Marcadores

terça-feira, 2 de agosto de 2011

AGENDAMENTO OU ENGÔDO? (antigo protocolo)




     Hoje, logo cedo, dirigi-me à uma agência de um órgão público para dar entrada em uma documentação. Qual não foi o meu espanto quando a atendente informou-me que eu deveria marcar agendamento para conseguir atendimento.
     Virou moda. Agora, que somos gente de primeiro mundo, tudo é agendado. Tem dia, hora e local para que o cidadão contribuinte tenha um atendimento de primeira qualidade.
      A bem da verdade o que isso me parece é pura gozação. Esse tal de agendamento, para mim, é um tremendo engôdo, uma farsa, haja vista que não funciona como deveria ser. Todas as vezes que agendei alguma operação junto à órgãos públicos, cheguei na hora marcada e só fui atendido muito tempo depois. É no Detran, no INSS, enfim seja lá onde for, esse tal de atendimento por agendamento é pura falácia.
      Todos já devem ter observado que nas paredes dos órgãos públicos têm cartazes alertando ao cidadão contribuinte que desacatar, ofender ou desrespeitar o servidor público, dá cadeia. Só que não disseram a eles que o que eles mais fazem é desrespeitar o cidadão contribuinte.
       Atender ao cidadão contribuinte com desídia, pouco caso e indiferença, e até com desrespeito e prepotência é, também, falta grave e, portanto, passível de punição a esse mesmo servidor.
       Há um artigo nesse blog entitulado " O Reflexo e a Reflexão" e é onde eu coloco a minha visão sobre o servidor público. Posso afirmar sem temor que tenho verdadeiro horror à essa gente, porque na maioria das vezes em que vou a qualquer repartição pública, sou tratado de modo desrespeitoso por quase que todos eles. Escapam uns poucos, só. No INSS, então, nem se fala. O que se pratica nessas repartições são verdadeiros casos de polícia. E eu afirmo isso com muita tranquilidade, quando busquei dar entrada na minha aposentadoria. E acredito que milhares de pessoas pensam da mesma forma
        Eu, que atuei por quase 17 anos em burocracia/administração, vejo esse processo de agendamento como engôdo, como já disse. Isso só escamoteia a incompetência e o despreparo da maioria dos funcionários públicos, que trabalham sem a necessária capacidade e percepção de que devem agilizar com muita precisão, toda e qualquer ação que lhe seja apresentada pelo cidadão contribuinte, e não pensar que pode fazer no tempo e no modo que quiser, fazendo com que aquele pareça ou esteja em situação inferior na relação.
        Assim sendo, espero que um dia possamos ver o atendimento público dentro do que chamamos de normal. Que a nossa papelada flua de forma natural e espontânea,  e não tenhamos que sofrer em filas desnecessariamente.
        Mas sem esse tal de agendamento.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...