Marcadores

domingo, 14 de outubro de 2007

POR QUÊ FACILITAR SE PODEMOS COMPLICAR ?

Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2009.

POR QUÊ FACILITAR SE PODEMOS COMPLICAR?

No jornal "O Globo" deste domingo, 14/10/2007, na pagina 16, numa coluna denominada "Logo - a página móvel", uma excelente matéria de um pensador de nome MD Magno, cujo conteúdo aborda vários assuntos.
O mais interessante neles é que, se relacionam diretamente com o ser-humano.
E ele faz uma variada análise a respeito, por exemplo, da natureza humana; de síndromes; de inconsciente; de democracia...e por aí vai.
Mas o que mais me chamou à atenção foi uma afirmação a respeito do que ele denominou "diferocracia" que eu classifico como um neologismo ousado.
Ora, e por quê ousado? Poderia dizê-lo pretencioso, mas preferio a primeira classificação.
Pretender afirmar que o ser-humano tem condições de auto gestão absoluta, é tentar buscar compreender todas as mazelas praticadas por este.
Fica fácil, por exemplo, verificar o opôsto, quando tomamos conhecimento diuturnamente dos acontecimentos infelizes e desagradáveis dos humanos, neste nosso planeta, a Terra.
É exatamente nesse aspecto que acho uma temeridade, pretender conceder ao homem, toda e qualquer liberdade absoluta em praticar seu livre arbítrio.
Há uma discussão contemporânea a respeito da extinção do nosso planeta. E isso fica configurado com as afirmações e comprovações por parte de incontáveis ambientalistas e cientistas, que asseguram este destino para a Terra, caso não se desvie o rumo dos acontecimentos e, principalmente, das ações e atitudes dos gestores das maiores nações do mundo, no tocante a por fim ao processo irremediável do envenenamento da atmosfera terrestre nos anos vindouros.
Acho que o ser-humano não deve e não pode ter sua conduta com procedimentos ilimitados. Talvez até certo ponto, mas de forma livre, jamais.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...