Marcadores

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O HULK DA TV GLOBO FOI ASSALTADO! E DAÍ?

Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2009.

O HULK DA TV GLOBO FOI ASSALTADO! E DAÍ?

O título deste artigo, a princípio, pode dar a entender pouco caso em relação ao acontecimento e, também, à pessoa. Mas não é nada disso! Acontece que, diariamente, centenas de acontecimentos iguais a esses ocorrem na nossa cidade (RJ), bem como no país.
Só que há uma diferença na repercussão dos fatos. Quando acontece com uma pessoa comum, passa despercebido. O contrário acontece quando é com uma celebridade - seja ela qual for .
Há muitas discussões a respeito do que é preciso para solucionar o problema da violência na nossa cidade, principalmente. Eu quero aqui fazer uma abordagem que tem origem dentro de uns estudos e umas análises que eu mesmo desenvolvi, desculpando-me pela presunção e pretensão e, até, por um pouco de prepotência . Esclareça-se, no entanto, que não me arvorarei como o dono de toda a verdade, mas gostaria que os antropólogos, os sociólogos e os psicólogos de plantão, analisassem a questão abordada.
Vemos uma deficiência muito grande no recrutamento do quadro de policiais no nosso estado.
Como é que se vai exigir de pessoas com um mínimo de escolaridade, cultura e educação, um procedimento que requer um nível bem melhor dentro dêsses três ítens citados, incluíndo-se aí, também, as remunerações que eles recebem.
Um outro aspecto que observo com relação ao desempenho dos policiais na rua, é que falta o espírito imbuído de autoridade, neles. Até pela postura do policial nas vias públicas, observo falta de capacidade profissional.
Se o Governador, o Secretário de Segurança e os chefes de polícias civil e militar andassem frequentemente pelas ruas, observariam os absurdos que eles cometem.
Quantas vezes se observa o uso de forma abusiva de uma viatura oficial no trânsito. Os mesmos não respeitam a ninguem. Ultrapassam os sinais fechados, na maioria das vezes sem uma ocorrência para atender, usando arbitráriamente do poder de autoridade que lhes concede a viatura oficial. O mesmo se aplica à maioria das ambulâncias.
Outro fato costumeiro é parar ou estacionar em locais impróprios e indevidos.
Há também a omissão no atendimento ao cidadão contribuinte. Basta ler as colunas de leitores de qualquer jornal diário. Tem sempre uma desculpa para não atender ao pedido de socorro do contribuinte.
Os bloqueios em vias públicas - as famosas blitzes - demonstram falta de critério, causando mais problemas do que solução.
As viaturas da polícia - e as outras, também, do estado - andam em péssimas condições de uso e não passariam na própria vistoria à qual todo contribuinte tem que passar, anualmente, junto ao Detran. E por aí vai!
Mas o aspecto principal que observo e que gostaria de declarar - mas entendo que já é do conhecimentos das autoridades , é que se deve adotar um procedimento único. E qual é esse procedimento: TOLERÂNCIA ZERO, CONTRA TODA E QUALQUER CONDUTA IRREGULAR DE CADA UM DOS CIDADÃOS DESTA CIDADE, SEJA ELE COMUM OU CELEBRIDADE.

Nenhum comentário:

A HORA DO DESFECHO SE APROXIMA

     É, parece que estamos perto do desfecho dessas situações esdrúxulas que foram criadas no país por um personagem que andam denominando d...