Marcadores

segunda-feira, 31 de julho de 2023

SE SOUBER, RESPONDA.

      Talvez no mundo de hoje, os tempos atuais em que estamos vivendo, devêssemos nos divertir bastante. Muito mais que antes. Porque, para muitos, a diversão está aí. Mesmo que a custo pesado, sob todos os sentidos.

       É óbvio que este primeiro parágrafo é totalmente destoante. O mundo não está nada divertido, até pelo contrário. Ele deu uma cambalhota intensa, virando do avesso. Tudo o que era certo e direito antes, é e está errado atualmente. E ai daquele que se contrapor a isso. Corre sérios riscos, até de vida.

       Mas o mundo e a vida seguirão em frente. E, por certo, muita coisa ainda acontecerão neles, modificando mais ainda as situações que viveremos. E se tudo já está assustador nessa atualidade, imaginem daqui a trinta, cinquenta ou setenta anos?

       Talvez tenhamos sorte de não chegar até esses novos tempos. Cientistas já preveem a extinção do planeta, levando a reboque todas as populações que nele existem. Parece até que não dará tempo de se concluírem as pesquisas e análises de um outro planeta possuir as mesmas condições que a Terra, possibilitando as mudanças previstas e esperadas por muitos. Dos males o menor. Talvez até o pior.

        Mas existe muita gente que está amplamente favorável aos absurdos que desenvolvemos e alcançamos. Por não possuírem discernimentos, raciocínios, lucidez, bom senso e coerência, não percebem em que estágio de absurdo o mundo chegou. Com isso, as muitas tragédias que passamos. Doenças, violências, intempéries pesadíssimas, famílias desarrumadas e desalinhadas...sofrimentos.

         Enfim, que outro modo buscar para enfrentar tudo isso? 

sábado, 29 de julho de 2023

INDAGAÇÕES PERTINENTES E COSTUMEIRAS

      Essa questão envolvendo contribuições populares ao PIX do Sr. Bolsonaro, voltadas à quitação de multas aplicadas pela justiça do país a ele, deixou muito clara como anda a situação moral brasileira.

     Há legislação proibindo divulgação de informações que envolvam certos aspectos. E a financeira é uma delas. Ninguém pode ter seus dados e valores espalhados por aí à toa. Mas isso funcionou até o início da gestão petista/Lula ao governo do país. Daí pra frente está escancarada toda e qualquer ação e atitude ilegal dessa gente.

     O COAF é um órgão governamental financeiro que controla as transações envolvendo dinheiro entre tudo e todos. Mas nesse caso do PIX do Ex-Presidente, foi escancarada um grande número de transações envolvendo um bom número de brasileiros. Alguns ricos, outros famosos, também um Ex-Ministro do TSE, dentre muitos outros. 

     Parece que assumimos situações muito diferentes de outrora, onde se obedecia quase que rigorosamente as leis do país, salvando-se algumas exceções. E estas não chegavam a desestabilizar as regras gerais. Contudo, nos dias atuais, estas são as perspectivas e prerrogativas às quais estaremos sujeitos por diante.

     É de se perguntar como um povo vê tais mazelas acontecerem, sem buscarem impedir tais absurdos. Chega-se à conclusão que esta mesma população possui um número muito grande de apaniguados com indecências, desonestidades e arbitrariedades. Não se pode ter um entendimento diferente disso.

     Dessa forma, o exercício costumeiro continua neste espaço. O de indagar. E a dessa vez é: será que vale a pena enveredar pelo caminho do mal? A história mundial possui essa resposta. Então, que cada um desses, busque localizá-la, identificá-la e descobri-la. Daí que busquem mudar seus princípios.

sexta-feira, 28 de julho de 2023

ESSÊNCIA VITAL NO BRASIL: A CRIMINALIDADE

      Será que muitos dos brasileiros já prestaram atenção num fato? O dos noticiários em rádio, televisão, jornais, e agora nas redes sociais e nos tais de canais políticos? Aqueles que são administrados pelos chamados "youtubers"?

      É o tempo inteiro de notícias ruins. Até péssimas, segundo seus conteúdos pesados, dando conta que a indecência e a imoralidade tomaram conta de tudo e de todos, até. É de uma baixo nível surpreendente. Isso mostra a naturalidade com que o povo aceita tais mazelas.

      Aí é onde mora a verdadeira realidade de nossa nação. Isso é até fácil de entender. Também de explicar? Nesse aspecto, claro que não. Porque explicar tanto absurdo, fica quase que impossível. Mas o retorno do Lula à presidência do país é um fator pra lá de sintomático.

      Como alguém com uma ficha tão suja como a dele, poderia ocupar o maior cargo de uma nação? Vire-se aí para explicar. Mas deixe sua desfaçatez de lado. Mas ele não é o único caso no país. O Congresso Nacional tem muito mais que um terço de seus membros envolvidos em situações iguais ou parecidas. E isto abrange, praticamente, todos os âmbitos  no país.

      Fica mais fácil lembrar do samba do Bezerra da Silva que fala de bandido. Naturalmente que sua intuição e inspiração deve ter se voltado para essas, ou aquelas, situações. Que coisa fácil de criar, né?

quinta-feira, 27 de julho de 2023

A SENILIDADE EM EXPRESSÃO

      Foi muito alarmante uma reportagem surgida na CNN dando conta de uma afirmação de Lula com relação ao Ex-Presidente Bolsonaro, onde ele afirma que este não tornará a ser presidente novamente no Brasil.

     É óbvio que uma afirmação como essa só deve partir de alguém que já se encontra num estágio profundo de senilidade. Não se pode analisar de outra forma tanta imbecilidade. Mas na atualidade brasileira, estamos sendo abastecidos com situações até piores que essa.

     Oras, também se pode imaginar que tal afirmação seja de alguém totalmente fora da realidade. O Ex-Presidente, onde anda, acumula e carrega contingentes enormes. De apoiadores , simpatizantes e outros tipos de pessoa que nutre por ele muita admiração.

     Já com Lula isso é totalmente contrário. Ele só consegue juntar uns poucos de bajuladores e apaniguados. E olhe lá! É um tremendo vexame seus deslocamentos. Sem contar os imensos apupos negativos que recebe de todos ali onde estiver. E as mídias mostram isso. Com facilidades e frequências. Só não vê quem não quer.

     Infelizmente estamos passando por circunstâncias pesadas. Principalmente no âmbito jurídico, e até no político. Porque tudo está sendo desvirtuado de uma forma estúpida e inconsequente, a ponto de não se saber onde tudo isso parará, bem como terminará.

      Em resumo, o país dá a impressão de ter mergulhado num verdadeiro caos, onde a dignidade foi posta de lado. Também a seriedade. A começar pelas instituições públicas. Também grande parte da imprensa embarcou nessa. E, segundo consta, o Sistema Globo anda se recuperando de sua falência, com uma boa ajuda do erário. E o governo Lula se inclui nesse auxílio.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

A MERITOCRACIA ABALADA EM NOSSO PAÍS

      Todo o exposto escancaradamente país afora na atualidade, define muito bem aonde chegou o país. Tudo está definitivamente definido. Sem que haja possibilidade de algum retorno ao que era antes. Mesmo sabendo que o brasileiro nunca foi tão desenvolvido como lá no primeiro mundo e nos Estados Unidos.

      Lembrando de uma grande celebridade brasileira do século passado, em seu início, Capistrano de Abreu, que definia uma Constituição Federal com apenas um artigo e um parágrafo, onde se tomava conhecimento do seguinte: Artº 1: Todo brasileiro tem que ter vergonha na cara; Parágrafo Único: revogam-se as disposições em contrário. E isto está registrado nos anais brasileiro em 1908.

      Agora, o que se assiste atualmente, passa longe disso. Definiu-se tudo de forma clara e objetiva. Sabe-se muito bem quem é do bem e quem é do mal. Sem quaisquer dúvidas. Sendo que não se têm mais pudores em assumir esta última condição. E os exemplos são extensos, incluindo gente de todos os âmbitos públicos/políticos e privados, também. 

      E dias atrás, corroborando o aqui exposto, viu-se umas afirmações envolvendo o Presidente do Supremo Tribunal Militar, STM, tenente-brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, fazer diversas afirmações sobre Lula, afirmando nunca ter sido ele um comunista ou algo próximo disso.

      Tecer loas a respeito de Lula é arrumar encrencas, tendo ele o currículo de mazelas que possui. Bem como vários envolvimentos com maracutaias, a ponto de ter sido condenado e preso por isso algum tempo atrás. E hoje em dia tem buscado decididamente em transformar nosso país num regime comunista como o de seus amigos Fidel Castro, Maduro, Daniel Ortega, dentre mais outros.

       Infelizmente nosso país não segue a linha da meritocracia para escolher quem ocupará os principais cargos na República. Por isso ela está repleta de gente sem a mínima condição de ocupar certas posições. Assim, tudo fica muito prejudicado. E quem mais sofre é a população. 

       Difícil é aceitar tudo isso. Ver o país caminhar para o abismo sem que possamos mudar esse tipo de coisa. Um país como o nosso, com muitas condições favoráveis, bastaria apenas que seu povo possuísse plenas condições de ação para gerar muito trabalho. O que a reboque lhes traria todos os benefícios que uma população precisa e merece,

terça-feira, 25 de julho de 2023

AFINAL, JUSTIÇA EXISTE NESSE MUNDO?

       Dá pra pensar que tudo o que se podia ou poderia escrever sobre mazelas humanas já foi feito? É quase impossível determinar-se isso, porque a vida vai seguindo em frente e a cada dia surgirão outras ações humanas. Boas e/ou más.

      No caso dessas segundas, é provável que ocorra um fato. Quem as pratica não possui nenhuma noção do que faz. Porque achar que causar o mal em alguém não terá nenhuma repercussão? Se pensa assim é porque ainda terá muito a aprender nessa vida.

      É de domínio de todos que existem duas justiças que nos remete. A dos homens e a Divina. Mesmo que se abra um parêntese para alguma explicação no que concerne essa segunda. Talvez nem tenha a ver com nenhuma religião mas, sim, com uma força portentosa e invisível que age e agirá, sempre, contra algo que foge à normalidade da existência de todos nós nesse planeta.

      Já a justiça humana, está deveria agir numa razão direta da justiça Divina, buscando resolver as pendengas que nos atingem e nos afligem. Mas, não. Ela é e está corrompida até sua raiz. Ou seria até o pescoço? Daí não havendo julgamentos lícitos, legais e limpos. Então, traz a reboque uma gama de injustiça. Isto sim!

      E em nosso país, o Brasil, esta justiça humana parece ter desgarrado de vez. Como é que se explica um ministro da justiça desse país possuir em seu currículo alguns processos judiciais contra si? Também outros agentes públicos judiciários já foram citados por envolvimento à alguma mazela perpetrada por eles.

      Mas o cúmulo do absurdo é possuir um presidente da república com processos judiciais e condenações criminais em seu histórico. Inclusive uma prisão da qual nem cumpriu a totalidade da pena por subterfúgios jurídicos de agentes judiciários, lá colocados pelo próprio condenado.

      Muita gente que processa religião, aguarda que uma divindade resolva tais imbróglios. Mas enquanto isso não ocorre vamos assistindo a muitos absurdos que tiram toda a fé que tenhamos nesse âmbito. E dizer que muitos sempre consideraram Deus como um brasileiro. Isso seria piada ou inocência? Sei lá!

      Mais uma vez lança-se indagações a respeito. E quem quiser, souber ou puder, que o faça. Todos aguardamos a devida resposta.

sábado, 22 de julho de 2023

ANTES TARDE COISA NENHUMA. QUE SEJA AGORA!

      Sob um próprio cunho, definiria uma certa situação que envolve o povo brasileiro, atribuindo uma metáfora que penso ser lógica.

      Nos solos africanos, há inúmeros animais. Uns pacatos e outros não. Existem as gazelas. são mansas, existem em grande quantidade lá. Mas os leões fazem parte dessa mesma cadeia. E são ferozes. São predadores das mazelas. Em bem menores quantidades.

      É comum assistir-se vídeos mostrando o ataque de um leão à uma manada de gazelas. Em quantidades muito maiores que o leão. Mas elas não reagem ao vê-lo dominar uma de suas companheiras, deixando-a mercê desse mesmo leão.

      Daí que a metáfora em questão é essa. Uma população quase inteira permanecer inerte ao assistir uns poucos a dominarem, buscando retirar seus direitos democráticos, mas praticando sofisma nesse sentido, afirmando que o fazem para garantir esses mesmos direitos. É claro que há muita coisa errada aí.

      Até alguns anos atrás, a garantia da democracia no país era um fato sólido. Mesmo que se houvesse permitido a instalação de partidos de esquerda com princípios socialista/comunista, estes não tinham nenhum peso no andamento da política do país. Ou até poderiam ter um peso ínfimo. Mas seus alcances não chegavam a despertar nenhum perigo, digamos.

      Mas esta situação parece ter mudado. Até inverter-se. Aquela gente foi "comendo pelas beiradas", infiltrando-se nos âmbitos políticos/sociais. E agora o que vemos é assustador. Desde o presidente da república, um ferrenho defensor do comunismo, das ditaduras existentes, bem como seus respectivos ditadores, o prato está cheio e completo para deleite deles.

      E já temos ministro de estado declarada e assumidamente um comunista. E anda buscando reverter tudo aquilo que a população lutou desde antes, para ter um regime democrático de direito pleno, o que anda correndo sério riscar de sucumbir.

      E aí se volta ao início. Das gazelas e da metáfora. Porque parece que o povo permitirá que uns poucos a submetam, sem reação. Mesmo sabendo o que aqueles regimes socialistas/comunistas ditatoriais, causam às suas populações. Aos seus povos.

      Onde estão todos? Até mesmo as Forças Armadas, o Congresso Nacional? Também juristas de renomes, jornalistas decanos e de respeitos? Que devem posicionar-se frontalmente contra essa gente do mal.

       Que ajam e se pronunciem. Vice-versa. Antes que seja tarde e tudo esteja perdido.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

O AGRADECIMENTO É (OU SERIA) IMEDIATO

      Uma das maiores celebridades brasileira foi, mas ainda é, Rui Barbosa. Que em muitas de suas exclamações podemos destacar uma: "os canalhas também envelhecem".

      E assim podemos perceber que conviveremos com eles a vida inteira. E é bem possível que esse tipo de elemento já nasça com tal propriedade. Mas não há como garantir isso. Seria necessário que os especialistas nesse tipo de comportamento o estudasse e apurasse tal possibilidade.

      Mas a sabedoria popular também possui certos aforismos que nos mostram muita coisa. Todas elas muito úteis. E uma diz: "de filósofo, médico e louco, cada um temos um pouco". E acreditemos fielmente nisso, sabendo que podemos substituir o primeiro termo dessa afirmação por qualquer outro.

      Talvez isso nos dê a possibilidade e a capacidade de expressarmo-nos sobre quaisquer assuntos. Só buscando não cometer exageros, tampouco presunção e/ou pretenciosismo. O resto, virá a reboque.

      Nesses atuais dias é corriqueiro observamos excessos. De todos os tipos, formas e tamanhos. Daí que o descaramento e a desfaçatez estão aí mesmo para demonstrá-lo. E podemos observar isso no cotidiano brasileiro, onde já está havendo excesso desse tipo de gente, os canalhas.

      Diante da possibilidade de dissertarmos sobre tudo, ou quase, pode-se afirmar tranquilamente que uma pessoa dessa é desprovida, em primeiro lugar, de aptidões. E isso é fácil de explicar.

      Alguém apto, capaz, seguro e determinado, não buscará agir sob o domínio da malignidade. Tampouco de subterfúgios. Sejam quais forem. Porque estas propriedades não fazem parte de seu íntimo. Até pelo contrário. Sempre agirá dentro da correção, da legalidade, da utilidade.

      Será que Freud, se vivo estivesse, teria desmembrado tal assunto? E por que seus discípulos e seguidores não o fazem ou não o fizeram? Talvez o contingente daquele tipo de gente não estivesse em tão alto patamar.

      Infelizmente, no âmbito público/político brasileiro há uma infestação dessa gente. E nenhuma delas com limites. Até muito pelo contrário. E isso está levando o nosso país à derrocada. Elas não se preocupam com nada e nem com ninguém. Apenas em seus exercícios criminosos. Com o único fim de uma completa locupletação, com altos custos e ônus, para a população brasileira.

      E como sempre, caberá, pelo menos, uma indagação? Quem pode por fim a isso? Quem souber, souber ou puder, o responda. Todos agradecemos antecipadamente.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

INDAGAÇÃO INTERESSANTE

      Quisera que um percentual representativo da humanidade praticasse e expressasse alguns exercícios. E quais seriam esses? Dentre os mais importantes talvez seria a conscientização. Mas ela deveria trazer ao seu reboque várias outras. A lucidez, a coerência, o bom senso, e o pleno exercício da inteligência, porque, pelo que assistimos nesse cotidiano, essas propriedades andam cambaleando.

      Assim, vamos gerando situações de extrema gravidade entre todos. É inaceitável que existam seres humanos que se situem contra a própria humanidade, gerando disputas, confusões, desentendimentos e também confrontos.

      Tais ações mostram a falta de percepção de quem as expressa e comete. Porque há uma certa situação que a sabedoria popular descreve como: "o vento que venta lá, venta cá". Isso implica dizer que o que atinge alguém, por certo atingira àquele que a praticou. Isso é um fato intrínseco à existência de todos.

      Sendo assim, depois dessas análises, cheguemos onde a nossa intenção pretende. As muitas situações que estão acontecendo em nosso país, onde a disputa política foge da essência daquilo que a vida precisa. Gente puxando contra a normalidade o tempo inteiro, buscando causar dano à própria população do país.

       E aqui não há a proposta de se defender este ou aquele. Tampouco acusá-los. No entanto é necessário que todos se concentrem nas ações reais e verdadeiras que nos estão acometendo. Quem realmente tem a verdadeira proposta do bem? E nem está difícil chegar-se a tais conclusões. Basta voltar ao primeiro parágrafo e usar aquela abordagem.

       O âmbito público/político brasileiro adquiriu uns modos estranhos. A impressão que se tem é a de quem o adentra o faz apenas com um único intuito. O de locupletar-se. Daí que as ações e comportamentos que usam é de tirar proveito dele em todos os sentidos. Dane-se o país e sua população.

       E esses, que estão aí há pelo menos umas três ou quatro décadas, promoveram uma miserabilidade  de boa parte da população. Ou seja, transformaram boa parte das pessoas em pobres coitados. Baixa educação, profissionalismo deficiente, dentre outras deficiências.

       Tudo isso pode ser explicado pelos péssimos serviços públicos que o país possui e apresenta. Não há um só onde se consiga alcançar suficiência, mesmo que os meios de comunicações exponham tais situações diuturnamente. Ninguém parece se interessar por isso.

        É claro que tal situação parece ter entrado num processo de naturalidade. Acostumou-se ao pior. Gente morrendo nas ruas e até em portas ou corredores de hospitais; educação capenga; transportes deficientes; segurança precária. Mas também um excesso de malandragens e espertezas. Enfim, os desrespeitos estão em toda parte.

        Será que conseguiremos visualizar algo positivo? Não deixa de ser uma indagação interessante.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

O BÁSICO

      Ultimamente tenho assistido muitos vídeos no Youtube que são postados por cubanos. Tanto OS que estão ainda em Cuba quanto os que lograram êxito em sair de lá. E estes estão espalhados por vários países do mundo, dentre eles o nosso país.

      Mas algo anda me causando um certo estranhamento. Porque a maioria desses cubanos são jovens. Digamos que estejam numa faixa de idade de menos trinta anos. Mas alguns estão com seus país, pessoas mais velhas.

      Interessante é perceber que eles quando chegam ao Brasil na condição de "fugidos", se dizendo saírem de lá praticamente com a roupa do corpo, mas com pouco tempo em nosso país já apresentam situações muito melhores que isso. Já possuindo lugares próprios para morar e também alguns deles possuindo um automóvel.

      Quase todos os vídeos mostram o verdadeiro espanto com o que encontram em nosso país. E dá para ver que é algo autêntico por parte deles. Coisas que eles jamais imaginariam ver e ter em Cuba. E fazem questão de mostrar e destacar isso nessas publicações.

       Nos vídeos mostrados pelos que ainda estão vivendo em Cuba, mostra grande parte daquilo que os que estão aqui relatam. E realmente é um fato espantoso, além de interessante. Isto porque todos esses vídeos, são mostrados em nosso país, bem como lá em Cuba também. Salvo erro.

       Assim, é possível e provável que tudo isso possa servir de amostra. Tanto para os cubanos mas, principalmente, para nós brasileiros, haja vista que toda a movimentação que o pessoal do Partido dos Trabalhadores, PT, anda exercitando por agora, mostram suas intenções em que o nosso país se transforme futuramente no mesmo regime de lá, em Cuba.

       Aos cubanos, se realmente assistem os relatos de seus patrícios fugidos, deixa claro que o que eles vivem lá é uma circunstância quase que vegetativa, por serem privados de quase tudo o que existe fora de lá e com acesso fácil a todos nos outros países.

       Ao contrário disso, a nós brasileiros, define uma perspectiva e uma expectativa de verdadeiro terror. E que ninguém possa deixar de perceber a flagrante diferença entre um país e outro. A começar pela extensão territorial entre ambos, bem como o enorme potencial agrícola e industrial que possuímos, que nos proporciona uma vida de excelência.

       Dessa forma, fica claro que muitos não estão se apercebendo do enorme risco que estamos correndo, em ver a ascensão das ideias socialistas/comunistas dessa esquerdalha infeliz. O que faz-se obrigatório um profundo exercício de autoanálise e autocrítica em que se pode cair na real e passar a ver tudo com mais apuro.

       É fundamental a percepção de que não devemos ficar mercê do Estado. Não devemos aceitar migalhas, bem como uma benemerência fajuta e exploradora, colocando o povão numa miséria perene. E tudo só depende do próprio povo.

       Para isso, há a necessidade de se tomar todo o cuidado ao votar. É o básico.


* Em tempo: é claro que existem muitas outros fatores a serem observados pelo brasileiros.

terça-feira, 18 de julho de 2023

QUERENDO SABER DE TUDO

     Estamos vivendo neste atual momento no país, situações preocupantes e assustadoras. Se tudo é como está sendo mostrado através dos noticiários e pelas redes sociais, é de se esperar que logo tenhamos acontecimentos trágicos e nefastos no Brasil.

      As leis e até mesmo a própria  Constituição Federal estão sendo desrespeitadas. Já não há direitos democráticos preservados. E de exemplos estamos repletos deles. E só pra citar coisas concretas, quando foi que vimos nesse país dois oficiais de altas patentes serem presos, fora do âmbito militar, sem que as Forças Armadas tenham se pronunciado e expressado no sentido de verificar algo que fugiu aos costumes legais?

      Até mesmo um Ex-Presidente está sendo tratado como alguém que esteja fora da lei, sendo convocado para audiências por diversas vezes, sem contudo ter contra si um só processo definitivamente acusatório. O desrespeito à sua figura tão representativa já foge também da normalidade jurídica e democrática. Talvez nunca se tenha visto algo parecido nesta nação.

      Mas com relação a certos ministros do STF, a coisa não funciona desse mesmo modo. Mesmo que eles tenham contra si acusações pesadas. Sendo que um deles proferiu afirmações perigosíssimas, dando margem à criação de situações também alarmantes, como a que promoveu o ministro Barroso na semana passada.

      Como sempre, esse autor tem indagações a fazer em suas assertivas. A mais comum delas é saber até onde isso irá? Bem como se quer saber qual serão seus desfechos? Mas há preocupações no sentido também de se querer saber se o povo estará preparado para situações ruins que podem acontecer doravante?

segunda-feira, 17 de julho de 2023

INDAGAÇÕES IMPERTINENTES

      Esta semana que passou foi verdadeiramente surpreendente. Tanto Lula quanto Barroso promoveram episódios dantescos, se é que podemos classificar assim tantos absurdos verbais proferidos por ambos.

      Fosse em outros tempos e eles estariam no que se classificava em "papos de aranhas", tantos foram seus atos fora daquilo que se espera de figuras que ocupam o lugar onde estão.

      É impressionante como certos fatos ocorrem. E sem que ninguém os tenham estimulados. Fica evidente que o sub-consciente humano é impressionante. E surpreendente. Por que faz aflorar ao ambiente externo tudo o que se esconde na mente de cada um. E mostra a verdadeira essência do ser.

      Com isso fica-se sabendo de fatos que poderiam ficar escondidos pela eternidade. Mas o extra-sensorial se incumbe de tornar claro e nítido as mazelas e maldades daqueles que sempre buscam escondê-las. Mas a humanidade não pode ficar fora disso. Daí que tais episódios sempre farão parte dos mistérios de nossa existência. E sempre precisarão serem elucidados. E resolvidos.

       E se fará necessário que não se permita que esses dois personagens fiquem isentos de sanções. O que expressaram foi de gravidades extremas. Coisas que interferem na naturalidade desse país. E o povão não pode ficar mercê de pessoas como essas.

       Infelizmente as situações que se instalaram em nosso país alcançaram um nível de estarrecimento extremo. Agentes públicos que não agem de acordo com o que seus cargos definem. E os Três Poderes da República contam com contingentes enormes, em que estão descumprindo a própria Constituição Federal.

       Daí que sempre caberá a indagação: onde é que tudo isso parará? E mais: quando?

sábado, 15 de julho de 2023

AGUARDAR. E OLHE LÁ!

     Não há tanto o que projetar para doravante nesse país no que toca à sua instabilidade jurídica e política nesse atual momento.

       Um episódio desse perpetrado por um Ministro do Superior Tribunal Federal, STF, onde deixou claro a sua parcialidade profissional, colocando em risco todas as decisões futuras em análises e julgamentos de alguns dos personagens com os quais deverá confrontar-se em processos judiciais futuros.

       Várias conceituações a respeito foram pronunciadas por especialistas dessas áreas, mostrando a realidade dessa mesma situação. Infelizmente do que se viu nas afirmações do Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, onde este também mostra sua parcialidade em analisar certas situações, é de se esperar que o desfecho dessa, caia no mesmo ponto em     que outras já acontecidas nesse país.

        É simples observar - e constatar - a parcialidade que acontece nesses últimos tempos, envolvendo decisões pra lá de importantes no âmbito jurídico. A mostra disso são as várias reversões em decisões mudadas que envolvem criminosos, livrando-os até mesmo de condenações criminais.

        Não há mais nenhuma dúvida em que o país anda correndo sérios riscos de mudar sua direção, indo ao encontro daquilo que antes era repudiado. A democracia corre sérios riscos, sim. Nisso, também a liberdade de seu povo vai a reboque.

        E, como sempre, só anda restando ao povão aguardar mais esse desfecho. E olhe lá!

sexta-feira, 14 de julho de 2023

SOMBRAS E ESCURIDÃO

      Uma pessoa tomar decisão contra algo, alguma coisa ou alguém é uma ocorrência natural nessa vida. Contudo deve observar certas coisas que envolvem isso. Por exemplo: ter a convicção na verdade. E sempre. Mas não é assim que acontece.

      Mesmo com farto material determinante para que todos sigam as leis e tudo o que as abrangem, ainda assim há sempre aqueles desvirtuados dessas premissas. Por isso esse grande desentendimentos entre todos.

      Pode-se atribuir esse tipo de comportamento/ação à muitas situações e fatores que, infelizmente, fogem à essência daquilo que deveria ser cumprido. Aí o aspecto caráter entra em campo. Nestes casos, existem o bom e o mau carácter. E isso parece estar intrínseco ao comportamento humano.

      O episódio que envolveu o Ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal, STF, mostra vertentes nesse bojo, por exemplo. Sua fala à uma plateia que o vaiava num evento na UNE dias atrás, deixou claro que ele fugiu claramente das exigências que seu cargo o obriga. O mínimo que lhe pode ser atribuído é um exercício de pura sofisma.

      Infelizmente em nosso país, nesses tempos atuais, as próprias autoridades não cumprem as regras que deveriam cumprir. E há muitos exemplos disso para quem os quiser ver. Basta acompanhar o noticiário corrente. É um fato absurdamente anormal.

      Como é que um cidadão comum pode se colocar ao assistir situações como essas? Em que ou em quem se balizar. Também confiar, haja vista que nos Três Poderes da República há um forte contingente de elementos que fogem da essência na exata postura cidadã.

       Outrora existiram celebridades que exalavam correção. E isto é um fato que não se vê nesse cotidiano. Num país que não há uma conduta séria de suas celebridades/autoridades, o futuro só pode ser sombrio. E as sombras que vemos atualmente, já mostram uma escuridão sólida.

        Então, o que a população brasileira pode esperar para si própria?

quinta-feira, 13 de julho de 2023

NÃO HÁ A QUEM RECORRER

      Do que mais se precisa para concluir da imensa imoralidade em que a justiça brasileira se encontra?

      Desde o momento em que se constata uma falta absoluta de lisura por parte daqueles que estão em postos onde deveriam respeitar a lei e a justiça do país, seguindo uma das premissas delas que é a conduta ilibada, bem como agir com imparcialidade, assistimos no dia de ontem, 12 de julho de 2023, o ministro Barroso participar de um evento da União Nacional dos Estudantes, UNE, manifestando-se de forma absolutamente indevida e imprópria. Também inaceitável.

       Ali, em seu discurso, definiu claramente em que posição está. Até mesmo assumindo uma condição revoltante. A de um militante político. E de forma assustadora, mostrando que está ao lado daqueles que sempre quiseram um país pior. E tal atitude é totalmente revoltante e inaceitável, repita-se.

        Com que autoridade este ministro poderá julgar processos que envolvam indiciados que estão do lado contrário daquilo que ele apoia? Nem se precisa ser adivinho para saber tais resultados.

        Mas esta é a infeliz situação que o Brasil atravessa no âmbito judiciário. E os absurdos nele vão se avolumando, dando-nos a oportunidade da injusticialidade tupiniquim (aforismo criado pelo autor dessa matéria). Não há outra visão para tais absurdos.

        Infelizmente não há a quem recorrer.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

BRASIL: UMA TERRA DE NINGUÉM

      O que esperar de um país como esse nosso, o Brasil, quando se vê no Congresso Nacional o exercício da ilegalidade, perpetrado por vários daqueles congressistas que ali estão.

      Num caso bem específico, a Senadora Soraya Thronicke, ao interrogar o Coronel Cid, ontem na CPMI do 8 de Janeiro, lá nesse mesmo Congresso Nacional, desrespeitou a própria lei que afirma defender como Senadora que é.

      Aquele coronel, na condição em que está, segundo a lei ele possui o direito de permanecer calado às perguntas que lhe são dirigidas nesse interrogatório. E essa Senadora, contrariando o que prega a lei nesses casos, continuou insistindo em interrogá-lo, ferindo as premissas que deveria proteger.

      Segundo consta, ela além de Senadora é uma advogada. Nisso aumenta sua irresponsabilidade e inconsequência. Mostrando muito bem o que é abuso de autoridade, também de poder. Bem como mostrar que não está à altura das duas condições que exerce. E, por incrível que pareça, nessa situação, não apareceu ninguém para contestá-la, tampouco corrigi-la.

       De acordo com o Advogado/Jornalista Thiago Pavinatto, da Jovem Pan, que já demonstrou por várias vezes ser um especialista em leis, ela deveria ser processada por isso. Claro que, diante dos fatos verificados, seria facilmente condenada.

       Uma situação como essa mostra muito bem à quantas andam as leis, a justiça e parte dos congressistas que nos representam. Pessoas arrogantes, presunçosas, mas sem nenhuma noção. Principalmente da função que assumiram e que não cumprem com o rigor dela.

       Essa é apenas uma situação estapafúrdia à qual os cidadãos brasileiros são obrigados a se submeterem. E sem que tenham a quem recorrer. E ela também mostra o nível do absurdo em que o Brasil alcançou. O país anda parecendo uma verdadeira terra de ninguém.

terça-feira, 11 de julho de 2023

TRAGAM A CAMISA DE FORÇA, POR FAVOR!!!

      Quem é que pode resistir à tanta esculhambação, como essa que ocorre em nosso país? E ela já vem de algumas décadas. Pelo menos umas quatro delas.

       Só que no atual momento em que vivemos, a coisa degringolou de vez, porque estamos assistindo às barbaridades perpetradas por agentes públicos. De todos os âmbitos. De uma forma contundente, agressiva e destruidora. 

        O êxito que essa gente está conseguindo e alcançando, é algo assustador. Mesmo que ainda tenhamos um bom contingente de pessoas que insistem em lutar contra essa gente do mal. Mas o combate está ficando desigual. Porque parece que o povão já sucumbiu. A tudo e a todos. Já não está reagindo. Pior, já aceita tal e tantos absurdos.

         Mas está para acontecer um fato engraçado. É que aqueles que ficaram sob um ataque constante dessa malignidade tupiniquim, por parte daqueles que torceram e torciam pelo "quanto pior, melhor!", acabaram por aprender tal método aos que estiveram sobre aquelas pressões.

         Isso implica dizer o seguinte: doravante todas as pessoas do bem desse país, devem passar a exercer aquele mesmo comportamento e torcer para que tudo fique muito pior, ainda. Talvez aqueles malucos se apercebam de seus equívocos e estupidezes, conseguindo visualizar a verdadeira situação para as quais torceram antes, transformando o país naquilo em que ele se encontra atualmente.

          Pode parecer um comportamento esdrúxulo. E talvez o seja. Mas como os religiosos acreditam em fim de mundo, não custa nada dar uma ajudazinha nisso, não é? Assim tudo acaba e ficamos livre de tudo de ruim que criaram e estabeleceram no mundo, principalmente nesse país, o Brasil.

sábado, 8 de julho de 2023

QUER SABER?

      Dentre as muitas e diversas mudanças estruturais e conjunturais promovidas no mundo, digamos,  Nesse último século, é de se supor que esta ou estas últimas acontecidas nesse tempo, estão agindo como aquela história de alguém dar um tiro no próprio pé.

      E será que muitos o estão percebendo? É de se imaginar que não. Porque a vida tem mudado muito nesses tempos.  Mas, digamos, de uma forma distorcida, trazendo menos conforto e tranquilidade à humanidade.

      Formou-se ou forma-se um pleno e completo paradoxo existencial. Enquanto a tecnologia e a aparelhagem eletrônica progridem, o comportamento humano está na proporção inversa disso. Ou seja, a humanidade está se comportando de uma forma relapsa, desobedecendo tudo aquilo que foi desenvolvido nos séculos passados para a manutenção da ordem e do bom viver.

     Nisso, lá se foram muitas das propriedades que regiam isso. E essas mudanças estão mexendo com o mundo. O comprometimento com a destruição planetária através de maus comportamentos humanos, mostra isso claramente. Onde não há ordem, disciplina e respeito, não haverá o cumprimento das leis. Transformamo-nos completamente numa terra de ninguém.

     E em nosso país, parece que isso já está em pleno vigor. A situação virou pé com cabeça, sabe-se lá o que isso queira dizer, mas acredita-se que todos acabem sabendo. Praticamente a justiça mudou de lado. Os criminosos estão dando as ordens. E ai daqueles que não as cumpram!

     Mas há a necessidade de ressaltar um fato. A própria população brasileira dá a entender que é formada por esse tipo de gente. Com um detalhe: os que agem e os que se omitem. E no final os dois lados cooperam com todo o descalabro alcançado. Escapa um contingente bem menor.

     E será que isso tem ou terá solução? Esta é uma indagação mais do que complexa. Então nos reportaremos à sabedoria popular que num de seus tópicos diz: " não há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe. Invertendo-se os termos dessa afirmação tudo continua igual. E só resta completar: quem sobreviver a tantos absurdos, o saberá. Simples assim.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

O HISTÓRICO MORAL DO BRASIL DEIXA A DESEJAR

      Alguns de nossos conterrâneos conseguiram elevar o nosso país a patamares de excelência. Dentre os quais podemos citar Pelé, Ayrton Senna, Rui Barbosa, Santos Dumont, e mais alguns.

      Devido ao seu tamanho geográfico era para alcançar muito mais. No entanto, parece que o próprio brasileiro não tem essa intenção. Muito menos essa vontade. Daí que vivemos em planos muito inferiores em relação às demais nações do mundo. Mesmo que tenhamos algum oásis de maravilhas, como o nosso agronegócio.

      Infelizmente, estamos passando uma certa dificuldade com relação ao exterior porque nossos Três Poderes estão deixando muito a desejar no tocante à condutas. Principalmente sob o aspecto moral. Neste, então, a coisa está pra lá de degringolada, seja lá o que isso queira dizer, mas suponha-se que todos o saibam.

      Talvez sejamos a nação com os piores índices nesse âmbito. Temos exemplos vergonhosos disso. E os anais brasileiros estão repletos de material que comprova isso de forma simples, clara e direta.

       De 2019 até 2022 tivemos um Presidente da República que encheu de orgulho a quase dois terços da população do país. Mas por razões um tanto o quanto misteriosas, ele não conseguiu vencer as eleições onde buscou reeleger-se para mais um mandato. É uma história cheia de mistérios. Talvez um dia venhamos a descobrir e saber desses pormenores com toda a exatidão que ele possa fornecer.

       Enquanto isso não ocorre, teremos que nos submeter à circunstâncias pesadas e desagradáveis, onde a pior delas foi ver um elemento com um histórico pesado de crimes e mazelas, foi surpreendentemente favorecido por gente as quais ele havia tornado autoridades, alguns anos passados. colocando-o no poder pela terceira vez.

       O que segue exposto aqui não é criação desse autor. É mostrado e garantido por pessoas com alto grau de conhecimento em leis. Juristas, Ex-Ministros do STF, jornalistas de conduta ilibadas, profissional e pessoal. Gente daquelas que dizemos de excelência.

       E a cada dia que passa mais a situação se agrava e se complica. Porque quem está no poder atualmente, viveu os últimos quatro anos torcendo pelo "quanto pior, melhor". E agora no comando de tudo, está colocando essa tese/teoria em prática, pouco se lixando para onde o país está se dirigindo, junto com o povão. O exemplo maior disso é essa tal de reforma tributária, que já nasce com discussões absurdas, indefinidas e confusas.

       Por causa dela já começa a surgir e acontecer faíscas no relacionamento entre o Ex-Presidente Jair Bolsonaro e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Possivelmente ele deve entrar no rol dos traíras. Os que se aproveitaram dele para se elegerem e logo após, mudaram de lado. É aguardar.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

NEM AGORA E NEM NUNCA!

     Apesar de existirem brasileiros que possuem a exata noção do que acontece no Brasil, mas parece que muitos outros permanecem indiferentes a isso.
     Há a necessidade de concentração destes, no sentido de mudarem suas concepções, interessando-se pelas situações esdrúxulas que estamos atravessando. E, principalmente, começarem a tomar pé e posição aos devidos fatos e acontecimentos.
     Em teoria, pelo menos, afirmam que o mal/mau nunca venCe o bem/bom. No entanto, de algum tempo para cá, temos visto o contrário disso. A impressão que se pode ter, hoje, é a de que a malignidade imoral já se instalou em nosso país.
     Nada pode ser desconsiderado nesse instante. Infelizmente o próprio povo dá a impressão de estar aceitando esse estado de coisas. Pelo simples fato de ter permitido um criminoso voltar ao poder no país, trazendo a reboque todas as suas quadrilhas e quadrilheiros de antes, vê-se espantosamente esses tomarem as rédeas de quase tudo.
     E aumentam as expectativas da transformação do nosso país num regime comunista. Mesmo que se saiba o terror que isso apresenta. E se ficam indiferentes a esse estado de coisas, mais tarde não poderão reclamar de nada. 
     Para quem está nesse rol, sugere-se que usem o Google para pesquisarem e se informarem da realidade que se dá nos países regidos por esse regime. Muitos sofrimentos de todos por lá, com vida mais precária do que imagina a nossa vã filosofia. 
     E aqui em nosso país, o Brasil, uma terra "abençoada", como dizem muitos, ver a coisa mudar, transformando a vida de seu povo num verdadeiro inferno na Terra. Daí que se faz necessário a imediata tomada de consciência dessas horríveis premissas que nos ameaçam. E lutar para que essa situação não ocorra. Nem agora e nem nunca!

quarta-feira, 5 de julho de 2023

A META ATUAL É ACABAR DE VEZ COM O BRASIL

      A curto e médio prazo o Brasil não sairá dessa situação em que está, onde não prevalece o bom senso, a coerência e também a seriedade. Isso porque boa parte dos homens públicos desse país não se voltam para o real e verdadeiro ofício da correção e da competência.

      Como pode uma nação evoluir se não há quem busque esse processo de forma natural? Entra governo, sai governo e as mudanças positivas que se faz não são aproveitadas. Essa administração lulista, por exemplo, se tivesse uma proposta de gestão objetiva, buscaria continuar as melhorias que o governo anterior promoveu no país. E estas se mostram escancaradas nos recentes anais de gestões públicas.

       Mas de modo contrário, este pessoal busca destruir o que for possível, para concretizar suas metas do "quanto pior, melhor", trazendo ao povão maiores dores e sacrifícios. Quando o lógico, bastava apenas buscar aprimorar o que foi ou já vinha sendo bem feito pela gestão passada. Nisso, teriam resultados muito melhores, com certeza.

       E quem é que pensa que essa gente que está aí veio com boas intenções? Claro que não. Se conseguiram arrombar os cofres públicos em suas gestões anteriores, por certo voltaram para acabar com tudo nessa atual gestão. É um fator de difícil explicação.

terça-feira, 4 de julho de 2023

QUERER SABER NÃO É PROIBIDO!

      Mesmo que grande parte de nós não consiga alcançar a grandeza do universo, e mais ainda a força grandiosa e volumosa que o rege, mesmo assim cabe, como se dizia antigamente, colocar a barba de molho e o pé para trás. Porque as nuances que existem por aí é muito maior do que possa imagina a nossa vã filosofia, já o disse Shakespeare.

     Engraçado, desde que o Sr. Bolsonaro tornou-se o Presidente do país, tudo ficou revolto. Num dia a coisa era de um jeito, no outro era diferente. E essa inconstância acabou por perdurar até os dias atuais, com probabilidades de continuarem assim por um certo tempo, tantos são os acontecimentos e ocorrências a que estamos subjugados.

     Cassaram a condição de candidatura do Ex-Presidente. De uma forma insolente e desonrosa. E segundo muitos entendidos nisso, de uma forma arbitrária e ilegal, apelando-se para situações esdrúxulas, aquelas que não estão dentro das premissas de nossa própria Constituição Federal.

      Mas o porquê e pra quê disso todos sabemos. Tirá-lo do caminho da legalidade e também da plena democracia que ele sempre defendeu e pregou. E em seu lugar colocaram um criminoso. E tudo que esse fez está registrado nos anais do país para quem quiser ver e saber.

       Nisso, o país mudou seu rumo e está caminhando para o comunismo. E nestes últimos dias temos a certeza disso com o próprio Lula que, de repente, resolveu tirar sua máscara definitivamente, aquela que vinha usando há uns vinte anos, pelo menos, e não possui mais nenhum resquício de decência. Assumiu de vez ser um COMUNISTA.

      Para corroborar isso, recebeu aqui o DITADOR  da Venezuela, bem como nos últimos dias do mês de Junho, o fórum de São Paulo. com seus apaniguados e comparsas com o COMUNISMO até o pescoço. E para espanto geral, não houve quase ninguém, salvo uns poucos, que manifestaram contrariedade e oposição à COMUNISCALHADA (neologismo desse autor para colocar tudo na ordem certa.

      Infelizmente a justiça brasileira está tomada pelo que há de pior em matéria de agentes públicos. Gente que além de fugir de suas obrigações reais e verdadeiras, ainda se coloca a favor e a  serviço dessa corja toda. Onde é que iremos parar? O povo não quer passar por esse tipo de coisa. E como tudo saiu do ordinário, quem é que enfrentará esse presente e futuro  extraordinariamente infame que nos assola e ameaça?

segunda-feira, 3 de julho de 2023

OUTRA CONCLUSÃO...

       Pegando uma deixa do outro texto neste espaço, seria bom descobrir o percentual (e o número) exato daqueles que são pró Lula. Consequentemente, os restantes seriam pró Bolsonaro. Exceto outro percentual entre esses dois.

      E de imediato afirmar que se houvesse por parte dos lulistas um mínimo de bom senso e coerência (eis aí uma certa de dificuldade!), chegariam imediatamente à percepção do absurdo, da incoerência e da estupidez. Porque toda essa pressão que empregam ao Bolsonaro, só indica não possuírem a devida lucidez necessária.

      Para isso, basta uma simples comparação entre os dois. Vejam e revejam isso com muito critério. E se uma pessoa é do bem, de bom caráter e boa índole, de imediato recusaria qualquer tipo de apoio ao tal de sapo barbudo, como dizia Brizola tempos atrás. Lula perde de Bolsonaro por placar tão elástico quando a vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7x0.

      Comece-se pela aparência, pelo visual de ambos. Pela postura e pelo comportamento, também. Pelo histórico político e social, incluindo-se aí o aspecto criminal de ambos. Lula possui uma das fichas mais sujas desse país. De fazer inveja a um pau de galinheiro. Acresça-se o alto grau de senilidade que ele anda apresentando. Atos, ações e palavras totalmente fora de quaisquer entendimentos.

      Seus múltiplos envolvimentos com bandidos, criminosos e afins, com condenações e prisão, chefiando grupos malignos ao extremo. Sendo responsável pelo maior escândalo de corrupção e maracutaias, e também roubos ao erário, nessas últimas décadas, desde que o PT alcançou o comando da nação em 2003.

      Daí que tudo isso deve ou deveria ser observado por essa gente. E ver os absurdos enfrentados e recebidos por Bolsonaro, inclusive com esse indecente e imoral ato jurídico que o considerou inelegível pelos próximos oito anos. Isso apontado e denunciado por quem entende desse assunto.

      Os bandidos prenderam, o xerife. O poste urinou no cachorro; ou seja, inverteram por completo a ordem das coisas e de tudo nesse país. E essas pessoas que concordam com isso, são próprias de um grande desprezo dos demais. Isso sem contar que elas estão ajudando criminosos a jogarem o Brasil por um precipício. Mas esquecem que, também, cairão nele. Junto com os demais.

       Isso seria divertido se não fosse trágico!

sábado, 1 de julho de 2023

UMA CONCLUSÃO...

       Querem saber de uma coisa? Sou um totalmente dessintonizado e também um dessincronizado com o presente em que vivemos nesse Século XXI, ainda em sua terceira década. E isso depois de alcançar setenta e um anos de vida nele. Não é pouca coisa, não!

      Mas acompanhar esse cotidiano em que estamos vivendo, é mais do que uma bravura. É pura ginástica. E pesada. Porque tudo o que está aí, se comparado à algumas décadas passadas, a coisa não está passando nem perto.

      Os hábitos e costumes são outros. Também os conceitos. E os morais, então, viraram de cabeça para baixo. A indecência, agora, vigora de uma forma absoluta. E ai de quem a renegar! É tachado de tudo o quanto é ruim. Ou seja, quem era ou estava certo antes, agora está totalmente errado.

      Mas existe coisa pior. Estão nos obrigando a aceitar o que não queremos e nem devemos. Perdeu-se totalmente a noção. De tudo, de todos, das coisas e etc...e tal. E vida que segue. E feliz é quem alcançou o grau de um misantropo, mesmo que tendo de se afastar de tudo e de todos para alcançar isso. Ufa!

      No entanto, não são tantos os que possuem um grau de percepção apurado para alcançar todas essas coisas estapafúrdias que estão por aí. A impressão que se tem é que alguma coisa deve ter sido inserida e infiltrada na sociedade em geral, fazendo-a vulgarizar-se e mediocrizar-se, mas de uma forma absoluta. Porque só assim se consegue uma plena adaptação aos dias de hoje. Quem sabe essas últimas vacinas criadas e injetadas no corpo humano? Digamos que de uns trinta anos para cá. Possivelmente, até uns quarenta deles.

      Até tem-se que fazer um parênteses nessa assertiva para afirmar que este autor não é um saudosista, tampouco um retrógrado. Até muito pelo contrário, tem atualização quase total dessas mudanças todas que se empregou na sociedade. Só não aceita rolar com os demais que o fazem e o conseguem.

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...