Marcadores

domingo, 23 de março de 2008

O BRASIL E OS FERIADÕES

Aproveitando a época, vamos dissertar sobre um assunto muito interessante que é o dos feriadões no País.
O Brasil deve ser o único país no mundo que pratica esses modos de emendarem dias próximos a feriados em fim de semana, estendendo o descanso além do que seria normal.
Toda e qualquer quinta-feira, por exemplo, que for feriado, automáticamente terá a sexta-
feira como feriado, também. Issó é automático na nossa cultura.
Muito frequentemente se vê discussão a respeito se o brasileiro trabalha muito ou não?.
Pura perda de tempo essa discussão. É claro que o brasileiro não trabalha o tempo suficiente que deveria trabalhar. Se isso acontecesse, os salários seriam de outro nível e não essa tremenda micharia que a maioria percebe, ou recebe, como queiram, e que mal dá para sanar suas necessi-
dades mais prementes. Quanto mais para atender a todos os sonhos da maioria que é de possuir
carro, casa, tv a cabo, celular e, agora, tv com tela plana - e se possível - de 56 polegadas.
Mas aí é que está o detalhe! Como querer alcançar o tão sonhado nível de primeiro mundo
se os procedimentos não são os mesmos dàquele? Lá, a concentração ao trabalho é total. E acrescente-se um detalhe: o trabalho, lá, é executado dentro de normas rígidas, onde a qualida-
de do mesmo tem que alcançar o grau de excelência, o que não é o caso daqui.
Trabalho se verifica através de duas variáveis, se é que se pode chamar assim, ao nível que se espera de todos: PRODUTIVIDADE E APROVEITAMENTO.
Não basta o trabalhador se fazer presente ao emprego. Deve, sim, concentrar-se nas suas ações, de modo a gerar produção e qualidade no que executa.
Daí, como é que se pode esperar de nossa população um resultado positivo, dentro do que se observa, principalmente, nos países desenvolvidos, uma produção adequada ao que o país necessita, se com muita frequência o trabalho é relegado a segundo plano, em prol do lazer e do prazer? E isso sem contar que, a cada feriadão desses, as despesas das pessoas aumentam, em relação aos dias normais, haja vista que, os deslocamentos para áreas de passeios acrescem despesas além do normal dos dias comuns de trabalho.
E um último fato a acrescentar: o desgaste físico das pessoas após um feriadão prolongado, é muito maior do que no fim de semana normal onde as pessoas, geralmente aos domingos, ficam em suas casas curtindo tv, som ou aquele joguinho de sueca ou biriba, básico.

Um comentário:

Unknown disse...

Alosio concordo com vc, para que tantos feriados neste pais, mais ai vem a cultura imposta pelo nosso governo que não prima a qualidade nem o senso de responsabilidade de nossos compatriotas, mais como sou um cara que acredito neste povo um dia a gente chega la!
fica bem ..JULIO CARVALHO(SANJUMA)

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...