Marcadores

quarta-feira, 31 de maio de 2023

DURMA-SE COM TAL BARULHO !!

Mas rapaz!!!...

     Esta expressão ouço em todas as vezes que vou ao nordeste, Sergipe, terra de meus falecidos pais, quando alguém demonstra ou manifesta surpresa com algo, alguma coisa ou alguém. 

     E ela pode ser usada nestes dias em que Lula recebeu em Brasília o DITADOR MADURO. Com pompas, recepção caprichada, onde até os militares tiveram que tomar parte, prestando continência para um COMUNISTA/DITADOR.

     Mas rapaz!!, repita-se. Quando é que no ano de 1964, os militares dessa época fariam isso? A resposta é simples: nunca, nunquinha! Mas os tempos mudaram. E se pode dizer que "não se faz mais militares como antigamente". Mas não é só isso, não!

     Como deve estar a CARA daqueles que até esses dias acreditaram piamente que Lula é um democrata, como sempre se classificou? Ele é um pré-vestibulando a DITADOR. E já conta os dias para alcançar o fim desse estudo para pegar seu canudo.

     Nisso, se pode pensar que tal gente só pode ser UM SEM NOÇÃO. Não ter a exata noção da realidade é ser moco demais. Ou, na melhor das hipóteses, "UM INOCENTE, NÃO SABE DE NADA, COITADO!".

     Como pode alguém esquecer o recente passado dele? A imprensa e todas as mídias informam ser ele um ladrão, ex-presidiário, chefe de quadrilha, semianalfabeto, dentre alguns outros quesitos.

     Mas há aqueles que o consideram fenomenal. Dá pra dormir com um barulho desse?

terça-feira, 30 de maio de 2023

O EMBUSTEIRO

      Nesses últimos dias não tenho sentido nenhuma vontade de dissertar sobre coisa alguma. E cabe aqui pronunciar uma frase muito conhecida de todos: o meu saco estourou!, seja lá o que isso queira dizer mas todos o bem sabem.

      Quem é que aguenta tanto absurdo acontecendo em nosso país, a começar pelo retorno de Lula à presidência da república? E tais termos são escritos em letras minúsculas, propositalmente. É um verdadeiro acinte à decência.

      Fora isso, um elemento com a ficha mais suja do que um pau de galinheiro, apresentando já sintomas e vestígios de uma senilidade apurada, fazendo e dizendo asneiras o tempo inteiro, quando deveria tomar tinência e governar o país com seriedade e, principalmente, probidade.

      Um país como o nosso está totalmente desarrumado. Pode ser classificado como uma terra de ninguém, onde os Três Poderes da República apresentam total desalinhamento com o que preceitua a Constituição Federal, com imensos desrespeitos de muitos agentes públicos à ela.

       Onde fica a pregação da Democracia? Quando se recebe um ditador. Um ser criminoso, chamado Nicolás Maduro. Mas que sempre foi elogiado e idolatrado por Lula, que pensa ser o brasileiro um alienado, querendo passar uma imagem dele como de uma pessoa do bem.

       Quem é que resolverá tal absurdo? Seria a hora das autoridades brasileiras entrarem em contato com as dos Estados Unidos, solicitando e autorizando sua prisão em nosso território. E até poderia fazer jus à recompensa oferecida por aquele pais, nada menos, nada mais do que quinze milhões de dólares, segundo consta.

       Pra terminar, como pode as Forças Armadas admitirem o Lula? O generalato contraria a premissa anterior de lutar contra comunista/comunismo, ditador e ditadura, em todas e quaisquer circunstâncias.

       É certo que deve existir alguma coisa errada nisso tudo.

sábado, 27 de maio de 2023

O BRASIL SEGUE AOS TRANCOS E BARRANCOS

      Se a situação do país está do jeito como muitos relatam, que a gestão Lula está sendo um fiasco, sem ele possuir autoridade sobre quase tudo, deixando-se dominar por alguns, inclusive sua própria mulher, a Janja, onde corre à boca pequena que ela tenha assumido a condição da presidência do país, mesmo que seja por debaixo dos panos.

      É natural que imaginemos ser isto pura figuração. Ou mesmo fantasia de alguns. Mas como diz a sabedoria popular, onde há fumaça, há fogo. Daí que não se deve abandonar tais perspectivas. Mesmo que seja uma afronta ao bom senso.

      Mas segundo muitos especialistas dessa área, observa-se um natural desinteresse de Lula para gerir seu governo. Fato diferente de antes. E isso tem provocado ações de alguns, no sentido até de dominar essa gestão.

      E a postura dele adotada para resolver certas votações no Congresso Nacional, levou-o ao antigo hábito de comprar votos de deputados com verbas federais. E lá se foi uma verdadeira fortuna para eles, conquanto alcançasse a ideia que possuia em ter algum projeto imediato em aprovação. O dito arcabouço fiscal passou.

      Se internamente o Lula vai aos trancos e barrancos, no exterior seu conceito caiu de forma profunda. A reunião do G7 mostrou isso. Ele praticamente ficou em plano muito inferior aos demais chefes de estado ali reunidos. E nisso, virou piada geral. Lá fora e aqui no Brasil, também.

      É nítida sua imagem de alguém em estado senil. E é de se admirar tal coisa. Um presidente de um país estar numa condição deficiente como essa, não deixa de ser assustador. Felizmente para nós, parece que o presidente dos Estados Unidos, Binden, apresenta esta mesma situação. E as críticas da imprensa de ambos os países mostra a realidade dos fatos.

       A cada dia que passa fica mais acentuado o retrocesso ao qual o nosso país submeteu-se com a eleição de Lula. Ver o que estamos vendo acontecer, é doloroso. E triste. E tudo poderia ser diferente se esse atual governo usasse como base os acertos do governo anterior, dando seguimento a eles e apenas reordenasse os equívocos existentes. Mas, não. Resolveu-se mudar tudo. E agora se esbarra em dificuldades maiores.

       Diante disso, as perspectivas e expectativas em nosso futuro não são nada animadoras.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

VAI ENTENDER...

      É preocupante observar-se o alto grau de insanidade que tem atingido e alcançado à tanta gente. Mais acentuadamente no que se refere ao poder. Seja ele de que natureza for. Ele só desmonta o equilíbrio entre nós. Isto quando é exercido de forma equivocada e tendenciosa, que isto fique claro.

     Uma guerra entre duas nações, por exemplo. Até mesmo aquelas que até algum tempo atrás conviveram fraternalmente e com laços profundos, como é o caso da Rússia e da Ucrânia. Mas por estupidez, entraram em litígio. E uma invadiu a outra, de forma agressiva e violenta, causando estragos de todos os tipos.

      A demora em se resolver isso está atingindo uma parte do mundo. Porque nesse modernismo de polarização, as nações criaram dependências entre elas. O termo que se pode empregar para explicar isso é globalização.

      Se é que podemos citar como engraçada uma determinada situação que envolve essas duas nações é que a Rússia é o maior país do planeta em temos geográficos. E não há nenhuma sustentação lógica para se admitir que a Ucrânia seria algo dificultoso de impedir uma solução rápida para tal imbróglio. Mas ele já ultrapassou um ano de contendas.

      Raciocina-se que numa guerra não pode haver um vencedor, isto porque uma situação como essa é devastadora, atingindo, de certa forma, a ambos os lados. Então, é natural que se afirme que ambos perderam, perdem e perderão sempre. 

      É óbvio que o reflexo disso se estenderá por muito tempo, haja vista que envolvem valores astronômicos nos estragos de ambas as nações. E com reflexos em quase todas as outras  existentes no planeta.

      A política deve ter sido criada para esse tipo de coisa, dentre muitas outras. Mas desde o momento que nela se infiltram pessoas com maus instintos, tudo é desviado. E nisso começa a influir o ego naqueles que dirigem as ações numa nação. Aí, tudo se estraga. E é o que estamos assistindo nesse confronto atual.

      Será que Putin e Zelensky possuem condições totais para ocuparem os atuais postos que ocupam? Essa resposta pode ser imediata: NÃO! Porque se tivessem, uma situação como essa nem se iniciaria, quanto mais perdurando do jeito que está.

      Infelizmente essas condições de falta de condições técnicas, profissionais, morais e até espirituais se estendem, praticamente, à todas as nações do mundo. E é certo, talvez, que isso jamais se resolverá na vida.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

UMA SINA OU UM CARMA. A ESCOLHA É SUA.

      Está muito difícil tomar pé na atual situação política do Brasil. Isto porque a divisão que se estabeleceu nele, tanto no aspecto político, quanto e principalmente no aspecto moral, dificulta a alguns conseguirem alcançar a vontade de ver este país caminhar para o progresso neste futuro que esperamos.

      Como pode as pessoas não perceberem que vivem no melhor país do mundo, com condições geográficas extensas, clima temperado quase o ano todo, permitindo a quem planta colher até mais de uma vez no ano certos plantios? Coisa que quase o restante do planeta não possui.

       Este país tem todas as chances de se tornar a maior nação do planeta, dando condições esplendidas à sua população. Bastando que para isso foque no trabalho sério. Adquirir situações que muitos países nunca o conseguiriam.

       Mas o que acontece nele? Uma gama de insersíveis, gente inapta e inepta, mas com uma verve extraordinária de desonestidade, que prefere eleger os piores candidatos, gente com extensa ficha criminal, viciados em falcatruas e roubalheiras. E viver do arbítrio. Quase que o tempo inteiro.

       Um país com gente assim, é fadado ao insucesso. Seu povo jamais alcançará plenitude. Muito menos progresso. E, com isso, viverá pendurado no erário, através de benemerências criadas pelos espertos que os dominam.

        As riquezas do país são contrabandeadas, beneficiando só os que não trabalham com afinco e lisura. E os que agem assim, são deixados ou colocados de lado, recebendo migalhas, também. Seus esforços são nulos. Ou desprestigiados. O que dá no mesmo.

        Por hora vamos enfrentando ameaças de mais infelicidades. Esse novo governo ainda não disse ao que veio. E o pouco que já realizou, dá a impressão de que o país retroagirá no tempo, voltando a viver os horrores de poucos anos atrás.

        A isso podemos chamar ou classificar como sina. Ou carma. Escolha qual preferir. No final, tudo dará no mesmo.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

FUTEBOL

       Há certos temas que nem é bom abordar. Neste espaço pouco se dissertou, disserta e dissertará sobre o futebol. E este autor, quando moço, até jogou muita bola. Em quantidade e também em qualidade, Apenas não se interessou em seguir nesse ramo. Isso aconteceu pelos anos setenta, quando era rapaz.

      E de lá para cá, desinteressou-se por completo disso, seguindo sua vida dentro de outras esferas. E nem se arrepende por isso, mesmo sabendo em que o futebol se transformou. Tudo mudou de lá para cá. E mesmo que o dito profissionalismo tenha assumido, o que se vê são jogadores problemáticos, violentos, desonestos e vai por aí...

      Também o comando do futebol brasileiro, seguiu o âmbito político. Está cheio de pessoas perigosíssimas. Mas mesmo assim, esse ramo envolve milhões. De dólares e de reais. Surpreendentemente.

       Espanta ver populações darem atenção para uma esfera, que hoje nem é mais de couro, como era antes. E criaram-se circunstâncias muito diferente de então. Os jogadores parecem modelos em desfiles de moda. Os uniformes são coloridos ao extremo, usam chuteiras de cores berrantes, bem como seus cabelos em cortes variados e espalhafatosos. Sem contar os excessos de tatuagens que possuem. Enfim, transformaram o verdadeiro futebol em algo muito diferente de sua essência. Talvez digam: agora faz parte!

       Outro espanto é ver e saber o quanto ganham alguns desses atletas. Grande parte deles de baixíssima educação escolar, mal sabendo assinar o próprio nome. No entanto, pela graça da imprensa e das redes sociais, a internet, foram transformados em ídolos e heróis. E se pode muito bem observar seus níveis culturais quando abrem a boca numa entrevista qualquer.

        Mas o surpreendente é o seguinte: qualquer pessoa que buscar avanço na vida através do estudo, numa faculdade, ou em outras profissões, jamais conseguirá atingir os montantes financeiros que um jogador de futebol alcança. Só consultando os pares de Freud pra buscar entender tais coisas.

        Isso é a vida. Cheia de paradoxos, surpresas, decepções. Também de confusões. Então, chega ao conhecimento de todos os vexames e escândalos promovidos e produzidos pelos torcedores espanhóis nos estádios de lá. Enveredaram pelo racismo e altos preconceitos contra atletas pretos. Aplicam apelidos dos mais variados sobre eles, buscando subestimá-los e desprezá-los. Uma coisa infame.

        A FIFA deve tomar providências pesadas contra a Espanha. Talvez do mesmo jeito que puniu a Rússia anos atrás. É o mínimo que deve ser feito.

terça-feira, 23 de maio de 2023

(IN)JUSTIÇA

     O Brasil só tem um jeito para eliminar toda essa sujeira que se instalou nele. É devolver o comando, a gestão, ou seja lá o que for que se relacione com gestão de um país, aos indígenas.

      Isto implica dizer, começar do zero. Porque a situação alcançou um grau de revertério extraordinário. No âmbito judicial/jurídico, por exemplo, descambou para a criminalidade, completamente. Será que se conseguiria apurar quantos de seus membros são ilibados, sérios e honestos?

      Mas essa questão esbarraria numa outra. O que fazer, caso tal número fosse exagerado, como se imagina que seja? É muita lambança. Não se pode admitir que agentes desse âmbito portem-se fora daquilo que a regra exige. E a cada dia que passa, vamos tomando conhecimento de muitos deles agindo mal. Praticamente fora da Lei. 

      O caso que envolve o Juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que assume descaradamente ser simpatizante do Lula, inclusive usava uma senha no sistema que era LUL22, não deixa nenhuma dúvida de toda a sujeira incluída na justiça brasileira. Ainda bem que foi afastado das funções. Pelo menos, temporariamente.

       Como pode alguém ser simpatizante, admirador, seguidor, ou seja lá o que for que diga respeito a Lula? Os anais brasileiros dão conta de sua altíssima participação em muitos crimes. Vários deles. Mas, surpreendentemente, conseguiu candidatar-se a presidente na última eleição e mais surpreendentemente, ainda, ser eleito.

       Em resumo, a que ponto chegou o nosso país? A impressão que se tem é a de que o crime compensa. E que ele já está no comando da gestão nacional. Nada mais a dizer sobre lei e justiça no país quando se viu a imprensa destacar o gesto de Lula dando tapinhas num ministro do TSE, algum tempo atrás.

       E o que resta ou restará ao povão? Quem souber, puder ou quiser, que responda. Todos agradecemos imediatamente. Como Rui Barbosa encararia a atual situação jurídica do país?

segunda-feira, 22 de maio de 2023

TAÍ !

     Com a reascensão esquerdista no país com a volta de Lula ao poder, parece ter definido todas as dúvidas com relação ao que o Brasil terá que enfrentar doravante.

     Todas as falácias de Lula e sua tropa com relação à democracia, esta foi por terra. Já não é mais um desenho isso. É, sim, a verdadeira trajetória que teremos que seguir daqui para a frente, ajustando-se ao que existe em Cuba, China, Venezuela, Nicarágua e outros países afins. 

      Comunismo/socialismo é e será a nossa vida em diante. As máscaras, junto com a pandemia de tempos atrás, caíram. E tudo se define de forma clara. Infelizmente o Brasil estará fadado à vida miserável de sua população. Talvez até o mereça.

      E por que isso aconteceu ou acontece? Primeiro pela alta deficiência que o brasileiro possui. Mesmo depois de 523 anos, após seu descobrimento, o país não buscou o mesmo formato de ação que os Estados Unidos empregaram em seu desenvolvimento. E olha que os argentinos costumam acusar o brasileiro de ser um macaquito, porque busca imitá-los. O que não passa de uma falsa afirmação. Fosse desse jeito e estaríamos no mesmo patamar daquele país.

      Querer viver sempre de benemerências, pendurado nas tetas do Estado, esta sempre foi a costumeira ação tupiniquim. E isso continua. E com o petismo de volta ao Governo, agora mesmo é que essa problemática se acentuará. Por certo criarão outras dependências populares, com certeza. E grande parte do povão gosta é disso.

       O Nordeste do país, que sempre foi a região mais atrasada dele, voltou a esse estágio. Segundo consta, já buscaram neutralizar a distribuição das águas do Rio São Francisco, até destruindo parte daquilo construído pelo governo anterior, fazendo voltar tal dependência. E os donos de carros-pipa soltaram fogos, por isso.

       Mas o pior está por vir. A corrupção retornará. E já se vê isso de forma escancarada. O aumento do número de ministérios indica que ela aumentará. E isso tudo anda contando com portentosos agentes judiciários, os mesmos que trouxeram Lula de volta da cadeia para ser presidente, bem como já manobrando em muitas ações de liberdade de vários outros.

       E a refrega que seus contrários andam recebendo, indica que se não houver uma interferência qualquer nisso, muita gente irá pagar um preço alto por se colocar do lado do bem e da decência. A cassação de Deltan Dallagnol será o marco dessas más ações.

sábado, 20 de maio de 2023

INFELIZMENTE !

       Juridicamente o Brasil acabou!

      A lei que já era capenga nele desde muito tempo, agora resvalou de vez. Agentes judiciais que fogem dela, agindo de forma arbitrária, estão promovendo um verdadeiro horror no Brasil.

      Mas por que não se fez, não se faz e, por certo, não se fará nada para coibir tal tipo de coisa? Ora, talvez isso se explique pelo número imenso e extenso deles que fizeram, fazem e farão tudo para NÃO mudar tal estado de coisas.

      Quando se assiste na imprensa, e de modo escancarado, que ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, se envolveram em irregularidades, corrupção e outras coisas, e nem são só esses. Em outros tribunais também existem as mesmas histórias. Então, não há como esperar que a situação se resolva. E, claro, ela se complicará a cada dia mais.

      O episódio que envolveu a cassação do Deputado Deltan Dallagnol, foi um dos mais vergonhosos e estarrecedores que já vimos no Brasil. Uma cassação fabricada. E feita nos moldes que eles agora criaram. De modo virtual e veloz. Pura arbitrariedade.

      E quem afirma isso são especialistas desses assuntos. Tais como Ives Gandra Martins e Marco Aurélio Mello. Daí não ter mais o que discutir. São dois elementos com plena e total capacidade de fazê-lo. Não há e nem cabe contestações.

      Existe uma situação especial nisso. Um dos juízes, ministro do STJ/STE,  simultaneamente, Benedito Gonçalves, foi denunciado por um dos criminosos da Lava Jato, em delação premiada, de ter participado de corrupção e recebido propinas. Isto está naqueles autos. Contudo não se viu mais desdobramentos sobre tal denúncia. E ele continua a atuar na condução da lei e de processos na justiça.

      Então, o que esperar mais? O povão não possui mais nenhuma referência de legalidade, tampouco justiça. Quando vê seus componentes judiciais fazerem aquilo que seus julgados fazem. É o fim da picada!.

      Infelizmente o Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal) não está cumprindo aquilo a que deveriam. Fazem vista grossa, omitindo-se de tomarem as medidas cabíveis para por fim à tanta imundície no país. Infelizmente, repita-se

sexta-feira, 19 de maio de 2023

ACREDITAR EM QUEM?

      A impressão se pode ter a respeito do exercício de conscientização que o brasileiro possui é ainda muito pequeno. Pelo menos ao que se esperaria ele possuir. Principalmente nesses últimos quatro anos, durante e após o Governo do Ex-Presidente Bolsonaro, muita gente ainda não o adquiriu.

      Esse novo governo de Lula veio, ao que parece, para causar muita confusão e sofrimento a todos. Desde o primeiro dia de gestão ele não mostrou serviço. Anda, sim, arrumando muita encrenca. Com tudo e com todos.

       Além de abandonar todo o progresso conseguido pelo governo anterior, preocupou-se em desmontar o que havia de bom nele. E o primeiro horror cometido foi fazer crescer, em muito, o número de ministérios. Claro que isso possui apenas uma finalidade. Empregar seus seguidores/simpatizantes/colaboradores.

       Só que, segundo consta, passou por cima da Lei da Ficha Limpa, nomeando gente com histórico nefasto. Um deles, o próprio ministro da justiça que, segundo consta, tem vários processos pendurados nela.

       Mas o fixação que eles possuem em dominar o povo, também com a preocupação de calar a boca de todos, vendo agindo agressivamente para tornar isso uma realidade. E o povão não tem outra alternativa a não ser a de reagir, ir para as ruas e impedir esses atos infames.

       A situação se agrava a cada dia. A justiça anda muito falha. Usando dois pesos de duas medidas de uma forma quase que anormal. E este episódio da cassação do Deputado Deltan Dallagnol está causando muito rebuliço junto à muita gente. Até mesmo no Congresso Nacional, que se encontrava num tremendo de um marasmo, vários congressistas manifestaram apoio ao cassado.

       E a suspeição de ministros do TSE já desperta sentimentos de injustiças, por se ver que alguns deles não seguem o rigor da lei, agindo de forma parcial em várias situações. Sendo que o episódio de um tempo atrás onde o Lula, numa determinada cerimônia, dá tapinhas no rosto de um dos ministros que ali estava, também, parecendo que o mesmo lhe era muito íntimo. Um colega de turma escolar, talvez. Um verdadeiro vexame comportamental.

       Enfim, a população brasileira parece não ter nenhum motivo de sentir-se atendida em suas necessidades. Mas quase todas as autoridades do momento insistem em dizer o contrário. Afinal, devemos acreditar nelas?

        

quinta-feira, 18 de maio de 2023

UMA QUESTÃO SÓ DE TEMPO.

      Os acontecimentos que andam se dando em nosso país no âmbito público/político, faz com que aqueles cidadãos com um grau maior de conscientização e observação, constatem que tudo o que está aí às vistas de todos, representa um enorme perigo para os brasileiros, no tocante à democracia e seus direitos inerentes.

      As injustiças que se tem praticado até aqui mostram esse risco. O desrespeito à bossa Constituição Federal por parte, até mesmo, de agentes públicos que deveriam zelar pela lei no país, indica que 'a coisa' está saindo dos eixos, descambando, como dizem, para um regime diferente deste que, até algum tempo atrás, rolava com certa naturalidade no Brasil, e que já não está mais acontecendo dessa forma.

      Como já expressado por esse autor neste espaço em matérias anteriores, o Ex-Presidente Bolsonaro parece ter mexido num vespeiro, despertando marimbondos ferozes e agressivos, quando lançou a proposta de lutar/acabar com a corrupção neste país. Querem coisa mais desaforada do que essas? E por repetidas que sejam tais assertivas, não pode ser de outra forma.

      O pior foi vê-los revoltarem-se da forma como o estão fazendo. Partiram, então, para derrubar a tudo o que lhes implica risco e prejuízo. Também ver-se seus fins nas picaretagens, maracutaias e roubalheiras de antes.

      Daí que é fundamental que os cidadãos de bem não se entreguem ao desânimo, tampouco ao desinteresse de combatê-los. Da forma que o puderem, diminuindo suas forças e seus espaços. Mesmo que estejamos encontrando dificuldades em auxílios daqueles que existem no país para lutar contra qualquer força do mal que ponha risco a qualquer possibilidade contra a população brasileira.

       Infelizmente, parte da população está do lado desse mal. São os que não possuem aptidões, qualidades morais, lisura e respeito às coisas sérias e certas. Principalmente a Lei. E enveredaram pelo caminho do "quanto pior, melhor".

       Mal sabem eles que "o pau que dá em Chico, dá em Francisco", ou seja: uma hora os revertérios que atingirem a banda sã da população, também os atingirá. É uma questão só de tempo. E a história mundial mostra isso muito bem, até com facilidade.

       A cassação do mandato do Deputado Federal Deltan Dallagnol, é mais uma das ações dos que se bandearam para o pior lado da população. Tudo muito confuso. E mostra que o Congresso Nacional está pra lá de envenenado. O General Mourão bateu firme nessa situação. Pediu a "imediata interdição" do processo de cassação do Deputado. E tomara que aqueles que estão lá para representar verdadeiramente o povão que ali os colocou, ajam da mesma forma.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

O CRIME VENCEU?

      Está cada dia mais difícil concatenar as ideias nesse país. Principalmente aqueles que buscam estar ao lado das leis, das legalidades e, principalmente, da justiça.

      De uns tempos para cá vêm acontecendo coisas inesperadas, surpreendentes e revoltantes no âmbito público/jurídico/social brasileiro. Isto porque estamos vendo coisas se revertendo, principalmente no âmbito jurídico/judicial do país, com 'descondenação' de vários dos piores criminosos da nação.

      E ontem, tivemos mais uma ocorrência inesperada. A cassação do mandato de Deltan Dallagnol, ex-procurador de justiça, com participação destacada no processo que envolveu a Operação Lava Jato. E com isso angariou muitos inimigos, que agora, segundo ele, estão buscando justiça, provocando essa cassação através do Superior Tribunal Eleitoral, STE. 

      Sua cassação tem base em pretensas pendências jurídicas que deixou no cargo, para lançar-se candidato a deputado federal. O que ele afirma serem inverídicas. E realmente é um fato intrigante. Isso porque sendo ele um personagem tão atuante nesse metier não poderia incorrer em falta tão sem sentido.

      Para mostrar a divisão moral em nosso país, muitas foram as manifestações afora. Mas uma desperta atenção. A de Renan Calheiros, um dos maiores criminosos deste país, com aproximadamente uma dúzia de processos na justiça, que correm nela há muitos anos, sem quaisquer desfechos. Um fato inexplicável.

      Infelizmente a população tem que colocar suas barbas de molho, porque o que tem de gente afirmando estar o país já em sólida situação de ditadura, é para se preocupar com isso sim. Afinal, do que se tem verificado nesses últimos tempos, ações criminosas de agentes públicos brasileiros têm se acentuado de forma volumosa.

       Será que o crime venceu no país?

terça-feira, 16 de maio de 2023

O BARBOSÃO VOLTOU! E ARREPENDIDO.

      E eis que ressurge, só não se sabe de onde, o Barbosão! A referência aqui é sobre o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, que voltou às mídias informativas e jornalísticas, tentando redimir-se de suas derrapadas de algum tempo atrás.

      A principal delas ter apoiado o Lula nas eleições passadas, a de 2022. E não dá para esquecer um detalhe: foi ele um dos principais baluartes das condenações nas  maracutaias que envolveram a Lava-Jato. Condenou muita gente. Inclua-se aí as do Partido dos Trabalhadores, PT.

      Então, ninguém se ligou nisso. Um ministro do STF aprumar-se em condenações de petistas, com Lula a reboque, e mesmo assim manifesta-se satisfatória e positivamente ao candidato deles, o Lula da Silva. Um retrocesso imenso e até, por que não dizer, vergonhoso.

       Mas ontem surgiu como do nada pra dizer que o Lula está de mal a pior. Demonstra arrependimento da ação que tomou naquela eleição. Além de citar e criticar as mazelas lulistas desse atual governo.

       Ele quase lançou-se candidato à presidência na última eleição. Mas não o fez. E nem precisaria explicar isso, haja vista que todos sabem. Não teria respaldo político para tanto. Até encontraria resistências, obstáculos e dificuldades para lançar-se como tal. Muita gente desse âmbito torce o nariz para ele.

        Ventilou-se a ideia e a hipótese dele ter se retirado do cargo de ministro, por medo. Temor de perder a própria vida. Deixou nas entrelinhas que sofrera ameaças, que devem terem sido das tais das "forças ocultas", preferindo sair pela tangência, pegando o boné, se aposentando do cargo. E até deveria nos contar sobre isso um dia desses qualquer.

        Seria bom que ele tivesse mais noção. De tudo. A principal delas é que ele não faz a menor falta no universo público/político tupiniquim. E levasse mais a sério a condição de aposentado, retirando-se de vez e totalmente do dia a dia brasileiro. Uma cadeira espreguiçadeira, um par de chinelos e um livro, lhe cairiam muito melhor.

         E ainda sob regressos inusitados, tivemos Ciro Gomes também no noticiário, descendo a lenha no Lula. E disse horrores sobre sua gestão. E é outro que também deveria cair na real e sair de fininho, aposentando-se definitivamente da política. Está pra lá de queimado nesse âmbito. Mas, de qualquer forma, devemos atentar para suas críticas. E só.

segunda-feira, 15 de maio de 2023

SÓ COM UMA BOLA DE CRISTAL SE DESCOBRIRÁ O FUTURO DO BRASIL

      Há um contingente de bom porte, que até poderia ser muito maior, caso os brasileiros tivessem um pouco mais de discernimento e conscientização política, tentando chamar atenção de muitos, para o possível terror que nos atingirá em futuro bem próximo. A sombra do socialismo/comunismo já está tomando conta do país com a indiferença e a ignorância de muitos. Infelizmente.

      Na semana passada, houve na Câmara de Deputados, lá em Brasília, uma audiência pública discutindo assuntos de relevância, principalmente ao tocante ao PL-2630, sobre limitações da liberdade de expressão nesse país, o que já vem causando muita discussão, já há algum tempo.

     Com a participação de vários tipos de pessoas, de diversas atividades, quase todos se manifestaram contra isso. Não se pode admitir censura sobre direitos. E também apresentaram vários alertas para ilegalidades nesse sentido. E estas estão sendo perpetradas por gente que deveria agir ao contrário disso.

     Também já está passando da conta e dos limites o que estão dizendo a respeito de o país já estar sob uma ditadura. E esta é diferente das demais que existem mundo afora. Em nosso caso, foi desenhada, alinhavada e colocada já em prática por um dos órgãos da república que tem por essência defender a cidadania e a Constituição Federal. A referência aqui é sobre o próprio Supremo Tribunal Federal, STF.

      Infelizmente, tal manobra está sendo apoiada, mas por conluio do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, que se omite vergonhosamente em assumir suas prerrogativas e verificar ações nefastas daquele tribunal. Mas que, infelizmente, parece contar com a indiferença de seus pares no Senado Federal, que até agora nada fizeram para resolver tal imbróglio.

      A situação é grave. Mas piorará muito, caso nada seja feito, no sentido de por ordem às coisas. E até mesmo a população não tem mostrado interesse nessa causa, o que dificultará a solução mais ainda.

      Triste mesmo é ver brasileiros ainda acreditando nas propostas de Lula e do PT. E mesmo que já de muito tempo só preguem em socialismo e comunismo, também em ditadores e ditaduras, parece que grande parte desse pessoal ainda não caiu na real e antever o trauma que lhes aguarda em futuro próximo.

          

sábado, 13 de maio de 2023

O BRASIL E A SINA DOS "300 PICARETAS" DO LULA"

      Não há nenhuma dúvida que este país, o Brasil, transformou-se num verdadeiro labirinto, cuja saída ninguém sabe onde está, tampouco o jeito e o modo de encontrá-la e sair dele.

     As pregações de ambos os lados não estão ajudando em nada essa descoberta. Mas há que se entender que a esquerda política do Brasil provoca em muito, emaranhar isso tudo. Tanto é que criaram um aforismo interessante que diz: "quanto pior, melhor!". E estão agindo de forma sólida e objetiva em fazer tal processo seguir em frente, até se instalando institucionalmente em nosso país.

     Não há como deixar de verificar a proposta de Lula e do PT. E só ingênuos ou cegos não o percebem. Fora a roubalheira desenvolvida desde o início de seus governos, a mentira de viverem falando em democracia é um embuste e um engodo que busca iludir a população brasileira.

     Como pode, então, alguém pregar democracia mas ter convívio, e até conluio, com gente socialista e comunista, como Lula e seus companheiros fazem? Quem é que pode ou consegue explicar tudo isso? Não o conseguirão, com certeza. E atualmente andam buscando realizar seus horrores ditatoriais.

      Infelizmente o povão optou por viver às custas do erário. Quer tudo fácil e de graça. Por isso Lula e PT permanecem na ativa do país. Recusaram e destruíram os acertos e consertos do governo anterior, que criou verdadeiramente condições de melhoras ao povo menos favorecido. E o nordeste e os nordestinos tiveram a prova disso. Mas esses, ignorantemente, optaram por acreditar em mentiras e lorotas de Lula e PT. E agora estão colhendo os resultados ruins de uma escolha infeliz e equivocada.

      Mas o problema maior desse país é ver que a população ainda não aprendeu a votar. Continua elegendo "picaretas" que Lula afirmou em 1993. Muitos deles se agregaram à direita, enganando, inclusive, o ex-Presidente. E se elegeram nessa última eleição, ainda. Mas logo se revelaram. E estão aí se vendendo pelas famosas "30 moedas" de Judas.

      Dois deles estão nas presidências do Senado e da Câmara Federal. E estão prejudicando o país de forma revoltosa, sem que ninguém os consiga detê-los. Como é que pode, num contingente de 594 congressistas, não haver ninguém para impedir que apenas dois deles ditem as regras? E cometam os absurdos que estão cometendo? Nem Freud, se vivo fosse, conseguiria explicar tal absurdo.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

UM INFERNO ASTRAL À VISTA

       Ontem o país e muitos de seus cidadãos começaram a sentir uma brisa suave e agradável no ar. Isto se deu pela notícia que da soltura do Ministro Anderson Torres, preso desde Janeiro último, por ordem do ministro Alexandre de Morais.

       E mesmo que sua liberdade tenha restrições e exigências, causou um ar de satisfação não só nele mas em muitos brasileiros que andam contrariados com certas ocorrências acontecidas nesses últimos tempos no Brasil.

       O ministro Alexandre deve já se sentir acuado com tanta manifestação contrária a ele. Há muita gente que o critica, apontando suas falhas e erros no andamento de sua atuação como um agente importante da República. E existem acusações graves contra ele por isso. E feitas por brasileiros de conduta ilibada e conhecimento profundo de seu mister.

        O dia de hoje foi pra lá de nervoso. Há muita gente se apresentando para fazer mudar o estágio de absurdos que se instalou em nossa nação. Até mesmo, ontem, na Câmara de Deputados, houve uma audiência para se discutir a respeito da censura que estão tentando implantar no país, alguns já falando até em regime ditatorial.

        Dentre os que apresentaram-se lá, uma cidadã comum, uma dona de casa, chamada Bárbara Destefanni apresentou um conteúdo grave, com acusações ao ministro Alexandre. Ela se diz prejudicada por ele, especialmente, sendo acusada e processada por razões que nem ela e nem seus advogados sabem direito. Em tempo: ela é chamada de blogueira do Bolsonaro, pois possui um canal no Youtube.

        Mas o contingente de congressistas que estão se colocando contra esse ministro aumenta a cada dia. Dentre deputados e senadores. E a coisa não está ficando boa para ele. 

        Daí parece que seu inferno astral está começando. E das muitas acusações que lhe fazem, se tudo for comprovado, ele terá que buscar um lugar bem escondido para estar. Parece que o feitiço virará contra o feiticeiro. E alguns dão conta de que nem junto aos seus colegas de toga ele já não tem tanto prestígio quanto imagina.

        E de uma coisa é certa. Caso ele seja detonado, muita gente neste país festejará com muita efusividade. É aguardar, mais uma vez, por esse outro desfecho.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

"QUE PAÍS É ESSE?"

      Parece que a sociedade criou um método eficaz de gerar propaganda para difundir mazelas e seus autores respectivos. Para isso criou o tal de "jargão". Isso virou febre no meio de todos. 

     Mas vários deles não possuem base para crédito. Tomemos o exemplo um deles: "Brasil, país do futuro". Qual é este futuro? Um país onde não se respeita quase nada, principalmente leis.

     Para isso pode-se observar o seguinte: os membros do Superior Tribunal Federal, STF, dessa atual composição, só um deles possui histórico de juiz. Os demais, não.

     O quadro de componentes do Governo, entre ministros e afins, possui um contingente que carrega um lastro pesado de ocorrências judiciais/criminais. O próprio ministro da Justiça, Flávio Dino, possui 277 ou 279 citações no site de JusBrasil. Dê-se o desconto dele ser um advogado e assumir essa condição em muitos desses processos. Mas de escândalos, é muito fácil saber que ele faz parte de muitos.

     No Congresso Nacional, há outro contingente extenso de gente com currículo manchado por ações penais/criminais, a ponto de em 1993, o Lula afirmar aos quatro ventos que lá havia "300 picaretas". De lá para cá isso deve ter aumentado, com certeza. E não se pode, e nem se deve, esquecer de Renan Calheiros, com mais de uma dezena de processos na carreira. E foi até Presidente do Congresso Nacional. Imagina!

     Os procedimentos dos presidentes das duas casas legislativas do Congresso Nacional, tomam ações e atitudes que contrariam a própria Constituição Federal, não obedecendo as próprias regras de lá. E isso tem se estendido a alguns membros do Superior Tribunal Federal, STF. O que está havendo de discussão e reclamação dessa atitude, já chama bastante atenção de todos.

      Mas essa problemática não se restringe apenas a esses âmbitos. A impressão que se tem é a de que a própria população prefere viver à margem das leis, tantas são as arbitrariedades que cometem. E na imprensa já se teve oportunidade de conhecer uma matéria que informa um número de mais de cento e quinze milhões de processos que correm nos tribunais brasileiros.

      Por fim, falando-se em jargão no início dessa assertiva, não dá para esquecer um, de uma música cantada pelo grupo Legião Urbana, que tornou-se famosíssimo neste país: "QUE PAÍS É ESSE?"

quarta-feira, 10 de maio de 2023

BRASIL DO VICE-VERSA

      Com a decisão do Procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, investigador das ocorrências que envolvem os protestos do 8 de Janeiro em Brasília, fica clara a exata posição da justiça brasileira, por parte de alguns dos ministros do Superior Tribunal Federal, STF, em quebrar a lisura daquilo que a própria Constituição Federal reza em seu bojo.

      Dentro das análises que fez, esse procurador isentou o Governador Ibaneis Rocha e o Ex-Ministro Anderson Torres, que está preso por decisão do ministro Alexandre de Morais, nas acusações que lhes são atribuídas por esse ministro, na responsabilidade sobre aqueles atos.

       Então, o que é que se pode deduzir de uma situação destas? Onde uma decisão oficial livra acusados de seus pretensos crimes mas o responsável geral na condução desse inquérito, subestima tal consideração, passando por cima da própria lei.

       Com isso, vê-se pessoas inocentes pagarem por aquilo que não fizeram. E a propósito disso, há um histórico enorme e pesado de benefícios à bandidagem nesses últimos tempos. O caso mais marcante é o de Lula. Mas muitos outros andam acontecendo, como o do traficante que teve seu helicóptero que fora apreendido pela justiça, devolvido a ele, bem como sua liberação prisional, mesmo que antes ele houvesse fugido da prisão.

       E após mais de quatro meses corridos desde aquele episódio, ainda há gente presa sob acusações de terem participado dos protestos e do quebra-quebra na capital em Janeiro de 2023. E nesse contingente, existem muitos que não participaram daquele movimento e estão sendo acusados da mesma forma que esses dois citados acima.

       Toda essa situação seria cômica se não fosse trágica. O Brasil parece ter saído do mapa da legalidade, tantas são as mazelas que observamos nele nesses últimos tempos. Têm-se a impressão de que o crime assumiu o poder total nele. O Bandido virou mocinho. E vice-versa.

terça-feira, 9 de maio de 2023

SEREMOS UM OUTRO BRASIL

      Será que um dia nesse futuro que nos aguarda, conseguiremos viver da forma plena que desejamos? Sem sobressaltos, surpresas desagradáveis, maus acontecimentos e, principalmente, uma incerteza pra lá de insuportável?

     É incompreensível que estejamos sempre sobre uma pressão horrorosa, onde uns puxam para um lado e diversos puxam para o outro. Sabendo-se que apenas um deles nos é favorável. O lado contrário é absolutamente nocivo. 

     E como é possível que alguns adotem o método do "quanto pior, melhor", fazendo  tudo de ruim e errado para alguns? Mas que, ao final disso, este ruim os atingirá também. Isso é imperativo. Claro que isso não passa de puro sadismo de quem assim age. Mas parece ser próprio de quem possui uma cegueira crônica da vida. Não perceber o óbvio.

     Poderia se admitir uma pretensa regra que diz: "o que é bom para um, é bom para todos", mas isso não é válido, porque há sempre alguém divergindo e, também, tirando proveito de outra situação que imagina melhor. Isso é um verdadeiro círculo vicioso. Aí se formam os opostos. Também as discussões e enfrentamentos.

     Atualmente no Brasil estamos passando por situações as quais está difícil de se classificar. Ou pode estar até fácil demais tal classificação. Em resumo, o país virou de cabeça para baixo. O excesso de situações que nos envolvem, faz com que nos percamos naquilo que chamaríamos de rumo certo. Um novo governo pretendendo tornar quase nula toda a estruturação que vigorava até então. 

     A insistência de dominar/controlar a internet, promover aumentos abusivos em tudo, manifestar contrariedade com o Banco Central, bem como com o agronegócio, e aproximar o país com o comunismo, é o resumo fatídico do que nos espera em futuro muito próximo.

     Para isso tem contado com parte dos poderes judiciário e legislativo. E ambos estão ajudando o poder executivo a realizar o caos no país. E, pelo jeito, o conseguirão. Não está havendo nada e nem ninguém para impedi-los.

     Ou seja: em breve, seremos outro Brasil.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

A LEI DESRESPEITADA

     Então?!!...A situação está ficando por demais espantosa em nosso país, o Brasil. E por que não dizer, também, perigosa?

      Ainda bem que está existindo um forte contingente de brasileiros que estão protestando contra muitos dos absurdos que ocorrem país afora. Surpreendente e desagradável é ver os que estão fugindo à essência da Lei. Segundo pessoas abalizadas em assuntos jurídicos, elas apontam ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, desviarem-se dessa essência, gerando situações que andam passando por cima de nossa própria Constituição Federal.

      Esses mesmos ministros andam prejudicando brasileiros, forjando leis que não existem para penalizá-los. Já temos vários desses casos sob conhecimento público. Para quem não acreditar nessa assertiva, basta pesquisar sobre o Jurista Ives Gandra Martins, o Procurador Renato Corsini, Desembargador Sebastião Coelho, de Brasília, Advogado/Jornalista Percival Puggina, Advogado/Jurista Vicente Cascione, Jornalistas Augusto Nunes, Guilherme Fiúza e Alexandre Garcia, dentre vários outros confiáveis, por suas condutas verdadeiramente ilibadas.

      Dentre os atingidos pelas anomalias cometidas, principalmente pelo Ministro Alexandre de Morais, que se arvorou um justiceiro, penalizou irregularmente o Deputado Daniel Silveira, os jornalistas Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino, Ricardo Fiúza, Allan dos Santos, dentre outros. Todos os casos afirmados pelos citados no parágrafo anterior, como fora da lei. E o caso mais grave envolve todos, ou quase, os presos do movimento do 8 de Janeiro em Brasília.

      Mas esse problema existe pela falta de capacidade do Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, mas também com muito pouco caso de um montão de congressistas, que estão fazendo olho grosso e não tomam atitude para colocar um basta em tanta arbitrariedade. Isso, lá na frente, não dará em boa coisa. Com certeza.

sábado, 6 de maio de 2023

"BRASIL: UM PAÍS QUE É UMA PIADA PRONTA".

     É certo que o mundo, e a vida, estão em mutações perenes. Mas não deveria ser assim tão intensas. Porque acabam nos pegando desprevenidos.

     As mudanças acontecidas no Brasil, esta foram e estão sendo de uma profundidade abissal. Ou melhor seria dizer radical? Tanto faz. Isso não muda quase nada. Quer dizer, a maneira de falar/dizer, porque se é mudança, muda tudo.

     Neste país a sobriedade caiu ao chão. E, pelo jeito, jamais retornará ao de antes. A seriedade, a moralidade e sentimentos afins, quase que estão em extinção, tais os absurdos em que vivemos os dias atuais.

     É de se imaginar, até, que a ascensão do Sr. Bolsonaro, alcançando a Presidência da República, trazendo em seu lastro e bojo a intenção de moralizar o Brasil, causou uma reviravolta em tudo, praticamente. Infelizmente o povão não soube a profunda mudança que ele promoveu e provocou no país. Durante quatro anos quase, ou praticamente, não se ouviu falar em corrupção, como acontecia antes.

     Por outro lado, essa verdadeira máfia de desalmados, também viveram esses últimos quatro anos gerando narrativas. Todas indecentes, imorais, mentirosas e covardes. Mas com o conluio de gente graúda, conseguir arrumar uma situação que deu vantagem àquele que concorreu com ele na disputa presidencial de 2022.

     Mesmo saindo-se vencedor, este eleito tem carregado um lastro pesado de rejeição de muitos. Dentro e fora do país. Mas, paralelamente a isso, vemos o ex-Presidente em alto conceito de muitos. Também dentro e fora do país.

     É insuportável assistir pessoas de mente rasa, curta e dura, ver a realidade defronte de si e não se dar conta do horror que praticaram em não reelegê-lo. E com altos riscos de vermos a nação transformada em frangalhos - e isto já está em andamento e prática - mudando seu regime democrático para socialismo/comunismo, como eles nem conseguem esconder mais tal proposta.

     Mas existem coisas piores. Ver o Supremo Tribunal Federal, as Forças Armadas e a Polícia Federal  transformarem-se em piadas junto à população. Aliás, não podemos e nem devemos incluir nesse rol, também o Congresso Nacional, que estão sendo transformadas as duas Câmaras, em verdadeiro repúdio, também pela população. É muito provável que seus ambos presidentes não se reelegerão nas próximas eleições.

     E é nesta hora que relembramos de certo embaixador brasileiro, que servia em Paris em 1962, por uma outra razão, afirmar que "o Brasil não é um país sério". E esta afirmação acabou atribuída ao Gen. DeGaulle, o Presidente francês naquela época. Mas que mostrou um certo grau de premonição (ou profecia), a qual estamos carregando no ombro, agora.

Em tempo: alguns engraçadinhos já disseram que "o Brasil é o país da piada pronta", seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem, com certeza.


sexta-feira, 5 de maio de 2023

BRASIL: UM PAÍS CONTURBADO E EM EBULIÇÃO

      É inegável que as situações jurídicas e legislativas no Brasil estão totalmente desvirtuadas daquilo que prevê a nossa Constituição Federal, no tocante à separação entre os Três Poderes da República.

      É nítida a conceituação dessa matéria que estabelece as separações, bem como a autonomia de cada um desses três poderes. No entanto, de uns tempos para cá o Supremo Tribunal Federal, STF, tem fugido a isso, desrespeitando a nossa Lei Máxima, arvorando-se naquilo que não pode, como por exemplo, legislar por conta própria, bem como fugir aos trâmites daquilo que a lei define nas ações processuais naturais.

      Agrava tal situação o comportamento de um de seus ministros. Alexandre de Morais tomou para si basicamente o controle único de tudo ao que se refere aquele órgão, o STF. Arvora-se em absoluto, desconsiderando até mesmo a existência de dez outros ministros. Mas oito deles dão a parecer concordar com ele em todas essas ações jurídicas irregulares.

      É publica muitas manifestações de ex-Ministros do STF, juristas conceituadíssimos, mesmo aposentados, procuradores da república, advogados especializados nessa área, bem como jornalistas conceituados e maduros, com largas competências nos acompanhamentos desses assuntos. Tudo isso exposto de forma até escancarada na imprensa e nas mídias sociais.

      E com esses últimos atos em mandar a Polícia Federal fazer buscas documentais na residência do Ex-Presidente Bolsonaro, bem como em outras nas casas de alguns de seus mais próximos servidores que o atendiam durante seu mandato presidencial, acabou por gerar uma pesada crise no país.

      As Forças Armadas manifestaram-se contra essas ações, tomando as dores do Tenente Coronel preso nessa última ação. Mas os motivos e causas alegadas pelo STF e Polícia Federal, são até risíveis, segundo  os entendidos nisso. E essa circunstância só recrudesce os ânimos entre todos.

      O momento é muito grave. E requer ação e cuidado. Alguma coisa deve ser feita para barrar os desrespeitos do Ministro Alexandre. Já afirmam ser ele um "ditador de toga", seja lá o que isso queira dizer mas todos o devem saber. E é uma situação esdrúxula, que não possui histórico em nosso país.

       Paralelamente a isso estamos vendo o Congresso Nacional parecer amarrado para resolver essa e outras questões importantes para o país e seu povo. O próprio Senado Federal tem as prerrogativas de conter o ministro. Mas seu presidente, Ricardo Pacheco, parece possuir certos envolvimentos que o impedem a tomar as medidas necessárias nessa situação.

       Por fim é necessário registrar-se que um Presidente da República como o Sr, Jair Bolsonaro, não deveria passar pelo que tem passado, bem como recebido o tratamento que lhe estão dirigindo, por um histórico moral apurado, diferente, por exemplo, do atual presidente no cargo e em ação. 

       Também é necessário deixar registrado que o POVO BRASILEIRO pode agir nesse momento e nessa situação. A Constituição Federal assim o define e até determina. Então cabe aqui uma indagação: o que está faltando para isso?

quinta-feira, 4 de maio de 2023

CONTRA A FALTA DE JUSTIÇA NUM PAÍS, A QUEM SE PODE RECORRER?

      Essa última iniciativa/ação do ministro Alexandre de Morais em determinar buscas de documentos na residência do Ex-Presidente Bolsonaro, também de sua mulher, e determinando prisões de alguns de seus auxiliares, vem corroborar o que muitos especialistas em leis no país já definiu como atos infelizes por parte dessa autoridade.

     Diante do que já se ouviu de juristas conceituados como Ives Gandra Martins e outros mais, também de outras pessoas muito sérias como os jornalistas Augusto Nunes e Alexandre Garcia, mas ainda com um rol extenso de pessoas compenetradas que convivem com o âmbito político brasileiro, esse ministro perdeu o rumo. Tem cometido nesses últimos três ou quatro anos uma sequência de decisões e atos institucionais, já listados e comprovados por quem entende desse assunto.

      Mas agora, baseando-se em informações imprecisas e indícios inconsistentes sobre vacinação da Covid 19, age com rigor contra o Ex-Presidente e também contra seu ajudante de ordem, um Tenente Coronel, o que se junta a vários outros equívocos judiciais tomados por ele antes. E não se pode esquecer dos muitos inquéritos que abriu sem base para punir pessoas, como as que pretensamente participaram dos acontecimentos do 8 de Janeiro em Brasília.

      Espantosa é a passividade daqueles que deveriam agir contra esses e outros atos arbitrários do ministro. Todos sabemos dos comprometimentos suspeitos de muitos dos congressistas desse país, principalmente do presidente do senado, Pacheco, que faz parte do grupo que tem que fiscalizar, dentre outras coisas, as condutas falhas dos membros do Supremo Tribunal Federal.

      Mas com a divisão alcançada do país nos âmbitos morais e políticos, as situações não se resolvem a contento, bem como se complicam por falta de ações justas daqueles que assim devem agir. E, dessa forma, não se sabe onde isso irá parar.

      Está faltando no país o exercício da lisura. Também da competência. Mas os atos de justiça, que devem ser imparciais e limpos, esses já não o são há muito tempo no Brasil. E não está havendo a possibilidade de se recorrer por falta de saber a quem.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

A COISA ESTÁ DESESPERADORA

      Observa-se fácil e naturalmente que grande parte da população brasileira nem gosta de enfronhar-se com assuntos que dizem respeito à política no país. Por isso, talvez, se tem a impressão que a maioria se abstém de tomar partido. Para um lado ou para o outro. 

      Mas de uns tempos para cá, que alguns dizem ser de Jair Bolsonaro ter crescido muito nesse âmbito, tanto que que tornou-se o Presidente do País, quase que isoladamente, mas após seu aparecimento, atraiu um contingente nocivo ao seu redor, buscando tirar proveito de todo modo e jeito. Muitos deles se elegeram a vários cargos nessas últimas duas eleições nacionais.

      Essa gente, e as existentes anteriormente, fazem parte da banda podre desse meio. Gente que só se preocupa locupletar-se, deixando de lado aqueles que os elegeram, a que prometeram representar nessa política suja. E mesmo que a primeira leva deles, da eleição de 2018, tenha se esborrachado de forma profunda, outros parecem ter tomado seus lugares na eleição de 2022.

      Sendo assim, para a solução na aprovação da CPIM do 8 de Janeiro, vários deles estão votando a favor das intenções do atual governo, que quer ver aprovada esta, para silenciar de vez todos aqueles que buscam denunciar suas mazelas. E isso eles não querem e nem desejam ver continuar. Por isso a ferrenha disputa no Congresso Nacional nesses últimos dias.

      A sabedoria popular em seu bojo faz muitas afirmações. Quase todas são verdadeiras lições de vida. E numa delas, quando diz, "já não se faz mais 'isso' como antigamente", pode-se substituir o termo 'isso', por qualquer outro que acabe mostrando a baixa qualidade que rola nos dias atuais, em relação aos tempos passados.

      Assim sendo, podemos, todos, afirmarmos que já não se faz mais políticos como antigamente. Os atuais passam muito longe dos que existiram no país até antes. E as propriedades pudor, caráter, ética, respeito, lisura, dentre mais algumas que façam parte de uma conceituação de lisura e probidade, foram praticamente abolidas dos costumes e dos atos desses políticos de hoje. Só uns poucos escapam. E olhe lá!

      Mas para não perder a passada, digamos que tudo o que está aí ao dispor de todos, mostra a pura e verdadeira realidade que o país atravessa. O risco é que já não se consiga barrar tal avanço. Assim, não teremos um futuro venturoso. Com pesados riscos de acontecerem muitos horrores doravante.

      No entanto faz-se necessário ressaltar certa coisa: a vulgaridade e a mediocridade tomaram a frente de grande parte das ações da própria humanidade, com acentuada força em nosso país. Também aquele famoso exercício de puxar a brasa para a própria sardinha, tornou-se quase uma regra comportamental nesses dias de hoje. 

       E que não esqueçamos que todos também estão praticando aquele outro exercício muito famoso. O do "farinha pouca, meu pirão primeiro". Enfim, a coisa está desesperadora.


*Em tempo: Um país que possui parlamentares dos níveis de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, não pode dar certo em tempo nenhum. Não representam verdadeiramente o povo que lhes elegeu. Uma vergonha!

terça-feira, 2 de maio de 2023

BRASIL: UM PAÍS DE AMADORES. OU NÃO?

      Mas dentro da já muito conhecida falta de seriedade tupiniquim, apontada em 1962 lá em Paris, França, por um embaixador brasileiro que servia lá nessa época, temos que admitir, mesmo dentro desse padrão, uma certa gozação que fazem quando dizem que "o Brasil  não é para amadores". Então, pegando-se carona nas muitas afirmações da sabedoria popular, é possível acreditar-se nisso porque "o povo aumenta, mas não inventa". Controvérsias à parte...

     Dentro dessas muitas confusões diárias que nos cercam, podemos ter esta mesma certeza. Não há como se distrair com as mazelas de Pindorama (Brasil). Aqui a situação é grave e intensa, a começar pela ação maléfica perpetrada pelos políticos do país.

     Nesse primeiro de Maio, dia do Trabalhador, em muitas capitais e cidades do país houve comemorações dessa efeméride. Mas também protestos contra o atual governo. E o evento em Ribeirão Preto-SP, na Agrishow, mostrou que alguma coisa estava errada no Brasil, bem como continua. O povão reagiu de forma natural diante da presença do Ex-Presidente Bolsonaro, manifestando total apoio a ele, ainda.

     Dessa forma, não há como desconsiderar as suspeitas que alguns levantaram com relação às eleições presidenciais de Outubro de 2022. Essas manifestações a favor do ex-Presidente são um fator preponderante para tal certeza de que algo não correu naturalmente naquele resultado.

     Em contra partida, o atual presidente não consegue decolar em sua gestão. Ela dá a entender de estar engessada na ineficiência e incapacidade desse grupo gerir o país com desenvoltura e objetividade, dando andamento ao progresso conseguido pelo Ex-Presidente. E isso é um fato real, garantido por analistas desse ramo.

     Desta forma, estamos esperando o desfecho da CPMI recém instalada no Congresso Nacional. E que ela desbarate as más ações de algumas pessoas naquele malfadado 8 de Janeiro em Brasília, colocando tudo em pratos limpos, mostrando a verdadeira ação ali acontecida. Bem como seus promotores.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

HAJA IMBRÓGLIOS NESTE PAÍS...

      É quase que impossível manter-se a serenidade e o equilíbrio neste país, o Brasil, diante dos fatos que ocorrem corriqueiramente nele, durante o tempo todo. Até seria apelativo, ou é, citar o acontecimento envolvendo uma capivara de nome Filó, criada como se fosse um animal doméstico, por um ribeirinho lá no Amazonas.

      Mesmo que esse autor não tenha se aprofundado nesse assunto, para saber com a máxima exatidão tudo o que ocorreu, é de se imaginar que, seja lá quem for o autor dessa determinação de punir o ribeirinho, seja uma atitude reprovável de imediato. Não há como se admitir um absurdo como esse.

      Tal caso, se verdadeiro fosse em matéria de gravidade, é simplesmente uma gota d'água num oceano, diante dos milhares, quiçá milhões, de absurdos que ocorrem no país, também o tempo todo. Pior é ver a imprensa dar projeção a tamanho absurdo. Mesmo que tais circunstâncias tenham trazido à tona o assunto, e beneficiando o dito ribeirinho.

       Infelizmente está sendo nula toda e qualquer investida nas mazelas tupiniquins, haja vista que elas são crônicas e perenes. E não cessarão nem tão cedo no país, diante do que se instalou nele, desde algum tempo atrás.

       Pode pegar-se de passagem o imbróglio criado com a desconvidada ocorrida do representante governamental no evento em Ribeirão Preto, na Agrishow, onde o ministro Favero foi escanteado pelos responsáveis por ela, retirando-o das cerimônias de sua inauguração, ontem. Mas até houve desmentido a respeito desse desconvite.

       Em contra partida disso tudo, o Ex-Presidente Bolsonaro lá compareceu. E com ele levou um verdadeiro exército de gente que não aprova o Governo Lula. Por ene razões. E isso também causou deslocamentos em muita gente. Todas contrárias às correções morais que o país conta e precisa.

       O 'homem' realmente impressiona. O contingente de apoiadores, quase que adoradores, o seguiu desde o aeroporto daquela cidade, até onde ia. Seja lá qual fosse o lugar. Com um fato interessante observado: a velha imprensa, a marrom, agora deu destaque à essa circunstância, não poupando palavras para elogiá-lo. Isso é pura desfaçatez dessa gente.

       Mas a vida segue. E nesta Terça-feira, 2, lá no Congresso Nacional, definir-se-á assuntos que envolvem as CPMI e CPI do '8 de Janeiro' e do MST. Uma outra bomba que pode resultar em acontecimentos inesperados, ou não, conforme o que será resolvido nelas. Ao povão, como de sempre, só resta esperar tais desdobramentos. E torcer para que tudo se encaixe naquilo que quer, precisa e espera.

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...