Marcadores

sexta-feira, 30 de maio de 2008

UMA LUTA INÓCUA

Costumeiramente tomamos conhecimento das diversas atividades que o homem pratica, na ânsia de descobrir a existência de vidas inteligentes fora do nosso planeta, a Terra.
Em todo o mundo, existem milhares de instituições que desenvolvem estudos apurados, no sentido de alcançarem sucesso nesta empreitada, buscando descobrir fórmulas, métodos, maneiras, estratégias e mecanismos, que possam proporcionar ao homem, deslocar-se do nosso planeta em direção ao cosmos, em viagens interplanetárias que alcancem êxito em localizar nem que seja um planeta onde haja vida, mesmo que não igual ou parecida com a nossa.
Mas um fato nos chama a atenção: será que está sendo compensador, viável, lucrativo, ou até mesmo possível, o desenvolvimento tecnológico que nos dê condições firmes de lograr exito em tais expedições?
Segundo consta, existe uma enorme quantidade de situações e dificuldades que tornam extremamente custosos os gastos empregados nessas atividades. Será que não seria melhor esses cientistas se voltarem para os graves problemas que existem no nosso planeta e que estão
colocando em risco a própria existência deste, com os absurdos que se vêm praticando por todos, desrespeitando-se limites e, principalmente, a própria natureza do planeta?
É óbvio que nós não estamos querendo nos arvorar em donos das verdades, mas entendemos que ficaria muito mais em conta trabalhar em nosso próprio mundo, buscando e desenvolvendo práticas mais racionais que possam, senão eliminar, pelo menos diminuir as agressões ao meio ambiente, bem como o desequilíbrio social ora existentes entre os povos.
Um outro aspecto que observamos é o fato de algumas nações - principalmente aquelas que têm o domínio de altas tecnologias - ,não buscarem empregar suas riquezas em práticas mais racionais do que as que vêem praticando. Principalmente no desenvolvimento de armas cada dia mais letais, ao invés de proporcionarem às nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento, condições de evoluírem material, técnica, social e humanamente, até alcançarem níveis suficientes para não possuírem mais habitantes famintos, doentes e sem nenhuma condição humana condizente com o que se espera de um ser que é considerado inteligente.
Não é necessário ser doutor, entendido ou expert em coisa nenhuma, pra saber que se todo o dinheiro que foi, é ou será empregado nessas pesquisas espaciais ou armamentistas, forem empregadas diretamente em práticas concretas voltadas para a eliminação das misérias existentes em nosso planeta, alcançaremos soluções mais objetivas que eliminarão quase todas as mazelas com as quais nos deparamos em grande parte de existências em nosso próprio planeta. Ousamos afirmar que seria um novo OVO DE COLOMBO, sem sombra de dúvidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Aloísio!
Li alguns de seus artigos e o parabenizo pela coragem e disposição de lançar o seu repúdio ao que está acontecendo no nosso Planeta e especialmente em nosso País.Por mais que a luta pareça inócua,inglória, não podemos ficar de braços cruzados, e abafar a nossa voz.Temos que gritar bem alto contra esses desmandos, esse desrespeito ao Planeta e á humanidade.Temos que mostrar para essa gente que não estamos dormindo, que não concordamos com esse tipo de ação.O pior é que as pessoas que poderiam fazer alguma coisa para reverter essa triste conjuntura, estão preocupadas com outros interesses muitas vezes espúrios,sórdidos.
Como diz o velho adágio:"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"; quem sabe não lograremos êxito com o nosso brado de povo ordeiro cujo sonho é viver num mundo melhor e numa sociedade mais justa? E a luta continua...

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...