Marcadores

sexta-feira, 31 de maio de 2024

CONSTATAÇÕES ELEMENTARES

     Há certos temas cujo seus teores merecem cuidados ao abordá-los. Isto porque uma das mudanças no mundo parece ter derrubado com uma coisa chamada tradição. E até já foi falado nesse mesmo espaço há tempos atrás.

      Mas há que se apegar a um fato que merece destaque nos dias atuais. Não se preza mais por qualidades. Quase nenhuma delas. Principalmente a profissional. E isso em todos os âmbitos vitais. Na Literatura, nas artes diversas, na música, enfim, em quase tudo. E, por desdobramentos, a Moral também já não recebe a atenção de antes. Até muito pelo contrário.

     Não se pode deixar de falar sobre a internet. Ela é como um instrumento de corte, que pode ser usado como um utensílio ou até mesmo uma arma, diferenciando-se apenas seu usuário. Se é do bem ou do mal. Assim, quem tem bons princípios, usa a internet com respeito e lisura, o que não acontece com os que não os possuem. Assim, estaremos sujeitos às variações morais dos usuários.

     Mas peguemos, sim, a Música, como exemplo do baque que tudo levou. Até às décadas de oitenta, talvez ainda início da de noventa, as músicas eram, e foram, inigualáveis. Isto  não quer dizer que não haja nesses tempos atuais algumas delas em mesmo nível. Mas é nítida a diferença de antes. Até porque muitas das antigas  são tocadas e lembradas até hoje,  quase que diariamente nos veículos de reprodução.

     E das músicas criadas a partir das décadas seguintes, muitas delas, bem como seus autores e cantores, também músicos, foram praticamente esquecidos no tempo. Ou descartados, como se usa classificar. As qualidades que existiam antes são invejáveis, sob todos os aspectos.

      Necessário ressaltar que não se está exaltando o saudosismo. Ressalta-se, apenas, as reais condições de qualidades que envolvem as ações humanas no mundo. Hoje em dia isso já nem é mais respeitado. É como dizem no popular: "é embrulhar e mandar". E se está resolvido.

      E a propósito do andamos vivendo nesses dias atuais, o trabalho já não está seguindo os padrões de antes. Muita irresponsabilidade, a ponto de se observar, por exemplo, no município do Rio de Janeiro, vários feriados em meio de semana se seguirem a enforcamentos de dias seguintes, trazendo enormes prejuízos à população. 

      Mas quem é que está preocupado com isso? Os agentes públicos o que mais fazem é reclamar de suas remunerações. Que seja! Mas não observam apenas um detalhe. Pelo quanto que trabalham e, principalmente, pelo que rendem, convenhamos. É um acinte! Ganham, pelo mínimo, o dobro do que deveriam receber. E essa equação não é complicada de resolver.

       Enfim, este é o nosso país.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

FAZER O QUÊ?

      As derrotas do governo, em série anteontem no Congresso Nacional, e foram três grandiosas, mostraram à quantas anda sua moral. Derrotas fragorosas que fizeram com que muita gente dele perdesse a confiança nesse mesmo governo e dão como certa a necessidade de mudanças profundas em todo o quadro governamental.

     Acontece que desde seu início essa governança vem deixando a desejar. E quase sob todos os aspectos. A começar pelo histórico do presidente que o dirige. Lula possui um currículo moral manchado de forma profunda. E num país sério ele jamais teria ocupado o cargo em que foi alçado. Mas por manobras obscuras e misteriosas de alguns, o conseguiu.

     Ele não possui quase nenhum apoio no Congresso Nacional. E sabemos que o pessoal dali não é nenhum pouco confiável sob todos os aspectos. São movidos por verbas governamentais e fora outras mumunhas que correm ali paralelamente. Daí que não podia se esperar grande coisa desse presidente.

     As acusações que lhes fazem são múltiplas. A começar pela falta de capacidade laboral e estruturação geral. Não possui nenhum, ou quase, planejamento e até ideias. Alguns até arriscam em afirmar que ele voltou ao cargo apenas com o intuito de vingar-se de muitos. Principalmente daqueles que o desmascararam em suas mazelas criminosas. Então, sua meta única é essa.

     Por isso o país parece se encontrar sem comando. A ponto de um outro poder, o Judiciário, tomar iniciativas que não lhes são legais, bem como um Poder Legislativo que só olha para seu próprio umbigo. E tudo vem sendo tratado de forma distorcida, colocando o país em rumo incerto.

     A atual gestão presidencial ainda possui cerca de dois anos e meio de prazo a cumprir. Contudo, do que se observa, será um período de muitas incertezas. E não se tem como esquecer que a gestão presidencial anterior, que pegou o país em profundo desacerto, conseguiu reordenar isso de um modo altamente positivo, mas que foi quase que totalmente desmontado com a ascensão de Lula em sua volta à presidência.

     Se fôssemos analisar a posição e situação de nosso país sob um crivo espiritual, poderíamos dizer que o Brasil possui um carma pra lá de ruim e pesado, que no caso, pode-se atribuir, principalmente, a seu povão. E não há outra alternativa, haja vista que este não possui a destreza para escapar disso. E, até ao contrário, ainda produz horrores em seu cotidiano. E diuturnamente. Fazer o quê?

quarta-feira, 29 de maio de 2024

BOM SENSO E LUCIDEZ SEMPRE É BOM EXERCITAR

      Dando seguimento à dissertação anterior nesse mesmo espaço usado quase que diariamente pelo autor, há que se aproveitar a respeito da citação feita sobre o desandar humano nesse planeta. E é impossível não o percebê-lo porque isto está terrivelmente escancarado nesse nosso cotidiano.

      Mesmo assim, parece incrível, muitos não o percebem. E olha que isto é coisa de estarrecer a qualquer um. Basta se preocupar com o que ocorre ao seu redor. Mas até mesmo distante de si. O mundo virou de cabeça para baixo ou ao avesso.

      Sem querer parecer o dono da verdade, também do mundo, o autor, dentro de suas limitações, arrisca a palpitar sobre os problemas do humano neste mesmo mundo, chegando à conclusão da culpa estar praticamente no esfacelamento familiar, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o devem saber muito bem.

      É no lar que se inicia a vida de um ser. O pai e a mãe deve nortear o filho para aquilo que aprenderam com seus país, deduzindo-se de ter vindo de uma família estruturada, como acontecia em tempos passados. Passar as regras básicas da cidadania, encaminhar o filho para um norte certo. Mesmo que saibamos que existem variações comportamentais de alguns, que pervertem tudo, saindo pela tangente e seguinte em rumo diferente. Mas o final deste é sempre o mesmo: dar com os burros n'água, como se dizia antigamente.

      E o feminismo incumbiu-se, praticamente dessa desarrumação familiar. Quisera que no início desse movimento, estudiosos tivessem analisado sua autora/criadora. Levantar toda a sua vida pregressa, denunciando suas distorções, seus traumas, complexos e recalques. Mas, infelizmente, houve gente que não prestou atenção nisso. Daí que virou regra ou até lei, desmontando quase tudo estabelecido até então.

      Mais recentemente, houve o surgimento de outro absurdo. O tal de "politicamente correto", onde alguns constrangeram a outros em não usar certos termos, que mesmo sempre existiram no vocabulário universal. E geraram uma monstruosidade que está causando muitos males no mundo. O engraçado é que estes acusam costumeiramente o outros de fascismo quando, eles o são na verdade.

      E daí começaram as aberrações. Parece que poucos as observam, mas está quase tudo desestruturado. E muita coisa tem acontecido desde então. A violência é uma delas. E as mulheres são as primeiras a reclamarem disso. Só esqueceram de dizer à elas que nada nesse mundo pode ser absoluto, como alguns pregam.

      Mesmo que a ciência prove e demonstre a capacidade física do homem em relação à mulher, é muito normal e frequente observar-se muitas delas dizerem que são superiores aos homens e pronto! É puro desacato ao gênero. E uma Olimpíada deixa isso muito bem definido. É observar os resultados das provas das mulheres e dos homens. E comparar seus resultados. Os tempos são muito distintos.

      E no final cabe dizer: entre homem e mulher não deve e nem pode existir competição e disputa. Um depende do outro. E se não houver harmonia entre ambos, ocorrerá uma coisa muito séria: não haverá mais a perpetuação e a continuação da espécie. Também não haverá nenhuma família no mundo. Pelo menos uma família que chamemos ou classifiquemos de normal. Como era até algum tempo atrás.

terça-feira, 28 de maio de 2024

O MUNDO É UMA TREMENDA DE UMA BARAFUNDA

      Será que num futuro existencial humano, que é incerto e desconhecido, haver-se-á de absorver os modos para que se resolvam todas as dificuldades humanas, criadas por eles mesmos, para que tenhamos, enfim, um mundo melhor?

     É óbvio que esta é uma indagação indefinida, diga-se. Porque, pelo tempo que a humanidade existe, tudo já deveria ter chegado aos seus termos, dando-nos condições de vivermos muito melhor do que vivemos atualmente.

     É de se destacar que para uns poucos a vida é totalmente cor de rosa. Contudo, para muitos, ela é amarronzada ou negra. Ou seja: pesada e sofrida. Mas desde que o mundo existe, é assim. E até busquemos entender o uso das cores existentes, cujas origens são da própria natureza, mas que os humanos criaram divisões a respeito de uma cor ser superior à outra.

     Nesse caso, atribuiu-se a elas certas propriedades. A cor preta foi angariada com o trágico, o fúnebre, ect.. E outras cores também absorvem, segundo os humanos, um grau de negatividade. Mas isso, pode-se dizer, são coisas de quem não tem o que fazer.

     E no decorrer da vida, foram sendo criadas certas situações que não se sabe nem de onde surgiram. A natureza é composta de tudo. Sendo assim as cores as pedras e outros itens mais, sempre existiram, existem e existirão, não se podendo destacar nenhum desses segmentos como bom ou mau, positivo ou negativo. Isso foi criado pelo humano, seja lá para o que foi, talvez apenas para justificar suas próprias deficiências.

     Assim, o mundo segue em frente, com as pessoas se deixando levar por situações que em sua maioria das vezes nem têm nada a ver com a situação. Mas depois que se incute na mente certas coisas, chamemos Freud para explicá-la. E olhe lá!

     Tudo isso acontece porque o humano possui muitas deficiências, estando o seu mental submetido a tudo o que ele possa enfrentar, o que em muitas das vezes nem o consegue. Daí essas confusões existenciais que nos cercam.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

A DOR ALHEIA NÃO DÓI EM NÓS

      Há tanta coisa absurda acontecendo mundo afora que não há como se apontar qual delas é a mais grave ou importante. Guerras, crises políticas, tragédias de todos os tipos, desacordo entre muitos, enfim, vá se dormir com um barulho desse!

      Por desdobramentos, em nosso país acontecem as mesmas coisas. De tantas situações graves que existem nele, abrangendo os Três Poderes da República, onde a própria população apresenta um nível de desnorteio impressionante. Não se sabe mais a quem recorrer para ver tanta crise resolvida.

      A tragédia das enchentes no sul do país, fizeram com que grande parte do Rio Grande do Sul, e parte do estado de Santa Catarina, fossem transformadas num verdadeiro mar. No primeiro, por exemplo, os estragos foram horríveis, como se uma tsunami atingisse aquelas regiões.

      E mesmo que tudo de ruim tenha acontecido por lá, mesmo assim ainda tivemos uma série de ocorrências destoando por completo daquilo que deveria acontecer. É inimaginável que ainda há gente que não respeita a dor do próximo.

      Desde a ocorrência de inaptidão pelo próprio poder público, ações nefastas de bandidos nas áreas atingidas, celebridades buscando aparecer mais do que os sofridos, oportunistas se aproveitando dos auxílios dos outros brasileiros aos flagelados, enfim, o que não poderia acontecer nestas situações, aconteceu.

      Um fato anda se destacando nisso. É o do desvio das contribuições populares encaminhadas àquelas regiões. Gente inescrupulosa buscando tirar proveito disso para implementar sua campanha política. Coisa altamente reprovável.

      Não se respeita a desgraça alheia. Cidades inteiras destruídas, levando a reboque vidas e propriedades inteiras da população, transformando sonhos em tragédias, onde milhares perderam tudo. Inclusive familiares. Mas mesmo assim, tudo isso foi desconsiderado.

      E pensar que o ser humano se diz e considera inteligente. Será mesmo? A ignorância e a estupidez impera nessa gente. Não sabem elas que um dia a desgraça lhes importunará do mesmo jeito que aos outros. Isso é imperioso no viver. Infelizmente. Mas a dor alheia não dói em nós.

     Felizmente, mesmo com tantos absurdos ao redor, ainda se pode confiar em muitos. O Brasil mobilizou-se na ajuda aos atingidos no Sul. E mesmo com certas trapalhadas oficiais, a população nacional mostrou seu valor. E isso é algo que acalenta corações. Ainda bem!

sábado, 25 de maio de 2024

A VIDA, O DINHEIRO E O HORROR.

      Não sei informar quanto tempo existe desde que criei uma afirmação, tomando a ousadia de considerar-me o verdadeiro autor, porque nunca li, vi ou ouvi sobre ela em nenhum outro lugar. Daí que penso ser o real criador dela. É a seguinte: Tudo já se pensou, falou e escreveu. Só falta fazer. 

     O que existe de todas as criações intelectuais, filosofais e afins, por certo cabe toda e qualquer situação ao qual a humanidade está exposta e/ou submetida. Daí que  esta até poderia já estar ordenada e orientada a seguir tudo o que já se expos em matéria de ensinamentos. Mas, infelizmente, isso não se aproxima da realidade, de jeito algum. Talvez seja porque esta mesma humanidade é relapsa por natureza.

      Com o passar dos tempos e dos anos, até se tem a percepção da involução humana, tantas são as barbaridades expostas até aqui. E sem querer parecer negativista, é bem provável que isso é daí para o pior. Talvez até possa se imaginar que o mundo acabou. Só que a humanidade ainda não o percebeu.

      O que ainda poderia ter nos salvado, era a religião. Mas nem isso se deu. E o exemplo o temos com conflitos religiosos e guerras mundo afora. Vemos também maus exemplos de padres, pastores, pais de santo e outros, divulgando coisas que não cumprem.

      Pode-se imaginar que o mal maior que este mundo possui é o dinheiro. Este, a partir de sua criação e aplicação, perverteu o humano. E vemos muito bem o que se faz por ele em nosso dia a dia. Coisas das mais escabrosas. É bem provável que se possa afirmar que este tal de dinheiro compre tudo. Quase sem exceção. E o que um humano não faz para tê-lo?

     Após seu emprego, o humano perdeu quase todas as boas referências que possuía. E o mundo transformou-se no que é e vemos hoje. Um horror!

sexta-feira, 24 de maio de 2024

SEPARANDO O JOIO DO TRIGO

      As facilidades ora existentes no âmbito das comunicações, onde a internet talvez seja a mais operante, através de seus sites e canais, acaba por causar uma gama de desinformações. Ou seja, causa um verdadeiro paradoxo informativo, haja vista que muita gente despreparada está incluída nesse âmbito, usando suas condições de acesso fácil a essas mesmas comunicações.

     O modernismo praticado também acaba gerando terminologias novas. E a tal de fake news é uma delas. Mas esse termo representa coisas velhas, que antes eram denominadas de mentiras, boatos ou até de conversa fiada. Mas o brasileiro, que sempre foi denominado de macaquito, pelos argentinos, gosta desse tipo de frescuras. Vida que segue...

     Entretanto, parece que muita coisa não é observada nessas situações. Um agente público não deve (até nem pode) fazer uso desses artifícios. Por razões óbvias. Mas, ultimamente, o que mais tem acontecido é isso. E o povão é o alvo desses procedimentos. E até criou-se um refrão que diz que "o povão gosta de ser enganado".

     Sabe-se muito bem que a própria internet possui mecanismos que facilitam a descoberta de fake news. Basta que o internauta proceda buscas nas notícias duvidosas. Sempre haverá alguns sites que esclarecem esse tipo de circunstância. Mas cabe a este interessar-se pelos fatos verídicos ou não. Não é coisa difícil de descobrir.

     Dentro de mais alguns dias, nos aproximaremos do período eleitoral nesse ano de 2024. Serão eleições no plano municipal, para escolhas de prefeitos e vereadores. Então, essa é uma das oportunidades para que os eleitores busquem saber e descobrir quem são seus possíveis candidatos.

     Havendo o início desse tipo de procedimento, onde eleitores tentem buscar descobrir farsantes e oportunistas, já se iniciará um bom sistema de escolha de candidatos, separando, assim, o que chamam de joio do trigo. Já serão iniciativas de moralização nesse âmbito. E o início de uma boa limpeza nesse âmbito.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

URGÊNCIA LEGISLATIVA

      Escrever sobre algo, alguma coisa ou alguém, não chega a ser um bicho de sete cabeças, como muitos pensam. Mas em algumas circunstâncias, talvez o seja. Porque na atual conjuntura, há um excessivo volume de situações, que acabam por tumultuar a qualquer cérebro. Mesmo de alguém que o tenha bem desenvolvido.

     Claro que isso deve alcançar a muitos. A atual situação em que vivemos no Brasil, mostra isso. Os absurdos existentes nele é coisa de estarrecer. E para os que acompanham os acontecimentos que se dão nele, diariamente, a coisa fica muito pior. É uma verdadeira situação estapafúrdia.

      No âmbito judicial/judiciário, nem se precisa entender tanto disso para observar as muitas inconsequências acontecidas nesta última década. E nesses últimos tempos tudo se agravou, a ponto de se poder imaginar que as leis perderam seus valores e utilidades, tantos são os absurdos aos quais tomamos ciência depois de acontecidos.

      O caso que envolve Lula, por exemplo, é dos principais deles. Um elemento processado, condenado e preso, passando por diversos níveis de julgamentos, inclusive tendo seus desfechos homologados pelo próprio Supremo Tribunal Federal, STF, viu-se livre disso tudo por determinação de apenas um ministro daquele tribunal. às vezes até de seu colegiado.

      A contundência disso resultou na eleição dele à presidência da república. Mesmo que estivesse enquadrado  numa lei específica que proíbe pessoas com histórico criminal, conseguir concorrer à pretensões públicas. Como se viu, isto não foi respeitado pelos julgadores.

      Daí para a frente, inúmeros casos parecidos foram acontecendo. Quase todos os envolvidos (condenados e presos) da operação lava jato, livraram-se de suas penalidades e estão até recebendo benefícios financeiros, como liberação de valores por parte da justiça e em breve, com certeza, estarão pleiteando indenizações financeiras ao erário.

       Dois dos maiores criminosos, Sérgio Cabral e José Dirceu, estão nesse rol. E hoje em dia transitam livremente por onde desejam, com as caras mais impassíveis do mundo. E ambos já falam em candidatar-se em próximas eleições nacionais. Isso não é o fim da picada?

       A impressão que se tem é a de que as leis nacionais perderam seus valores. Já passou da hora, inclusive, de se criar uma nova Constituição Federal, que deverá levar ao reboque, outros códigos de leis que existem no país. E isso urge.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

OMISSÕES E DESPREPAROS

      Após um verdadeiro dilúvio ao qual sofreu o estado do Rio Grande do Sul, onde mais de quatrocentas cidades foram destruídas com o volume das chuvas que nelas desabaram, o governador do  estado, Eduardo Leite, afirma que possuía conhecimento antecipado do que aconteceria em seu estado nesses últimos dias.

     Isso passa a ser um verdadeiro absurdo, haja vista que não tomou nenhuma providência para que fosse possível, pelo menos, uma certa iniciativa para diminuir esses resultados, garantindo melhores situações às populações atingidas.

     Fica determinado, então, que ele foi omisso. Também um inconsequente. E deve ser responsabilizado em grande parte de todas essas infelicidades acontecidas às populações dali.

     Mas quando ele afirma ter sido avisado por autoridades estudiosas de fenômenos climáticos, estas também deveriam tornar públicas tais informações, dando chance às populações daqueles locais, tomarem suas devidas precauções. Mas isso, parece, não aconteceu.

     Um outro fato que deve ser tornado público são as explicações sobre os volumes atmosféricos acontecidos naquelas regiões. Sua origem, suas formações e outras explicações. Afinal a ciência existe para esclarecer acontecimentos desse tipo. Talvez até justificá-los.

      Diante do que verdadeiramente aconteceu, é inegável que essa situação foi de uma raridade absurda. Seu volume não permitiu nenhuma condição de controle. Seja lá de quem fosse. Isso, pelo menos, alivia a responsabilidade das autoridades pertinentes àquelas circunstâncias. Mas o governador não poderia subestimar as informações recebidas dos especialistas.

terça-feira, 21 de maio de 2024

O POVÃO É QUEM DEVE ESCOLHER O QUE QUER

      De certo tempo para cá, nos atuais dias, tudo parece ter entrado num processo acelerado de confusão, parecendo que o mundo está num verdadeiro turbilhão. Que vai levando a tudo e a todos de roldão, sem que se consiga impedir tal ação e movimento.

     Por uma questão de abrangência, no Brasil a coisa anda nesse mesmo patamar. Talvez em um estado até mais adiantado, haja vista que nessa última década os acontecimentos ruins têm-se apresentado de uma forma constante e corriqueira.

     Talvez no âmbito político isso tenha se acentuado de uma forma mais profunda. O recrudescimento entre os adversários desse universo, se acentuaram, a ponto de já estar chegando às raias de confrontos diretos. Lutas e combates físicos e/ou  bélicos, talvez.

      Se observarmos todas as movimentações e acontecimentos dessa última década, uma calma reinante anterior, foi substituída por esse alvoroço descomunal de disputas de formas de regime/sistema governamental. E o perigo anda nos rondando diuturnamente, e de uma forma avassaladora, onde a esquerda quer transformar nosso país em socialista/comunista, de qualquer forma e jeito.

      De nada serviu a queda do Muro de Berlim, bem como a Perestroika e Glanost, na Rússia. Após essas movimentações foi mostrada a queda do comunismo/socialismo, sendo que na Alemanha, o povo que vivia na Alemanha Oriental buscou rumo para a Ocidental, mais avançada que a primeira.

      No entanto, em nosso país, há a impressão de que falta conhecimento aos que buscam seguir aquelas doutrinas. E basta assistir no Youtube, uma sequência enorme de vídeos mostrando as fugas do povo cubano de seu país. Lá a situação anda quase que fora de controle, com muita fome, inclusive, do povo.

      Não dá nem para entender um país como o Brasil possuir um presidente que faz apologia do socialismo/comunismo, bem como é fã e adorador de vários ditadores mundo afora. Alguns já andam até chamando atenção para seu alto grau de senilidade.

      Mas o povão é quem deve escolher o regime/sistema que quer e deseja, não se deixando levar por propagandas falsas e mentirosas, como as que são costumeiramente difundidas em nosso país.

ENCHENTES NO SUL: HÁ QUE SE LEMBRAR DOS PAÍSES BAIXOS NA EUROPA

      Não há aqui por parte desse autor, querer fazer parte do contingente daqueles que são denominados como um engenheiro de obras prontas, o que geralmente acontece nessas circunstâncias. A situação das enchentes na região sul do país nesses últimos dias, que atingiu centenas de cidades no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, trazendo infortúnios e prejuízos a milhares de famílias por lá.

     Assim, é lembrar um simples detalhe, como a geografia dos chamados países baixos no mundo, que são a Holanda e a Bélgica, onde o primeiro desenvolveu sistemas de proteções contra intempéries pluviométricas e naturais,   como  as águas do mar, que fica mais elevado que grande parte das terras desses países. 

     Deve até ser muito interessante tal controle. Porque não se vê e/ou escuta falar em tragédias com tais acontecimentos todos os anos. E nas mesmas épocas. E que poderiam servir de base e exemplo para os acontecimentos desses tipos que ocorrem em nosso país, também todos os anos.

     As regiões de São Paulo e Petrópolis, sempre são atingidas anualmente com alagamentos. Também a cidade do Rio de Janeiro. Sendo que nesta, foram executados planejamentos específicos, os piscinões, que evitaram cheias na cidade e naqueles locais costumeiros, nesses últimos anos.

     A propósito, é bom ressaltar com relação às cidades de São Paulo e Petrópolis, que ambas as cidades situam-se num plano elevado, acima do mar, condição esta que é até difícil explicar o porquê dos alagamentos que elas se submetem anualmente, com as chuvas de verão anuais. 

      Também houve um trabalho específico em desviar o rumo das águas do Rio Joana, evitando que tal fluxo se dirigisse exclusivamente para a Tijuca e adjacências, eliminando-se aquelas costumeiras  enchentes, que pegavam os moradores dessa região, de surpresas.

       Sendo assim, não custa nada levantar a hipótese, e a sugestão, àqueles que são e estão envolvidos nesse tipo de situações, de modo a estudarem as práticas colocadas por seus iguais na cidade do Rio de Janeiro. Talvez também surjam possibilidades de lograrem êxito com tais iniciativas, resolvendo, se não pela totalidade, mas algumas partes dessas situações calamitosas e destrutivas, que também ocorrem em outros lugares do país.

        Também há que se considerar o fator extemporâneo acontecido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que pegaram a todos de surpresa, principalmente no volume pluviométrico acontecido, que fugiu à normalidade, sendo algo a se considerar com atenção. Pelo menos para (in)justificar as ações das autoridades das regiões onde elas se deram.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

INTELIGÊNCIA HUMANA? ONDE É QUE TU ANDAS?

      Alguém, nesses nossos atuais dias, colocaria em dúvida a condição humana num plano de uma pseudo inteligência? De tudo o que se vê, lê, ouve, vive, não necessariamente nessa ordem, bem como acessando a internet, através de zilhões* de sites, promovendo e provocando mais confusão do que entendimento nos cérebros humanos?

      A única classificação que poderemos fazer é que tudo isso transformou-se só numa coisa: um paradoxo. Só assim poderemos justificar esse caos total em que as vidas de todos se transformaram no presente, com perspectivas negativas para o futuro.

      Um simples exemplo é o dos acontecimentos trágicos no Rio Grande do Sul, onde chuvas causaram enchentes nunca antes vistas, com apenas uma exceção, salvo, em 1921. Mas que deixou um verdadeiro estarrecimento na conduta e no comportamento de muitos, que não se empatizaram com os graves acontecimentos desta vez.

      E nesse aspecto, não foram casos isolados, de pessoas que chegaram a achincalhar tal situação. Inclusive com os tais desejos do bem feito !, por ter acontecido. O que, de imediato, é um fato revoltante. Mostra verdadeiramente que um ser humano não é inteligente como pensamos.

      Até mesmo o presidente Lula conseguiu causar algumas situações constrangedoras com alguns de seus atos e apalavras, fazendo colocações destoantes a respeito de certas circunstâncias. Também sua mulher, a Janja, cometeu alguns deslizes verbais, lá.

      Um fato também se destaca naquela situação. O exagerado cuidado com animais, onde alguns priorizaram socorros, até deixando pessoas em segundo plano. E aqui não se está querendo dizer que os devemos abandonar. Só destacar que o humano, nesses tempos modernos, invadiu de forma absurda a própria natureza, tirando o reino animal de sua naturalidade, onde se sabe que um animal se defende por si só. Em condições normais de temperatura e pressão, resolveriam suas próprias dificuldades.

      Mas voltando à abordagem do modo como alguns desejarem uma má sorte ao povo gaúcho, é uma situação pra lá de deplorável. E lastimável, haja vista que uma pessoa como essa esquece que num futuro possa passar por circunstâncias idênticas à essas pelas quais está passando o pessoal gaúcho.

      E do que se tomou conhecimento nesses últimos dias, o senador Pacheco marcará uma audiência com a cantora Anita, para discutir assuntos pertinentes nas atuais dificuldades daquela população, como se esta tivesse a mínima condição para tal. É pura brincadeira. Além de uma tremenda de uma irresponsabilidade, vide o modo de vida da cantora, que não passa nenhuma lição de seriedade nesta vida.

      Então pergunta-se: onde está a responsabilidade, a seriedade e a inteligência humana, que numa hora dessa desdenha de si própria? Quem souber, puder ou quiser, que responda.

*Zilhões: aforismo circunstancial do autor para se referir a valores inestimáveis ou indefinidos.

sábado, 18 de maio de 2024

A GAUCHADA MOSTROU SEU VALOR

      De repente esta tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul abafou todos os outros assuntos e situações que aconteciam neste país. Agora o assunto é só esse, mas com alguns acréscimos de outros temas relativos a esta mesma circunstância.

       Entretanto,  os temas anteriores eram tão importantes quanto esse atual. Mas eis que a coisa muda de repente. E surgem novos assuntos. Como por exemplo a exploração política da situação no Rio Grande do Sul, mas que passou a ser usada, desde então. E segue rolando.

      E essa gente não brinca. São capazes de tudo. E se aproveitam, inclusive, de sofrimentos coletivos de pessoas, onde esta perderam tudo, ou quase, estando numa situação de total e pleno desespero. E sem saber como dar seguimento à própria vida e existência.

      Tudo isso é pura sordidez. Mas com tons de morbidez. Pela baixeza circunstancial. E aí, tudo fica em plano inferior para dar espaço àqueles que pouco estão preocupados com a população afetada. E que votam neles. É ou não um verdadeiro absurdo?

       É bem possível que não tivemos políticos como os que estão em ação nesses tempos atuais. Mas se sabe que essa classe tem piorado a cada ano. Daí que não custa nada imaginar os tempos de doravante. Tudo estará muito pior.

       De positivo foi ver que o povo gaúcho mobilizou-se quase que imediatamente. Saiu para as ruas (e estradas), levantou as pernas das calças, vestiu capas e agasalhos, bem como muniu-se de tudo o que pudesse auxiliar seus vizinhos e conterrâneos, tomando a frente no socorro ao flagelados. E muito antes que o próprio poder público. Fora os auxílios de quase todas as partes do país.

      Mas nisso, arrumou uma encrenca danada com ele. Logo vieram ações buscando impedir a ação coletiva da própria população. E isto está gerando discussões até não poder mais. Talvez, somente num país como o nosso, esse tipo de fato aconteça. E ainda bem que essas intempéries pesadas são esparsas, diferente do que ocorre em outras parte do mundo.

       Vida que segue! Ainda há uma esperança, pequena que seja, de ver este país levantar-se e seguir em frente, num progresso desejado por muitos, e há muito tempo.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

AS CRISES TUPINIQUINS SE TORNARAM CORRIQUEIRAS

       Viver não é fácil. E até nunca o foi. Só que para alguns pode parecer que sim. Mas dependerá de várias nuances. Porque há aqueles que participam, outros se omitem, alguns se esquivam de certas situações. Enfim, de certo modo somos nós que escolhemos como viver. Mas nem sempre o conseguimos. A vida se incumbe de nos dirigir para algum lugar ou modo. Se o permitirmos. Ao final, nós é que decidimos isso.

      Atualmente, estamos vivendo sob circunstâncias pesadas. E diversas. Porque há gente exercitando-se naquilo que denominamos de puxar a brasa para a própria sardinha. É o famoso "farinha pouca, meu pirão primeiro". Está e a especialidade dos que optaram por viver no âmbito político.

      Mas se o povão se ligar, esses não conseguirão locupletar-se livremente como o fazem até a presente data. Mas para isso há que haver responsabilidades. Principalmente na hora de votar. Saber escolher com rigor aquele a ser votado. Já será meio caminho andado no conserto das mazelas que estão aí.

      Esta situação de descalabro degringolou de algumas décadas para cá. Principalmente a partir da abertura política em 1985. E  nem se precisa de muito esforço para descobrir que aqueles que começaram a defender a esquerda no país, permitiram o surgimento de grande parte das sujeiras ora existentes.

      Essa gente buscou mentalizar a massa no sentido da subserviência. Também na dependência ao erário. Criaram-se as benemerências públicas. vale-isso, vale-aquilo. Tudo fácil e de graça. Só que não. Este custo é exorbitante. Viciou-se parte da população a uma verdadeira esmola crônica. E isso vai rendendo lucros para alguns. O cargo que ocupam na área pública.

      O Partido dos Trabalhadores e seus afins são os responsáveis por tudo de ruim que nos atinge. Somando-se as roubalheiras e maracutaias, fecharam o círculo da safadeza. E com o aparelhamento de todo o país com sua gente, transformou-o no que está aí. Esse aparelhamento atinge todos os Três Poderes da República.

       Há muito mais coisas terríveis nos afligindo. E mesmo que um contingente de brasileiros íntegros, apontando grande parte delas, a população ainda não tomou o exato conhecimento dessas gravidades. E já está passando da hora dessa descoberta. Antes que o país afunde e/ou acabe de vez.

       Alguns dias atrás aconteceu nos Estados Unidos uma audiência em seu Congresso Nacional, envolvendo brasileiros e muitas de nossas questões. Principalmente ao que tange liberdade de expressão, bem como outras liberdades. E foram lá vários de nossos congressistas. Todos eles da direita. Mas também alguns outros personagens ali estiveram. E entre verbalização e escrita, deixaram seus depoimentos lá a  respeito das mazelas que andamos sofrendo.

       Dentre vários outros acusados, o ministro Alexandre de Morais foi um dos mais referenciados. E, parece, essas denúncias estão surtindo efeitos profundos, a ponto dele, segundo dizem, ter aliviado sua postura radical contra muitos dos  brasileiros. E anteontem, em Brasília, o Ex-Procurador de Justiça Sebastião Coelho, fez severas denúncias contra aquele ministro. Isso aconteceu numa sessão no Congresso Nacional.

       E dentro do que expos, em longo depoimento, acusou o ministro de vários crimes, a ponto de afirmar que ele deveria ser tirado do cargo e ser preso por tanta mazela cometida. Isso inclusive é constatado e apontado por outros personagens conhecedores dessas matérias todas e dos feitos do ministro.

       Infelizmente, do que se anda assistindo, nosso país parece andar à deriva, sem norte e comando, haja vista que aqueles que deveriam tomar conta dessas situações arbitrárias de muitos, não o vêm fazendo. E a tragédia no Rio Grande do Sul acabou por aumentar todo o descontrole que há por aí. Muita discussão, muito papo e poucas ações. Além de se buscar tirar proveito político de uma situação tão terrível.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

ATUALMENTE O ERRADO É QUE ESTÁ CERTO. E VICE-VERSA.

      Já foi tempo em que a seriedade era levada a sério por quase todos. Mas atualmente a coisa já não anda desse jeito. A criatividade humana consegue desarranjar quase tudo. E a internet está aí, mesmo, para nos comprovar tais situações.

      O Facebook arranjou um jeito de homologar o besteirol. E o propaga de uma forma imbatível através de um novo sistema de geração de vídeos para suas publicações chamado "Reels". Que são vídeos de poucos segundos. Alguns, inclusive, não passam dos dez segundos de exposição.

       Impressionante é como a coisa pegou. E nisso, como muitos já o disseram, deu espaço e voz aos medíocres. E não se respeita mais nada, a começar pela língua do país. Lá se foram as regras que a coordenam. Concordância verbal, conjugação verbal, dentre outras, sofreram um tremendo baque.

       É sabido desde muito tempo atrás que as regiões interioranas do país possuem suas próprias consoantes. E o modo de falar é diferente dos grandes centros. Das capitais, por exemplo. Mas na atual temporada, parece que receberam um reforço para destacarem suas características.

       Interessante é que gente nova, são as que mais andam usando aquele recurso. E postam vídeos dos mais diversos. Mas explorando as muitas deficiências verbais que possuem. E isto, parece, virou até regra. E contam com a exploração dos três cês (Cs): curta, compartilha e comenta.

       A princípio essa assertiva corre o risco de ser acusada de preconceituosa. Mas, claro, essa não é sua intenção. Cabe aqui fazer o reparo porque a educação do país é um fato dos mais criticados por muitos. Então, deixar prevalecer uma sequência de erros e/ou equívocos verbais, não é lá uma coisa pertinente a Educação.

       Mas nisso entra um fator importantíssimo: o financeiro. Porque nesses três cês anda incidindo remunerações pelos sites que os veiculam. E o Youtube se destaca nisso, porque até oferece placas comemorativas àqueles que alcançam as famosas curtidas. Há placas de vários valores, cuja principal envolve números que alcançam hum milhão de curtidas. E os devidos pagamentos disso vêm a reboque.

       E nem nos preocupemos com mais nada. Até porque, se a situação atual for criteriosamente analisada, o próprio vocabulário/dicionário de plantão, já perdeu sua ação. É notório, com a admissão desse maldito "politicamente correto", já não se pode fazer uso de muitos termos nesse nosso dia a dia. Talvez haja a necessidade de se criar um novo.

       Assim, vamos vivendo. E seguindo em frente. E esbarrando nessa sequência de absurdos que nos assolam. E olhe lá!

quarta-feira, 15 de maio de 2024

"TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES"

       Daqui pra frente é bom nos prepararmos para as novidades que nos alcançarão com relação a todas as deficiências e mazelas no que tange aos acontecimentos envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul.

      A começar pelo próprio Governo, que anda, de todas as formas, buscando dificultar o trabalho de muitos. Principalmente dos que se envolveram diretamente em buscar resolver os problemas advindos dessa tragédia.

      Certa parte da imprensa e a quase totalidade das mídias sociais, com leve reparo a poucos, se incumbiram de noticiar os acontecimentos dentro do padrão que exigimos o grau de excelência. Mas estão sendo reprimidos pelos canais oficiais na maioria das vezes e do tempo.

      Uma situação como essa anda rendendo discussões além da conta. Isso porque seria muito simples que houvessem preocupações com a população atingida. E até mesmo o restante dela, espalhada pelo território nacional, haja vista que informações sérias levam a tranquilidade, ou quase, de todos.

      E é por isso que a Rede Globo tem enfrentado críticas até não querer mais. Porque tem produzido informações inconsistente a respeito de tudo o que realmente tem ocorrido nas regiões afetadas pelas chuvas nesses últimos tempos.

      Infelizmente estamos vivendo tempos sombrios, onde a mentira tem corrido frouxa, Brasil afora. Só não se sabe qual o interesse nesse tipo de procedimento. O que lucram os que agem assim? Chega de estupidez. Também de ignorância. E por que não dizer má fé?

      Após um longo período passado da crise datal de covid 19, atualmente ficamos sabendo de muitas das mazelas nelas incluídas. A verdade vai surgindo uma atrás da outra e desmascarando muitas das enganações pelas quais a população mundial passou.

      E assim se dará com essa tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul em Abril/Maio de 2024. Mas, como sempre acontece, será por pouco tempo. Bem o sabemos que o brasileiro, dizem, não possui memória. Então, ano que vem, por esse mesmo período, outra tragédia acontecerá, só mudando sua localização, pessoas e agentes. 

      Enfim, tudo estará "como dantes no quartel de Abrantes".

terça-feira, 14 de maio de 2024

AS OCORRÊNCIAS NEFASTAS DE ALGUNS EM PLENA TRAGÉDIA GAÚCHA

      As águas das enchentes no Rio Grande do Sul em sua maioria ainda não cederam em seus níveis. E recentes chuvas nesses dias atrás colaboraram para essa insistência. Mas já se cogitou da existência em ocorrência envolvendo algumas barragens que ali existem nessa mesma região das cheias. Suspeita-se que alguma delas tenha sido aberta para evitar riscos maiores em seus domínios.

     Já houve outras enchentes naquelas áreas há alguns anos atrás. Talvez com volume menor do que esta atual acontecida. Contudo, caso tenha acontecido de aberturas de algumas delas, talvez se explique esse exagero de águas, bem como aumento nos níveis delas naqueles locais.

      Desagradável assistir uma série de notícias, dando conta de muitas confusões surgidas nesse período das enchentes. E muita coisa cabeluda, que requererão das autoridades rigorosas investigações, com punições pesadas a seus autores, caso se confirme certos absurdos.

      Até está havendo um certo excesso em publicações de imagens. Porque pode haver oportunismos de alguns em veicular coisas de outras épocas, dando a entender que é atual. Mas isso nem é difícil de se descobrir, porque os sistemas modernos de geração de imagens, possuem de dispositivos datador em seus feitos.

      Falta é um certo grau de empatia em alguns, quiçá em muitos, para colocar-se no lugar dos flagelados ou atingidos pelas infelicidades atuais. A coisa mais injusta e inaceitável é ver alguém se aproveitando de desgraças alheias. E há, sim, muita gente querendo aparecer como um benfeitor em certas ações.

      Dessa forma, doravante será ainda possível saber-se de certas ações nefastas de alguns. Tomara que sejam todos denunciados e punidos pelas autoridades, mas também pela própria população local atingida.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

"MAIS AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA"

     As recentes tragédias gaúchas mostraram ao país, também parte do mundo, o quanto a complexidade humana age. Por um lado de forma positiva, mas de outro, nem tanto. Porque movimenta uma gama de situações. E estas chamam atenção pelo acontecido com elas.

      Mesmo com o Governo manifestando contrariedades contra muitos, por estes criticarem suas ações, nisso até gerando penalidades àqueles que o fizeram e fazem, ficou evidente que as críticas tiveram suas razões de serem, haja vista a inoperância percebida em muitas da vezes nessas ações.

      Por outro lado, a cidadania prevaleceu por parte de muita gente, manifestando-se em auxílios e ajudas coletivas aos atingidos. Veio gente de muitos lugares para ajudar nos socorros aos necessitados. Entre gente e até mesmo os animais. Foram movimentações que encheram de orgulho nossa nação.

      Mas nem tudo foi tão perfeito. Porque, como sempre, surgem os oportunistas. Também os malandros. Aqueles que dão nó em pingo d'água, como dizem no popular. Gente inapta e inepta, mas que fazem aquele teatro costumeiro, buscando enganar a todos. Esses, talvez, sejam incapazes de trocar um simples pneu. Entretanto, em busca de fama, se fingem de excepcionais.

      Houve uma dupla de celebridades que criou situações esdrúxulas para surgirem no foco da movimentação. Ambos são pessoas sem a menor noção do que é a verdadeira utilidade. Mas hoje em dia fazem sucesso com suas inaptidões. São apenas uns pseudocômicos que não sabem que há hora para tudo. E ali não era o momento de comicidade.

      Também os animais se destacaram. Até mesmo um cavalo, despertou atenção em muitos. Inclusive da Janja e do Lula. Mas muitos animais foram salvos pela população. Esta trabalhou com afinco e determinação, sempre que pôde, pois não era hora para brincadeiras.

       Destoante nessa história toda é ver parte da imprensa agir contrariamente ao natural. Compactuou com ineficiências públicas, escondendo omissões. Mas hoje em dia, com a mídia alternativa em moda e evidência, quase tudo foi mostrado ao povão. De bom e de ruim. Vida que segue...

      

sábado, 11 de maio de 2024

PACTO COM A MALDADE E A SUJEIRA

      Quando se pensa que o absurdo chegou ao fundo, eis que ele emerge à superfície e continua seu percurso no dia a dia da população.

     Os tristes e trágicos acontecimentos ocorridos no Rio Grande de Sul, anda mostrando a triste realidade desse país. E nem se está conseguindo tomar pé de muitas devido aos exercícios das mentiras jornalísticas que assistimos em certos veículos de imprensa.

      Para quem possui idade acima de cinquenta anos, acompanhou a campanha da Rede Globo ao Brizola e ao Lula, nas décadas de oitenta, noventa e de dois mil. Eram matérias pesadas ao extremo buscando até mesmo desestabilizar os governos dos dois.

      Mas, surpreendentemente, a partir de 2015, aproximadamente, o jogo virou. E a Globo passou a ser a porta-voz do Lula e do PT, porque a partir de 2018, quando Jair Bolsonaro lançou-se à campanha presidencial, logrando êxito em ser eleito Presidente da República, ela posicionou-se contrariamente a ele. E de forma escancaradamente declarada.

      Isto se explica pelas ameaças que foram feitas a respeito da cassação dos direitos da emissora, ao término de seu período de contrato com a união, o que não aconteceu pela derrota do Ex-Presidente na eleição de 2022. A Globo investiu pesadamente no Lula para conseguir seu intento. Mas contou com apoios de outros.

      A partir daí ela tomou o gostinho da subserviência comercial e espalhou-se para todos os lados, agindo contra a própria população brasileira que já havia percebido toda a malignidade daquele grupo. E agora estamos vendo toda a nocividade que ela possui, compactuando com o que há de pior no país.

      Infelizmente não bastaram o "mensalão", o "petrolão", a "lava jato", as condenações e prisões de Lula e seus "cumpanheiros", que servissem de alerta para o caos em que chegou o país. Também para que a população soubesse do horror que essa gente cometeu em vários de seus governos.

      Só Freud, mesmo, para explicar isso tudo. E apenas. Porque justificar, mesmo, ele e ninguém o consegue ou o conseguirá. O Brasil está no fundo do poço. Talvez até abaixo, mais um pouco disso. Fora o lamaçal existente aos redores. E fétido ao extremo. Ao ponto dessa fedentina já estar sufocando uma população quase inteira.

       Agora, com a situação em que o Rio Grande do Sul sofreu, com os bate cabeças governamentais que estão sendo criticados por quase todos, tudo isso está sendo considerado como insurgência coletiva e passível de punição judicial, segundo consta.

       E por mais que se insista mostrar tudo isso, ainda há muita gente que não vê, não ouve e nem se apercebe de nada e de coisa alguma. Como é que se pode classificar essa gente?

sexta-feira, 10 de maio de 2024

UM "SELFIE" INCONVENIENTE

      De certo modo não se pode recusar procedimentos que visam a ajuda ao próximo, como anda ocorrendo na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. Só que não se pode exagerar.

    Com os adventos dessas parafernálias eletrônicas, cujo um aparelho celular se destaca de forma quase que absoluta, tem muita gente se aproveitando disso para querer aparecer. Às vezes até mesmo além do fato que buscaram registrar/divulgar.

     Isso porque em muitos dos casos elas se colocam dentro da própria imagem do fato registrado. Esse ato é possível pela existência de um recurso que todos os celulares possuem que é o tal do "selfie". Aí o agente da imagem vira notícia, também.

      Até já virou costume assistir-se vídeos onde há o registro de fatos tristes, com sofrimento do registrado, mas que o primeiro nem se dá conta da gravidade deste. O mais importante é fazer a imagem, independente se o alvo está até correndo risco de morte.

      E nessas ocorrências envolvendo as enchentes no sul, não está sendo diferente. Muitos dos que se propuseram a ajudar lá, o fizerem com um único fim: o de atender ao próprio ego.

      Mas ainda existe uma outra situação. Muitos dos que ajudaram, de algum modo, não perderam a chance da propagando de tal ato. Isso inclui-se várias celebridades do país. A humildade não é uma propriedade de seus domínios.

      Enfim, a vida é exatamente isso que se observa. Infelizmente, nesses casos, essa gente não conhece um dito da sabedoria popular que diz, mais ou menos assim: "o que a mão direita oferece, a esquerda não toma conhecimento".

       *Em tempo: boa parte dos que estão ali ajudando, não possuem a mínima destreza para tal. Às vezes acabam causando mais problemas do que solução.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

ATÉ AGORA NÃO SE LOGROU ÊXITO EM VENCER INTEMPÉRIES PESADAS NO PAÍS.

      Traçar conjeturas é um ato fácil. Sobre algo, alguma coisa ou alguém. De bom ou de ruim. Fica à vontade do freguês. Então, pode-se abordar o que quiser. Claro que respeitando a lei.

     A tecnologia alcançou um patamar avançado. Em um século a mudança que se deu foi inimaginável. Somando-se a eletricidade com a eletrônica e a informática, alcançou-se esse estágio de desenvolvimento em que vivemos nesses dias atuais.

     Há instrumentos avançados de todos os tipos, tamanhos e utilidades. E no âmbito da meteorologia não está diferente. As previsões podem ser feitas objetivamente, alcançando resultados surpreendentes. Aí fica fácil de prever-se instabilidades mundo afora.

     Entretanto, por razões discutíveis, há falhas e equívocos em vezes acima das expectativas esperadas. Isso acaba gerando desencontros. Porque uma avaliação equivocada a respeito de meteorologia, causa problemas em várias das vezes em quem conta com elas.

     As chuvas ocorridas na região sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, deixou clara algumas circunstâncias. A primeira delas é que foram noticiadas as futuras ocorrências pluviométricas. Contudo não houve exatas providências de alguns. Talvez por isso esse enorme contingente atingido por essas intempéries.

     Não é fácil convencer populações dos iminentes riscos de temporais. Então, acaba ocorrendo tragédias acima do esperado. Até mesmo o poder público acaba por negligenciar em algumas situações. Enfim, parece não se dar a verdadeira importância às previsões meteorológicas neste pais.

     Isso pode-se observar nas cidades de São Paulo e Petrópolis. Todo ano se repetem os mesmos fatos. Essas cidades são atingidas por chuvas torrenciais descontroladas. As destruições e mortes de pessoas já tornou-se um fato comum. E nada se fez ou se faz para que não ocorra tanto terror anualmente.

     Enquanto isso, o país fica mercê desses acontecimentos. E toda sua população, ao final, terá que arcar com todos os prejuízos que se derem em cada uma dessas oportunidades.

ESPERANDO SOLUÇÕES DEFINITIVAS

      Toda a mobilização envolvendo a audiência no Congresso Americano de dias atrás deixou clara a gravidade dessas situações. Mesmo assim ainda fica uma incógnita com relação ao seguinte: por que não houve uma audiência dessa no Congresso Brasileiro?

     Já há muito tempo que um contingente de brasileiros de primeira linha, entre eles encontram-se Juristas, Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Ex-Procuradores de Justiça, Advogados renomados, Jornalistas conceituados, bem como outras pessoas importantes, trouxeram à tona essa mesma situação.

     Entretanto esbarraram numa questão muito simples. A omissão e a indiferença dos que deveriam ter agido com presteza, como o Congresso Nacional Brasileiro, guiados especialmente pelo Senado Federal, para por fim aos desmandos de alguns ministros do STF. Especialmente o ministro Alexandre  De Morais, que transformou-se no foco dessa atual  mobilização.

     Sabemos que isso não é uma questão simples de se resolver. Contudo, há que se buscar resolvê-la. E até com urgência, porque muitos apontamentos foram feitos por quem toma conta dessa situação, sendo apontados muitos pontos graves, perpetrados por agentes públicos brasileiros, no âmbito judiciário, os quais chegaram a ferir nossa própria Constituição Federal.

     Tudo isso está relatado, mostrado e registrado nos anais brasileiros. Daí que foi preciso uma mobilização internacional para que a questão fosse pelo menos explicitada. No país e, agora, mundo afora. E isso tem rendido assuntos mais do que necessários.

     Não há nenhuma dúvida da preocupação da população brasileira, ou boa parte dela, em ver um desfecho positivo e definitivo em todo esse imbróglio que só causa extensos prejuízos a todos, porque tira a tranquilidade coletiva em nosso país.

     Por fim, não há como esquecer de todos aqueles que sofreram na própria pele as injustiças devidamente apontadas por quem conhece dessa matéria. E esse sofrimento deve terminar, de uma vez por todas.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

AUTORIDADES BRASILEIRAS DENUNCIADAS NO CONGRESSO AMERICANO

      Foi realmente muito emblemática a audiência acontecida nesta Terça-feira, 7/05/2024, no Congresso Americano, onde foram denunciadas várias ações inconstitucionais, perpetradas por agentes públicos brasileiros, em que se destaca o ministro Alexandre de Morais, por atos ilegais perpetrados nestes últimos tempos.

     Mas antes disso, aqui mesmo no Brasil, tais atos haviam sido denunciados publicamente por pessoas como Ives Gandra Martins, um jurista renomado, dentre vários outros. Um destaque especial para o ex-procurador de justiça Sebastião Coelho, um ferrenho crítico dessas manobras escusas desse ministro.

     E lá nos Estados Unidos, nessa audiência, foram ouvidos vários dos que são e estão atingidos por esses atos falhos de autoridades jurídicas/judiciais brasileiras. O principal deles é o jornalista Paulo Figueiredo, talvez um dos maiores responsáveis pela criação dessa situação e audiência.

      Vários congressistas brasileiros estiveram lá. E assistiram pessoalmente os trabalhos daqueles congressistas, que defendem a plena e total liberdade de um cidadão. Até mesmo uma (ex) juíza brasileira, Ludmila Lins Grillo, estava lá e entregou um depoimento escrito por ela para juntada aos documentos já existentes lá.

       É interessante perceber que para que essa questão envolvendo crimes de autoridades brasileiras contra alguns de seus cidadãos, fosse criada uma audiência no exterior para denunciá-las, mostrando que por aqui, internamente, o nosso país anda apresentando situações de inteiro ridículo, com omissão de muitos dos que devem agir nessas situações.

       Agora é aguardar e observar o que vem por aí. E torcer para que se faça justiça ao que foi lá exposto. E ver os responsáveis por tanta lambança receber o que merecem: o rigor da Lei.

      *Em tempo: também foram denunciadas nessa audiência uma possível fraude nos resultados das eleições brasileiras de 2022.

      Assista ao vídeo:  Só restou a pressão externa para salvar o Brasil (youtube.com)

terça-feira, 7 de maio de 2024

RECORRENDO A FREUD

      Todos sabem muito bem que os dias atuais, onde as comunicações são mais acessíveis por muitos, o que acaba caindo numa atividade perigosa por parte de alguns. E não se poupa circunstâncias, como essas das chuvas torrenciais caídas nos últimos dias em parte do Rio Grande do Sul.

     Então, o que se tem acompanhando de notícias explorativas, não está no gibi. Fazem uso de todos os recursos possíveis para a exploração. E muita gente se aproveita disso, buscando chamar atenção, também. 

     Um dos fatos que andam despertando atenção é o da omissão de parte das forças armadas, que não se esforçaram em colocar as tropas e seus equipamentos a serviço daquelas populações atingidas. E haja pressão na internet. Mas se são verídicas ou não essas circunstâncias, é onde se alojam os problemas.

     Muitas críticas estão se fazendo contra as autoridades daquelas regiões. E inclua-se aí o Governo Federal e o Estadual. Porque só as ações municipais não chegam a alcançar o nível desejado na ajuda de suas populações.

     Não deixa de ser isso uma tristeza. Tripudiar-se sobre gente sofrida é de uma baixeza sem limites. Também sobre uma verdadeira tragédia pública, com traumas diversos por parte dessa mesma população.

     Infelizmente isso parece ser comum à tanta gente. E, nesse caso, talvez nem Freud o explicaria.

CHUVAS TORRENCIAIS INCONTROLÁVEIS

      A chuvarada que atingiu o estado do Rio Grande do Sul nesses últimos dias causou estragos jamais esperados por muitos. Tanto os habitantes quanto as autoridades não puderam fazer quase nada para impedi-las. Muito menos controlá-las, devido o auto volume que se despejou sobre aquelas regiões.

     É óbvio que uma situação como essa é de difícil solução. E em todos os sentidos. Contudo sempre aparece gente para se aproveitar do caos vigente. Gente sem a mínima noção, bem como condições de intervir em soluções. Sejam elas quais forem.

     Também existem os oportunistas e aproveitadores das mazelas ali acontecidas. Gente que costuma querer tirar proveito de qualquer jeito sobre sofrimentos alheios. E isso é costumeiro. Seja onde se dá ou dará as infelicidades das populações locais.

     É certo que as autoridades não possuem a capacidade plena para resolverem os problemas. Faltam muitos recursos para isso. Desde os financeiros, até os despreparos profissionais. Talvez isso aconteça porque as intempéries pesadas não sejam ininterruptas como as que acontecem no exterior, em certos países.

     Salvo essas chuvas quase que anuais, aqui no Brasil não há terremotos, tsunamis, até mesmo tempestades como as que atingem os países no exterior. Sem contar que no Brasil não acontecem geadas pesadas. Salvo em algumas regiões do sul do país. Mesmo assim só no inverno intenso.

    Dessa forma, não se pode comparar as equipes de resgates nossas com aquelas dos países em outras regiões do planeta. E por certo, caso tivéssemos os mesmos níveis de intempéries, a coisa seria de outro modo.

    Mesmo assim, o poder público deve movimentar-se com presteza, agindo o mais rápido que possa. Principalmente no socorro aos atingidos, haja vista que muitas pessoas não conseguem escapar antecipadamente dessas tragédias. Aí sim, deve haver um esforço redobrado na capacidade em reagir favoravelmente em socorro das populações nestes locais atingidos.

    Infelizmente sempre aparecem aqueles que denominamos de espíritos de porcos. Surgem de muitos lugares e tentam locupletar-se das condições sofridas de muitos. E é assim que o Poder Legislativo deveria criar leis pesadas para tratar com essa gente ruim. Mas é vedado que usem o poder político também para se aproveitarem dessas circunstâncias.

    Mesmo que em passagens rápidas, deu para ver todo o terror acontecido dessa vez. Gente que perdeu tudo, inclusive parentes, que devem ser protegidos pelo Estado. E da melhor forma possível. E ainda bem que muita gente mobilizou-se em ajuda aos atingidos. É uma questão de fraternidade elogiável.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

REMÉDIO E/OU TRATAMENTO MÉDICO DE R$16.000.000,00

      Uma notícia rolando pelas mídias sociais, Youtuber e GETTR, chama atenção pelo valor estipulado de um tratamento com um paciente, um menino de apenas cinco anos, que sofre de uma doença chamada Distrofia Muscular de Duchenne, mas que foi negada pela AGU em absorver tal custo, e sofreu comparação ao custo dos ganhos de Madonna em seu show nesse último sábado na cidade do Rio de Janeiro, em Copacabana.

      É óbvio que é uma questão pra lá de melindrosa, por um lado, e cabulosa por outro, haja vista que não é fácil chegar-se ao exato custo desse remédio nesse valor. O que ele contém, como foi desenvolvido, bem como foi fabricado. Será que entre todas as operações envolvidas nesse produto, encontram uma razão lógica que aprove-o, bem como justifique seu custo?

      A título de comparação, mas também de gozação, se formos comparar este remédio com um quilo de ouro, que vale entre trezentos a trezentos e oito mil reais, é de se perguntar quanto pesa aquele remédio. E mesmo que se force uma barra que justifique todos os métodos e processos nele aplicados, fica muito difícil entender seu custo/preço.

      Num outro aspecto, também se quer saber o porquê de uma doença como essa caber um tratamento/remédio tão caro ou custoso. E é lógico que não há quase no mundo alguém que possua plena condição de adquiri-lo. Talvez um rei ou um sheik árabe.

      É melhor, e mais fácil, levar tudo isso na brincadeira ou na gozação, porque tirando-se por base esta situação aqui apresentada, uma vida humana vale muito pouco, segundo o pessoal da AGU, que negou o compromisso com o menino doente.

      Impressiona mesmo são as muitas situações que nos ocorre diuturnamente. Quisera que conseguíssemos resolvê-las num percentual de no mínimo uns dez porcento. Talvez, aí, já se queira querer demais.

sábado, 4 de maio de 2024

DÈJÁ VU. TUDO JÁ SE VIU ANTES

      É inegável que numa situação dessa a qual está subjugado o atual momento no Rio Grande do Sul, onde chuvas torrenciais conseguiram causar danos além da conta e daquilo que se poderia esperar numa situação dessa, ver que o país não é preparado para grandes intempéries.

     Mesmo que seja até justo a manifestação de muitos no que diz respeito aos auxílios àqueles que estiveram sob tais circunstâncias, onde perderam bens e alguns até a própria vida, solicitar ajuda das pessoas é algo que foge à normalidade, haja vista que o poder público é quem deve arcar com esses compromissos.

     É tido e sabido que o governo possui condições para isso. E de forma tranquila, até. Porque dinheiro não falta. Isso dá pra se ver através das mumunhas, cambalachos, maracutaias de políticos, que se especializaram em desviar verbas oficiais para suas contas em paraísos fiscais do mundo.

     Também não se deve perder tempo com certas discussões. Todo ano, quase sempre nas mesmas épocas, acontecem essas circunstâncias trágicas. Só se alteram suas localizações e os atingidos. Basta consultar o histórico desses acontecimentos na imprensa.

     Todos estão envolvidos nessas mazelas. Daí serem os responsáveis por elas. Tanto governo quanto a própria população não se mobilizam para mudar tal estado de coisas. Daí que, é aguardar o próximo ano, para nos depararmos com esses mesmos acontecimentos. É o famoso Dèjá vu. Tudo já se viu antes.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

QUE JUSTIÇA EXISTE NESTE PAÍS?

      Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024.

     Agora é pagar para ver o que acontecerá com a justiça eleitoral do país, no que concerne à derrapada vergonhosa de Lula num evento de 1º de Maio, comemorando o dia do trabalhador em São Paulo quando, numa tremenda cara de pau, passou por cima da lei que rege as eleições do país, proferindo elogios e pedidos de votos ao candidato à prefeitura paulistana. E numa época fora de data.
     Até agora não se tem o desfecho da decisão judicial se irá ou não punir Lula der acordo com as regras que regem essa matéria. Mas como tem acontecido no país nesses últimos tempos, irá se praticar o famoso exercício de usar dois pesos e duas medidas para tal. E assim, mais uma vez, se verá a justiça do país colocar-se ao nível do pantanal lamacento em que se transformou.
     As esperanças de se ver tudo isso se transformar está na audiência que haverá na próxima semana no Congresso Nacional Americano que está verificando a situação do empresário Elon Musk e suas denúncias a respeito de faltas graves do judiciário brasileiro.
     Só temos uma alternativa: aguardarmos.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

RESVALOS E DERRAPADAS OFICIAIS

      As instabilidades política e social que vigoram na atualidade, terão uma oportunidade representativa com os eventos que acontecerão no Congresso Nacional Americano na próxima semana. Várias presenças estão sendo aguardadas com muitas expectativas, dentre elas o empresário Elon Musk, o jornalista Michael Shellemberg. Mas também alguns deputados federais brasileiros, junto com alguns senadores, bem como também jornalistas brasileiros e vários outros personagens ligados à essa situação.

      Não há como não considerar que o confronto está de pé. E as circunstâncias promovem o aumento do recrudescimento dos ânimos entre as partes. A direita e a esquerda. E cada uma das situações deixa isso muito claro.

      No dia de ontem, 1º de Maio, efeméride que festeja e comemora o Dia do Trabalhador, sempre foi costume se realizar eventos pelo país. E esse ano não foi diferente. Mas dessa vez a participação popular ficou abaixo das expectativas de seus idealizadores. Principalmente o governo.

      Em todos os lugares que se pretendeu realizar esses eventos, a frequência popular foi baixíssima. E segundo um neologismo empregado para esses insucessos, houve floupagem em quase todos eles. Até mesmo o que Lula participou em São Paulo, foi um dos mais fracassados, a ponto dele culpar um de seus auxiliares por isso.

      É claro que com essas disputas entre os lados políticos, o Ex-Presidente Bolsonaro deve andar saltitante com suas andanças país afora. Onde vai carrega atrás de si um contingente invejável de povo. Isso, claro, chega despertar um certo ódio de Lula.

      Mas o decorrer desse ano, que é eleitoral, os acirramentos serão frequentes entre essas partes. E não custa nada registrar que Lula cometeu crime eleitoral durante o evento em que participava também o candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Guilherme Boulos, pedindo ao povão que vote nele na eleição vindoura.

      A justiça do país anda deixando a desejar. Não está agindo com rigor em seguir a lei, algumas vezes usando dois pesos e duas medidas para certas situações. E esta citada deve entrar nesse rol, com certeza.

      O certo é que, doravante, tudo pode ser pior. Aguardemos.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

DIA DO TRABALHO: SÓ FALTA INICIÁ-LO

      E deixando Cuba e os cubanos de lado, voltemos ao costumeiro. As muitas discrepâncias pelas quais o mundo atravessa, E em todos os seus  lugares. São imbróglios infinitos e infindáveis. De todos os teores.

      Atualmente já são quase meia dúzia de guerras. E estas, como sabemos, são os maiores agentes de desgraças. Levam tudo de roldão onde acontecem, desde destruição material à mortes de gente. E atualmente com alcance global, haja vista que através da famosa globalização econômica, atinge a todos, quase sem exceção.

      Se todo esse custo e investimento bélico fosse desviado para ações comunitárias, servindo e atendendo aos povos necessitados, muita coisa ruim diminuiria ou até acabaria. Mas parece que o discernimento de muitos não alcançam essa visão. Eles não percebem as dores que causam. E todas as piores situações que vão a reboque.

       Há situações que duram quase que o tempo todo. Isso atravessa períodos longos e exaustivos. Sequer é atentado por aqueles que as causam. Eles sequer percebem o desperdício de fortunas, que são transformadas em detritos e destroços. Só alimentam seus próprios egos.

       Tudo seria bem diferente se pensado. Buscar eliminar as dificuldades da humanidade, sejam as de intempéries pesadas ou ações humanas absurdas e estúpidas. Também conseguir o equilíbrio de tudo e de todos. Mas isso, por enquanto, não está sendo alcançado. E até pode ser considerado um fator utópico.

       Quiçá o humano expresse com objetividade sua maior propriedade: a inteligência. E nem poderá demorar tanto, porque o mundo já corre riscos concretos de sua extinção. É aproveitar a data de hoje, 1º de Maio, e dar início a esse trabalho de recuperações. Todas as que são necessárias executar.

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...