Marcadores

sexta-feira, 24 de junho de 2011

" FAZ PARTE...!!! "

    Ao ler as notícias estampadas na tela da versão digital de 'O Globo", deparei-me com a reportagem sobre um dos maiores músicos brasileiros, Hermeto Pascoal, reclamando do público em seu espetáculo, durante o show.
   Ele chegou a perder a estribeira, manifestando-se irritadamente e dirigindo-se ao público, por exemplo, com essa afirmação: " Eu dou porrada em vocês, seus filhos da puta. Não sou contra o pagode, mas esse pessoal aí só sabe escutar isso". Está lá à disposição de quem quiser confirmar tal reação.
   É óbvio que isso deverá repercutir na imprensa e no meio musical. Mas acredito que de forma positiva, pela maioria dos que tomarem conhecimento dessa reação do grande músico brasileiro.
   Mas mesmo que haja alguém que venha a confrontar-se com tal declaração e reação do Hermeto, não conseguirá tanto apoio em criar dificuldades para o músico.
   Como naquela velha história do "saber ler nas entrelinhas", esse episódio mostra uma situação muito comum em nosso país. Deixa configurado que ainda estamos muito atrasados pessoalmente, profissionalmente e, principalmente, culturalmente. Ainda não se tem a noção exata desse fato. 
   Lembro-me que nas décadas de 60, 70 e 80 (isso no século passado (XX)),
também havia alguma porcaria musical. No entanto, a maior parte do que existia, era de boa ou de excelente qualidade. Daí que, quase que obrigatóriamente, as pessoas assimilavam e absorviam o que lhes era apresentado. Tudo de primeira linha.
   Mas hoje, inverteu-se esse processo. A maior parte do que está aí em termos de cultura e arte, deixa muito a desejar. São de qualidade muito aquém daquilo que se precisa e espera (não necessáriamente nessa ordem).
   Isso promove nos jovens um estrago fenomenal. Eles já se acostumam a ter a seu dispor só coisas ruins e sofríveis, ficando difícil a eles poderem distinguir as coisas boas das ruins. Esse processo é invisível e imperceptível, daí ficar impossível a distinção entre o que é ou não de boa qualidade.
   Parece-me que isso tudo é uma orquestração por parte de uns poucos, que possuem grande poder de ação, agir de forma contrária, colocando tais aberrações culturais e musicais à disposição da atual juventude, impedindo que a mesma tome conhecimento do que é bom. E só para não perder a viagem, traço uma comparação no que se vê, hoje, no futebol brasileiro. Uma tremenda molambada, que ontem chamávamos de perna-de-pau, jogando bola e engando os incautos. Porque de futebol (pelo menos para quem conhece disso), o que se pratica aí não passa nem perto ao que assistíamos nas décadas passadas.
   Naturalmente que alguns dirão que os tempos são outros. Principalmente aqueles que não entendem nem de arte, música e futebol, dentre outras coisas. E que só estão a fim de encherem suas burras de dinheiro, independente do que colocarão aí para consumidores sem nenhuma observação ou poder de análise, do que presta ou não, para si ou para os outros. 
                            

domingo, 19 de junho de 2011

MEA CULPA


Senhoras e Senhores:
      Os tempos mudaram, os tempos são outros. E, dirigindo-me aos
seus destinos, não há como querer atribuir culpa a ninguém que não 
seja, exatamente, aos senhores, mesmos.
      A opção de vida que fizeram, foi feita de forma consciente e natural.
 Os ensinamentos que receberam de seus pais, não foram e nem são os
 ensinamentos que repassaram a seus filhos. Tudo aquilo que vossos 
pais lhes ensinaram ficaram para trás. E esquecidos em vossas mentes.
      A educação rígida que lhes foram impostas, fizeram com que todos 
agissem ao contrário com relação à educação dos vossos filhos. 
Ou seja: os senhores e senhoras de hoje, optaram por criar seus filhos
 da forma como gostariam de ser criados e educados. Sem compromisso
 com a decência, moral, pudor, respeito a tudo e a todos. Também 
esqueceram de repassar para seus filhos a respeito da ética.
      Os senhores e senhoras que são os pais de hoje, só não estão
 percebendo onde tudo isso chegou. E o interessante é que reclamam de
 tudo e de todos. Mas reclamar de quê, de quem e por que? São os 
senhores mesmos os responsáveis por tudo de bom ou de ruim que está
  aí à nossa disposição. O respeito que exigem dos jovens, é o mesmo 
respeito que não os ensinaram como deveriam ter feito. O compromisso
 com a verdade e a seriedade não foi repassado àqueles que deveriam ter
 assimilado tais itens. E, assim, tudo que está aí é o resultado do pouco
 caso para com as regras rígidas que se fizeram e se fazem necessárias
 a alguém para se tornar um cidadão do bem.
      A permissividade dos pais aos seus filhos, talvez seja um dos fatores
 responsáveis por quase tudo o que está aí de errado nessas novas
 gerações. Todos ficam se perguntando por que acontecem tragédias
 diárias no nosso cotidiano, atingindo, principalmente, aos jovens.
 A violência que eles sofrem e praticam, simultaneamente, é apenas o 
reflexo daquilo que receberam de seus pais como educação.
 Mas observa-se, também, não só violência por parte dos jovens.
 Existe o desamor, a frieza e a indiferença aos seus. Voltam-se apenas
 para si próprios e não retribuem nada àqueles que os ofereceram amor
 ou seja lá o que for de um sentimento de estima e/ou consideração.
      E, por favor, não me venham dizer que só os filhos dos outros é que
 são assim. O estereótipo dos jovens hoje é quase que um mesmo padrão.
 Só muda no nome e na roupa que vestem. Mas os senhores e senhoras
 não veem e nem percebem isto nos seus, só nos dos outros.
 Não é engraçado isso?
      E nesses últimos tempos tivemos um bom exemplo do que o futuro 
nos oferece: foram muitos para a orla num fim de semana, exigir das
 autoridades que essas lhes permitam usar drogas do jeito e do modo 
que quiserem. Mas o surpreendente e preocupante foi ver que os
 Ministros do Supremo Tribunal reconheceram o direito a qualquer 
cidadão de se manifestar livremente sobre isso. Esqueceram eles que
 existe lei que proíbe o uso de entorpecentes e os criminaliza.
 Ou seja: passaram eles mesmos por cima da lei.
      Mas esperem daqui há algum tempo o resultado de tais decisões.
 Quando seus filhos entrarem no universo das drogas e começarem a 
lhes criar problemas e dificuldades, vão reclamar ao Papa. Talvez ele 
lhes possa amparar ou proteger. Mas se não puder, tudo bem.
 Só não vale é reclamar.
Ok?  

domingo, 12 de junho de 2011

TAMBÉM CAÍ NA ARAPUCA !!!


Infelizmente tomei uma atitude equivocada nesses últimos tempos. Caí na besteira de trocar o provedor de internet. Saí de um que atendia de forma residencial por um desses tais de G3. É como se diz popularmente; “Eu  era feliz e não sabia”. Estou pagando um preço muito maior do que pagava anteriormente. E por uma qualidade nem tão melhor do que o sistema anterior. A única diferença é a operação na internet móvel, o que para mim nem é tão necessário.
Agora é chorar pelo leite derramado. A asneira já foi praticada e ficarei por um ano nesse sistema, para não arcar com custos maiores, o que não vale à pena. Terei, apenas, que diminuir minha presença na internet e limitar meus acessos, bem como a navegação livre que antes possuía pelo provedor anterior.
Isso não chega a ser um grande problema para mim porque eu não vivo dependendo da internet, como muitas pessoas o fazem. Em geral gosto de capturar músicas antigas, as quais já possuo um acervo muito grande através da transformação do sistema de  discos de vinis para o sistema digital  que efetuei já há algum tempo por processo próprio.
Ultimamente tenho capturado as músicas que busco, através de um site de músicas que possui uma variedade muito grande de artistas e suas respectivas músicas. Aí fica mais fácil compor o mesmo disco de vinil do artista ou da música que este possui. No outro processo a trabalheira era enorme e despendia-se muito tempo com a transformação de um sistema para outro. Acrescente-se aí que a qualidade das músicas capturadas na internet são melhores do que a que se consegue gravando de um vinil para o computador.
Mas voltando ao papo inicial, quero dizer da minha contrariedade a respeito do preço que se paga para ter acesso à internet em nosso país. É uma tremenda exploração por parte dessas multinacionais que se instalaram no Brasil. Mas o pior é que o povo aceita tudo isso com a maior naturalidade. Sem contar que o próprio Governo permite tal exploração e não interfere nessa covardia que é praticada com seu povo. Além do preço exorbitante que se paga, a  qualidade dos serviços não é lá essa coisa, não. Somos garfados por todos os lados.
Mas continuarei, pelo menos, publicando os meus artigos nesse blog. É o mínimo que posso fazer. Aqui é onde extravaso todas as minhas indignações e não posso deixá-lo de fazer. O meu coração e o meu cérebro precisam de exercícios, bem como de um modo de libertação de todas as pressões que passam nesse nosso cotidiano.
Como já disse um personagem do mundo do futebol brasileiro: “ Eles vão ter que me engulir !!!” 

ACABOU A NOVELA !!!



     Enfim chegou ao final a novela Palocci. Mas não com um desfecho completo. Restou ao personagem explicar, direitinho, como conseguiu uma progressão tão significante do seu patrimônio em pouco mais de quatro anos, alcançando mais de 2.000% de resultado.
Poucas são as pessoas que podem apresentar tal resultado,  dentro de um parâmetro honesto e aceitável,  de progressão patrimonial em tão curto tempo. A não ser que tenha sido bafejado pela sorte e tirado um grande prêmio  num concurso desses de loterias que existem em nosso país.
O Palocci  já possuía antecedentes de má conduta pessoal e profissional, desde o episódio envolvendo o caseiro que o havia acusado de freqüentar certos locais em Brasília, onde participava de orgias (e vários tipos de). Sendo que ele havia saído quase ileso daquele episódio. Saiu, sim, chamuscado com todo o enredo dessa peça, sendo beneficiado pelas  mumunhas do poder que existem por aí, principalmente em Brasília e quando envolvem figurões como ele.
Mas, dos males o menor. Pelo menos a Presidente Dilma não terá que carregar sobre seus ombros uma pessoa tão comprometida com as sujeiras que existem na gestão pública brasileira e que já vêm de longa data e, principalmente, ter que agüentar tal figura que lhe foi imposta pelo Partido dos Trabalhadores, o PT.
Penso que D. Dilma irá enfrentar  muitos problemas durante o seu mandato como presidente do Brasil em função de sua natureza muito séria e correta em relação às práticas e costumes  de alguns figurões do PT, que já conhecemos muito bem, e que, por certo, a obrigará tomar decisões que vão de encontro à essa turma, fazendo-a, com isso, praticar o mesmo ato da ex-Prefeita de São Paulo, Luíza Erondina, que, quando fustigada pelo PT por agir de forma diferente com a que o partido queria, teve de trocar de partido logo a seguir.
Apesar de não ter votado em D. Dilma quando da eleição que a elegeu Presidente do Brasil, vejo nela muita vontade e capacidade de transformar o país em algo muito melhor ao que temos assistido. Mas para isso terá que contrariar interesses, o que pode lhe trazer muitas contrariedades no período de sua gestão. Até torceria para que o PT a incomodasse logo, apressando a circunstâncias aqui colocada de vê-la sair desse partido e ir para outro onde pode e poderá implementar todas as ações necessárias para realizar um bom governo.
De resto é festejar a saída do Palocci do Governo e agradecer a Deus pelo grande acontecimento que se deu com a saída dele de uma posição muito importante na gestão pública brasileira.
Viva !!!!

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...