A vida é muito engraçada!
Se vivermos séculos, perceberemos que não alcançaremos o plano, ou nível, que esperamos alcançar quando éramos jovens, novos, como queiram.
Há um fato muito marcante que chama a atenção: O choque de gerações.
E uma das coisas engraçadas que há nisso aí é o fato de, quando éramos criança, gostaríamos logo de nos tornarmos adultos e, hoje, quando somos adultos gostaríamos de voltar a ser jovem.
Como sempre falamos, a vida é um verdadeiro paradoxo, isto sim.
Um outro fato que observamos é que os jovens, quase sempre, não dão ouvidos aos mais velhos, desprezando seus conselhos e os ensinamentos que estes lhes tentam passar, baseados nas suas próprias vidas e nas experiências delas, de vidas.
Em contra-partida, os mais velhos não aceitam as práticas dos mais novos, esquecendo-se que foram jovens e praticaram várias e várias aberrações que estes.
Mas o que mais chama-me à atenção é ver um idoso praticar coisas que, pelo tempo e experiência de vida que possuem, já não deveriam praticá-las. Exemplos: fumar; jogar no bicho; querer parecer um(a) jovem, vestindo-se de forma moderninha e vulgar para a sua idade; resistir aos cuidados daqueles que o querem ajudar ou proteger; e mais e mais e mais...
Mas é fundamental que haja uma equação nessa situação. Tanto o idoso quanto o jovem, têm que buscar entendimento pra saber que ambos devem compactuar nas relações entre eles . O jovem tem que saber que os mais velhos possuem lições de vidas que lhes serão muito úteis no presente e no futuro; já os idosos devem buscar entender e aceitar algumas das reações dos mais jovens. Porque isso faz parte da vida. A energia física, a impetuosidade, a ânsia de buscar acontecimentos para suas vidas, a frivolidade e, até, a sexualidade, são pertinentes aos jovens e já não fazem parte da existência do idoso, nesses tempos.
Mas essa percepção deve ser bilateral. Ambas as gerações, devem observar suas características temporais para que não hajam choques tão acentuados que é o que comumente ocorre.
Isto podemos chamar de entendimento e evolução.
NÊSTE ESPAÇO, ABORDAMOS TODO TIPO DE ASSUNTO. É OBVIO QUE ALGUNS NÃO SERÃO ACEITOS POR CERTAS PESSOAS. ENTÃO, PEDE-SE QUE COLOQUEM SUAS OPINIÕES E DISCORDÂNCIAS NOS COMENTÁRIOS DO BLOG.
domingo, 20 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA
É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...
-
Discussões políticas sempre existiram, existem e existirão, sempre. Principalmente em anos de eleição. E este de 2024 é um deles. Mesmo...
-
" Política: arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política." Outrora e...
-
A presente matéria aqui exposta é basicamente sequência da anterior, haja vista que a assertiva é pertinente quase que ao mesmo assun...
Um comentário:
olá Aloísio
Tendo em vista que a expectativa de vida hoje no nosso pais aumentou consideravelmente.Hoje temos sim um novo comportamento de pessoas relacionadas como mais velhos. Como você mesmo citou acima “Se vivermos séculos, perceberemos que não alcançaremos o plano, ou nível, que esperamos alcançar quando fomos jovens”, mas com uma expectativa de vida maior, a tendência é viver tudo o que não se pode durante um período de tempo de suas vidas em que tiveram que demandar o seu tempo ao trabalho, a criação dos filhos, às responsabilidades. Claro que muitos exageram principalmente quando querem não se parecer como um jovem e sim se comportar como tal, muitas vezes de forma irresponsável. Quanto ao choque de gerações, este sempre existiu e sempre existirá, e se torna inevitável, visto que todo jovem atravessa a fase de onipotência “podem tudo e sabem tudo”, e nós adultos e que temos a responsabilidade, a partir do momento que sabermos que o choque é inevitável, procurar formas de uma melhor comunicação com estes jovens nesta determinada fase, de maneira a evitar choques mais acentuados, que venham a prejudicar o desenvolvimento desse jovem.
estas são somentes algumas reflexões minhas sobre o tema, o que quer dizer que estejam certas.
um abraço
Postar um comentário