à mostra. Só não vê quem não quer.

sexta-feira, 8 de março de 2024

ENGANAÇÃO E HIPOCRISIA

      Ainda sob a temática de enganação, desenvolvida no texto anterior, há que se acrescentar mais algumas coisas a respeito. Porque há pessoas, daquelas que denominamos de 'inocentes', que parece fazer pouco daqueles com os quais mantém alguma interlocução. Rara ou frequentemente. 

     Nestas ocasiões, fazem-se de distraídos, dando a entender que iludem àquele. Só que isso até pode acontecer com alguns, mas não todos. Há pessoas que possuem discernimentos suficientes para perceber as artimanhas.

     Tudo bem que exista gente que é cínica, porta-se mal. E que não está nem aí pela reação alheia. Para o bem ou para o mal. Ela só extravasa sua ruindade, mesmo. E, claro, isso é uma das piores coisas a se aturar em alguém. Inclusive nesses dias atuais, esses até fazem questão de expressarem essas 'virtudes'.

      E para quem busca vigiar-se a si, evitando cair nesses mesmos erros, tomando conta de si para não incorrer em deslizes, principalmente sob o aspecto moral, não há como sentir um certo deslocamento por ter que conviver com esse pessoal.

      Então, nesses tempos atuais, muito diferentes dos de outrora, coisa, assim, de cinquenta, sessenta ou mais anos, vivê-los é, no mínimo, um transtorno. Pelos sofrimentos que se enfrentam em lidar com pessoas totalmente desajustadas. Sem noção daquilo que cometem com naturalidade. Para eles, é claro.

     Mas o duro mesmo é ver pessoas assumirem de forma plena e absoluta, suas verves às vezes até criminais, dando a parecer que para elas isso é a coisa mais natural do mundo. Às vezes ainda afirmam serem seus contrários, os errados. O fim da picada!". 

      Agora, imaginem daqui a mais algumas décadas. Como é que esse mundo. estará. Dos males o menor. Porque para os atuais idosos, que não alcançarão esses tempos futuros, estarão livres dessa pesada e inconveniente vida. Daí que, deixemos toda essa ruindade para quem está aqui recente, ou ainda chegará no futuro. Boa sorte para todos. 

quinta-feira, 7 de março de 2024

EITA, POVO BOM DE SER ENGANADO !

      A que conclusão se pode chegar quando observamos um total desencontro quase que entre todos neste país? É sabido que a verdade é uma só. Mas, de uns tempos para cá, isto modificou-se. Agora ela vigora da seguinte forma: a verdade de uma das partes, a verdade da outra parte; e a tal de verdade verdadeira, um pleonasmo de boa hora.

     Mas é claro que isso não pode e nem deve vigorar como coisa absoluta. Não há como se fugir da autenticidade de uma determinada situação. Mas, do que se tem observado, tem muita gente apelando nessa vida. São os espertalhões, os vivaldinos. E também do que se tem observado, repita-se, a esquerda política brasileira anda se aproveitando dessas circunstâncias.

     Ela diz dos outros o que ela mesma faz. E nisso vão sendo criadas o que denominam de narrativas, ou fake news, com vários intuitos. O principal deles é enganar. A tudo e a todos. E o presidente da república (em minúscula, mesmo), é tido como um ser dos mais mentirosos do país. Haja provas disso, segundo a imprensa   

     Oras, mas se um presidente da república pode agir de tal forma, não há como seus seguidores deixarem de fazê-lo, não é? Além de coerente, isto também pode ser considerado lógico. Só que não, claro! Mas, infelizmente, virou moda, ou rotina, tal comportamento. E o país vai se submetendo a tais e tantos absurdos.

     Impressionante é observar-se por parte desse pessoal, exercícios para autoanálise e autocrítica. Pelo menos para não passarem vergonha, tampouco verem suas imagens destruídas. Mas parece que adotaram outro entendimento. Fazem questão de transgredirem. A moral que se exploda.

     Isso é o que vigora nesses tempos atuais. Mas, outrora, isso era diferente. Imaginem, então, doravante? A coisa degringolará sobremaneira. Mas, eles já têm a explicação, devida e própria: faz parte!

Em tempo: quando o Ex-Presidente Bolsonaro tomou posse no cargo de Presidente da República, o que criaram de narrativas sobre ele não foi mole. Só que, com o tempo passado, quase cem porcento dessas narrativas não aconteceram. Porque não eram verdades. No entanto, com o atual governo, as verdadeiras más ações proliferem diuturnamente. Eita povo bom de ser enganado!

quarta-feira, 6 de março de 2024

ANDA FALTANDO BOM SENSO, DISCERNIMENTO E COERÊNCIA EM MUITOS NO BRASIL

      Já está passando da conta e dos limites, ficar assistindo verdadeiros bate-bocas entre muitos neste país. No caso, gente identificado com a direita e a esquerda. No caso, no âmbito da política. E já está cansativo observar-se fatos totalmente sem cabimento.

      É óbvio que cada um de nós tem a liberdade de pensar o que quiser. Mas no atual momento já não estamos possuindo condições de dizer certas coisas, certos assuntos. Já dizem estarmos vivendo uma ditadura. E da toga, se é que isso seja crível.

      Impressiona é ver aqueles que se identificam com socialismo e comunismo, quando podem ver o que realmente na vida das pessoas que moram e vivem em países sob tais regimes. A internet, através de muitos canais que nela existem, têm mostrada a pura e dura realidade nesses países.

      O Youtube oferece a quem quiser, e puder assistir, uma quantidade infindável de vídeos postados por cubanos. Os que ainda vivem lá e, a maioria, dos que de lá já fugiram. E existem muitos deles no Brasil. E é impressionante seus relatos.

      Mais espantoso é assistir o jeito deles ao chegarem no Brasil e verem tudo o que existe aqui. Mas se chocam quando pela primeira vez adentram a um supermercado. É emocionante e comovente. Quase todos eles só expressam um ato: o de chorar. Por ver que em seu país, Cuba, tudo é racionado, bem como pouca quantidade de tudo, também a preços exorbitantes. Com o detalhe de ganharem em pesos cubanos e comprarem a preços de dólares. Um desequilíbrio total.

      Cadê aqueles adoradores do comunismo e de Cuba? Por que não perdem um tempinho e assistam a tudo isso. É certo que declararão ser tudo montagens. E assim perduram em entender, sem captar o verdadeiro espírito do verdadeiro inferno que é viver lá.

      A título de colaboração, para facilitar a busca e a procura por alguns deles, segue os links deles para acesso: O detalhe é que são todos jovens.

1 - Chate Ipanema - YouTubeChate Ipanema

2 - Cubana no Brasil - YouTube

3 - Cubano mostra como sobrevive em Cuba.Caderneta de alimentação básica (youtube.com)

4 - O Brasil mudou minha vida Cubana no Brasil (youtube.com)

5 - Jany Pons - YouTube

6 - Lulu no Brasil - YouTube

    Mesmo assim ainda existem muitos brasileiros que não acreditam em todo aquele terror. Pior é ficarem criando narrativas mentirosas, acusando os outros do que eles fazem, bem como inventando acusações sem provas. O tempo está derrubando tudo isso. Mas, ao final, os desgastes são muitos para quem tem que se defender sem necessidade.

    É de se sugerir que essas pessoas visitem países socialista/comunista. De preferência que nem voltem de lá. O país Brasil agradeceria muito.

terça-feira, 5 de março de 2024

MAIS VENTOS ALVISSAREIROS NO HORIZONTE POLÍTICO BRASILEIRO

      Pode afirmar-se com segurança que o Ex-Presidente americano Donald Trump tem percorrido com pleno sucesso a campanha que o levará de volta à presidência dos Estados Unidos. Além de ter conseguido reverter a situação no Colorado, onde havia sido impedido dessas disputas, teve votação expressiva 

     Ele também tem vencido, até com certa folga, as eleições primárias dos estados americanos. Só algo tenebroso para tirá-lo do páreo. Tanto em sua eleição pelo partido, quanto pela eleição geral em breve. É alvissareira essa situação. E traz positividade até mesmo para o Brasil, mesmo que o Sr. Jair Bolsonaro, já declarado inelegível para 2026, mas tudo isso ainda pode virar.

     Não é coincidência entre as situações que abrangem, simultaneamente, Brasil e USA. Lá, como cá, aconteceram fatos que ainda requerem análises profundas. Mas aos poucos tudo vai clareando a respeito. A prova disso é ver que ambos os prováveis candidatos, Bolsonaro e Trump, vão sendo  bafejados positivamente por excelentes fatos.

     A história mundial vai acumulando situações que, lá na frente, mudarão seus cursos. Muitas mentiras e más ações de vários, modificam as verdades dos fatos. Mas o tempo se incumbe de destruí-las. Basta ter paciência e esperar caírem todas as fichas.

     Na última manifestação do Ex-Presidente Bolsonaro na Paulista, no último dia 25, revelou que ele não sofreu com seu impedimento em concorrer na próxima eleição presidencial. É fato que todas as narrativas geradas para prejudicá-lo até aqui, estão sendo desfeitas e derrubadas uma à uma. Já venceu todas as ações que lhe foram impostas.

     E a manifestação reacendeu o espírito de liberdade e democracia em boa parte da população do país. Aquela região onde foi realizada, ficou totalmente ocupada por pessoas que ali foram prestigiá-lo. E entre as muitas discussões a respeito do número de participantes, a mais lógica define um número em torno de setecentos e cinquenta mil pessoas. As imagens desse evento são suficientes para dirimir tais dúvidas.

     Mas não se pode deixar levar por excesso de otimismo. A turma contrária é má. Isso em todos os sentidos. Ela não cessa sua malignidade. Estão sempre buscando subterfúgios para suas ações. Daí não se poder distrair, bem como conceder-lhes espaços. O resto vem a reboque.

segunda-feira, 4 de março de 2024

JÁ ESTÃO SE FAZENDO BONS VENTOS NO PAÍS.

      Parece que a mobilização do dia 25 de Fevereiro último, na Paulista, começa a colher os primeiros resultados. As opiniões de alguns, digamos, daqueles que apresentavam resistência do Ex-Presidente Bolsonaro, já começa a diminuir, quando se observam mudanças em suas opiniões.

     Um famoso consultor político, Carlos Alberto Di Franco, também jornalista político, expõe numa matéria sua, hoje, no Estadão, opiniões reflexivas, que deveriam ser observadas por aqueles que sentem rejeição ao Ex-Presidente Bolsonaro, que se perguntados o por quê disso, nem sabem ou saberiam responder tal questão.

     Coincidentemente, ontem, num vídeo publicado por ele mesmo, Fernando Gabeira segue nessa mesma linha de Carlos Alberto Di Franco. E é surpreendentemente tal fato porque Gabeira é um ex-petista, esquerdista de quatro costados. E até pouco tempo, um ferrenho detrator do Ex-Presidente. É espantoso isso.

     Diante disso, seria bom que muitos parassem para refletir suas opiniões. Buscando descobrir a origem delas. O mundo está por demais em atrito. Isso tem levado à muitas discussões que podem transformar-se em contendas.

     Também é chegada a hora de auto análise e auto crítica por todos os que são esquerdistas. Saber se suas ações estão contribuindo para bons resultados em prol da população do país. Há tanta lambança nele que já começa a espantar. E o histórico disso nos mostra o que já passamos de ruim no país e na vida dos brasileiros.

sábado, 2 de março de 2024

VOCÊ EMBARCARIA NUMA CANOA FURADA?

      Surpreendente é olharmos para os acontecimentos que andam se dando em nosso país nesses últimos tempos. Digamos que a partir da chegada do Ex-Presidente Bolsonaro ao poder, em 2019.

     Assim como de repente, tudo virou de cabeça para baixo. E as primeiras distorções se deram no âmbito da justiça do país, com iniciativas que contrariaram, até mesmo, a nossa Constituição Federal. E isto é apontado por diversos personagens desse mesmo âmbito, gente conhecedora desse métier.

     Oras, como é que pode ter acontecido isso?  Por que não se tomaram as primeiras medidas para coibir essas distorções?  Mas não, as permitiram. Inclusive com seus avanços, a ponto de hoje em dia termos vários casos nesse nível.

      Interessante é que mesmo se observando pessoas gabaritadas nesse âmbito, emitirem opiniões definidas sobre tais barbaridades, mesmo assim não apareceu ninguém para resolver tais imbróglios. E eles foram se avolumando e acumulando no país.

      A coisa distorceu-se tanto que criou um ambiente duplo. Muita gente com bagagem suja, está se arvorando em paladinos da verdade. Pior é que estão até convencendo alguns ingênuos. E estes embarcam nessa canoa furada. Aí, praticamente dividiu-se a nação.

     E a andar desse jeito, as perspectivas não são nada favoráveis. Já andam até falando em probabilidade de surgir uma guerra civil no país. Seja exagero ou não, isso é alarmante. Porque colocará em risco a nossa própria nação. E a repercussão de uma fato como esse todos sabemos de antemão.

     Então, como e quando se resolverão todas essas questões?

sexta-feira, 1 de março de 2024

PALMAS PARA ESSE PESSOAL !!!

      Um autor como esse que vos escreve, 'dono'(?) do referido espaço que ocupa quase que diariamente, com setenta e dois anos de idade, recém completados, como  pode situar-se no atual âmbito em que estamos nesse cotidiano de vida?

     Quando ele lê, vê, ouve e vive, não necessariamente nessa ordem, autoridades serem acusadas de leviandades, irregularidades, descumprimento de leis, dentre mais outras ações nefastas, garantidas por pessoas abalizadas e avalizadas em fazê-lo, tais como juristas renomados como Ives Gandra Martins, Modesto Carvalhosa, também ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, jornalistas altamente conceituados como Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Jorge Serrão, dentre mais outros do mesmo quilate, é para repensar tudo o que aprendeu na vida.

      Principalmente como foi educado. Por pais rígidos, cuja mãe mais parecia uma sargentona, de tão exigente em condutas cidadãs, que diariamente ao ver-me sair de casa para alguma circunstância, colocava-se diante de mim com um dedo em riste, dizendo: "rapaz, olha a vergonha na cara, heim!" Isso poderia ser tomado como um verdadeiro mantra. E isso deu-se até à minha idade de cinquenta e um anos, quando ela faleceu.

      Aí, cai-se para os dias atuais, onde costumes, regras e comportamentos mudaram de lá para cá, a ponto de considerar-se que tudo o que valia antes, já não vale mais. Inclusive os velhos métodos e meios, foram substituídos por outros que nem passam perto dos anteriores.

      E de pouco tempo para cá, a omissão de grande parte dos brasileiros deu espaço para cretinos se arvorarem em autoridades máximas, mesmo que não preencham os requisitos legais. E que andam praticando  horrores, os mesmos apontados pelos citados acima.

      Então, agora somos obrigados a engolir desaforos e impertinências de quem deve cumprir seu papel e não fazer o contrário. Ameaçando, oprimindo, ofendendo cidadãos comuns, mas probos. Gente que sempre cumpriu rigorosamente com o seu papel. Fora o que inventam de crimes a acusar muitos daqueles.

      O pior de tudo é não visualizarmos soluções para tanta arbitrariedade. Parece que o que vale agora são as leis que os criminosos criam e criaram desde então, oprimindo o cidadão e a própria cidadania.

       Um criminoso pode ser colocado na presidência do país. Um rol extenso de gente com currículo parecido a este, faz parte da gestão pública do país. Mas o que assusta é ver que o contingente que apoia essa gente é alarmante. E esses ainda se arvoram estarem do lado do bem e da legalidade. Rasque-se tudo o que havia de lei, inclusive uma Constituição Federal. O Brasil é, hoje, uma terra de ninguém. Palmas para essa gente!!! Ou seria melhor usar de vaia???

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...