Sendo hoje o 1º dia do ano de 2024, há que se requerer do brasileiro que ele altere seu comportamento em relação à política. E sabemos que esse assunto não é do gosto, muito menos do domínio do povão, que prefere outros temas. Os que não esquentem suas cabeças, como se diz no popular.
Mas existe um fato que é necessário ressaltar nessa oportunidade. É o de que não se precisa ser um político, para dominar tal tema. Mas é necessário haver um certo grau de politização no dia a dia do brasileiro. Isto é, ele deve manter-se atualizado em boa escala, sobre quase tudo o que ocorre nesse âmbito no país. Só assim saberá quem é quem nele.
Isso, de certo modo, além de facilitar-lhe na hora de votar, faz com que ele separe o trigo do joio. Eliminar de cara aqueles candidados que possuam uma conduta na linha da sujeira. Mas para isso deverá concentrar-se em não esperar do político, qualquer contrapartida com o seu voto pessoal. Trazudindo em coisa simples: nunca desejar que um político lhe traga certas ou algumnas vantagens através de seu voto.
Um outro fator importante observar é exigir dele tudo o que for relativo à prestação de contas em seu mandato. Afinal, alguém eleito por seu voto, torna-se um empregado da nação. Daí que isso deve ser encarado como um fato pra lá de importante. E sem discussão alguma.
É óbvio que o Brasil não é o único a possuir políticos. Isso é mais do que claro e óbvio. Contudo, grande parte daqueles que envereda por esse âmbito, acaba adquirindo uma perpetuação nele. E existem muitos casos, até, de políticos que passam seus votos para seus dependentes. Então a política brasileira transforma-se em capitanias hereditárias.
Se o povão tivesse a mínima noção em que se transformou esse ramo, ficaria pra lá de indignado. Eles transformaram-se em verdadeiros marajás. E não poupam esforço para, a cada dia que passa, adquirirem benefícios a seu favor. E essa conversa de dizerem que a Constituição prega sermos iguais perante a Lei, é pura balela. Eles são muito diferentes do restante do povo. Ficam com todos os ônus que criam e transferem todos os ônus para a população tupiniquim. E esta os assume com muita tranquilidade.
Então, aproveite esse primeiro dia de ano para executar muita reflexão e conscientização. Acostume-se a seguir a política, porque só assim saberá em quem não votar. E esse exercício, convenhamos, não tem nenhum mistério, tampouco é trabalhoso. E faz com que nos permita limpar boa parte da sujeira que nos assola país afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário